A lookalike worth to be finger pointed / Une petite touche de plagiat?

clavier2012 clavier2014w
THE ORIGINAL? 
Volkswagen « Don’t text & drive » – 2012
Source : Heitor Buchalla Portfolio
Agency : AlmapBBDO / unreleased campaign (Brazil)
LESS ORIGINAL
Ford « Don’t text & drive » – 2014
Source : Adsoftheworld
Agency : Ideia3 Salvador (Brazil)

Celular e direção, uma combinação que pode acabar mal

A combinação de álcool e direção sempre foi uma grande problema, mas já tem algum tempo que as bebidas deixaram de ser a principal preocupação das autoridades. O uso de celulares enquanto se dirige, especialmente para o envio de mensagens, se tornou tão comum quanto o resultado desta prática, alguns deles narrados em campanhas como “It Can Wait” – que inclui um documentário dirigido por Werner Herzog.

Agora, o Tombras Group for the National Highway Traffic Safety Administration, dos Estados Unidos, engrossa o coro contra a combinação de celular e direção com o pungente filme “Manifesto”, que mostra como essa história pode acabar mal.

A história é aquela que todo mundo conhece: um grupo de jovens no carro, todo mundo feliz, até que a motorista resolve responder a uma mensagem de texto. Com a atenção voltada pelo celular, ela não percebe a placa de pare e o veículo é acertado em cheio por um caminhão.

Além do filme, a campanha conta com um site, o distraction.gov. dirigir

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Documentário dirigido por Werner Herzog conta o drama causado pelo uso do celular ao volante

Desde o ano passado, as operadoras de telefonia AT&T, T-Mobile, Sprint e Verizon deixam sua concorrência feroz de lado na hora de promover a campanha de conscientização “It Can Wait”, com mensagens e histórias sobre um mal moderno: a prática de dirigir e enviar mensagem de texto ao mesmo tempo.

Hoje, a iniciativa ganhou o reforço de um documentário dirigido por Werner Herzog. Complicado citar apenas um ou dois filmes do prolífico diretor alemão como referência, mas lembro aqui dois longas documentais recentes e marcantes dele: “Grizzly Man” e “Cave of Forgotten Dreams”.

No trabalho comissionado pelas operadoras, Herzog conta os casos de famílias afetadas pela combinação mortal de SMS e volante. Todo ano, 10 mil acidentes são causados por causa desse comportamento, e é um número que só cresce. Com 35 minutos de duração, “From One Second to the Next” tenta provar que nenhuma mensagem é tão urgente a ponto de colocar a própria vida e a dos outros em risco.

Werner Herzog

O material, além da divulgação online, será distribuído para cerca de 40 mil escolas e universidades nos Estados Unidos. Segundo pesquisa, 75% dos jovens disseram que é comum enviarem mensagens pelo celular enquanto dirigem.

O curta-documentário é quase todo com base em testemunhais, em inglês, sem legendas, mas tem imagens que falam por si só. Confesso que me encaixo na estatística de pessoas que usam celular ao volante, e não só SMS. Pode ser Twitter, Facebook, email, ou qualquer app que pisque uma notificação na tela. A desculpa do trânsito intensifica ainda mais o uso. “Só mais uma olhadinha rápida”, e quando percebo o sinal abriu e estou dirigindo com o celular na mão. Campanhas como essa certamente devem me ajudar a tomar vergonha na cara.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

MINI alerta que palavras podem machucar em campanha contra SMS ao volante

Segundo a MINI, dirigir e digitar é um ato responsável por duas mil mortes a cada mês no México. Para mostrar que as palavras podem machucar, a marca criou uma impactante campanha de mídia exterior no país.

Trinta letras, medindo 2.5 por 2.5 metros, foram espalhadas pela Cidade do México. As estruturas simulavam fraturas expostas, alertando para o perigo de conduzir um carro e enviar SMS ao mesmo tempo.

Essas instalações promoviam ainda um aplicativo para smartphone, chamado The Word Blocker. Através do GPS, o app identifica a velocidade do usuário, bloqueando automaticamente o recebimento de mensagens no celular. O rementente recebe uma resposta pré-configurada, avisando que o destinatário está dirigindo.

A ferramenta calcula ainda a distância percorrida com o bloqueio ativado, criando um ranking de “quilômetros seguros” entre os usuários do app.

A criação é da Publicis.

MINI

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

BMB integra analógico e digital em campanha da cerveja Grolsch

Journt Von Deg… este policial legendário nunca disse uma palavra…” Assim começa o filme da recente campanha interativa da Grolsch, uma marca de cerveja holandesa. A ideia era mostrar que personalidade fala mais alto do que palavras – daí a razão de Journt não precisar nem ler os direitos dos criminosos, já que eles mesmos fazem isso. Para conhecer mais de perto este curioso personagem, o público era convidado a acessar o site da marca.

Feito isso, o usuário enviava uma mensagem de texto para o policial, dizendo seu nome. Journt recebia a mensagem ao vivo no vídeo e respondia em tempo real, oferecendo uma experiência única. Se ele reconhecesse o nome de quem enviou a mensagem, ele comprava 4 cervejas para esta pessoa, que ainda conseguia visualizar um mapa dos lugares mais próximos para pegar seu “brinde”.

Foram mais de 2 mil mensagens por dia – além de uma média de 4 minutos de spend time no site. E, mesmo com o fim da campanha, ela continua sendo compartilhada nas redes sociais.

A criação é da Beattie McGuinness Bungay, de Londres.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Digitals Video

Chris Crutchfield a un jour reçu dans l’espace de quelques secondes un SMS, un appel, un message Facebook et 2 alertes Twitter. Cette vidéo est une étonnante manifestation de notre dépendance à l’univers digital. Un rendu drôle et réussi à découvrir dans la suite en vidéo.



digitals4

digitals2

digitals1





Previously on Fubiz

Copyright Fubiz™ – Suivez nous sur Twitter et Facebook

Dennis Rito – Unlimitxt

Une série de clichés par Dennis Rito qui nous invite à s’attacher aux expressions et à la relation que les gens créent avec leur téléphone portable. Une interrogation sur le monde virtuel et la société. Plus d’images de son travail, dans la suite de l’article.



rito15

rito14

rito13

rito12

rito11

rito10

rito9

rito8

rito7

rito6

rito5

rito4

rito3

rito1

rito2

















Previously on Fubiz