Vídeo condensa 1001 filmes que você deve assistir antes de morrer

Em 2003, Steven Jay Schneider lançou o livro 1001 Filmes para ver Antes de Morrer, que reúne algumas das principais obras do cinema. Jonathan Keogh é um jovem diretor apaixonado pelo universo cinematográfico, que resolveu condensar em um vídeo todos os títulos citados no best-seller de Schneider, com um acréscimo de 215 filmes.

O vídeo, com pouco mais de 10 minutos, levou cerca de um ano para ser concluído e cobre mais de 100 anos de pura magia, suspense, comédia, drama e ação. É bacana puxar pela memória algumas cenas inesquecíveis, seja o professor fazendo a chamada em Curtindo a Vida Adoidado, John Travolta mexendo a cadeira em Os Embalos de Sábado à Noite, a sombra de Nosferatu… Tudo em uma edição de se tirar o chapéu.

Para quem curte cinema, vale dar uma olhada no canal Jonathan Keogh versus The Movies, no YouTube.

1001

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Como anúncios clássicos seriam na era das mídias sociais

Na época da publicidade de raiz, da propaganda moleque, os criativos tinham que se virar como pudessem. Não tinha essa de Photoshop, Facebook, Twitter, AdWords e afins. Ideias tinham que ser representadas com uma imagem e texto. Ponto final.

Veja pelo lado bom: também ninguém precisava se preocupar com métricas esquizofrênicas como CTR, interações, frequência, CPC, cliques, e mais uma sopa de letrinhas.

Eoin Conlon, um redator de Dublin, imaginou como seriam alguns anúncios clássicos da propaganda se fossem feitos nos dias de hoje. O famoso print do Fusca ganharia alguns logos a mais, o da Rolls-Royce viraria um amontoado de imagens no Facebook, a camisa Hathway se resumiria a um tweet, e o “1984″ da Apple viraria um pre-roll do YouTube.

Eu detesto discurso conservador e nostálgico que choraminga que “antes é que era bom, essas modernidades acabaram com o charme”, mas vamos combinar: As versões 2013 de todos esses anúncios são bem mais fáceis de serem ignoradas.

Por outro lado, se a ideia for realmente boa, ela viraliza sem nem precisar comprar mídia. O que me leva a conclusão de que hoje é que é mais complicado fazer publicidade. A ideia precisa ser ainda melhor e mais forte do que no passado para sobreviver ao devorador “skip ad”.

Comercial da Apple em 1984
Second Coming

Comercial da Apple em 2013
Second Coming

Anúncio da Rolls-Royce em 1958
Second Coming

Anúncio da Rolls-Royce em 2013
Second Coming
Second Coming

Anúncio da Volkswagen em 1959
Second Coming

Anúncio da Volkswagen em 2013
Second Coming

Anúncio da Clairol em 1955
Second Coming

Anúncio da Clairol em 2013
Second Coming

Anúncio da Hathway em 1951
Second Coming

Anúncio da Hathway em 2013
Second Coming

Anúncio da U.S. School of Music em 1925
Second Coming

Anúncio da U.S. School of Music em 2013
Second Coming

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Coleção de imagens revela bastidores de clássicos do cinema

Dia desses, vi no site ThePhotoMag uma coleção de imagens de bastidores de alguns de filmes clássicos de todos os tempos (e de outros longe disso). Vez ou outra, a gente acaba vendo espalhados pela internet estes registros históricos de como a criatividade foi usada para criar cenas inesquecíveis do cinema – ou aqueles momentos de descontração que a gente costuma imaginar como teria sido, então é bacana ver isso tudo junto.

A começar pela trilogia original de Star Wars – episódios IV, V e VI: o confronto entre Darth Vader e Luke Skywalker – quando foi dita uma das frases mais icônicas do cinema-, a criação do letreiro inicial que virou referência e os momentos de folga de Peter Mayhew e Kenny Baker – o Chewbacca e R2-D2. Aliás, para fãs de Star Wars, a Empire tem uma coleção de 65 imagens imperdíveis.

starwars2 starwars3 starwars4

Abaixo, bastidores de O Hobbit, Senhor dos Anéis, Django Livre, A Origem, Matrix, Os Muppets, O Iluminado, O Poderso Chefão, De Volta Para o Futuro, O Exterminador do Futuro, Super-Homem, ET, The Dark Knight, Tubarão, Planeta dos Macacos, Harry Potter, O Portal e Titanic.

hobbit senhor dos aneis1 senhor dos aneis2 senhor dos aneis3
Django2Django1origem1origemmatrixmatrix1 muppets1 muppets
iluminadopoderosochefaodevoltaparaofuturoextermnadorSupermanE.T.The Dark KnightJawsPlanet of the ApesHarry Potter2Harry PotterThe GateTitanicTitanic2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Agência transforma grandes autores em técnicos esportivos

Assim como o corpo humano, que precisa de exercícios para manter um bom condicionamento físico, o cérebro também precisa de atividades que o estimulem. A leitura é uma das principais. Seguindo este raciocínio, a agência russa Slava transformou grandes autores como Leon Tolstói, Anton Chekhov e Alexander Pushkin em técnicos esportivos. A campanha foi feita para a Agência Federal de Publicações e Comunicação em Massa e tem por objetivo estimular a leitura, especialmente dos clássicos russos.

Cada uma das peças ficou bem interessante, graças à combinação das ótimas ilustrações de Max Kostenko, a tipografia de Alex Matveev – que consegue chamar a atenção dos jovens, público-alvo da campanha-, e ainda os textos Victor Sokolov, que foi muito feliz na tarefa de traduzir em palavras o espírito da ideia. Na minha cabeça, já fiquei imaginando ramificações deste projeto, com games e filmes.

Aqui no Brasil, quem seriam nossos grandes autores e em quais os esportes eles se tornariam técnicos? Machado de Assis, no futebol? Guimarães Rosa no vôlei? Clarice Lispector na ginástica olímpica?


Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement