‘All you can’t eat’, uma ação que doa parte da sua refeição exagerada para quem tem fome

Sabe quando você visita aquele restaurante incrível, mas que tem uma porção bem exagerada? Aconteceu muito comigo em viagens para os EUA, onde o meu problema nem era o preço do prato – que no geral era bem barato ou ao menos razoável – mas o tanto de comida que eu me via obrigada a jogar fora (isso depois de me esforçar bastante, diga-se de passagem).

A campanha ‘All you can’t eat’ trabalha exatamente com essa parte do seu prato que você provavelmente não vai aguentar, e que acabará no lixo.

Criada pela Ogilvy & Mather de Duesseldorf, a ação coordena com alguns restaurantes o oferecimento de porções um pouco menores para aqueles pratos que costumam ser mais fartos, mas cobrando o mesmo preço. O valor economizado pelo restaurante é então doado para o Banco Alimentar, instituição que se dispõe a oferecer alimentos para quem não tem o que comer.

A implementação do projeto é super simples – basta um adesivinho colado ao lado do prato que participa da campanha. Você come bem, não fica estufado e ainda ajuda a encher a barriga de quem tem fome de verdade.

O mais legal é que a agência está disposta a ajudar quaisquer restaurantes interessados em aderir à campanha, inclusive no Brasil. Em contato com o Brainstorm#9, os criativos esclareceram que precisariam apenas de uma entidade beneficente brasileira interessada em arrecadar esses valores para promover refeições gratuitas localmente.

adesivo-all-you-cant-eat

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Fotografar seu prato finalmente vai fazer algum sentido

Se depender das tecnologias de reconhecimento de imagem, aquele monte de fotografias de refeições que pipocam no Instagram poderão ter uma real utilidade em breve.

A SRI, empresa responsável pela tecnologia por trás da Siri da Apple, está desenvolvendo a Ceres, uma ferramenta capaz de reconhecer os ingredientes da sua refeição e estimar a quantidade de calorias contida neles. Ou seja, além de reconhecer o que tem no seu prato, a Ceres seria capaz também de medir a quantidade de cada item, e com isso calcular quantas calorias você está ingerindo.

ceres

Dror Oren, diretor executivo da SRI, também esclarece que informações de geolocalização poderão fazer com que esse reconhecimento seja ainda mais assertivo – se você estiver em um McDonald’s, a variedade de coisas que você pode comer ali é razoavelmente restrita, e as calorias já são estimadas pela própria rede de fast food. Restaria à Ceres diferenciar um Big Mac de um Cheddar McMelt.

A tecnologia ainda está em desenvolvimento, e a expectativa é que a Ceres possa chegar ao consumidor dentro de um ano.

Se associada à apps de rastreamento de dieta, como o Lifesum, a Ceres da SRI pode ser uma incrível ferramenta para quem quer fazer uma dieta específica, seja para perder peso ou aumentar a massa muscular.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Rede de restaurantes Ask Italian pede mais respeito à massa

O mundo dos “comedores de massa” é dividido em dois tipos: aqueles que usam ketchup  em tudo e aqueles que consideram isso um ultraje. Daí que a rede britânica Ask Italian, que obviamente se enquadra no segundo tipo, resolveu mirar nas pessoas que não respeitam ou valorizam uma boa massa com a campanha #RespectThePasta.

A ideia – que não chega a ser nova, mas ainda assim é válida – é que as pessoas estão mal acostumadas e acabam não valorizando a experiência de se comer uma boa massa. “A massa precisa de amor e atenção. Observe os ingredientes. Honre a garfada. Respeite a massa”, diz o descritivo no YouTube.

São sete vídeos curtíssimos, que até tentam ser engraçados, mas apenas um deles realmente faz sentido. Para conferir todos eles, basta clicar aqui.

massa

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Série reúne comidas e bebidas famosas da cultura pop

Federico Mauro é um designer italiano que teve uma ótima sacada quando iniciou um projeto pessoal reunindo itens icônicos relacionados com a cultura pop. Óculossapatos, guitarras, armas, lâminas…. teve até uma edição especial dedicada aos objetos famosos de Breaking Bad. Todas estas peças, reunidas aqui e ali, acabaram chamando atenção para o diretor de arte, que de uma forma muito simples conseguiu mexer com a memória afetiva de muita gente. E o projeto continua, desta vez com Famous Food & Drinks.

Desta vez, Federico Mauro nos conquista pelo estômago, reunindo algumas delícias (ou não) da ficção. A maçã de Branca de Neve, os donuts de Homer Simpson, os bombons de Forrest Gump, o creme brulée de Amélie Poulain, as lembas de O Senhor dos Anéis… Tem também as bebidas… O Cosmopolitan, de Sex and the City, o milk-shake de Pulp Fiction… mas tem também o cérebro de Hannibal e os ovos de Violência Gratuita.

A lista ficou bem bacana, mas não teve como não perceber a ausência do Dry Martini. Batido, não mexido.

federico23

federico05

hd_cccbda1402b2d71f4b46f7656b793885

federico19
federico14
hd_dc9657c736a748fec55e78c01deff4b0
hd_938085971cca70eb0b5378a7b74a7931
hd_db8a0b330d68937d6e467048fdf1d22a
federico02
federico20
federico25
hd_bbd858f4c2979db2beb9aee2ea3abcad
federico10
federico28
federico21
federico01
federico09

 

hd_a892974b49bfbdcda66ff8243a7e9683
federico11
federico13
hd_b89d41066fcf6aa811afe34c6abf9dbb
hd_b2d01e39286b96b9029f0b2f0577d22f
federico07
federico04
federico26
federico17
hd_ddf75ee334c64f93d344fc7a20e3df70
federico22
federico03
hd_e68b4009c9ddd3ff976f93b0654a7b05
federico06
hd_ec88d582489aaa9997ac77e784ffc0e7
federico18
federico08
federico12
hd_e0a16afbf4804940e6121211f080f58e
federico16
hd_bd317d3017d624ff92e51d97a88076b9

federico24

federico15
federico27
hd_c1bdf814d452ee3810fa08152d7eda69

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Chipotle retorna com nova campanha sobre a cruel industrialização da comida

A Chipotle fez de novo. Após um dos grandes comerciais do nosso tempo, “Back To The Start”, que rendeu inclusive GP de Film em Cannes Lions, a rede de restaurantes apresenta uma nova campanha.

A peça principal é um jogo para iOS chamado “The Scarecrow”download gratuito – que, repetindo o tema anterior, aborda a industrialização da comida, onde as pessoas financiam o abuso e crueldade de forma invisível. Você controla um espantalho em uma fábrica controlada por corvos, a Crow Foods.

Chipotle

Para acompanhar o aplicativo, uma incrível e tocante animação criada pela Moonbot – a mesma do Oscarizado “The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” – que começa em um cenário sombrio e sem esperanças para apresentar a solução sustentável e conceito trabalhado pela Chipotle.

Novamente, a trilha é destaque. Uma versão da música “Pure Imagination”, do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, feita pela Fiona Apple. Para quem não se lembra, em “Back To The Start” tivemos um cover “The Scientist” na voz de Willie Nelson, e repetindo a estratégia, a música estará a venda na iTunes Store, com parte da renda revertida para a Chipotle Cultivate Foundation.

Chipotle

Dá gosto de ver esse assunto ser finalmente abordado de forma ampla, ainda que cheio de eufemismo e sem a solução ideal. Mas já é um caminho para conscientizar as pessoas, estimulando que procurem marcas e produtos éticos.

Assista abaixo o trailer do jogo, e acima a animação. Criação da agência CAA Marketing.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Sexo nos filmes pornô x Sexo de verdade

Se você parar para pensar um pouco, a comparação entre sexo e comida é frequentemente usada por muitas pessoas. Então, é bastante natural que alguém tenha resolvido usar frutas, legumes e outros alimentos para explicar as diferenças entre o sexo nos filmes pornô e o sexo de verdade. A tarefa coube ao KB Creative Lab, que fez isso de uma maneira criativa e bem-humorada no vídeo acima.

Para os criadores de Porn Sex x Real Sex, qualquer pessoa que já tenha assistido a filmes pornô e feito sexo pode dizer algumas das diferenças entre a ficção e a realidade, mas eles queriam ir além, mostrando alguns dados mais específicos. O que vemos, então, é uma espécie de infográfico animado, com uma abordagem leve e interessante, que trabalha mais com a imaginação do espectador, em vez de ser explícito.

Vale o play, mas com uma advertência: você nunca mais vai olhar para a comida da mesma maneira. Especialmente aquele pote de Nutella.

sex

sex3
sex2
sex1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Imagens mostram publicidade x realidade de fast food

Escolher o que você vai comer em um restaurante ou lanchonete somente com base nas fotos do cardápio costuma ser garantia de decepção. Se você já esteve em uma sessão de fotos publicitárias, sabe o que é preciso para criar uma imagem apetitosa. Ou, então, você pode conferir o vídeo lançado pelo McDonald’s no ano passado, com apresentação de Hope Bagozzi, diretora de marketing da rede no Canadá. O artista multimídia Dario D. resolveu explorar um pouco mais o assunto com uma galeria no Imgur, onde mostra as fotos produzidas e a realidade de diferentes lanches.

De certa maneira, lembra um pouco aquelas fotos de celebridades, em capas de revista ou tapetes vermelho, colocadas lado a lado com as imagens delas sem maquiagem, Photoshop e afins. E olha que Dario D. ainda foi legal e tentou mostrar o  ”melhor” ângulo de seus lanchinhos.

1 3 4 5 6 7 8 9

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Lurpak mostra que comida boa é aquela que forra o estômago

Nos últimos anos, a Lurpak tem nos ensinado que é possível – e fica muito melhor – fazer comercial de manteira sem recorrer ao velho clichê da família feliz ao redor da mesa.

O “Kitchen Odissey” de 2011, e o “Be Wonderful and Wise” de 2012, são pornografias gastronômicas que mexem com sua fome, mesmo que ela esteja mansinha nesse momento pós-café da manhã.

Agora, em 2013, a marca repete a receita, mostrando que comida boa é aquela que forra o estômago, resumindo em imagens aquilo que chamamos de “comfort food”. É um comercial com um apelo ainda mais forte no Reino Unido, onde será veiculado, já que estão no inverno.

A criação é da Wieden + Kennedy de Londres.

Lurpak
Lurpak
Lurpak

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Comidinhas inspiradas na escala Pantone

Olha aí uma dica de cardápio para quando você for dar aquele jantar para designers, criação da fotógrafa Alison Anselot. Via @aldera30. Clique nas imagens para ver cada receita.


Tartar de manga e salmão

Pasta verde
Pasta verde

Cheesecake de framboesa e limão
Cheesecake de framboesa e limão

Sopa de repolho vermelho
Sopa de repolho vermelho

Risoto de açafrão e parmesão
Risoto de açafrão e parmesão

Carpaccio de vieira
Carpaccio de vieira


Tortinha de morango

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement