Pegadinha promove “Watch_Dogs” com aplicativo que hackeia a cidade

Difícil acreditar na alegação da Ubisoft de que a ação foi feita pra valer, com clientes reais. Porém, mesmo considerando uma operação toda ensaiada, a peça tem grande valor como entretenimento e publicidade (já são quase 6 milhões de views em dois dias).

Na pegadinha, um vendedor indiano diz que instalou um aplicativo especial nos celulares dos incautos consumidores. Assim como na proposta do jogo “Watch_Dogs”, o app é utilizado para hackear o mundo real.

Luzes são pagadas, caixas eletrônicos cospem dinheiro e até semáforos são controlados através do smartphone. A encenação envolve a polícia no final, que exibe a assinatura da campanha.

“Watch_Dogs” será lançado para Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation 4, PC e Wii U no dia 27 de maio.

Watch Dogs

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Testamos o Oculus Rift e listamos alguns motivos para ficar empolgado com o futuro da Realidade Virtual

Parece que ninguém ainda sabe direito o que pensar sobre o Oculus Rift, aquele acessório para realidade virtual recentemente comprado por 2 bilhões de dólares pelo Facebook.

Sabe-se que ele deve ser muito legal, pra valer tanto, mas é difícil perceber exatamente COMO ele vai ser tão legal, se nas fotos tudo que se vê é um pessoal com cara de bobo e um trambolho enorme e desajeitado na frente dos olhos.

O Save Game foi investigar todo o potencial de pirações fodas que o Oculus Rift (e todo o universo da realidade virtual, que com certeza será maior do que um único produto), e voltou com dois textos muito bacanas a respeito.

Em “Oculus Rift, a ma?quina de estar”, o designer de games brasileiro Felipe Dal Molin conta como foi e o que ele sentiu e pensou ao testar o Rift com os próprios olhos.

E em “5 pirac?o?es para empolgar de vez com a Realidade Virtual”, Fabio Bracht esgota as possibilidades psicodélicas e malucas de vivermos em uma realidade diferente da nossa.

Leia lá, antes que o futuro vire passado! (E não deixe de comentar. Metade da diversão dos autores é conversar com vocês!)

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Gran Turismo reverencia Ayrton Senna

Quem tem idade para se lembrar daquele 1° de maio de 1994, guarda na memória um dia triste, independentemente de ser ou não fã de automobilismo ou de Ayrton Senna. Na semana passada, quando completou-se 20 anos da morte do piloto de Formula 1, todos os canais repassaram sua vida e morte, trazendo novas velhas histórias de um ídolo que até hoje é celebrado.

No caso do game Gran Turismo, a homenagem promete durar o mês inteiro, com um tributo que vai além das pistas – sem esquecê-las – e começa com o documentário Ayrton’s Wish, que revela como a memória do piloto continua viva no Instituto Ayrton Senna, organização não-governamental que já beneficiou mais de 2 milhões de crianças em 1,3 mil cidades brasileiras. A direção é de Tamir Moscovici.

O pacote Tributo a Ayrton Senna ainda inclui um hotsite com conteúdo especial – dois deles a serem liberados a partir de 12 e 19 de maio, respectivamente -, e uma atualização gratuita do Gran Turismo 6 para PlayStation 3.

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“Muito Longo; Não Li”, um programa diário de notícias sobre games

Sem tempo para ler as principais notícias desse maravilhoso e mágico ~universo dos videogames~? Não fique triste, jovem.

Foi pensando nisso que estreamos no Save Game o Muito Longo; Não Li, um programa diário com tudo o que você precisa saber sobre nossos amados joguinhos, apresentado por Luiz Hygino.

Assista e assine o canal do Save Game no YouTube: youtube.com/savegamebr

SG Vídeos

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A evolução criativa dos jogos free-to-play

Está chegando ao fim a era dos Candy Crushes e City Villes, aqueles jogos que não cobravam dinheiro na entrada, mas depois exploravam a sua alma na forma de mecânicas de espera e spam terríveis.

Jogos como “Hearthstone”, “Warface”, “League of Legends” e o novo “Rusty’s Real Deal Baseball” mostram que o modelo dos jogos free-to-play está começando a ficar mais criativo e diversificado.

Publicamos no Save Game uma ótima matéria do Fabio Bracht sobre toda essa evolução que está acontecendo pelo bem da nossa jogatina — e das nossas carteiras. Confira clicando aqui.

Rusty

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Braincast 103 – Videogames: Uma retrospectiva

Para marcar o lançamento do Save Game, o primeiro spin-off do B9, voltamos a um dos nossos temas preferidos: games.

Carlos Merigo, Saulo Mileti, Guga Mafra, Alexandre Maron e Alexandre Ottoni fazem uma retrospectiva oral da indústria, relembram os principais consoles e jogos, contando como se apaixonaram pela arte.

Faça o download ou dê o play abaixo:

> 0h01m59 Comentando os Comentários?
> 0h11m16 Pauta principal
> 1h25m44 Qual é a Boa?

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Workshop9

Nosso curso de Design no dia 3 de maio já está lotado. Por isso, abrimos uma nova turma! Essa é a sua hora de estudar design.

Workshop9

Em apenas 10 dias esgotamos as matrículas para o Curso de Design em São Paulo, com Saulo Mileti. Mas conseguimos abrir uma nova sala no dia 4 de maio (domingo). Se você quer aprender sobre Design, cores, tipografia, grids e módulos, essa é uma ótima oportunidade. Em 2013 foram mais de 400 alunos em 5 capitais – e você pode ler o review deles no site do evento.

No segundo semestre lançaremos o Módulo 2 do curso de Design. Portanto, se você não fez o primeiro, essa é a hora.

> Acesse e inscreva-se!

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Críticas, elogios, sugestões para braincast@brainstorm9.com.br ou no facebook.com/brainstorm9.
Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

Save Game, um spin-off do B9 totalmente dedicado aos games

Jogar videogame está entre as atividades preferidas de vários integrantes do B9, já fizemos alguns Braincast’s sobre o tema, aliás, e amanhã (spoilers!) sai mais um.

É por isso que decidimos criar o nosso primeiro spin-off e lançar o Save Game. Um novo blog dedicado ao assunto, que pretende tratar games como cultura, cobrindo as principais notícias do mercado e com conteúdo original em texto, áudio e vídeo.

B9 e Save Game funcionam de forma independente, cada um contando com uma equipe especializada, porém, serão bem integrados. Se, assim como a gente, você não vê a hora de jogar mais um pouquinho, não deixe de acompanhar.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Google Plus e, claro, acesse:

www.savegame.com.br

Save Game

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“Free to Play”, um documentário da Valve sobre o milionário torneio de “Dota 2”

No ano passado, na ocasião do campeonato brasileiro de “League of Legends”, falamos um pouco aqui no B9 do crescimento e importância das competições de games, os chamados eSports.

Se você não ficou convencido, um documentário produzido pela Valve certamente vai abrir a sua cabeça. “Free to Play: The Movie” segue a rotina de três competidores profissionais durante o primeiro torneio internacional de “Dota 2”.

Benedict “hyhy” Lim Han Yong de Cingapura, Danylo “Dendi” Ishutin da Ucrania, e Clinton “Fear” Loomis dos Estados Unidos perseguem o grande prêmio de 1 milhão de dólares. O documento retrata como um torneio milionário é capaz de impactar a indústria, e todo o esforço exigido para ser considerado um jogador de elite.

O filme está completo acima, com 1 hora e 15 minutos de duração, incluindo legendas em português.

Free To Play
Free To Play
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Friendship Between a Young Girl and a Dog

Rebecca Leimbach a photographiée la belle relation entre sa petite fille et son bouledogue anglais. La petite fille a fait de son chien un véritable compagnon de jeux, il accompagne toutes ces activités, le diner, la toilette, les sessions de déguisements etc. Un duo inséparable et émouvant à découvrir.

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Comercial de “Titanfall” mostra como é a vida tendo o seu próprio robô gigante

Depois de muita espera e beta testes, o elogiado “Titanfall” será lançado amanhã para Xbox One e PC.

O comercial criado para promover a produção da Respawn Entertainment mostra como a vida é muito mais legal quando acompanhada de um robô gigante pra chamar de seu.

A criação é da Wieden + Kennedy.

Titanfall

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To Spur Traffic at News Sites, Just Travoltify

John Travolta’s mispronunciation of a name at the Oscars led the website Slate to create a feature to do the same with anyone’s name — the kind of interactive game now driving Web traffic.

    



Adidas lança Play Fast or Fail

Para promover a linha adiZero f50, de Lionel Messi, a Adidas lançou o game Play Fast or Fail, criado pelo estúdio MediaMonks. O cenário é o Rio de Janeiro, durante um jogo da Copa do Mundo 2014, e o objetivo é simples: fazer gols. Só que, para isso, o usuário tem de ser rápido e driblar os jogadores do time adversário.

A sacada, entretanto, é que a velocidade do jogador é definida por tweets ao vivo com a hashtag #Teammessi. Quanto maior o buzz da torcida, maior a velocidade do usuário, que pode acompanhar o “buzz-meter” em tempo real.

Além do game, a campanha inclui um filme criado pela iris, e também produzido pelo MediaMonks, que ficou responsável pelo CGI. Vale o play.

messi

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MoMa abre para exposição sua coleção de 40 anos de inovação no design

Uma nova e eclética coleção no Museum of Modern Art, em Nova York, espera representar o que tem de mais inovador no design da última década. A exposição entitulada “A Collection of Ideas” contempla tudo o que você pode imaginar, de Minecraft à drones, passando por ternos punks e simples símbolos que hoje fazem parte do nossos alfabeto visual como o “@“.

A coleção entra com uma tarefa difícil: explicar ao público que design, apesar de quase sempre discutido apenas em publicações de estilo ou especializadas, não é apenas sobre “fazer bonito”. É, na verdade, sobre a vida real, o dia a dia e o ser humano.

As peças mais chamativas podem ser aquelas que ficam mais próximas do que já somos familiarizados. De símbolos ubíquos como o “pin” do Google Maps e o “@“, são em demonstrações como essa que o olhar para, observa e repensa as interações diárias.

Também se encontra disponível uma pequena seção para os clássicos dos games, repleta de jogos do Atari, de Asteroids ao Pong. Todos estes ficam expostos em telas acopladas à parede, sem molduras, como uma pintura clássica em um museu. Além disso, são liberados para jogar!

MoMa tem feito esforços para relacionar os game à arte, colecionando-os há um bom tempo e apontando conceitos inovadores como os gráficos em vetor de Asteroids e a arte generativa de Minecraft, resultando em um mundo gerado por algoritmos que compõe uma experiência única para cada usuário.

Joris Laarman Bone Chair

Joris Laarman Bone Chair

Google Pin

Google Pin

CamCopter-S-100

CamCopter-S-100

Atari

Atari

@

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“O tempo muda, mas a humanidade nem tanto assim.” – Antonelli, curadoria sênior, para The Verge 

Grande parte das peças partilham do mesmo objetivo de destacar como a interação e o design evoluíram ao longo do tempo e misturam-se um com o outro. Já alguns trabalhos apontam para como as ferramentas digitais transformaram e adicionaram às formas naturais, como uma cadeira feita de ossos e esculturas de madeiras que recriam a anatomia de um escorpião.

Sem dúvidas, cada objeto tem uma história para contribuir para a evolução do design ao longo de décadas, deixando visíveis ora revoluções ora traços de imutabilidade.

Objetos pragmáticos expostos como arte tradicional.

Com trabalhos que podem parecer desconectados do MoMa e do mundo da arte como um todo de tão comuns e alheios a tal pensamento, os esforços de dar espaço para o visitante observar e refletir são aparentes. Afinal, traduzindo bastante esta era digital e participativa, às vezes é preciso deixar que as pessoas conectem os pontos por elas mesmas. E são com tais objetos pragmáticos que a exposição busca refletir passado, presente e futuro.

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“Street Fighter 2” como argumento para vender seguro de carro

O comercial é bobo, mas quem resiste a qualquer referência de “Street Fighter 2”?

A empresa de seguros Anadolu Sigorta, da Turquia, traz um homem dizendo a uma repórter que não precisa assegurar seu carro. Quando, do nada, Ryu aparece como na inesquecível fase bônus do clássico game de luta da Capcom. Fim.

E você fica com a mensagem: Faça seguro do seu carro, pois nunca se sabe quando um personagem pixelado pode aparecer e destruir seu patrimônio com socos e chutes.

Não esqueça de ativar as legendas, em inglês.

Street Fighter 2

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AntiCast 118 – Games: como criar?

Olá, antidesigners e brainstormers!

Neste programa, Ivan Mizanzuk, Thiago Grossmann e Zamiliano recebem o convidado Rodrigo Motta, professor e desenvolvedor de games, para explicar como é o processo de criação de jogos digitais. Conheça as áreas de especialização, de atuação, um panorama do mercado brasileiro e internacional e tire seu projeto do papel.

>> 0h08min24seg Pauta principal
>> 1h24min35seg Leitura de comentários
>> 1h43min05seg Música de encerramento: “The Game”, da banda Disturbed

Grupo de Estudos de Filosofia do Design
com o Beccari na UFPR. Email do Beccari: marcosbeccari@usp.br

Cursos Sebastiany
Todos são de Sábado e domingo:

Branding | Fundamentos e modelos de gestão de marcas
em São paulo – 5 e 6 de abril
em Manaus – 26 e 27 de abril em Curitiba – 7 e 8 de junho

A identidade visual no branding | Problematização projetual
em São Paulo – 17 e 18 de maio Mais detalhes em na página do Facebook da Sebastinay Branding

Outros Avisos
Help a selfie
Matéria no YouPix sobre o Help a Selfie

Links comentados no programa
Vídeo sobre o jogo “Xilo” [em breve]
Fanpage “Xilo”
Site “Xilo”
Fanpage da Kaipora Digital
Site Kaipora Digital
Vídeos do Rodrigo, da Facisa
Curso de Jogos Digitais da Facisa
Matéria na Revista Clichê sobre jogo Qasir Al-Wasat

Links
Não Obstante #01
AntiCast 28 – Músicas que designers fazem Vol. 1
Músicas que designers fazem Vol. 2

iTunes Ouça o AntiCast no iTunes aqui ou então manualmente: Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

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A melhor forma de se reunir com os amigos, no modo PlayStation

Para promover o plano de assinatura premium PlayStation Plus – um serviço que concorre diretamente com o Xbox Live -, a Sony resolveu mostrar que a melhor forma de se reunir com os amigos para se divertir é jogando online.

Assim como em filmes anteriores da campanha Greatness Awaits, que colocam o jogador dentro do game, Experience More Together insere um grupo de amigos em diferentes jogos, para mostrar que todo mês há uma novidade na assinatura.

Com criação da BBH de Nova York, o filme dirigido por  Peter Thwaites e produzido pela Corner Shop também chama a atenção por um detalhe interessante: no grupo de amigos, há uma mulher. Afinal, tem muito tempo que o universo gamer deixou de ser uma exclusividade masculina.

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Um game de terror que sabe se você está com medo – e então fica ainda mais tenso

Nevermind é um game de terror que usa o nível de medo que o jogador está sentindo para aumentar sua dificuldade – e ficar ainda mais tenso.

“O jogo sabe quando você está com medo. O jogador precisa ficar calmo e se controlar se quer que o jogo fique mais fácil.” – Erin Reynolds, para Wired

O jogo gira em torno de quebra-cabeças e labirintos a serem resolvidos por um investigador que busca entender o subconsciente de vítimas traumatizadas.

Enquanto o jogo avança, o coração do jogador é monitorado. Qualquer mudança nos batimentos que indique stress ou medo faz com que o jogo ajuste seu nível de dificuldade e horror. Ou seja, quanto maior o medo, mais aterrorizante Nevermind fica.

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Uma combinação de neurociência e entretenimento.

Um dos maiores desafios do Nevermind é tornar sua mecânica de biofeedback acessível. Para isso, o game foi  projetado tanto para vir com seu próprio monitor de coração como também com adaptadores para que as pessoas possam usar tecnologias que já possuam em casa.

Além de possuir um nível de interatividade inteligente e diferenciado do mercado, o game tem potencial também para ajudar os jogadores com técnicas de gerenciar o própria stress e ansiedade. Uma combinação de pesquisa em neurociência e entretenimento.

Nevermind está buscando financiamento coletivo via Kickstarter e, se alcançar os $250 mil em algumas semanas, será lançado em junho de 2015.

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Internet a cabo deixa heróis do PS4 exaustos

O que seria capaz de deixar os personagens dos games completamente exaustos? A resposta está em Exhausted Heroes, novo filme da Grey Espanha para a SonyONO. O comercial mostra, em câmera lenta, os heróis de três jogos para PS4 caindo de cansaço, ao tentarem acompanhar a velocidade da internet via fibra ótica oferecida pela operadora.

A produção é da La Joya Producciones, com direção de Alex de la Iglesia e pós-produção da We Work.

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Uma técnica infalível para zerar “Flappy Bird”

Pode confessar que você também se viciou no “Flappy Bird”, o jogo impossível que tomou os celulares de assalto na última semana. Foram horas de vida perdidas, e sua pontuação continua ínfima.

Pois bem, aqui está uma técnica infalível para zerar o game. Um pouco de pontaria e mão firme, é tudo o que você precisa.

Flappy Bird

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“Call of Duty: Ghosts” sequestra quem prefere jogar videogame a cumprir obrigações

Para promover “Onslaught”, o primeiro DLC de “Call of Duty: Ghosts”, um vídeo de quase cinco minutos de duração apresenta o conceito de CODnapped.

É um sequestro das vida cotidiana de todos aqueles que preferiam estar jogando videogame, em vez de estudar, trabalhar, jantar com a família, sair com a namorada, e tarefas afins. O CODnapped te entende, o salvando de pessoas que não se importam se você, no fundo, está pensando em matar inimigos online e atirar na cabeça de alienígenas.

Essa é a terceira campanha de “CoD: Ghosts”. Em outubro saiu um videoclipe com Eminem, e, em novembro, James Mangold dirigiu “Epic Night Out”. Tudo com criação da 72andSunny.

O lançamento de “Onslaught” será no 28 de janeiro, para Xbox 360 e Xbox One.

CoD
CoD
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