Moto Makes You Master of Your Own Whimsical Phone Lab in This Handcrafted Spot

Droga5 likes building elaborate, full-scale sets for its Motorola spots rather than relying on computer effects and camera tricks. This approach seems especially apt in “The Maker,” a minute-long clip touting a site that lets users customize their Moto X smartphones.

Moto Maker is a site that lets users trick out their handsets in various colors and designs. Options include metal accents, wood tones (like teak and bamboo), laser-etched signatures and, for a limited time, football leather. (Motorola asks that “you resist the urge to spike your phone,” which is probably always good advice.)

The spot shows the same guy in two rooms separated by a wall: on one side, he’s clicking away on a computer to detail his Moto X. On the other, he’s running around a fanciful laboratory, where he employs robotic arms, chemicals and laser beams to tailor his phone. Director Vesa Manninen of Reset Content injects the proceedings with whimsical charm—and the impressive visuals are on par with previous entries in Motorola’s “Choose Choice” campaign.

The overarching strategy of “The Maker” is itself a smart choice, since the term has taken on heightened significance with the emerging Maker Movement. Letting users make creative decisions to suit their interests and personalities, even on a limited basis, is a decidedly cool selling point that Apple can’t claim.

The dude in the commercial was wise to scuttle his “Panda King” imprint in favor of the more practical “Ben’s Phone.” Going with the bamboo finish, however, is so 2013.



Wooden Charger by Orée

Après le grand succès du clavier en bois sans fil Oree Board, le studio Oree Design a imaginé un chargeur sans fil Smartphone, Bluetooth et micro dans un seul bloc de bois ou de marbre conçue artisanalement. Cette nouvelle création Orée Pebble 2 ravira les consommateurs de belles technologies.

Wooden Charger by Oree 13
Wooden Charger by Oree 11
Wooden Charger by Oree 9
Wooden Charger by Oree 7
Wooden Charger by Oree 6
Wooden Charger by Oree 5
Wooden Charger by Oree 4
Wooden Charger by Oree 3
Wooden Charger by Oree 2
Wooden Charger by Oree 10
Wooden Charger by Oree 8
Wooden Charger by Oree 12
Wooden Charger by Oree 1

“Look Up” mostra como as redes sociais nos tornaram menos sociáveis

No ano passado, nós mostramos aqui no B9 The Innovation of Loneliness, um vídeo que mostra que independentemente do número de amigos que temos nas redes sociais, a verdade é que nunca estivemos tão sozinhos. Teve, também, o curta I Forgot My Phone, um retrato bastante realista do tipo de interação que mantemos uns com os outros na era digital.

A esta lista, agora podemos acrescentar Look Up, curta escrito, dirigido e estrelado por Gary Turk que mostra como as redes sociais nos tornaram menos sociáveis. O conceito é muito parecido com os anteriores, mas neste caso, o foco está em uma história de amo vivida em um mundo em busca de formas mais fáceis de conectar as pessoas, mas que no final das contas acaba resultando, na prática, em mais tempo que passamos sozinhos.

Às vezes eu me pergunto se não vivemos em uma “era do mi-mi-mi”, em que temos uma pré-disposição (e muitos meios disponíveis, é claro) para reclamar de absolutamente tudo. Eu mesma me pego fazendo isso de vez em quando, querendo acreditar que antes era tudo mais legal. No final das contas, o ser humano é capaz de se adaptar a qualquer coisa. Essa nova forma de se comunicar, que aproxima e distancia ao mesmo tempo, é só uma delas.

No final das contas, o filme é bacana e faz a gente pensar. Só não dá para radicalizar. Em inglês, sem legendas.

lookup

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Homem comum “ganha” superpoderes de seu smartphone em filme da Orange

Hoje em dia, qualquer pessoa pode ter superpoderes, desde que tenha um smartphone com um bom 4G. Pelo menos é esse o ponto levantado pela operadora de celulares Orange, em “Wonderlove”.

O comercial criado pelo Publicis Conseil conta a história de um homem comum que, graças aos poderes de seu celular, ganha o coração da super-heroína, derrotando o super-herói (e também seus superpoderes) que também tentava conquistá-la.

Ao som de It Had to Be You, o filme produzido pela Prodigious foi muito bem executado, com efeitos especiais na medida certa. “Wonderlove” consegue ser engraçado e romântico ao mesmo tempo, com alguns momentos de pura canastrice, tanto do super-herói quanto do mocinho.

Abaixo, uma entrevista com o super-herói em que ele tenta convencer o público de que é melhor que o 4G.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

The Phone Cone x 3 / On nous prend pour des cones?

cone2013 cone2013nov cone2014
THE ORIGINAL? 
New Yorker Cartoon – 02/2013
Source : CondeNast Store
Artist : Liam Walsh (USA)
LESS ORIGINAL
The Phone Cone – 11/2013
Source : ThePhoneCone
Agency : InHouse (Oregon, USA)
LESS ORIGINAL
Coca-Cola Social Media Guard – 2014
Source : Dubaï Lynx GOLD
Agency : Memac Ogilvy Dubaï (UAE)

LG apresenta o telefone mais humano de todos os tempos

Existe uma linha muito tênue que separa o bizarro do genial. E foi este o caminho que a agência SuperHeroes, de Amsterdã, decidiu percorrer em The Most Human Phone Ever, filme criado para o lançamento do smartphone LG G Flex.

O filme se passa em um restaurante, quando o protagonista Danny está comemorando seu aniversário e ganha de presente dos amigos um smartphone – que vem em uma caixinha muito parecida com a do iPhone. Só que, em vez de mostrar o LG G Flex, o comercial tenta dar uma ideia de suas funcionalidades com uma representação bizarra (ou genial) de um ser humano na palma da mão do usuário. Mas, será que a boca não deveria estar em cima e a orelha na parte de baixo?

Tire suas próprias conclusões dando o play no filme acima. Só não se esqueça de deixar rolar até o final, já que depois da apresentação do produto propriamente dito, ainda tem mais…

lg1 lg2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Google apresenta guia com melhores práticas para o mercado mobile

Com o The Mobile Playbook, o Google oferece “um guia para executivos ocupados vencerem no mercado mobile”. É um documento apresenta boas práticas, números e exemplos de como uma empresa deve se relacionar com as pessoas através de smartphones e tablets.

A apresentação é dividida em “cinco perguntas cruciais sobre mobile que todos os profissionais deveriam saber hoje em dia”, com uma visão do Google de como a conectividade constante representa uma mudança sociológica no comportamento dos consumidores.

Em inglês é mais completo, mas a versão em português do Brasil traz exemplos de empresas locais. Olha: themobileplaybook.com

Google
Google

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Primeiro comercial do Nexus 5 promove a camera do smartphone

No primeiro comercial para o Nexus 5, o Google foca nas possibilidades da camera do smartphone. Com o conceito “Feito para capturar os momentos que importal”, o filme mostra pessoas capturando fotos em diversos casamentos.

Cada situação procura demonstrar uma característica específica da camera do gadget, como imagens em sequência, controle de tremida, etc.

O Nexus 5 foi lançado ontem pelo Google, custando US$ 349 na versão 16GB, e US$ 399 na 32GB.

Google Nexus

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Sabe quando seu amigo quer te mostrar todas as fotos do celular dele? Então…

Todo mundo já passou por isso ou, pior, já fez isso. Você encontra um amigo que não vê faz tempo, e ele quer mostrar todas as fotos “maravilhosas” e “interessantes” que estão no smartphone. Ah, e claro, tem vídeos também. Casamentos, viagens, crianças, e selfies de toda sorte.

A Orange faz humor com essa situação, promovendo o serviço 4G Cloud que promete espaço e velocidade suficientes para guardar todas as suas lembranças, deixando-as acessíveis de qualquer lugar.

Criação da Publicis Conseil.

Orange
Orange

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Typography Game

Type:Rider est un jeu qui sera disponible sur smartphones/tablettes et qui a pour ambition de faire découvrir la typographie à travers une expérience interactive et transmédia. De la peinture préhistorique jusqu’au pixel-art, cette création, à l’univers graphique très réussi, a été réalisée par Cosmografik, le tout proposée par Arte.

Typography Game7
Typography Game6
Typography Game4
Typography Game3
Typography Game2
Typography Game
Typography Game5

Filmes personificam o smartphone “preguiçoso”

Enquanto a Nokia/Microsoft já pediu mais de uma vez para que os fãs da Apple e da Samsung não briguem, a Motorola (leia-se Google) quer mesmo é ver o circo pegar fogo. Ou quase isso, a julgar pelos três últimos filmes criados pela Droga5, em que vemos o smartphone da concorrência como a personificação da preguiça.

É claro que a melhor forma de se provocar os concorrentes é apostando no senso de humor, ingrediente que estes comerciais têm de sobra. Ao mesmo tempo, conseguem mostrar as qualidades do Moto X, o produto que supre as necessidades do consumidor onde os outros falham.

O primeiro, Quick Capture, faz referência ao último filme da Nokia/Microsoft mostrando praticamente a mesma situação – a apresentação do teatro da escola -, mas com um problema diferente para os usuários das outras marcas.

Já em Touchless Control, uma noite romântica é estragada pelo celular preguiçoso, que só toca a música desejada pelo dono se ele deslizar sua mão pela superfície do “aparelho”. O último, Active Display, traz um profissional em uma situação complicada durante uma reunião, quando ele tenta acessar discretamente suas notificações e o “smartphone” começa a fazer escândalo.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Um dia na vida de quem esqueceu o smartphone em casa

Com quase 9 milhões de visualizações em apenas quatro dias, o curta “I Forgot My Phone” retrata o isolamento de alguém sem smartphone em uma sociedade amplamente conectada. É claro que, para provar seu ponto, o filme exagera, mas é muito fácil encontrar grupos de pessoas agindo exatamente dessa maneira, seja em reuniões, em casa, almoços, jantares ou eventos.

Me fez lembrar do seminário com Conan ‘O Brien em Cannes Lions esse ano. No momento em que ele e Anderson Cooper entram no palco, a maioria esmagadora da platéia (eu, inclusive) saca celulares, tablets e cameras para registrar o momento, e ele manda: “Ninguém está nos vendo com os próprios olhos agora.”

Todo mundo riu, é claro, mas é também uma provocação incômoda, dentro daquela ideia de que hoje em dia ninguém de fato aproveita o presente, com a preocupação de capturar e compartilhar tudo o mais rápido possível. Minha opinião é de que esse é um comportamento natural. Todos querem guardar uma lembrança, a diferença é que agora a tecnologia facilitou o processo e está nos nossos bolsos.

Talvez o problema seja a falta de controle. Você pode tirar uma foto do show, mas não precisa filmá-lo inteiro. Você pode responder uma mensagem durante um encontro com os amigos, só não precisa ficar olhando o feed do Facebook e do Twitter.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Seu celular pode ser o próximo console de ponta

Os títulos mais vendidos para tablets e celulares flutuam constantemente perto das variantes de Angry Birds ou versões diminutas de jogos lançados para consoles de mesa. O cenário, porém, terá uma mudança brusca nos próximos dois anos, na opinião de Shawn Foust, designer da Quark Games.

Em entrevista ao site Polygon, Foust fez uma previsão sobre o futuro dos jogos desenvolvidos para mobile: em cerca de dois anos, a cena será invertida e os títulos casuais e de fácil acesso darão espaço a obras “hardcore“. O termo empregado por Foust remete, é claro, aos incessantes Call of Duties e FIFAs do mercado. O público que compra uma nova versão do mesmo jogo todo ano é rentável e ainda investe uma quantia extra com os pacotes de expansão lançados para empresa, seja com armas adicionais ou novos jogadores para seu time virtual.

Os desenvolvedores estão tentando investir em uma base de consumidores mais confiáveis, que tende a gastar mais tempo e dinheiro nos produtos do que apenas consumir o produto durante alguns minutos na fila do banco. É mais rentável. A progressão foi apelidada de “midcore” pelos estúdios, representando a mudança progressiva que está rolando nas plataformas – os já citados “XCOM” e “Minecraft” são dois exemplos, além de “Hearthstone”, card game da Blizzard em fase beta, ainda sem data de lançamento.

As plataformas móveis já possuem popularidade o bastante, além de oferecerem uma flexibilidade muito maior para os que buscam desenvolver sem a necessidade de contratos complexos ou um kits de criação específicos para um único tipo de plataforma.

Heartstone, da Blizzard

Hearthstone, da Blizzard

Além dos passarinhos nervosos

Títulos casuais, como o que a Rovio entrega em sua prolifera série Angry Birds, povoam a App Store e o Marketplace lado a lado de títulos como“Infinity Blade”, da Epic Games, ou até “Chaos Ring”, da Square Enix. Existe espaço para todo tipo de produto dentro das lojas virtuais para plataformas móveis. Mesmo com o uso dos botões virtuais, há quem prefira optar pela praticidade de poder jogar “Chrono Trigger” em um tablet do que ligar o já empoeirado Super Nintendo para ter a mesma experiência.

O que falta são mais e mais jogos nos moldes do que a Square Enix e a Epic Games andam lançado – ambas se adaptaram as limitações das plataformas, pensando em comandos e linhas narrativas específicas para uma experiência mobile.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Aplicativo conecta torcedores a seu time

Dois anos após a Primavera Árabe, o conflito ainda permanece na região e as liberdades continuam restritas. Algo simples para nós, brasileiros, como ir a um estádio ver nosso time jogar, tornou-se impraticável na Tunísia. É aí que entra a ação Mobilizing The 12th Man, que os escritórios da Ogilvy Tunísia e Dubai desenvolveram em parceria para ajudar o time C.S. Hammam-Lif a se conectar com seus torcedores no mais importante jogo da liga.

Como estavam proibidos de ir ao jogo, os torcedores foram incentivados a baixar um aplicativo para smartphone ligado a 40 enormes auto-falantes estrategicamente posicionados no estádio. Bastava um clique para escolher o som que os fãs gostariam de ouvir reproduzidos: torcida, palmas, tambores, cantos…

Graças ao aplicativo, o estádio com capacidade para 12 mil pessoas conseguiu reunir mais de 93 mil torcedores, criando um resultado de arrepiar. E mesmo com o estádio vazio, o som tomou conta campo, e os jogadores encontraram o apoio que precisavam para seguir em frente, vencendo a partida por 1 a 0.

O diretor de arte brasileiro Leo Ehrlich conta que criou todos os visuais do projeto em Dubai, que depois foram finalizados pela equipe na Tunísia. Além da mídia espontânea, a ação levou 7 leões em Cannes, cinco de prata, dois de bronze.

Já pensou uma ação dessas na Copa?

tunisiatunisia1tunisia2tunisia3

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Back To Vinyl

Le label allemand Kontor a trouvé une manière ingénieuse et très originale d’assurer sa promotion : l’envoi de vinyles et d’une plate-forme interactive intégrée à leur pochette pour les lire à l’aide d’un smartphone. Une invention audacieuse à découvrir en détails et en vidéo dans la suite de l’article.

Vinyl5
Vinyl
Vinyl2
Vinyl1
Vinyl6
Vinyl4

“Hi, Hey, Hello”: Um curta musical para o Samsung Galaxy S4

A Samsung tem sido inconsistente na comunicação da linha Galaxy desde sua criação, em 2009. Já lançou virais marcantes e bons comerciais, mas muitas vezes insiste em ideias formulaicas com conceitos-template.

É compreensível a necessidade de destacar o produto por todos os ângulos em suas versões iniciais – ainda mais considerando a guerra com a concorrência – mas cinco anos depois e em sua quarta geração, acredito que a Samsung pode explorar mais do que isso ou desse humor de sorriso amarelo.

O vídeo acima, “Hi, Hey, Hello”, pode ser considerado um bom exemplo de como ir além para justificar tanta exposição de produto. Pensado como entretenimento, trata-se de um curta musical que mostra um jovem casal se apaixonando, auxiliado pelo uso da tecnologia e da atual cultura mobile.

O diretor de videoclipes Joseph Kahn conta uma história de amor moderna em cinco minutos, sem esquecer de destacar diversos recursos do Galaxy S4 e sua assinatura “Life Companion”.

Hi Hey Hello

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Fubiz x Sony Xperia

Fubiz vous présente le smartphone Sony Xperia dans son corner dédié, rappelant avec ce spot que la marque a toujours été présente depuis 50 ans dans notre quotidien, du téléviseur au smartphone en passant par le walkman. Une campagne sur la musique « Sound and Vision »? de David Bowie à découvrir dans la suite.

Smartphone Sony Xperia Z1
Smartphone Sony Xperia Z6
Smartphone Sony Xperia Z5
Smartphone Sony Xperia Z4
Smartphone Sony Xperia Z2
Smartphone Sony Xperia Z3
Smartphone Sony Xperia Z7

Assista ao primeiro comercial do Facebook Home

O smartphone do Facebook não é bem um smartphone. É um Android otimizado, como uma template para tornar sua vida mobile completamente conectada com a rede social, conforme anunciado hoje por Mark Zuckerberg.

Intitulado Facebook Home, o sistema fará sua estreia no HTC First, que será lançado no dia 12 de abril no mercado norte-americano pela AT&T. No mesmo dia, quem já tem um Android também poderá fazer download do Home, compatível com HTC One X, HTC One X+, Samsung Galaxy S III e Samsung Galaxy Note II.

Junto com a novidade, saiu também o primeiro comercial do produto. Em 60 segundos, o Facebook Home é mostrado como uma interface fácil e uma experiência completamente nova para o seu smartphone. É importante notar o tom emotivo, semelhante a algumas campanhas do Google e Apple, na tentativa de humanizar a tecnologia.

Facebook
Facebook
Facebook
Facebook

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Celebridades ocupadas ajudam a promover o Windows Phone 8

Recentemente, a Apple contou com um grande time de celebridades para promover a Siri do iPhone 4S. Zooey Deschanel, Samuel L. Jackson e Martin Scorsese estrelaram os filmes ao longo deste ano. Agora, é a vez do Windows 8 phone inserir celebridades em sua propaganda, para que elas possam mostrar o que elas mais amam em seus smartphones, a começar por Jessica Alba e Gwen Stefani.

O perfil das artistas – mulheres, mães e profissionais de sucesso – dá uma pista de que a marca está interessada em conquistar o público feminino. Para isso, eles mostram como o smartphone é capaz de se encaixar perfeitamente em suas necessidades.

Enquanto Jessica Alba fica encantada com o Kids Corner, que permite que ela controle o conteúdo que as crianças acessam em seu celular, Gwen Stefani elogia as possibilidades que o Windows 8 phone oferece para que ela continue seu processo criativo durante as turnês.

Os filmes contam com um bom apelo e ficaram bem simpáticos. Na continuação da campanha, será a vez de voltar para o universo masculino, com a participação do comediante Andy Samberg e do jogador de futebol americano Cam Newton.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Nokia convoca orquestra para criar 25 novos ringtones

Em 1993, quando o vice-presidente executivo da Nokia, Anssi Vanjoki, escolheu um trecho da composição “Gran Vals” para ser o toque dos celulares da marca, provavelmente não imaginava o ícone sonoro que se tornaria.

Escrita em 1902 pelo compositor espanhol de música erudita Francisco Tárrega, o trecho viria ser conhecido apenas como “Nokia Tune” quase um século depois, com uma estimativa de que a música é ouvida em todo o mundo aproximadamente 1,8 bilhões de vezes por dia, cerca de 20.000 vezes por segundo.

Para reafirmar seu novo momento, a Nokia decidiu modernizar também seus toques característicos, e com a ajuda da Orquestra Sinfônica de Bratislava, na Eslováquia, criou 25 novos ringtones clássicos.

A composição foi feita pela própria equipe de Sound Design da marca, e devem ser lançadas aos poucos nos próximos meses. Alguns desses ringtones já estão presentes nos modelos Lumia 920 e 820.

Em comum, os 25 toques carregam elementos de música clássica contemporânea, parecendo trilhas sonoras de cinema, e claro, bem curtos, com no máximo 30 segundos de duração.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a empresa tenta renovar seu famoso ringtone. No ano passado, promoveram um concurso chamado Nokia Tune Remake, em que qualquer pessoa podia mandar sua versão.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement