Seu celular pode ser o próximo console de ponta

Os títulos mais vendidos para tablets e celulares flutuam constantemente perto das variantes de Angry Birds ou versões diminutas de jogos lançados para consoles de mesa. O cenário, porém, terá uma mudança brusca nos próximos dois anos, na opinião de Shawn Foust, designer da Quark Games.

Em entrevista ao site Polygon, Foust fez uma previsão sobre o futuro dos jogos desenvolvidos para mobile: em cerca de dois anos, a cena será invertida e os títulos casuais e de fácil acesso darão espaço a obras “hardcore“. O termo empregado por Foust remete, é claro, aos incessantes Call of Duties e FIFAs do mercado. O público que compra uma nova versão do mesmo jogo todo ano é rentável e ainda investe uma quantia extra com os pacotes de expansão lançados para empresa, seja com armas adicionais ou novos jogadores para seu time virtual.

Os desenvolvedores estão tentando investir em uma base de consumidores mais confiáveis, que tende a gastar mais tempo e dinheiro nos produtos do que apenas consumir o produto durante alguns minutos na fila do banco. É mais rentável. A progressão foi apelidada de “midcore” pelos estúdios, representando a mudança progressiva que está rolando nas plataformas – os já citados “XCOM” e “Minecraft” são dois exemplos, além de “Hearthstone”, card game da Blizzard em fase beta, ainda sem data de lançamento.

As plataformas móveis já possuem popularidade o bastante, além de oferecerem uma flexibilidade muito maior para os que buscam desenvolver sem a necessidade de contratos complexos ou um kits de criação específicos para um único tipo de plataforma.

Heartstone, da Blizzard

Hearthstone, da Blizzard

Além dos passarinhos nervosos

Títulos casuais, como o que a Rovio entrega em sua prolifera série Angry Birds, povoam a App Store e o Marketplace lado a lado de títulos como“Infinity Blade”, da Epic Games, ou até “Chaos Ring”, da Square Enix. Existe espaço para todo tipo de produto dentro das lojas virtuais para plataformas móveis. Mesmo com o uso dos botões virtuais, há quem prefira optar pela praticidade de poder jogar “Chrono Trigger” em um tablet do que ligar o já empoeirado Super Nintendo para ter a mesma experiência.

O que falta são mais e mais jogos nos moldes do que a Square Enix e a Epic Games andam lançado – ambas se adaptaram as limitações das plataformas, pensando em comandos e linhas narrativas específicas para uma experiência mobile.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

“Angry Birds”, “Call of Duty” e “Lost” matam personagens da literatura

A Asociación De Editores De Madrid quer que você leia mais livros, e acha que o tempo que se “perde” assistindo séries de TV e jogando videogame é o culpado por acabar com o hábito da leitura.

Em uma série de anúncios, personagens clássicos da literatura são mortos: Dom Quixote por “Angry Birds”, O Pequeno Príncipe por “Call of Duty”, e Moby Dick por “Lost”.

Eu não concordo com o discurso recalcado – apesar de ser claramente uma campanha para festivais – mas ainda assim provoca e tem um belo visual. Só faltou alguma peça com o Facebook também assassinando livros.

A criação é da Grey, da Espanha.

Livros
Livros
Livros

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Assista a divertida introdução de “Angry Birds: Star Wars”

“Angry Birds: Star Wars” está disponível para download desde cedo, mas se você ainda não jogou pode assistir a divertida introdução do game acima, com 3 minutos e meio.

O que mais me impressiona na Rovio, é que eles teriam tudo para aproveitar o sucesso de seus pássaros e porcos lançando um monte de jogos, novas fases e conteúdo sem critério. Porém, ao contrário da ardilosa Zynga, a empresa tem respeitado sua própria criação, e o que poderia ser mais do mesmo se prova um exercício de criatividade e mecânicas de jogo, como o recente “Angry Birds: Space” e o spin-off “Bad Piggies”.

Em “Angry Birds: Star Wars”, a Rovio não usa o licenciamento da maior ficção científica dos cinemas à toa. Nas mãos de outra produtora, poderia virar o mesmo jogo apenas com alteração de fundos estáticos tematizados, mas temos aqui uma incorporação esperta e criativa de “Star Wars” aos desafios gravitacionais de “Angry Birds”, sem deixar de lado a reverência necessária.

“Angry Birds: Star Wars” foi lançado hoje para iOS, Google Play, PC, Amazon, Mac, Windows 8 e Windows Phone 8: download.angrybirdsstarwars.com.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Rovio lança primeiro trailer que revela a jogabilidade de “Angry Birds: Star Wars”

Apesar da febre, e de ter uma versão ou outra instalada no meu iPhone, jamais passei mais de meia hora jogando “Angry Birds”. De qualquer forma, com a versão “Star Wars” que será lançada em 8 de novembro, a Rovio vai facilmente me tomar outro dólar.

O novo game da franquia, apesar de comemorado pela base de fãs, é alvo de controvérsia entre os fiéis seguidores da criação de George Lucas. Porém, vamos combinar que a LucasArts já abriu a porteira faz tempo, e não vai ser um jogo casual para smartphone que vai piorar o mercantilismo sem escrúpulos de tudo o que envolve Jedis e Siths.

A Rovio revelou hoje o primeiro trailer que traz a jogabilidade de “Angry Birds: Star Wars”. Ainda sem muitos detalhes, a empresa promete um vídeo completo sobre os modos de jogo em 5 de novembro, três dias antes do lançamento.

O app será lançado para iOS, Android, Windows Phone, Kindle Fire, Mac, PC e Windows 8.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


“Angry Birds” com estilingue de verdade

Talvez não seja tão prático jogar “Angry Birds” dessa forma, mas só o fato de existir já nos permite imaginar outras diversas possibilidades.

Através de Arduino, Hideaki Matsui e Andrew Spitz programaram um controle USB físico, transformando o popular game da Rovio em “Super Angry Birds”.

Além de demonstrar o funcionamento, o vídeo acima explica como foi feito.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Os 20 anúncios mais vistos de todos os tempos no YouTube

AdWeek publicou um ranking mostrando quais são os 20 anúncios mais vistos de todos os tempos no YouTube. Entre muitas novidades, chama a atenção um clássico de quase 30 anos estrelado por Michael Jackson. Vale lembrar que a qualidade de alguns vídeos não é das melhores, já que são bem antigos.

1. Angry Birds: Trailer – 74 milhões de views

2. Evian: Roller Babies – 58 milhões de views

3. Volkswagen: The Force – 54 milhões de views

4. Pepsi: Pepsi Generation – 44 milhões de views

5. Old Spice: The Man Your Man Could Smell Like – 42 milhões de views

6. Pepsi: Kung-Fu – 37 milhões de views

7. T-Mobile: Dance – 35 milhões de views

8. Axe: Billions – 35 milhões de views

9. World of Warcraft: Chuck Norris – 31 milhões de views

10. T-Mobile: Royal Wedding – 26 milhões de views

11. DC Shoes: Ken Block’s Gymkhana Five – 24 milhões de views

12. Modern Warfare 3: The Vet & the Noob – 22 milhões de views

13. M&Ms: Just My Shell – 21 milhões de views

14. Nike: My Time Is Now – 20 milhões de views

15. Acura: Transactions – 18 milhões de views

16. Kia: Dancing Hamsters – 18 milhões de views

17. Samsung: Extreme Sheep Art – 17 milhões de views

18. Honda: Matthew’s Day Off – 16 milhões de views

19.  Chrysler: Born of Fire – 15 milhões de views

20. Dove: Evolution – 15 milhões de views

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


NASA mostra como é jogar “Angry Birds” do espaço

Com a verba cortada, agora a NASA parece ter tempo de sobra para ficar brincando no espaço. Direto da Estação Espacial Internacional, o astronauta Don Pettit mostra como funciona a dinâmica e a física de “Angry Birds” no espaço.

O vídeo-trailer serve para promover o novo “Angry Birds Space”, que trará 60 novos níveis do jogo onipresente no universo afora.

No final do vídeo, a Rovio revela algumas cenas da jogabilidade. O lançamento será no dia 22 de março, para iOS, Android, PC e Mac.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement