Um dia na vida de quem esqueceu o smartphone em casa

Com quase 9 milhões de visualizações em apenas quatro dias, o curta “I Forgot My Phone” retrata o isolamento de alguém sem smartphone em uma sociedade amplamente conectada. É claro que, para provar seu ponto, o filme exagera, mas é muito fácil encontrar grupos de pessoas agindo exatamente dessa maneira, seja em reuniões, em casa, almoços, jantares ou eventos.

Me fez lembrar do seminário com Conan ‘O Brien em Cannes Lions esse ano. No momento em que ele e Anderson Cooper entram no palco, a maioria esmagadora da platéia (eu, inclusive) saca celulares, tablets e cameras para registrar o momento, e ele manda: “Ninguém está nos vendo com os próprios olhos agora.”

Todo mundo riu, é claro, mas é também uma provocação incômoda, dentro daquela ideia de que hoje em dia ninguém de fato aproveita o presente, com a preocupação de capturar e compartilhar tudo o mais rápido possível. Minha opinião é de que esse é um comportamento natural. Todos querem guardar uma lembrança, a diferença é que agora a tecnologia facilitou o processo e está nos nossos bolsos.

Talvez o problema seja a falta de controle. Você pode tirar uma foto do show, mas não precisa filmá-lo inteiro. Você pode responder uma mensagem durante um encontro com os amigos, só não precisa ficar olhando o feed do Facebook e do Twitter.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Restored Bus Mobile Home

L’étudiant en architecture Hank Butitta a eu l’excellente idée de réutiliser un bus scolaire américain mis à l’abandon afin d’en faire un mobile home au design soigné et réussi. Une création originale à découvrir en images et vidéo dans la suite qui fera plaisir aux nostalgiques.

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Parents Get Feisty in New Microsoft Advert from CP+B, Roman Coppola

In CP+B’s new Roman Coppola-directed spot for Microsoft, sweet children sing in asparagus suits while their parents frantically capture every moment using their iPhones and Androids. A brawl ensues, with parents fighting for the perfect panorama, jostling one another to avoid phone photobombing, and climbing into the ceiling pipes for the ideal aerial shot. Of course, the couple with a Nokia Lumia 1020 sits calmly in the back with their superior cameraphone, knowing they got a great photo of their daughter dressed as a carrot.

This spot is in line with Microsoft’s last video, “The Wedding,” where the same scene occurs, but at a church. Both ads end, “Don’t fight. Switch.” Considering photo sharing has become one of the most important parts of owning a phone, it’s not a bad idea. Ad-wise, this spot is a great portrait of modern day life. If only an unintelligible child vegetable chorus could always soundtrack petty adult hysteria.

Credits after the jump.

continued…

New Career Opportunities Daily: The best jobs in media.

Aplicativo promete reinventar a experiência do futebol

Outro dia a gente falou por aqui sobre Mobilizing The 12th Man, uma ação que permitiu que os torcedores do C.S. Hammam-Lif estivessem virtualmente presentes em uma partida decisiva do time, na Tunísia. Se você é fã de futebol e ficou imaginando como seria ter um aplicativo destes para usar naqueles jogos em que você gostaria de ir, uma alternativa é o Vubooo, que promete “reinventar a experiência do futebol”. A versão oficial, que ganha uma nova interface, deve ser lançada ainda este mês.

Apesar do nome estranho – que soa como vodu, mas nada mais é do que uma combinação de vuvuzela e a onomatopeia ”boo” -, a ideia é criar uma maior interação em tempo real entre os torcedores, em um estádio virtual especialmente criado para isso, com foco maior na comunicação visual.

Entre os destaques do aplicativo, é possível arriscar palpites do placar final das partidas, distribuir cartões amarelos e vermelhos, expressar os sentimentos diante de uma jogada, entre outras possibilidades. Isso sem contar que é uma forma diferente de se acompanhar o jogo pela internet, já que as atualizações são feitas em tempo real.

O grande teste foi na semifinais da UEFA Champions League – foram mais de 200 mil interações durante os jogos -, mas os fundadores e fãs declarados do Barcelona Itav Topaz e Alon Har-Tal parecem já estar de olho na Copa de 2014. Segundo Itav, o aplicativo comprovou ser 3x mais engajador que o Twitter, mas resta saber se vai cair no gosto dos brasileiros.

O aplicativo oficial estará disponível para download somente para iOS, mas antes que o mi-m-imi comece, a gente descobriu que a versão beta para Android foi atualizada recentemente e continua disponível na Google Play. Pelo menos por enquanto, é gratuito para os dois sistemas.

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Rel8 descobre quem seus amigos do Facebook realmente são

Desenvolvido por uma empresa israelense, Rel8 App analisa os dados sociais do Facebook utilizando programação baseada em neurolinguística e outros conceitos de psicologia para criar perfis pessoais, baseando-se nos interesses, gostos, traços e atividades que os usuários registram pela rede.

Aplicativo torna possível encontrar pessoas através de gostos e personalidade.

Ao iniciar o aplicativo e conectar-se com o Facebook, leva de 5 a 10 minutos para a leitura de todos os dados de sua rede. Feito isso, é possível visualizar os perfis criados na categoria de “amigos recomendados” – que o Rel8 acredita ser os mais alinhados com você – ou pode visualizá-los buscando pelo nome da pessoa manualmente.

Em cada perfil, é possível observar os top interesses de cada amigo, divididos em tags. Ao clicar em cada uma, o aplicativo dá acesso às publicações e grupos da pessoa, que se referem ao determinado tema. Os interesses também podem ser visualizados por categorias, como livros, filmes, esportes, músicas, etc.

Também é possível buscar por gostos, em vez de uma pessoa específica. Para isso, é só digitar um tópico que gostaria de explorar, que o aplicativo listará páginas relevantes e correspondentes, podendo observar quais dos seus amigos estão linkados à determinado interesse.

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Mais que uma ferramenta para fuçar na vida alheia, Rel8 acaba sendo um bom e inovador uso do Facebook, trazendo pesquisas de perfis, dados sociais e insights psicológicos – já aplicados por marcas – para o âmbito popular. Sua API também está liberada para que desenvolvedores usufruam dos insights gerados.

Rel8 está disponível de graça para iPhone e iPad.

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Drync App, o Shazam para vinhos

Um bom vinho apreciado hoje pode ser esquecido amanhã e nunca mais encontrado. Lançado recentemente, o aplicativo Drync serve para resolver esse problema e abrir um maior leque de opções de escolha e compra de vinhos. Hoje, já são mais de 1.7 milhões de usuários cadastrados.

94% das pessoas já tiveram dificuldades para lembrar e encontrar um vinho que provaram. – Wine Intelligence

Funciona assim: ao tirar uma foto do rótulo ou buscar pelo nome, o app encontra o vinho e permite que o usuário o compre logo em seguida.

O sistema de reconhecimento de imagem não funciona apenas nos rótulos das garrafas, mas também em impressos, outdoors e telas de computador, abrindo portas até para os cardápios de restaurantes.

Além disso, os usuários podem rankear e comentar os vinhos, e compartilhá-los com sua rede. Poteriormente, a próxima atualização do app irá abranger resenhas e recomendações também.

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“Queremos expandir a escolha e a conveniência dos consumidores.” – CEO Brad Rosen

Mesmo com a gigantesca variedade de vinhos disponíveis no mundo, sabemos que apenas as grandes marcas chegam nas lojas locais. Quebrando essa barreira, a empresa conseguiu arrecadar $900,000 de investidores que viram potencial na oferta de mais de 30 mil vinhos, de diferentes marcas e tamanhos, disponíveis para venda pelo aplicativo (por enquanto, funcionando apenas nos EUA).

Drync está disponível de graça para iPhone.

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Aplicativo da Audi transforma iPhone em um manual interativo

Pensando em ajudar os motoristas no momento em que o carro dá problemas – e lembrando que ninguém tem paciência para ler o manual – a Audi criou um aplicativo para o seu modelo A3 que usa realidade aumentada para solucionar qualquer problema.

O aplicativo eKurzinfo mapeou mais de 300 elementos diferentes dentro do carro – como para-brisa, botões, painel de controle e até partes do motor – que são facilmente identificados ao apontar a câmera do iPhone.

Feito isso, o app automaticamente roda um manual simples e interativo sobre a parte específica do carro, para que o motorista consiga solucionar seu problema.

Caso apareça algum símbolo de alerta no painel de controlo, o usuário também pode escaneá-lo com o iPhone. O aplicativo irá informar qual a situação e o que fazer a respeito.

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“Vemos potencial para manuais interativos não só de carros, mas para todas as indústrias.” – Metaio

Bastante similar à ação do catálogo da Ikea, também com tecnologia desenvolvida pela Metaio, o sistema de interação foi construído visando entender todos os gestos do motorista em momentos de dificuldade, focando em soluções simples como apontar o celular e obter uma resposta direta e intuitiva. Nada parecido com aquele manual enorme e esquecido.

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Lixeiras em Londres rastreiam celular de quem passar por perto

Pensando funcionar como um espaço publicitário inteligente, em que marcas podem focar estrategicamente e diretamente em seus alvos, várias lixeiras das ruas mais movimentadas de Londres agora escondem dispositivos que monitoram as pessoas que por ali passam.

Após o primeiro mês de uso destes rastreadores, Renew reconheceu mais de 1 milhão de aparelhos.

Renew, a startup por trás desse projeto, já havia instalado mais de 100 lixeiras com telas digitais e conectadas à internet na cidade, durante as Olimpíadas de 2012. Com isso, abriram a porta para que as empresas comprassem espaços publicitários neste ambiente com suas propagandas, reservando uma parcela de 5% do conteúdo que é mostrado nas telas para informações públicas e de utilidade da cidade.

Recentemente novas lixeiras foram instaladas. Agora, com capacidade de rastrear smartphones de pessoas próximas ao local, tais dispositivos acoplados gravam um número de identificação – MAC address – de cada celular na proximidade (e qualquer outro aparelho com wifi).

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80% das pessoas que moram em Londres deixam o wifi do celular ligado quando saem de casa ou do escritório.

Assim, Renew consegue identificar não só onde a pessoa está naquele momento, mas pontos de entrada e saída, lugares de trabalho, lugares de interesse, hábitos sociais, afinidade com outros dispositivos, rotas utilizads, etc.

Questionado sobre um assunto muito em pauta – vigilância e privacidade – Kaveh Memari, CEO da Renew, disse em entrevista para o Quartz que o serviço está dentro da lei, contanto que não adicione nome nem endereço das pessoas em seu banco de dados. Para evitar que seu celular seja rastreado, é só desligar o wifi ou preencher um formulário online.

Dessa forma, o usuário que preferir garantir sua privacidade acaba saindo da enorme lista de insights, que tem potencial para reposicionar e resgatar o valor da mídia externa. Com tantos dados, espera-se finalmente que o conteúdo publicitário pipocado durante a jornada de cada um seja, de fato, útil, pessoal e direto. Nas ruas, nem marca nem usuários querem perder tempo.

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Katy Perry Gives WhatsApp a Starring Role in Her New Video, Free of Charge

Ever wonder exactly which messaging service Katy Perry uses to chat about being a champion while she’s taking a dump? Well, mystery solved: It’s WhatsApp. In just a few days, millions have already watched the lyric video for Perry’s new single, "Roar," which is told through a rapid-fire group chat on Perry’s iPhone. The video’s popularity, while no real surprise, has definitely been an unexpected boost for WhatsApp, the mobile messaging service that’s featured throughout the video—despite not paying Perry a dime for the endorsement. According to Forbes, a WhatsApp spokesman confirmed the company’s app was definitely the one used in the video, but he said it was not part of any paid arrangement. Perry is reportedly a fan of the app and uses it to stay in touch with her entourage, so this concept might have been drawn from real life. Which makes it pretty entertaining to watch the video with the sound off and imagine what an incredibly strange and arguably psychotic conversation this would actually be. 


    

Um aplicativo que te ajuda a ficar bêbado em qualquer país

Enquanto o amor por uma boa cerveja é universal, muitos acham estressante a ideia de sequer tentar beber no exterior sem usar a solução mais simples e rápida: falar em inglês.

Pivo é dedicado ao viajante que quer aprender a falar a língua universal da cerveja.

Apesar da grande quantidade de aplicativos para celular voltados exclusivamente para traduções durante uma viagem, no meio de tantas utilidades existe o Pivo App, dedicado à simples tarefa de ajudar o usuário a pedir uma cerveja na língua do país em que está.

Pivo, que significa cerveja em tcheco, tem por objetivo ser simples de usar. São 59 línguas disponíveis, cada uma fácil de acessar através de ícones turísticos que representam determinado país. Ao selecionar a língua de interesse, o aplicativo revela a palavra e sua fonética. Ao virar o iPhone para o lado, um vídeo com um nativo do país ensina a pedir a cerveja e também algumas curiosidades.

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O aplicativo foi criado pelos ingleses Justin Amey e Ollie Hepwort, em parceria com a WalkerAgency. A dupla teve essa ideia ao se frustrar em tentar descobrir como pedir uma cerveja nos países que visitaram durante um mochilão pela Europa.

Pivo está disponível por $0.99 na iTunes App Store, não somente como um guia de tradução aos viajantes, mas uma ferramenta divertida para socializar e curtir uma cerveja.

 

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O Vine acabou e temos um vencedor

É notório que o Vine esteja sendo usado de forma criativa por muita gente mundo afora, mas acredito que já temos um vencedor.

Com a tag #MirrorLandContest, diversas pessoas estão participando de um concurso de mágica através do app de vídeos. Apenas 6 segundos de magia e uma criação fantástica como essa abaixo (ou siga o link)

Eu, oficialmente, desisto de usar o Vine.

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Principal livro sobre teoria das cores vira aplicativo para iPad

Josef Albers, da escola de Bauhaus, foi um dos principais artistas e acadêmicos que contribuíram para o campo da geometria abstrata, deixando como legado um dos principais livros sobre teoria das cores do mundo: Interaction of Color, publicado em 1963. Para comemorar os 50 anos do livro, a Yale University Press em parceria com a Potion relançou o título em uma edição modernizada, como aplicativo para iPad.

Com dedos em vez de pincéis e touchscreen no lugar do papel, usuários podem manipular mais de 125 paletas de cores.

No aplicativo é possível selecionar entre duas categorias para iniciar a leitura: “texto” ou “paletas e comentários”. A partir daí, a navegação é lógica e intuitiva, com 27 capítulos de textos acompanhados de vídeos didáticos e outros recursos multimídias, além de ilustrações que servem de estudo e dão abertura para que o usuário crie seus próprios designs e experimentos em uma tela em branco.

Do livro original, todo o conteúdo foi mantido, tendo sido preservado até a tipografia original e as colunas de texto como layout. O círculo de amostras de cores, um dos principais recursos, agrega tatialidade à leitura ao transformar o espaço de estudo em tentativa e erro. Aqui, as cores cores podem ser ajustadas, trocas e manipuladas, até que se entenda suas combinações e chegue nos resultados esperados.

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O trabalho de Albers já era feito para meios como este, móvel, interativo e imersivo.

De acordo com a Yale University Press, Albers sempre teve a intenção de que seu livro fosse usado como ferramenta de ensino, com papeis espalhados pela mesa, junto aos textos e comentários. Algo mais limitado e complexo de se entregar com livros de papel, passíveis de uma experiência mais linear, mas que foi atingido com sucesso neste aplicativo.

Interaction of Color está disponível para iPad por $9.99. Há uma versão gratuita também, que se concentra mais na parte de estudos e experimentos, cortando um pouco dos textos e teorias.

 

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Documentário dirigido por Werner Herzog conta o drama causado pelo uso do celular ao volante

Desde o ano passado, as operadoras de telefonia AT&T, T-Mobile, Sprint e Verizon deixam sua concorrência feroz de lado na hora de promover a campanha de conscientização “It Can Wait”, com mensagens e histórias sobre um mal moderno: a prática de dirigir e enviar mensagem de texto ao mesmo tempo.

Hoje, a iniciativa ganhou o reforço de um documentário dirigido por Werner Herzog. Complicado citar apenas um ou dois filmes do prolífico diretor alemão como referência, mas lembro aqui dois longas documentais recentes e marcantes dele: “Grizzly Man” e “Cave of Forgotten Dreams”.

No trabalho comissionado pelas operadoras, Herzog conta os casos de famílias afetadas pela combinação mortal de SMS e volante. Todo ano, 10 mil acidentes são causados por causa desse comportamento, e é um número que só cresce. Com 35 minutos de duração, “From One Second to the Next” tenta provar que nenhuma mensagem é tão urgente a ponto de colocar a própria vida e a dos outros em risco.

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O material, além da divulgação online, será distribuído para cerca de 40 mil escolas e universidades nos Estados Unidos. Segundo pesquisa, 75% dos jovens disseram que é comum enviarem mensagens pelo celular enquanto dirigem.

O curta-documentário é quase todo com base em testemunhais, em inglês, sem legendas, mas tem imagens que falam por si só. Confesso que me encaixo na estatística de pessoas que usam celular ao volante, e não só SMS. Pode ser Twitter, Facebook, email, ou qualquer app que pisque uma notificação na tela. A desculpa do trânsito intensifica ainda mais o uso. “Só mais uma olhadinha rápida”, e quando percebo o sinal abriu e estou dirigindo com o celular na mão. Campanhas como essa certamente devem me ajudar a tomar vergonha na cara.

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Ikea lança catálogo que magicamente se transforma em um móvel

Muitas das campanhas de realidade aumentada ainda não exploram muito bem a quebra de barreiras entre objeto físico e virtual, transformando a ação em uma brincadeira que pouco incentiva e gera baixos resultados.

Usando a tecnologia de realidade aumentada para repensar seu catálogo impresso, a Ikea desenvolveu um aplicativo que virtualmente transforma o papel em um móvel dentro da sua casa.

A informação está nos lugares que desejamos, com nosso corpo e nossa casa funcionando como browsers.

A tecnologia utilizada não é excepcional ao que vemos por aí, mas a experiência aonde ela foi construída e inserida faz toda a diferença: ao ler o catálogo, o usuário se depara com algum item que gosta. Tendo em mente que seu smartphone está sempre por perto, o maior esforço a se fazer é colocar o catálogo em algum lugar da sua casa, para então visualizá-lo como móvel através do aplicativo.

Todos os componentes tecnológicos da experiência já estão integrados, não havendo a necessidade de imprimir ou destacar nada.

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A ação – um “test-drive digital” – oferece uma forma muito mais apurada e instigante de repensar a decoração do seu espaço, no lugar de usar a fita métrica e apenas a imaginação.

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Mobile Marketing on the Rise – How to Capture Your Moving Audience

The mobile markets are growing or rather, they are still growing. The proliferation of smartphones and tablets is only looking to increase, with many experts stating this may finally be the nail in the coffin for the desktop computer.

In just two more years, users in the US will access more content through their mobile devices than through their computers, with 30% of them using their smartphones or tablets to do Internet searches for local stores or events.

Mobile technology has proven to be incredibly useful to both personal and professional endeavors and goals; thanks to smartphones, we can keep in touch with email from the office and continue to be productive, even if we’re standing in line at a store. Thanks to the app versions of many business and office software, we can continue working on a project even when we’re sitting on the patio of the local deli or in the library.

QR Codes

A big boom for many businesses and products is the use of a QR code generator, which allows users to view products, messages, URLs, and more simply by scanning their smartphones.

Why are QR codes so interesting? The ability to encode what is essentially a barcode with information about your company or product that people can read within minutes is prominent in the new ‘on the go’ world that mobile technology has created. A potential customer passes by an ad or stand with your QR code on it, they can quickly scan it with their smartphone and perhaps look at it later or with the use of an app, view it on their desktop computers once they return home.

Mobile technology as a whole is set to greatly expand, both in terms of use and monetary gain for businesses. In 2013 alone, global ad revenue grew 400% and it’s expected to continue that growth as we head into 2014 and 2015. Now is the perfect time for businesses to look into or prepare their mobile marketing strategies.

QR code generation is just one marketing strategy for mobile, but there’s also email marketing and social media marketing.

Email Marketing

With email marketing, you have your customers sign up for updates or new releases of your products or even a weekly or monthly newsletter that will go straight to their inboxes. Despite the rise of text and chat programs (and along with them, text marketing), email is still a king when it comes to keeping in contact with people and building up communication between parties.

Social Media Marketing

Social media marketing is marketing to users on the various social networks, like Facebook, Twitter, Pinterest, or Google+. This is sometimes a hard strategy to pull off by businesses, as they will sometimes forget the social aspect within social media; engagement is the important key and the social networks can be a great way to promote the business, the product, the website (where the email or QR code might be), and can go a long way in building trust with consumers.

This is a guest post

The post Mobile Marketing on the Rise – How to Capture Your Moving Audience appeared first on AdPulp.

Telecom Store Architecture

AISIDI, principal revendeur de produit et service mobile en Chine, s’associe avec Coordination Asia, un cabinet de design et d’architecture, pour le lancement d’une nouvelle série de magasins, AER. Slogan publicitaire inscrit sur le chemin noir au sol, comptoir Lego, jeu sur les typographies, le résultat est très réussi.

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Mobile Hotel Room

Antonio Scarponi et Roberto Deluca ont imaginé cette « chambre d’hôtel mobile ». Appelée « Hotello », cette création surprenante et bien pensée permet de mettre tout le nécessaire pour dormir dans une valise. Ce projet à découvrir dans la suite a été présenté en avril dernier durant la Milan Design Week 2013.

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Como seria o mundo sem tecnologia mobile

Imaginar como seria a versão analógica de ferramentas e serviços digitais não chega a ser uma novidade no universo publicitário, mas ainda assim pode render boas risadas. O Google fez isso no ano passado com o Analytics e agora é a vez da Qualcomm usar essa fórmula para mostrar como seria o mundo sem a tecnologia mobile.

Sem smartphones e tablets, como faríamos para acessar o email, Twitter, Facebook, jogar Angry Birds, ouvir música ou assistir a um vídeo? Provavelmente seria uma realidade bizarra como a retratada neste vídeo dirigido por Michael Sugarman, em que um carteiro aparece a toda hora para entregar sua correspondência, você não presta atenção em nada porque tem uma tela na sua frente (neste caso, com celulares também é assim), ou ainda tem de fazer um enorme esforço físico para atualizar seu status de relacionamento…

A ideia toda é convencer o consumidor de que a vida seria muito mais complicada sem a tecnologia mobile. Mas, será mesmo? Afinal, a humanidade sobreviveu um bom tempo sem ela… A criação é da The Viral Factory.

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Seu celular pode ser o próximo console de ponta

Os títulos mais vendidos para tablets e celulares flutuam constantemente perto das variantes de Angry Birds ou versões diminutas de jogos lançados para consoles de mesa. O cenário, porém, terá uma mudança brusca nos próximos dois anos, na opinião de Shawn Foust, designer da Quark Games.

Em entrevista ao site Polygon, Foust fez uma previsão sobre o futuro dos jogos desenvolvidos para mobile: em cerca de dois anos, a cena será invertida e os títulos casuais e de fácil acesso darão espaço a obras “hardcore“. O termo empregado por Foust remete, é claro, aos incessantes Call of Duties e FIFAs do mercado. O público que compra uma nova versão do mesmo jogo todo ano é rentável e ainda investe uma quantia extra com os pacotes de expansão lançados para empresa, seja com armas adicionais ou novos jogadores para seu time virtual.

Os desenvolvedores estão tentando investir em uma base de consumidores mais confiáveis, que tende a gastar mais tempo e dinheiro nos produtos do que apenas consumir o produto durante alguns minutos na fila do banco. É mais rentável. A progressão foi apelidada de “midcore” pelos estúdios, representando a mudança progressiva que está rolando nas plataformas – os já citados “XCOM” e “Minecraft” são dois exemplos, além de “Hearthstone”, card game da Blizzard em fase beta, ainda sem data de lançamento.

As plataformas móveis já possuem popularidade o bastante, além de oferecerem uma flexibilidade muito maior para os que buscam desenvolver sem a necessidade de contratos complexos ou um kits de criação específicos para um único tipo de plataforma.

Heartstone, da Blizzard

Hearthstone, da Blizzard

Além dos passarinhos nervosos

Títulos casuais, como o que a Rovio entrega em sua prolifera série Angry Birds, povoam a App Store e o Marketplace lado a lado de títulos como“Infinity Blade”, da Epic Games, ou até “Chaos Ring”, da Square Enix. Existe espaço para todo tipo de produto dentro das lojas virtuais para plataformas móveis. Mesmo com o uso dos botões virtuais, há quem prefira optar pela praticidade de poder jogar “Chrono Trigger” em um tablet do que ligar o já empoeirado Super Nintendo para ter a mesma experiência.

O que falta são mais e mais jogos nos moldes do que a Square Enix e a Epic Games andam lançado – ambas se adaptaram as limitações das plataformas, pensando em comandos e linhas narrativas específicas para uma experiência mobile.

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Zoosk, C+K Unleash ‘Heart Friend’ for Love Advice

In early June, San Fran-based Camp + King took over as the first AOR for the mobile dating site Zoosk. Seven weeks later, we herald the return of Heart Friend, the chatty heart-shaped mascot who is now doling out dating advice for inquiring users. Zoosk asked its users to post questions on Facebook, and then the Zoosk team selected the best posts for our little buddy, Heart Friend.

Each week, Heart Friend will answer one question by video for the site’s YouTube channel. This week: what to wear on a first date. Heart Friend does some rambling about men being bulls and then goes into an awkward aside about a red dress. Heart Friend has a man’s voice, but then shows up wearing a dress, which is supposed to make you laugh, I think? Cupid must already be under contract elsewhere. Credits after the jump.

continued…

New Career Opportunities Daily: The best jobs in media.