Eleições já causam bate-boca nas redes sociais

Pode considerar aberta a temporada de discussões políticas com personalidades tuiteiras. Nesta segunda-feira, o Twitter foi palco de um bate-boca entre o perfil da Dilma Bolada, uma paródia da presidente do país, e um autoproclamado perfil oficial de Aécio Neves, candidato à presidência nas próximas eleições.

A discussão começou com uma interação proposta por uma seguidora da @dilmabr (a paródia), que provocava @aeciodigital e @eduardocampos40 sobre a quantidade de engajamento alcançado pelo perfil gerenciado por Jeferson Monteiro e as contas mais ‘automatizadas’ dos outros candidatos.

dilmabolada_aecio_briga_1
dilmabolada_aecio_briga_2

Entre um reply e outro, as contas trocaram farpas e provocações acerca da política de cada partido. Em análise no youPIX, Bia Granja destaca que essa discussão pode ser apenas a ponta do iceberg das eleições desse ano. “Estejam preparados para todo tipo de informação e desinformação nas redes sociais durante as eleições de 2014! Nada quer dizer nada, ninguém é de ninguém e perfis de campanha de candidatos à presidência não pensarão duas vezes antes de se meter em brigas com paródias de inimigos e seus fãs/seguidores nas redes sociais”, alertou.

Depois do embate, Aécio Neves declarou ao Diário do Poder que quer retirar o perfil @aeciodigital do ar, por ter postado um comentário agressivo contra a presidente da República. “Não é esse o debate que eu quero fazer”, teria dito o candidato.

É importante destacar que Jeferson Monteiro, responsável pelo perfil da Dilma Bolada, não está envolvido em nenhuma campanha política. “Chegaram a aparecer alguns convites, mas as conversas não prosseguiram”, explicou ele em entrevista ao Brainstorm#9.

Em outra ocasião, o Diário do Poder chegou a questionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a paródia da presidente. O órgão esclareceu que “mesmo enaltecendo ações da presidente Dilma Rousseff, a página não configura propaganda antecipada porque não reúne as pessoas que querem Dilma concorrendo a presidente do Brasil em 2014”.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Você acredita mesmo nessas coisas sobre beleza que a Dove diz?

O canal de comédia Above Average montou uma provocativa paródia do último comercial da campanha de real beleza da Dove. A brincadeira teve como base o recente comercial dos ‘adesivos de beleza’ da marca, que mostravam em um ‘experimento científico’ como um adesivo que faria com que as moças se sentissem mais belas. Após um determinado período, é revelado que o adesivo era apenas um placebo, e que não continua nenhuma substância que pudesse modificar a percepção da própria beleza, ‘provando’ a teoria de que se sentir bela tem muito a ver com autoconfiança.

No entanto, a equipe do Above Average acha tudo isso uma grande bobagem. A paródia criada para o canal mostra uma situação análoga ao experimento da Dove – algumas mulheres são convidadas a participar de um estudo, e enquanto aguardam maiores instruções, a cientista sugere que elas se olhem em um espelho, disponível no local. Acontece que o espelho real já não está mais ali, e uma figura nada agradável, que lembra um gorila, é mostrada na moldura.

dove-parodia-real-beleza

Obviamente que as moças se assustam, e na sequência aparecem indignadas com a brincadeira.

dove thing

Apesar dos vãos esforços da cientista em provar que aquela era uma reação que provava que as moças ‘não se percebem como belas quando olham seu reflexo’, as participantes do ~estudo~ se revoltam, bradando a verdade: aquele é apenas um homem vestido de gorila, e não tem nada a ver com a imagem delas.

Ou seja, será mesmo que as campanhas de real beleza estão te contando algo novo, ou apenas manipulando a sua percepção sobre si mesma?

Uma válida provocação, que provavelmente não vai agradar a equipe de marketing da Dove.

dove-real-beleza-cientista-parodia

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Bud Light cria sátira para o “trabalho mais difícil do mundo”

Esta semana, chamou a atenção de todo mundo o anúncio para o “trabalho mais difícil do mundo”, divulgado pela Cardstore.com, com a oferta para uma vaga de emprego em que é preciso trabalhar 365 dias por ano, 24 horas por dia, sem pausas, férias ou pagamento. É claro que, quando um filme viraliza instantaneamente, como já aconteceu com Retratos da Real Beleza, de Dove, ou ainda o Primeiro Beijo, da Wren, surgem diversas paródias e agora não foi diferente, com a Bud Light criando sua própria versão.

Dentro do discurso “Up to Whatever”, a marca de cerveja propôs ao candidatos que eles preenchessem a vaga para “diretor de qualquer coisa”, lembrando que nem sempre os pais ficam com as tarefas mais duras, já que muitas vezes eles esquecem o que foi dito a eles no minuto seguinte. Mas eles também são capazes de se vestirem de super-heróis quando necessário e são capazes de coisas incríveis que fazem com que você queira ir até a geladeira pegar uma cerveja para eles. Então tá….

budlight

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

‘Wolf of BuzzFeed’ faz piada do ‘império’ compartilhável criado por Jonah Peretti

O sucesso do BuzzFeed, site que surgiu em 2006 como uma grande fonte de listas e de gatinhos e que tem expandido como uma plataforma de conteúdo, foi o mote para a crítica do canal Half Day Today. Essa vídeo-paródia faz um paralelo entre o CEO do BuzzFeed, Jonah Peretti, e o personagem Jordan Belfort, de ‘O Lobo de WallStreet’.

Apesar do tom divertido ao imitar o trailer do longa de Martin Scorsese, as críticas são bastante ácidas. Logo no começo, o narrador avisa que o BuzzFeed trabalha com o segmento mais fácil de atingir no mundo inteiro – os usuários do Facebook – e que o principal cuidado dos redatores seria o de não fazer nenhuma lista com números pares.

Em meio às brincadeiras, saem mais farpas. “Apesar de tudo isso, será que algum desses conteúdos era mesmo interessante?”, se questiona o personagem que interpreta Peretti, respondendo logo em seguida: “claro que não!”.

buzzfeed first

As mensagens cortantes continuam ao longo dos quase 2 minutos de vídeo, como o trecho que destaca que o trailer foi feito ‘baseado na resposta de um quiz’ do BuzzFeed, e que o roteiro da história fora escrito por pessoas que poderiam ter sido ótimos jornalistas (!).

Divertido e altamente provocador.

buzzfeed 2

Paródias de “First Kiss” pipocam internet afora

O número de visualizações de um vídeo é apenas uma das maneiras de se medir o seu sucesso. Uma outra é a quantidade de memes e paródias que resultam dele. E se todo mundo suspirou sem parar com “First Kiss”, filme dirigido pela diretora e fotógrafa Tatia Pilieva para a marca Wren, então agora é a hora de rir com os vídeos inspirados por ele que estão pipocando pela internet.

A marca de frozen yogurt Snog, do Reino Unido, saiu na frente com a primeira paródia – que também abre este post. No lugar de roupas da Wren, os casais compartilham a saliva de uma maneira, digamos, um pouco diferente, dividindo um Snog, claro.

A agência Mother, de Londres, conseguiu fazer uma versão mais ou menos fofa com cães. “First Sniff” reúne a cachorrada se cheirando e trocando lambidas.

Enquanto isso, o grupo Pimms Girl Comedy, de Los Angeles, pulou o beijo e resolveu investir em uma pegada diferente, com “First Hanjob”.

É capaz que ainda apareçam muitos outras paródias de “First Kiss” mas, enquanto isso, o sucesso segue também nos números, com mais de 42 milhões de views desde segunda-feira.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Filmes vs. Vida Real – Parte 2

Lembra do Movies vs. Life? Agora o canal francês Golden Moustache lançou a sequência do sucesso original. Strikes back. The return of… Reloaded. Revenge. Apocalypse. Parte 2.

O vídeo faz piada com diversos clichês do cinema, mostrando a diferença das situações nos filmes e na vida real.

Não esqueça de acionar as legendas. Em inglês.

Movies vs. Real Life

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Goodby, Silverstein & Partners parodia Retratos da Real Beleza para recepcionar diretor de criação

Ninguém pode acusar a Goodby, Silverstein & Partners de não dispensar a devida atenção – e bom humor – às contratações de funcionários. No ano passado, a busca de Rich Silverstein por um novo assistente executivo contou até com o Work4Richum hotsite com atividades interativas que deveriam ser executadas pelos candidatos. Agora, a agência criou uma paródia de Retratos da Real Beleza para recepcionar seu novo diretor de criação, Eric Kallman.

Criada pela  Ogilvy & Mather para a Dove, a campanha Retratos da Real Beleza foi uma das mais premiadas do ano passado, e contava com um artista forense para criar o retrato falado de algumas mulheres, primeiro com a descrição feita por elas mesmas, depois com a descrição feita por outras pessoas.

Em Goodby Silverstein & Partners Welcomes Eric Kallman, são alguns dos criativos da agência que descrevem como seria o diretor de criação perfeito. E os retratos finais só poderiam revelar uma pessoa com todas as qualidades descritas… ou duas, no caso de Rich Silverstein. Uma bela recepção.

erik1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

O filme de terror em que os personagens usam a lógica e o pensamento crítico

Um grupo de amigos sai para passar o fim de semana em um chalé nas montanhas. Chegando lá, o lugar é horripilante, escuro, rodeado de maus elementos e o senso de VDM entra em alerta máximo. O que eles fazem? Se fosse em Hollywood, entrariam e teriam mortes horríveis. Já no trailer paródia “Hell No”, eles simplesmente vão embora.

Alguém chega dizendo que tem uma fita que se você assistir irá morrer em 7 dias. O que você faz? Destrói a fita; Um monstro lhe persegue pelas ruas da cidade. O que você faz? Sai correndo, em vez de ficar filmando tudo pra colocar no YouTube depois; Uma amiga – do tipo líder de torcida – lhe chama para jogar Ouija em um hospital mental abandonado no meio da noite. O que você faz? Diz não.

Essas e outras boas decisões, com personagens cheios de senso crítico, estão no divertido trailer falso acima, dirigido por Joe Nicolosi. O filme de terror mais realista já visto. Spoiler: Todos ficam vivos no final.

Hell No
Hell No
Hell No
Hell No

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A paródia do Facebook em “GTA V”

As paródias de corporações e cultura pop sempre estiveram presentes na série “Grand Theft Auto”. Quem jogou se lembra bem da eCola e do Burger Shot, por exemplo.

Em “GTA V” as piadas continuam, e uma delas é o universo de redes sociais, roubo de dados, lançamento de smartphones e falta de privacidade. A primeira missão do personagem Lester envolve a empresa chamada Lifeinvader, uma paródia do Facebook.

life6

Você pode visitar o escritório da companhia, e observar pelas paredes e diálogos todas as referências a rede social de Mark Zuckerberg, incluido comentários sobre o CEO da Lifeinvader ter roubado a ideia dos sócios.

GTA V

Na sede da Lifeinvader, tem inclusive um grafite muito parecido com o que está nas paredes do Facebook real. Além do comercial de um tablet (abaixo), Lester ainda pode assistir ao keynote da empresa, que está prestes a anunciar o lançamento de um novo celular que vai “mudar o mundo”.

GTA V
GTA V
GTA V
life7

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

“Dumb Ways To Die” versão Rio de Janeiro

A multi-premiada campanha da McCann Melbourne para a Metro Trains já contava com paródias horas depois de seu lançamento. A pegajosa música de “Dumb Ways To Die” foi aplicada em diversas situações, até em “The Walking Dead” , e agora ganhou uma versão bem brasileira.

A música continua em inglês, mas todas as maneiras estúpidas de morrer acontecem no Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro

/dica do leitor Mateus Granado

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Homens, vocês são menos bonitos do que pensam

Se a imitação está entre as melhores formas de homenagem, paródias poderiam estar um degrau acima nesse raciocínio. Pelo menos é o que podemos constatar com Dove Real Beauty Sketches – Men, paródia que o New Feelings Time Comedy fez da campanha Retratos da Real Beleza, criada pela Ogilvy & Mather Brasil para a Dove.

Enquanto a campanha da Dove mostra como as mulheres podem ser duras com elas mesmas – tese comprovada com a ajuda de um artista forense, que produz diferentes desenhos com as descrições das mesmas mulheres, sob dois pontos de vista diferentes -, a paródia mostra que os homens vão na exata direção oposta, revelando uma autocrítica nula.

É claro que, para piorar, as pessoas responsáveis por descrevê-los são mulheres, que acabam, claro, sendo muito mais críticas do que os participantes poderiam esperar. Em resumo, você pode até se ver no espelho como Brad Pitt e acreditar quando a sua mãe diz que você é o mais lindo de todos. Mas esteja preparado para uma realidade bem diferente sintetizada na mensagem final: “Homens, vocês são menos bonitos do que pensam”.

menmen1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Old Spice lança sabonete fazendo piada com os comerciais do segmento

Depois de patinar por um tempo, tentando repetir o sucesso alcançado em 2010, a Old Spice apresenta uma excelente nova campanha.

A marca promove dessa vez um sabonete, e adota um tom de paródia aos comerciais do segmento que muito já vimos por aí. O surrealismo lembra as boas campanhas argentinas dos últimos anos, mas com originalidade no texto e na apresentação.

No primeiro, acima, o sabonete sai de dentro de uma bola de basquete, que é na verdade uma melancia. A música pergunta se é pra tomar banho ou pra comer, um questionamento fundamental nesses tempos de sabonete sabor frutas, com aveia e outros alimentos.

O segundo filme, abaixo, leva ao extremo a proposta de um dia refrescante. Definitivamente, talvez você não queria conviver com essa sensação o tempo todo.

A criação é da Wieden + Kennedy.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

E se as provedoras de internet fizessem um comercial honesto?

O que aconteceria se as provedoras de internet/canais pagos/telefone resolvessem ser honestas com os consumidores e falar a verdade em um comercial? Provavelmente aconteceria algo como The First Honest Cable Company, paródia criada pelo Extremely Decent Films. Com uma semana no ar, o vídeo já ultrapassou 2,5 milhões de views no YouTube e serve para comprovar pelo menos duas coisas: não são só os brasileiros que sofrem com este tipo de serviço e que o humor continua sendo uma das melhores formas de crítica.

A paródia escrita por Nick Smith (também diretor) e Brendan Rice começa como qualquer outro anúncio, falando diretamente com a pessoa que busca uma conexão de internet que seja rápida e confiável, com uma grande seleção de canais HD, suporte 24 horas com os melhores técnicos e tudo isso a um preço justo? A resposta vem assim:

“Foda-se. Você vai aceitar o que damos para você”.

Depois de apresentar a realidade dos serviços oferecidos – a gente se identifica imediatamente com pelo menos um, senão todos eles -, vem a explicação: provedores fazem parte de um oligopólio, que é como se fosse um monopólio, mas legal. E não importa o quanto a gente reclame, estamos em um beco sem saída. Porque, como diz o “garoto-propaganda”, estas empresas não acreditam em satisfação do consumidor, mas em dinheiro.

Um comentário no YouTube resumiu muito bem o que é este vídeo: provavelmente uma das coisas mais engraçadas, frustrantes e enfurecedoras de todos os tempos. E se você vive brigando com seu provedor, vai entender o porquê.

cabo

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Marca de roupas faz graça com os clichês do universo fashion

Viva Vena! resolveu fazer graça com o mundo da moda em um comercial-sem-cara-de-comercial estrelado por Lizzy Caplan. O filme dirigido por Matthew Frost marca o lançamento da coleção Primavera/Verão 2013 com uma paródia dos clichês mais comuns do universo fashion, como aquela modelo que também é artista, que vai começar uma banda ou ainda que tem um círculo de amizades formado por pessoas inspiradoras que nunca competem entre si…

A atmosfera onírica, a trilha sonora agradável e uma narrativa que lá no fundo você sabe que é uma piada, apesar de tudo indicar o contrário, compõem uma história divertida, com um desfecho perfeito.

Detalhe, logo no começo, para as “premiações” como melhor filme de moda já feito e no festival de cinema experimental de moda. A produção é da Iconoclast.

1 2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Super Bowl 47: Pepsi faz piada com o comercial da Coca-Cola que será exibido hoje à noite

Super Bowl 47

A Coca-Cola criou uma ação em que os espectadores é que decidem o final de seu comercial no Super Bowl 2013. Cowboys, showgirls e badlanders disputam uma corrida para decidir quem vai alcançar o refrigerante primeiro.

A Pepsi aproveitou o teaser divulgado durante a semana, e realizou uma paródia da rival. Os personagens do comercial da Coca brigam com uma vending machine, tentando conseguir uma Pepsi Next.

Criado em parceria com o Funny or Die, a video é bem melhor do que a Pepsi vai de fato exibir no intervalo do Super Bowl essa noite. Ainda assim, a marca vai investir em veiculações pós-jogo e mídia online.

A paródia não economiza em citar diretamente a Coca-Cola, e a Pepsi publicou o vídeo em seu próprio canal do YouTube com um título sem rodeios: “Behind the Scenes at #CokeChase”.

A criação é da TBWA/Chiat/Day.

Pepsi

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

The Walking Dead + Dumb Ways to Die [Paródia]

A campanha “Dumb Ways To Die”, da companhia de trens australiana, se transformou rapidamente em um dos virais do ano. E como todo sucesso, ganhou diversas paródias nas últimas semanas.

A melhor delas saiu ontem, e une a ideia/música grudenta criada pela McCann com a série “The Walking Dead”. Com muito sangue e mutilação, zumbis dançam e são cobaias para mostrar dezenas de maneiras de morrer.

Intitulado “The Walking Dumb”, o vídeo foi produzido pela Teddie Films.

The Walking Dumb

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Paródia do comercial do Facebook compara rede social com privadas

O comercial do Facebook criado pela Wieden + Kennedy é representativo pelo marco alcançado pela rede social, e também por ser o primeiro trabalho da agência para a marca, mas definitivamente o conceito não pescou o público.

As metáforas, que comparam o Facebook a uma cadeira, por exemplo, rapidamente se transformaram em piada na internet. Sendo assim, é óbvio que não demoraria muito para o comercial ganhar paródias.

A piada abaixo, criada por andrewzennfilms, compara o Facebook a outro objeto inanimado que serve para sentar (e também outras coisas): o vaso sanitário

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


O clipe de “Gangnam Style” sem música

Outro dia eu estava em uma aula na academia (sim, eu já tentei frequentar esse universo paralelo), e na TV rolavam clipes de música pop e hip-hop. Sem som, só imagem. E, dessa forma, tudo parecia ainda mais bizarro e vergonhoso do que já eram com suas canções de gosto duvidoso.

Essa paródia de “Gangnam Style” não é totalmente silenciosa, mas sim um trabalho minucioso de adição de efeitos sonoros em uma versão a capella do hit do sul-coreano Psy. Mesmo assim, mostra como a maioria das coreografias sem música ficam extremamente (mais) ridículas.

O usuário do YouTube Moto2h, disse que levou 4 horas para realizar a edição, e com o sucesso instantâneo de sua versão promete outros clipes musicais sem música em breve. Eu, que não perco isso por nada, já assinei o canal.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


iPhone 5, especialmente criado para você tirar fotos de comida

Do que adianta ter um smartphone cheio de fanfanrã se utilizamos basicamente para publicar fotos de comida? Quando o Instagram está fora do ar, por exemplo, ninguém almoça.

Pensando nisso, a Apple decidiu mudar radicalmente o iPhone 5. Agora ele vem preparado especialmente para você evitar conversas com a pessoa da frente e divulgar seu almoço em todas as redes sociais possíveis.

Claro, esse iPhone 5 não existe, mas a piada continua valendo.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Super Bowl 46: Audi apresenta uma festa de vampiros

A Audi sempre tem bons filmes para o Super Bowl, e nesse ano a marca entra na onda atual dos vampiros. E é claro observar que as referências mais óbvias da paródia são da série “Crepúsculo” e “True Blood”.

O comercial, com um apelo global sem diálogos, promove a capacidade do Audi S7 em transformar o a noite em dia.

A criação é da Venables Bell + Partners.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement