Monument Valley Game Trailer

Sortie le 3 Avril 2014 sur l’Apple Store, Monument Valley est un jeu de puzzle développé par Ustwo. Influencé par les dessins de M.C. Escher, ce jeu n’est pas un simple jeu d’architecture divertissant ; il est avant tout très graphique et esthétique dans sa direction artistique. A découvrir en vidéo dans la suite.

Behind The Scenes :

monumentvalley-6
monumentvalley-5
monumentvalley-4
monumentvalley-3
monumentvalley-2
monumentvalley-1

Apple lança CarPlay, o iOS para automóveis

A Apple lançou hoje, oficialmente, a integração do iOS com automóveis. Intitulado CarPlay, o software é descrito como “uma maneira mais inteligente, segura e divertida de utilizar o seu iPhone no carro”

O sistema oferece uma interface no painel do automóveis, mas pode ser controlado também por voz, através da Siri. O motorista pode acessar contatos, fazer chamadas, ouvir mensagens de voz, responder as notificações recebidas e também mensagens, já que pode ditar o texto para a inteligência artificial.

CarPlay

Apple Maps, iTunes Radio e Spotify são alguns dos aplicativos inclusos nesse primeiro momento. Vale lembrar que o CarPlay só será compatível com os iPhones 5, 5S e 5C.

O projeto começa com seis montadoras parceiras: Ferrari, Mercedes-Benz, Honda, Hyundai, Jaguar e Volvo. Outras tantas já confirmaram o uso da tecnologia, mas ainda sem previsão de lançamento de modelos, conforme a lista abaixo.

CarPlay

No vídeo abaixo, a Volvo demonstra o CarPlay em funcionamento. Mais detalhes em apple.com/ios/carplay

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Calendar iOS Posters 2014

Les russes de New Idols ont imaginé un calendrier en s’inspirant du flat design de l’iOS des produits Apple. Un rendu très fidèle et surprenant, jouant avec intelligence sur les codes. Le projet Calendar iOS Posters 2014 est à découvrir dans une série complète d’images dans la suite de l’article.

Calendar iOS Posters 2014-16
Calendar iOS Posters 2014-15
Calendar iOS Posters 2014-14
Calendar iOS Posters 2014-13
Calendar iOS Posters 2014-12
Calendar iOS Posters 2014-11
Calendar iOS Posters 2014-10
Calendar iOS Posters 2014-9
Calendar iOS Posters 2014-8
Calendar iOS Posters 2014-7
Calendar iOS Posters 2014-6
Calendar iOS Posters 2014-5
Calendar iOS Posters 2014-3
Calendar iOS Posters 2014-2
Calendar iOS Posters 2014-1
Calendar iOS Posters 2014-
Calendar iOS Posters 2014-17

Uma técnica infalível para zerar “Flappy Bird”

Pode confessar que você também se viciou no “Flappy Bird”, o jogo impossível que tomou os celulares de assalto na última semana. Foram horas de vida perdidas, e sua pontuação continua ínfima.

Pois bem, aqui está uma técnica infalível para zerar o game. Um pouco de pontaria e mão firme, é tudo o que você precisa.

Flappy Bird

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Chipotle retorna com nova campanha sobre a cruel industrialização da comida

A Chipotle fez de novo. Após um dos grandes comerciais do nosso tempo, “Back To The Start”, que rendeu inclusive GP de Film em Cannes Lions, a rede de restaurantes apresenta uma nova campanha.

A peça principal é um jogo para iOS chamado “The Scarecrow”download gratuito – que, repetindo o tema anterior, aborda a industrialização da comida, onde as pessoas financiam o abuso e crueldade de forma invisível. Você controla um espantalho em uma fábrica controlada por corvos, a Crow Foods.

Chipotle

Para acompanhar o aplicativo, uma incrível e tocante animação criada pela Moonbot – a mesma do Oscarizado “The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” – que começa em um cenário sombrio e sem esperanças para apresentar a solução sustentável e conceito trabalhado pela Chipotle.

Novamente, a trilha é destaque. Uma versão da música “Pure Imagination”, do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, feita pela Fiona Apple. Para quem não se lembra, em “Back To The Start” tivemos um cover “The Scientist” na voz de Willie Nelson, e repetindo a estratégia, a música estará a venda na iTunes Store, com parte da renda revertida para a Chipotle Cultivate Foundation.

Chipotle

Dá gosto de ver esse assunto ser finalmente abordado de forma ampla, ainda que cheio de eufemismo e sem a solução ideal. Mas já é um caminho para conscientizar as pessoas, estimulando que procurem marcas e produtos éticos.

Assista abaixo o trailer do jogo, e acima a animação. Criação da agência CAA Marketing.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Aplicativo da Adidas ajuda a melhorar a performance no futebol

Se você já se perguntou a qual velocidade você consegue chutar uma bola no futebol semanal com seus amigos, talvez agora você consiga uma boa resposta. A Adidas acabou de disponibilizar o aplicativo Snapshot, que promete ajudar a melhorar a performance dos usuários analisando a velocidade, ângulo e distância dos chutes.

O funcionamento é simples: basta pedir para alguém gravar o lance e pronto, o aplicativo faz todo o trabalho. Além de oferecer as informações técnicas, o aplicativo permite rever a jogada em câmera lenta, adicionar alguns efeitos visuais e compartilhar em redes sociais, como YouTube, Facebook e Twitter. Os usuários podem comparar suas performances com os amigos e também com grandes jogadores, como Gareth Bale, Riccardo Montolivo ou Martin Montoya, que conseguem fazer a bola atingir até 125 km por hora.

A boa notícia é que o aplicativo é gratuito e funciona em vários idiomas, inclusive o português. A má notícia é que, por enquanto, só está disponível para iOS e não há previsão do lançamento para Android.

adidas2
adidas1
adidas

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Aplicativo Ginger.io usa dados do seu celular para checar sua saúde

Anmol Madan, estudante do MIT Media Lab, coletou 320 mil horas de dados de celulares para sua tese e descobriu certos padrões que podem prever sentimentos como ansiedade e até mesmo se você irá ficar gripado. Se você está depressivo, diabético ou tem alguma doença crônica, os hábitos evidenciados no uso do seu celular podem ser muito úteis para dar sinais e ajudar a manter um controle.

Ginger.io é uma startup que recentemente recebeu $6,5 milhões em fundos pela Khosla Ventures. Seu foco é ajudar as pessoas através dos dados contidos nos celulares. O aplicativo coleta hábitos nas mensagens de texto, frequências telefônicas e localização – ou seja, comportamentos sociais combinados e transformados em informações sobre saúde e bem-estar. Tudo isso é analisado e enviado de volta ao paciente, via app, e ao médico, via plataforma online. Os alertas podem mostrar sinal de depressão, ou até comportamentos de quem começou a ter diabete, mas sempre abertos à interpretação de acordo com o histórico de cada paciente. Veja aqui mais exemplos da ciência por trás do serviço.

Celular e sensores estão revolucionando a forma como mantemos a saúde em dia e ajudando no tratamento de pacientes com doenças crônicas. – Michael Seid, no site do Ginger.io

Para o fundador do projeto, os alertas não são importantes apenas para o controle do médico, mas também para nos entendermos melhor e ficarmos de olho em hábitos que criamos mas nem prestamos atenção. E, se a preocupação com a privacidade for grande, Madan explica aqui que todos os dados são controlados pelo próprio usuário.

Pode parecer estranho de início, mas milhares de pacientes ao redor do mundo já compartilham seus dados sobre sintomas e tratamentos em sites como PatientsLikeMe e CureTogether. O número de aplicativos e serviços para auto-monitoramento da saúde é crescente e cada vez mais familiar em nosso dia-a-dia. Afinal, com o envelhecimento da população e alto custo para manter a saúde em dia, monitorar, prever e manter o bem-estar pela internet e celular parece ser uma boa alternativa.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Foldify facilita a criação de papertoys [iPad]

Existem milhares de papertoys para download na internet, mas criar o seu próprio exige um pouco mais de paciência. É pra isso que serve o Foldify, aplicativo para iPad que será lançado no dia 13 de dezembro.

Ele torna bem fácil a criação de modelos 3D, sem exigir grandes habilidades de desenho. Além de compartilhar online, o app gera o PDF para impressão.

Ainda não tem link para download, mas você pode pedir para ser avisado no site foldifyapp.com



Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Pampers lança aplicativo para bebês [iOS/Android]

A naturalidade das crianças com a tecnologia é tema de debate. Quem já nasceu num mundo dominado por computadores, internet, iPods, iPhones, iPads e TV’s em alta definição, sequer pode imaginar a vida diferente disso.

Essa mudança comportamental – em que crianças se relacionam com a tecnologia mais facilmente que seus pais – gerou um mercado criativo a parte. Além de antigas empresas de brinquedos que adicionaram interação aos seus produtos, surgiram dezenas de novas marcas focadas em criar entretenimento digital para os pequenos.

Eu sou fã da Toca Boca, por exemplo, uma startup sueca que já lançou vários aplicativos para iOS que são brinquedos virtuais em diferentes formas. Além do design singular, os apps da empresa ajudam a estimular a imaginação e a interação entre pais e filhos.

Existem diversos outros casos do tipo, que na minha opinião tem benefícios claros para o desenvolvimento infantil. Porém, não se pode exagerar. Não dá para transformar iPhones e iPads em babás digitais, substituindo assim os relacionamentos sociais e as atividades físicas.

Essas aplicativos devem ser ferramentas para auxiliar no aprendizado e a desenvolver a criatividade, mas sempre contando com a atenção e cuidado dos pais. Ando pensando muito nisso, de quando é a hora certa de entregar um gadget na mão de uma criança, mas conclui que o mais legal é poder usá-los como mais uma maneira de estar presente, e jamais deixar de lado as atividades de carne e osso.

Comecei falando tudo isso porque hoje vi o novo app lançado pela Pampers, muito bem feito por sinal, e que me lembrou as criações da Toca Boca. Segundo o release é “o primeiro lançado por uma marca no país que terá o bebê como principal usuário”.

Criado para divulgar a linha de fraldas Premium Care, o aplicativo traz 6 jogos que, além de entreter os bebês, são contextualizados através de características do produto.

Tem para iOS e Android, e o download é grátis. A criação é da F/Nazca, com produção da DoubleLeft.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


MyPrice ajuda freelancers a determinar preços de projetos

Quem trabalha ou planeja trabalhar como freelance na área de comunicação cedo ou tarde poderá enfrentar o dilema de “quanto devo cobrar por este job?”. Há alguns dias, quando mostramos quanto custaram a criação de logos/identidades visuais de algumas marcas, pudemos observar todo tipo de reação nos comentários, desde aqueles que achavam justo até aqueles que achavam um absurdo. E, realmente, não é uma tarefa fácil botar preço em seu trabalho. Às vezes a gente se esquece de todas as variáveis que envolvem a criação e desenvolvimento de um projeto. Dia desses baixei um aplicativo para iOS chamado MyPrice, que ajuda a calcular quanto cobrar por um projeto.

O aplicativo é gratuito e leva em conta nos cálculos desde a formação, experiência e natureza do projeto até a localização e o cliente, permitindo que você determine se vai cobrar por hora ou por projeto. O contra do aplicativo é que o real ainda não está incluído entre as moedas disponíveis.

Abaixo, o (tosco) vídeo de apresentação mostra um pouco do que é o MyPrice.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Uma experiência sonora em realidade aumentada de “The Dark Knight Rises” [iPhone]

Da mesma forma que fizeram com “Inception”, Christopher Nolan, Hans Zimmer e a produtora Reality Jockey criaram uma experiência sonora em realidade aumentada através de um app para iPhone.

Dessa vez o filme é “The Dark Knight Rises”, claro, e a trilha sonora do novo Batman interage e se modifica de acordo com as suas atitudes no mundo real.

Segundo o próprio Hans Zimmer, essa é uma maneira de fazer com que os fãs da trilogia possam ficar imersos com a atmosfera e ambiente sonoro do filme, levando a trilha para fora das telas.

Assim como no aplicativo de “Inception”, a melhor maneira de aproveitar a experiência é com um fone de ouvido.

O app traz ainda diversos clipes em áudio com o compositor e diretor contando o processo criativo da trilha sonora. Grátis na AppStore.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


“Tiny Wings” feito à mão promove a sequência de um dos jogos mais vendidos na AppStore

Quem jogou o “Tiny Wings”, um dos jogos mais vendidos na AppStore, sabe o quão viciante é esse maldito pássaro que não soube voar muito bem.

Para promover a sequência do game, esse teaser foi feito a mão, apresentando uma versão analógica da jogabilidade.

“Tiny Wings 2″ vai ser lançado no dia 12 de julho para iOS.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Cloth: Um app que ajuda a escolher o que vestir [iOS]


Mulheres que passam horas na frente do guarda-roupa para decidir o que vestir, poderão ter todos os seus problemas resolvidos com um simples app para iOS.

O Cloth serve basicamente para tirar fotos e catalogar suas peças de roupa, já com elas no corpo para escolher mais tarde qual fica melhor para o seu humor no momento.

Porém, em sua nova versão, o aplicativo sugere combinações baseadas no clima do dia, de acordo com a sua classificação dada em cada peça. O app é grátis, mas a função do tempo custa US$ 0.99

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Apple adiciona ícones homossexuais no teclado Emoji do iOS 6

A nova versão do iOS da Apple terá uma simples, mas significativa adição no teclado Emoji: São dois novos ícones, um representando um casal gay e outro lésbico.

Ambos estão juntos dos ícones sobre relacionamento, ao lado de um casal heterossexual segurando as mãos e outro casal com um filho. A diferença é que, pelo visto, os casais homossexuais não mereceram ao menos uma expressão facial.

Os pictogramas Emoji surgiram no Japão, e logo se tornaram um padrão visual tanto lá quanto no Ocidente. Atualmente é impossível navegar por qualquer lugar sem encontrar um dos simpáticos emoticons.

/via Gizmodo

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


CREEKS S01E08: os bastidores do app do Banco Imobiliário

Dois CREEKS: creative geeks em um dia? Entenda no episódio anterior.

Nada como ter no time do CREEKS os caras mais batutas da tecnologia criativa, hein? Nosso very own Daniel Bottas dirigiu o bem-sucedido app do Banco Imobiliário que você viu ontem aqui no B9. (se não viu disfarça e vai lá ver)

Bottas, Cris Dias, Dado Tronolone, Edson Pavoni, Fábio Palma e Rafão Fragoso falam sobre a ameaça chinesa, como ser amigo do dono do servidor faz toda a diferença, que não se pode confiar no Facebook e outros segredos do mercado.

O CREEKS: creative geeks é gravado ao vivo toda quinta, 22h, em creeks.tv e aqui no B9. Você pode assistir a gravação e mandar perguntas e palpites usando os comentários da transmissão ao vivo do YouTube.

Novidade! Agora você também pode ouvir o CREEKS em audio, se tiver coragem. Pegue o mp3 ou assine o feed no iTunes ou programa da sua preferência.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Estrela lança “Banco Imobiliário” integrado com Foursquare para iOS


Versões de “Monopoly” já existem faz tempo para plataformas mobile, e já tivemos inclusive o finado “Monopoly City Streets” integrado com Google Maps e que fez um baita sucesso em 2009.

Sendo assim, não bastaria que a Estrela lançasse seu próprio app de “Banco Imobiliário” – ainda que em português e com o carisma da edição nacional. É por isso que o jogo para iOS, disponível desde ontem, tem a geolocalizacão como grande diferencial.

O “Banco Imobiliário” para iPhone é integrado com o Foursquare, aproveitando todas as venues lá cadastradas. Os jogadores podem comprar qualquer lugar que seja localizado pelo GPS, disputando com os amigos assim como no jogo de tabuleiro. O app inclui também o tradicional “sorte ou revés”, que aparece toda vez que se compra uma propriedade ou se paga aluguel.

Para fazer o papel de banco, a Estrela fechou parceria com o Itaú, onde o jogador mantém uma conta corrente fictícia, e pode contratar produtos como crédito imobiliário e seguro residencial – fazendo as vezes da hipoteca existente no jogo de tabuleiro.

É uma versão bem diferente do que já temos de “Monopoly” em nossos celulares – certamente a mais social até agora – e apesar dos espíritos de porco que já estão roubando, com checkin sem presença física, bem divertida.

A criação é da DM9DDB e o download é grátis na App Store.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Paper: A nova onda hipster via iOS?

Um dos meus primeiros artigos no B9 falava sobre o Moleskine e toda a distorção da realidade desse produto, que não é original, como o tom da comunicação da empresa deixa no ar…

“The legendary notebook of Van Gogh, Matisse, Hemingway and Chatwin.“

O lance é que a Fifty Three lançou um app pra iPad chamado Paper: Um jeito bem hipster de criar caderninhos digitais (com o jeitão de Moleskine) para fazer desenhos, sketchs, pinturas, anotações (e o que mais você quiser) e compartilhar com seus amigos via Redes Sociais.

O app já está “tunado” para o novo display do iPad 3 e tem tudo para se tornar o novo hit do momento. Você encontra ele aqui. Ou mais infos aqui.

Muito bacana, bonitinho, mas continuo com o bom e velho papel de sempre: mais fácil de desenhar, não precisa de upgrades, etc. :)

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Startups, é assim que o design funciona

Ontem rolou a pseudo-polêmica Instagram no Android nas redes sociais, incluindo uma legião de donos de iPhone dizendo que agora o aplicativo de fotos com filtro vai “orkutizar” ou, na versão melhor correlata, “fotologar”.

Existe preconceito por trás dessas afirmações, obviamente. É a batalha do hipster sujo contra o coxinha mal-lavado, ou então na vertente financeira “Android é coisa de pobre” (Não vejo como um celular de R$ 800 a R$ 1700 pode ser considerado “de pobre”, mas enfim).

Eu também sempre tiro sarro do Android (foi mal Google, sou fã de todo o resto que você faz) e de seus donos (o Yassuda aguentou isso por anos, até tomar juízo), mas nunca se tratou de classe social, e sim de design. Tanto é verdade que até o Google está tentando ensinar os programadores como ser uma pessoa melhor com princípios de design.

Aliás, se qualquer outro hardware pudesse ter iOS ou Lion instalado, eu também nem falaria sobre iPhone’s e Mac’s com seus preços brasileiros astronômicos. Acontece que a Apple elevou o design e a usabilidade para galáxias jamais antes imaginadas por outras empresas de tecnologia (pode me chamar de mac-fag a vontade), trilhando um caminho que a indústria não pode mais ignorar.

Outras plataformas estão evoluindo, é claro, e espero que não demore para a concorrência encontrar o caminho da luz. Porém, nada ainda é ridiculamente simples e bonito como qualquer porcaria desenhada lá em Cupertino. Ninguém precisa sofrer por causa disso. O mundo é cruel mesmo para os amiguinhos brasileiros.

O guia para não-designersstartupsthisishowdesignworks.com – criado por Wells Riley pode parecer um pouco pretensioso, assim como todos os meus parágrafos desse post, mas nunca perde a razão ao concluir: Contrate um bom designer! Ou vários deles.

Nem todos podem ter um Sir Jonathan Ive, mas nada é desculpa para botar todas as forças em engenharia, negócios, marketing, etc, e largar o design em segundo plano. E o pior: muitas acham que seu investimento atual em design é o suficiente.

Riley reúne um monte de definições e referências em seu guia, e de forma rápida e 100% didática, só que lembrando que não se trata de um logo, um tema de WordPress uma UI inovadora, e sim de estado de espírito. Quando você pensa em planilhas e planos de negócios, muitas vezes deixa de pensar nas pessoas.

Quem sofre com o Android não é o Instagram – a fotos de comida, viagens e animais de estimação continuarão as mesmas – mas sim seus próprios usuários, que defendem com unhas e dentes o direito de ter o pior.

“Ah, lá vem o publicitário elitista do Itaim falando merda”

Uhn… meu primeiro iPhone foi o 4, meu primeiro Mac só veio em 2007, e por muitos anos fui usuário de Symbian! Acredite, como um mero usuário, eu sei do que estou falando. E só o que isso tudo significa é: contrate bons designers, seja seu produto / aplicativo / site destinado para ricos ou pobres, para gordos ou magros, para hipsters ou coxinhas.

Se nesse momento você tem uma boa ideia e não é designer, leia o guia: startupsthisishowdesignworks.com

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


E ele ainda vive: Google lança app do Orkut para iPhone

Quando eu achava que o Orkut já respirava por aparelhos, lá vem o Google é aplica mais uma dose de adrenalina. Não que isso sirva para acordar o moribundo, justamente na semana em que saiu a notícia de que a rede social líder no Brasi foi ultrapassada pelo Facebook.

Saiu hoje na AppStore o aplicativo do Orkut para iOS. Permite acesso ao seu perfil, amigos e até scraps, mas nada de comunidades. Ou seja, parece um app lançado pela metade, já que não inclui a funcionalidade mais popular da rede social.

A versão do app para Android, lançada no ano passado, é mais completa. Claro…

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement