Netflix leva adolescente a baile nos Estados Unidos

Muthana Sweis é um adolescente de 17 anos de Chicago, nos Estados Unidos. Seu sonho? Ser levado ao baile de sua escola pelo Netflix. E foi aí que surgiu a proposta à marca: se ele conseguisse que o seu tuíte fosse replicado mil vezes, o site realizaria seu desejo? A resposta veio logo: sim.

Mas como, afinal, isso aconteceria na prática? Primeiro, o Netflix pediu a Muthana que escolhesse um terno – as opções seriam os figurinos de “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”, “Zoolander”, “Os Vingadores” e “007 – Skyfall” – este último o selecionado. O itens seguintes seriam o carro – de “House of Cards”, “Grease”, “Mad Men” ou “Breaking Bad” -, e motorista – personagens de “Capitão América”, “Piratas do Caribe”, “Vingadores”, “Jogos Vorazes” ou “Grease”, que levou a melhor nas duas categorias.

No final das contas, foi uma boa sacada, que proporcionou a um grupo de adolescentes uma noite divertida e inesquecível.

netflix

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Pôsteres retratam filmes que se perderam na tradução

Se você pensava que é só no Brasil que os títulos de filmes estrangeiros em português são uma rica matéria-prima para piadas, está na hora de ver o que andam aprontando no Japão. No final do ano passado, o site Rocketnews24 publicou uma lista com 13 nomes de filmes que, literalmente, se perderam na tradução (ou será que eles se encontraram e desencontraram?), o que agora inspirou a criação 19 pôsteres que beiram o bizarro.

Apesar da qualidade ruim das imagens, vale a intenção do site, que mostra o título original, o traduzido para o japonês que depois é traduzido novamente para o inglês. A título de comparação, também mostramos o título em português:

1

“Frozen” – ??????? – “Frozen: Uma Aventura Congelante”

"Robot & Frank" - ????? ????????????????? - "Frank e o Robô "

“Robot & Frank” – ????? ????????????????? – “Frank e o Robô “

"Despicable Me" - ????????? - "Meu Malvado Favorito"

“Despicable Me” – ????????? – “Meu Malvado Favorito”

"Up"- ???????????? - "Altas Aventuras"

“Up”- ???????????? – “Altas Aventuras”

7

“The Butle” – r???????? – “O Mordomo da Casa Branca”

"Evil Dead II"- ???????II - "Uma Noite Alucinante 2"

“Evil Dead II”- ???????II – “Uma Noite Alucinante 2″

"Army of Darkness" - ??????????????? -"Uma Noite Alucinante 3"

“Army of Darkness” – ??????????????? -”Uma Noite Alucinante 3″

"Apocalypse Now"- ?????? -

“Apocalypse Now”- ?????? 

"The Bucket List"- ?????????? - "Antes de Partir"

“The Bucket List”- ?????????? – “Antes de Partir”

"Crouching Tiger, Hidden Dragon"- ??????????? - "O Tigre e o Dragão"

“Crouching Tiger, Hidden Dragon”- ??????????? – “O Tigre e o Dragão”

"The Shawshank Redemption"- ?????????? - "Um Sonho de Liberdade"

“The Shawshank Redemption”- ?????????? – “Um Sonho de Liberdade”

"Groundhog Day"- ??????? - "Feitiço do Tempo"

“Groundhog Day”- ??????? – “Feitiço do Tempo”

"Miss Congeniality"- ????????????? - "Miss Simpatia"

“Miss Congeniality”- ????????????? – “Miss Simpatia”

"The Men Who Stare at Goats"- ????????? - "Os Homens que Encaravam Cabras"

“The Men Who Stare at Goats”- ????????? – “Os Homens que Encaravam Cabras”

 

"The Constant Gardener"- ?????? - "O Jardineiro Fiel"

“The Constant Gardener”- ?????? – “O Jardineiro Fiel”

"Final Destination 3"- ?????????????? - "Premonição 3"

“Final Destination 3″- ?????????????? – “Premonição 3″

"Jersey Girl"- ??????????! -"Menina dos Olhos"

“Jersey Girl”- ??????????! -”Menina dos Olhos”

17

“Ratatouille”- ?????????????

"Being John Malkovich" -????????? - "Quero Ser John Malkovich"

“Being John Malkovich” -????????? – “Quero Ser John Malkovich”

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Adeus, Popcorn Time: depois do sucesso, desenvolvedores desistem da iniciativa

Se você não teve como aproveitar as benesses de fazer streaming dos seus filmes em torrents preferidos, agora já não poderá mais. Os desenvolvedores do Popcorn Time desistiram da empreitada, alegando temerem pela própria integridade. Mexer com a máquina do copyright certamente não ia ser fácil, e eles não quiseram comprar essa briga.

“Amamos o Pochoclín [a pipoquinha mascote do serviço] e tudo o que ele significa, e sentimos muito por abandonar nossa incrível comunidade de colaboradores. Foram eles que traduziram o app para 32 idiomas, alguns deles nós nem sabíamos que existiam. Ficamos impressionados com o que uma comunidade de código aberto pode fazer”, explicam em comunicado liberado há pouco no site.

“Nosso experimento fez com que nos sentíssemos em perigo por fazer algo que amamos”, esclarecem os desenvolvedores do Popcorn Time

O Popcorn Time chamou a atenção de mídias no mundo todo por ser uma interface agradável de acesso a filmes disponíveis em torrents, sendo elogiado por se colocar como um ‘herói’ do consumidor, que poderia assistir a filmes recentíssimos do conforto da sua casa.  Eles esclarecem que o projeto não é de nenhuma forma ilegal – “Nós checamos. Quatro vezes”, ressaltam – mas que os custos para manter o projeto no ar são altos demais para eles.  “Não queremos fazer parte dessa batalha”, encerra o texto.

Tentei acessar o aplicativo por aqui, mas ele não responde mais, fica eternamente aguardando uma conexão. É realmente uma pena. Adeus, Pochoclín!

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Conheça o Popcorn Time, o Netflix dos torrents de filmes

Kim Dotcom, criador do Megaupload, definiu em meados do ano passado quais seriam as 5 regras para evitar pirataria: 1) criar bom conteúdo; 2) fazê-lo ser fácil de adquirir; 3) liberar globalmente na mesma data; 4) ser compatível com qualquer dispositivo; e 5) preço justo.

 

Mas o que acontece se você tiver tudo isso, e… ainda for de graça?

Enquanto Hollywood achava que estava encontrando uma saída com os serviços como o Netflix, surge o Popcorn Time, um streaming de torrents. Para quem está acostumado a acessar os feiosos sites de indexação de conteúdos pirata, o Popcorn Time é uma agradável surpresa – um visual bacana, simples e sem anúncios, o que te deixa livre da trabalheira de ficar desviando dos banners que fingem ser botões de download e de outros anúncios femininos do ramo.

Criado por um grupo de geeks argentinos, o Popcorn Time chamou a atenção de desenvolvedores do mundo todo, que se uniram em uma força-tarefa que em 24 horas traduziu o aplicativo para seis idiomas. A interface permite escolher o filme desejado, a qualidade da imagem (!) e até inserir legendas.

pop-corn-time-subtitles

“Não hospedamos nada, e nenhum dos desenvolvedores recebeu dinheiro por esse trabalho. Não existem anúncios, nem contas premium, não há assinaturas e nada desse tipo. É um experimento para aprender e compartilhar”, explicou Sebastian, um designer de Buenos Aires que está envolvido no projeto, em entrevista ao TorrentFreak.

Disponibilizando títulos recentíssimos, como “Clube de Compras de Dallas” e “12 anos de Escravida?o”, o Popcorn Time deixa o Netflix no chinelo – é como se você pudesse ter a programação do cinema na sua casa. Pelo jeito, Kim Dotcom vai precisar reescrever a 5ª regra do fim da pirataria: preço mais barato possível, preferencialmente de graça.

Quem se interessar pode baixar oPopcorn Time para Mac, Windows ou Linux, mas fique avisado que em alguns países o download de conteúdo pirata é crime.

pop-corn-time-screen

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Vídeo condensa 1001 filmes que você deve assistir antes de morrer

Em 2003, Steven Jay Schneider lançou o livro 1001 Filmes para ver Antes de Morrer, que reúne algumas das principais obras do cinema. Jonathan Keogh é um jovem diretor apaixonado pelo universo cinematográfico, que resolveu condensar em um vídeo todos os títulos citados no best-seller de Schneider, com um acréscimo de 215 filmes.

O vídeo, com pouco mais de 10 minutos, levou cerca de um ano para ser concluído e cobre mais de 100 anos de pura magia, suspense, comédia, drama e ação. É bacana puxar pela memória algumas cenas inesquecíveis, seja o professor fazendo a chamada em Curtindo a Vida Adoidado, John Travolta mexendo a cadeira em Os Embalos de Sábado à Noite, a sombra de Nosferatu… Tudo em uma edição de se tirar o chapéu.

Para quem curte cinema, vale dar uma olhada no canal Jonathan Keogh versus The Movies, no YouTube.

1001

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Designer cria pôsteres literais de filmes

Sabe quando você lê ou ouve o nome de um filme e tenta imaginar aquele título de maneira literal? O designer indiano Danish Ahmed resolveu ir um pouco além e, além de imaginar, criou também uma série de pôsteres que retratam literalmente o que foi pensado, a princípio, como uma metáfora.

São 18 filmes, que vão de O Lobo de Wall Street a Kick-Ass, passando por Homem de Ferro e Avatar. Ficou, no mínimo, divertido.

No perfil de Ahmed no Behance há, ainda, uma outra série mostrando os estilos nomeados a partir de super-heróis, que também vale a pena conhecer.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Ícones representam filmes ganhadores do Oscar

Hoje à noite tem mais uma entrega do Oscar e a Beutler Ink Labs criou uma espécie de infográfico transformando todos os ganhadores de Melhor Filme, desde 1927, em ícones. Os indicados deste ano na categoria ganharam uma seção especial, todos eles devidamente identificados. Qual será que irá integrar a galeria superior?

O mais legal deste pôster/infográfico é perceber a maneira como cada longa-metragem foi representado e, quem sabe, tentar adivinhar qual é o filme, sem olhar o ano em que ele foi premiado – uma pista valorosa em alguns casos.

Para quem não se lembra, a Beutler Ink Labs foi a responsável pela criação de Here’s to 2013, uma ilustração que concentrou a retrospectiva de 2013.

oscar

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

AntiCast 119 – Oscar 2014: apostas

Olá, antidesigners e brainstormers!
Neste programa, Ivan Mizanzuk, Mau Saldanha e Carla Dauden se reúnem para fazer fazer suas apostas do Oscar deste ano! Será que Linklater ganhará na sua primeira indicação? Meryl Streep merece seu milionésimo prêmio? E para melhor filme, será que a academia demonstrará coragem ou repetirá fórmulas anteriores na premiação?

Faça download do episódio aqui

>> 0h06min30seg Pauta Principal
>> 1h55min16seg Leitura de comentários
>> 2h06min42seg Música de encerramento: “The Boy Who Wouldn’t Hoe Corn”, da trilha sonora do filme Alabama Monroe.

Links
Encontro Filosofia do Design UFPR (Curitiba) – 12 de Março
Mais informações: marcosbeccari@usp.br

iTunes Ouça o AntiCast no iTunes aqui ou então manualmente: Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais
Nos acompanhe no twitter @anticastdesign, na nossa fanpage no Facebook e no Youtube (/anticastdesign). Ou nos mande um email no contato@anticast.com.br Siga também o nosso irmão @filosofiadodesign.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Crianças reencenam os filmes indicados ao Oscar

O CineFix reuniu uma garota para reinterpretar os indicados ao Oscar de Melhor Filme.

O resultado é adorável. Uma prévia para quem ainda não viu os filmes, mas ainda mais divertido para quem assistiu.

Kids

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Indicados ao Oscar de Melhor Filme ganham cartazes versão LEGO

O Yahoo! Movies misturou a proximidade do Oscar com o sucesso de “The LEGO Movie” e criou a série de pôsters abaixo.

As minifiguras LEGO tomam o lugar dos personagens dos nove títulos indicados a Melhor Filme na premiação da Academia. Não há nenhuma grande criação além dos cartazes originais, mas não deixa de ser irresistível.

LEGO
LEGO
LEGO
LEGO
LEGO
LEGO
LEGO
LEGO
LEGO

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Filmes vs. Vida Real – Parte 2

Lembra do Movies vs. Life? Agora o canal francês Golden Moustache lançou a sequência do sucesso original. Strikes back. The return of… Reloaded. Revenge. Apocalypse. Parte 2.

O vídeo faz piada com diversos clichês do cinema, mostrando a diferença das situações nos filmes e na vida real.

Não esqueça de acionar as legendas. Em inglês.

Movies vs. Real Life

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Casal rompe relacionamento com um “diálogo cinematográfico”

Quem nunca tentou manter um diálogo usando títulos (ou versos) de músicas, livros ou filmes? Uma brincadeira comum para muitas pessoas serviu de inspiração para Movie Title Breakup, última esquete do grupo Poykpac Comedy.

Com um roteiro bem construído, um casal mantém uma espécie de “diálogo cinematográfico” ao longo de quase quatro minutos, usando o título de 154 filmes para romper o relacionamento. A sacada está em criar um novo contexto para estes títulos, inserindo-os em uma situação específica.

O vídeo está em inglês – assim como os nomes originais dos filmes – mas com os cartazes dos longa-metragens fica fácil acompanhar. O detalhe é que, para variar, a gente percebe como as “traduções” aqui no Brasil são ruins, já que o diálogo quase não faria sentido com os títulos “traduzidos”.

cinema

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

AntiCast 116 – Feminismos e Gêneros na Mídia

Olá, antidesigners e brainstormers!

Neste programa, Ivan Mizanzuk se reúne com os convidados Liber Paz, Poderoso Porco (do Melhores do Mundo), Cris Peter e a Ana Luiza Koehler para conversar sobre Feminismo(s) e discussões de Gêneros na mídia, especialmente nos quadrinhos.

Aliás, foi isso que nós gostaríamos de ter feito, mas o papo correu mais para explorarmos as possibilidades, diferenças e importâncias das discussões nessas áreas. Debatemos sobre a representação midiática da mulher, negros, transgêneros, qual o limite do humor quando abordam-se tais temas e por aí vai. Se você acha que “feminismo” é tudo igual e/ou exagero, este programa é altamente recomendável.

Faça download do episódio aqui
>> 0h07min31seg Pauta Principal
>> 2h16min10seg Música de encerramento: “Every You Every Me”, da banda Placebo

Links
Texto do Ivan no B9: Coca-Cola e Racismo
Feminist Frequency – Vlog com análises feministas em video-games (e tem legendas em português!)

iTunes
Ouça o AntiCast no iTunes aqui ou então manualmente:
Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais
Nos acompanhe no twitter @anticastdesign, na nossa fanpage no Facebook e no Youtube (/anticastdesign). Ou nos mande um email no contato@anticast.com.br

Siga também o nosso irmão @filosofiadodesign.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Como um computador assiste a um filme

Interessado pela visão e pelo poder de “escolha” de uma máquina, o artista Ben Grosser colocou seu computador para assistir à grandes filmes – e com narrativas e visual bastante diferentes entre si – como Matrix, A Origem, 2001: Uma Odisséia no Espaço, Táxi Driver, Beleza Americana e Annie Hall.

Uma máquina sem nosso senso de narrativa, visão e padrões históricos assiste ao mesmo que nós?

Para isso, Grosser escreveu um software com algoritmos de visão computacional que ficassem de olho em áreas como padrões, cores, proeminência e outros aspectos relevantes de cada quadro em um filme, a fim de identificar e rastrear itens interessantes – como rostos, prédios, sinais e elementos de paisagens.

Porém, a diferença deste experimento para qualquer outro programa de reconhecimento de imagem é a seguinte: aqui, o próprio computador (no caso, a inteligência de algoritmos) que “escolhe” no que focar. E é justamente este ato de “procurar por algo” da máquina que representa o estado de “assistir”.

Todo esse sistema pode ser visualizado através de um sketch interativo que é realizado de forma temporal pelo software, e representa o processo pelo qual a máquina passa ao “assistir” a um filme.

A Origem

A Origem

Beleza Americana

Beleza Americana

Matrix

Matrix

Táxi Driver

Táxi Driver

Sem comando algum, o sistema desenha o que “escolhe” ver.

Nas obras resultantes, é possível ouvir o áudio original do filme sobreposto ao canvas branco, que vai sendo desenhado aos poucos até preencher a tela por completo.

Para Grosser, a intenção era analisar o que uma máquina “faria” se não houvesse uma necessidade tão importante e instrumental para o seu usual processo de intensificação e rastreamento, ou seja, sem comando algum do ser humano.

No clipe sobre o filme A Origem, é possível ver uma análise da diferença entre a visão humana e a do computador. Por exemplo, quando a máquina assiste às explosões, ela enxerga uma série de pequenas e rápidas mudanças no campo visual. Assim, sua representação ganha pequenos rabiscos voando pela tela e contemplando seus movimentos. Já nós, humanos, focamos nos atores e em suas reações perante às explosões.

Todas as análises e peças finais podem ser vistas aqui.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Letterboxd lança retrospectiva cinematográfica de 2013

Desde o fim de 2012, quando falei sobre o site aqui no B9, o Letterboxd tem sido a minha rede social favorita. É uma ferramenta prática e com design apurado que permite catalogar os filmes assistidos, com opções de reviews, notas, criação de listas e interação com outros usuários.

E assim como aconteceu no ano passado, o Letterboxd acaba de lançar uma retrospectiva cinematográfica de 2013, baseado nas quase 12 milhões de marcações de filmes assistidos e 2 milhões de entradas de diário – o triplo em comparação com 2012 – criadas pela comunidade do site.

O Year In Review traz listas com os filmes mais bem cotados do ano – “12 Years a Slave” lidera o ranking – assim como os piores também. Já o filme mais assistido pelos membros da rede social foi “Django Livre”. No blog, aliás, o fundador do Letterboxd explica a situação de “Django Livre”, que tecnicamente foi lançado no fim de 2012, mas gozou de grande popularidade nos primeiros meses de 2013.

Letterboxd Year in Review

Quentin Tarantino, Alfonso Cuarón, Shane Black e Guillermo Del Toro foram os diretores mais assistidos durante o ano passado

Tem também os rankings de documentário com melhores notas – o impressionante “Act of Killing” -, de ficção científica e horror. Na lista de filme estrangeiro, ganhou “Azul e? a Cor Mais Quente”, enquanto o brasileiro “O Som ao Redor” ficou em sétimo lugar.

Além de outros rankings com os filmes mais populares mês a mês, a retrospectiva do Letterboxd revela também os títulos de determinadas décadas que foram mais assistidos em 2013. Exemplos: “Um Corpo Que Cai” foi o filme os anos de 1950 mais visto no ano passado, já “O Iluminado” lidera entre os lançamentos da década de 1980.

Letterboxd Year in Review

Outras categorias do ranking mostram que o ator mais assistido pela comunidade em 2013 foi James Franco, a atriz foi Melissa Leo, e diretor foi Quentin Tarantino, seguido de Alfonso Cuarón, Shane Black e Guillermo Del Toro.

Na lista dos filmes mais esperados de 2014, “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” lidera, seguido no novo “Capita?o Ame?rica”, e do “The Grand Budapest Hotel”.

Vale conferir o Year in Review na íntegra – letterboxd.com/2013 – e, claro, participar da rede social para colaborar com os resultados da próxima retrospectiva.

Letterboxd Year in Review
Letterboxd Year in Review
Letterboxd Year in Review
Letterboxd Year in Review
Letterboxd Year in Review
Letterboxd

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Filmografia 2013

Em um mashup de sete minutos de duração, o youtuber Gen Ip, reuniu 300 filmes de 2013.

Você pode pensar: “Ah, um monte de clipes reunidos. OK. Legal.” Mas é mais do que isso. O vídeo foi dividido por temas, relacionando poeticamente filmes com 5 motes em comum: O sentido da vida; A natureza da maldade; O mistério da morte; O poder do amor; e a inevitabilidade do tempo.

Não ligue se você não assistiu um monte deles. Os principais só chegam aqui na selva no ano que vem. A lista completa de filmes você ver no tumblr: filmography2013.tumblr.com

Movies 2013

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

“Her”, novo filme de Spike Jonze, fala sobre relacionamentos na era digital

Depois de focar na direção de comerciais e curta-metragens, Spike Jonze está de volta com seu novo longa, que pinga novamente no território da ficção científica e dos relacionamentos no mundo moderno, como fez no “I’m Here”, em recente parceria com a Absolut.

O filme foca em como relacionamentos funcionam na era digital, mas sem acusar que a tecnologia nos priva de experiências mais reais.

Desta vez, Jonze nos faz viajar no tempo para um futuro próximo com “Her”, onde Joaquin Phoenix interpreta Theodore, um homem um tanto desaventurado, que falhou em seu último relacionamento e acaba por se apaixonar por uma inteligência artificial criada a partir de seus próprios gostos, preferências e testes de personalidade – a Samantha, na voz de Scarlet Johannson.

Soa familiar? Serviços que já fazem parte do nosso dia a dia estão cada vez mais perto de serem tão personalizados e sob medida que toda essa pessoalidade e compatibilidade podem naturalmente gerar dependência e proximidade.

her1

her3

her4

O conceito de amor entre um ser humano e uma inteligência artificial não é novo. Além dos grandes mestres da literatura de ficção científica já tanto traduzidos para o cinema, a mesma ideia pode ser encontrada em um conto escrito por E.T.A. Hoffman, The Sandman, publicada em 1816. Nela, um jovem se apaixona por uma mulher quase muda, que mais tarde ele descobre ser uma máquina.

“Her” explora um território muito rico, enquanto inteligências artificiais se tornam cada vez mais sofisticadas e suscetíveis à gerar afeto nos humanos – seja um carinho pelo celular, pelo laptop ou pelo videogame.

Em tempos atuais, temos a série inglesa “Black Mirror”, de Charlie Brooker, que recentemente abordou o mesmo tema no episódio “Be Right Back”, contando a história de uma mulher que começou a usar um serviço online que quase perfeitamente reproduz o discurso e a personalidade de seu falecido namorado ao se basear em dados e posts de suas redes sociais.

Curiosamente, a data de estreia do filme, 20 de novembro de, cai próxima do lançamento do Xbox One pela Microsoft, que já vem ganhando fama como a máquina “projetada para atender a todas as necessidades do usuário”, funcionando por interpretar quase que perfeitamente comandos verbais e linguagem corporal. O tipo de máquina que terá legiões de apaixonados.

O longa ainda tem trilha sonora do Arcade Fire e os nomes Amy Adams, Olivia Wilde e Rooney Mara também no elenco.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Destinos turísticos que só existem na ficção

Se você está pensando nas suas próximas férias e planejando para onde gostaria de viajar, talvez estes pôsteres possam servir de inspiração. Ilha da Caveira, Overlook Hotel, Pandora e Minas Tirith estão entre os destinos retratados na campanha impressa que o Studio Muti, da África do Sul, criou para a rede de cinemas Ster-Kinekor Theaters.

A série de cartazes com uma pegada vintage mostra lugares que só existem na ficção de grandes sucessos do cinema, como King Kong, O Iluminado, Avatar e O Senhor dos Anéis.

1234

Apesar de simpática e bem-executada, a ideia não é das mais novas. No ano passado, a gente mostrou por aqui uma coleção com a mesma proposta, criada pelos artistas Tom Whalen e Dave Perillo para a mostra Around The World in an 80s Daze. A diferença é que os “destinos” desta série foram inspirados em títulos da década de 1980.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Fórmulas de filmes são desconstruídas em Movie Meets Movie

Diz a lenda que o roteiro de Alien só foi comprado porque foi descrito como “Tubarão encontra Perdidos no Espaço”. Quem é fã de cinema, provavelmente já encontrou referências em alguns filmes que reproduzem bem essa equação X+Y=Z, que é a razão de ser do projeto Movie Meets Movie.

Criado por Chris Baker e Jeanelle Mak, o site defende que essa fórmula é uma maneira “sucinta e quase mais interessante de explicar rapidamente sobre o que é um filme, além de mostrar seu conhecimento cinematográfico”. A dupla, então, acredita que estas combinações deveriam ser divulgadas, assim como seus autores.

Selecionamos algumas delas aqui e, apesar de muitas serem óbvias, outras exigem um pouco mais de observação e repertório. De qualquer maneira, este é um site bacana tanto para explorar as combinações de outros usuários, quanto para criar suas próprias “equações”.

moviemeetsmovie2 moviemeetsmovie3 moviemeetsmovie4 moviemeetsmovie5 moviemeetsmovie6

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Orquestra Sinfônica Brasileira revela o que existe por trás de trilhas sonoras clássicas

Na tentativa de atrair um público mais jovem para os concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira, a ideia desta ação da Artplan era mostrar que todo mundo já gosta de música clássica, mesmo sem se dar conta disso.

A mensagem, porém, só poderia ser veiculada em uma plataforma que pudesse atingir em cheio o público jovem: o YouTube. Com banners em vídeos com cenas de diversos filmes clássicos, a campanha mostrava o que existia por trás de uma trilha sonora marcante – além da genialidade do John Willians, claro.

Segundo a agência, a ideia original era uma intervenção no próprio YouTube – à lá Tippex Experience – mas por se tratar de um trabalho pro bono, os links levaram para páginas externas: ET, Tubarão, Star Wars e Indiana Jones.

OSB

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie