Newsweek lança sua última edição impressa

Em quase 80 anos de história, a revista semanal Newsweek já teve todo tipo de manchetes estampando sua capa. Em setembro, o BuzzFeed publicou uma seleção de 61 capas que explicaram o mundo nestas oito décadas, que ia desde a cobertura de guerras, os assassinatos do presidente John Kennedy, seu irmão Bob Kennedy, Martin Luther King e John Lennon, a beatlemania, drogas, Watergate, discoteca, os escândalos envolvendo Bill Clinton, o 11 de setembro, as guerras do Afeganistão e Iraque, a caçada a Osama bin Laden e a revolução tecnológica, com livros tornando-se digitais e o Google conquistando o mundo. Hoje, em sua última edição impressa, a manchete não poderia ser mais simples e complexa ao mesmo tempo: #LastPrintIssue.

A partir de 2013, a revista contará apenas com a versão digital, a Newsweek Global. A novidade já havia sido anunciada no final de setembro, e resultou da redução drástica de anunciantes na versão impressa. Agora, a revista digital mira no público já integrado com a realidade digital, que quer se informar sobre as notícias do mundo em um contexto mais sofisticado.

Para muitos, pode ser o final de uma era. Para outros, é apenas o começo. Newsweek-Final-Cover

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The Legend of Digital Zelda

Todo mundo que jogou “Legend Of Zelda: The Ocarina Of Time” um dia, se tornou uma pessoa melhor. Como fã da série, não poderia deixar de apreciar esse vídeo, mas mesmo pra quem não é, impossível não gostar do fantástico trabalho do Final Cut King.

Ele mostra uma aventura de Link pela era digital, através das telas de computadores, smartphones e tablets.

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Richard Swarbrick celebra o futebol arte na era digital

O artista inglês Richard Swarbrick desenvolveu um estilo bastante próprio de criar animações temáticas de futebol, tênis e basquete. Seus vídeos, entretanto, não são sobre qualquer personagens ou momentos do esporte, mas sim aqueles episódios inesquecíveis de pura magia. Em um de seus trabalhos mais recentes, Swarbrick usou colagens feitas a partir de revistas e jornais esportivos para mostrar o golaço feito por Maradona contra a seleção inglesa na Copa do México em 1986.

A paixão pelo futebol arte é tão grande que Swarbrick criou a exposição Fantasista – The Art of The Number 10, ao lado de Chris Platt. No blog, Platt explica que a mostra é a celebração do futebol contemporâneo inspirado pelo surgimento do “artista do futebol” na era digital.

De qualquer maneira, vale dar uma explorada no portfolio de Richard Swarbrick para conhecer mais de seu trabalho, como os vídeos que ele fez sobre o jogador Gareth Bale ou ainda do clássico Barcelona e Real Madrid.


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A touch of copycat? / Une petite touche de déjà-vu?

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THE ORIGINAL?
El Universal Newspaper Iphone version – 2008
“Check the news on your iphone”
Source : Cannes Lions Archive Online,
Agency : BBDO Mexico (Mexico)
LESS ORIGINAL
Sydsvenskan Newspaper Ipad – 2011
“Get closer to Sydsv. in your Ipad”
Source : EPICA Book 25
Agency : The Fan Club (Sweden)

Sia – She Wolf

Le réalisateur Hiro Murai nous présente un combat entre nature et univers digital dans ce clip « She Wolf » réalisé pour illustrer le morceau de David Guetta et Sia. Tournée en Islande, cette vidéo illustre l’évocation de la puissance des loups pour se venger de chasseurs impitoyables. A découvrir dans la suite.

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Infográfico: The Evolution of Digital Advertising

Em 1987, a Apple apresentou ao mundo o HyperCard, a primeira ferramenta multimídia universal de sucesso antes da World Wide Web. O lançamento do aplicativo criado por Bill Atkinson para o Macintosh é apontado no infográfico produzido pela Pointroll como o início a era da comunicação digital. The Evolution of Digital Advertising mostra como a propaganda teve de evoluir ao longo das últimas 3 décadas para criar formatos mais envolventes, em múltiplas plataformas, tornando a comunicação entre marcas e consumidores mais dinâmica.

Ao longo dos 25 anos aqui contados, podemos lembrar do lançamento do Photoshop 1.0, em 1990, a criação do QR Code no Japão, em 1994, a popularização dos blogs e redes sociais, o Google, Facebook, Twitter, YouTube, Google+ e Pinterest

Algumas datas aí me pareceram incorretas, mas de qualquer maneira, vale a pena dar uma olhada no processo evolutivo e, quem sabe, arriscar alguns palpites do que vem por aí. Alguém?

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BMB integra analógico e digital em campanha da cerveja Grolsch

Journt Von Deg… este policial legendário nunca disse uma palavra…” Assim começa o filme da recente campanha interativa da Grolsch, uma marca de cerveja holandesa. A ideia era mostrar que personalidade fala mais alto do que palavras – daí a razão de Journt não precisar nem ler os direitos dos criminosos, já que eles mesmos fazem isso. Para conhecer mais de perto este curioso personagem, o público era convidado a acessar o site da marca.

Feito isso, o usuário enviava uma mensagem de texto para o policial, dizendo seu nome. Journt recebia a mensagem ao vivo no vídeo e respondia em tempo real, oferecendo uma experiência única. Se ele reconhecesse o nome de quem enviou a mensagem, ele comprava 4 cervejas para esta pessoa, que ainda conseguia visualizar um mapa dos lugares mais próximos para pegar seu “brinde”.

Foram mais de 2 mil mensagens por dia – além de uma média de 4 minutos de spend time no site. E, mesmo com o fim da campanha, ela continua sendo compartilhada nas redes sociais.

A criação é da Beattie McGuinness Bungay, de Londres.

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Reflections Campaign

Retour sur cet excellent travail de Tom Hussey, un photographe de publicité qui a pensé cette campagne pour Novartis Exelon Patch, un médicament d’ordonnance pour le traitement de la maladie d’Alzheimer. D’excellentes photographies de personnes et de leur jeunesse dans le reflet d’une glace.

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Digital car crashes / Une ressemblance accidentelle?

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THE ORIGINAL?
Auto Plus Delima Marsh Car Insurance (Banner) – 2009
Source : Ojo de Iberoamérica BRONZE via Tytpol Zeitung
Agency : Ogilvy & Mather (Colombia)
LESS ORIGINAL
Bradesco Seguros Insurance Company (Mobile Ad) – 2012
Source : Cannes Mobile GOLD LION
Agency : Almap BBDO Sao Paulo (Brazil)

Evian | Smart Drop Project

Há algumas semanas, mostramos aqui uma ação da TBWA/RAAD Dubai – com direção de arte interativa do brasileiro Rafael Guida – para a Red Tomato Pizza. O dispositivo era um imã de geladeira que, quando pressionado, fazia o pedido do cliente na pizzaria. Agora, é a vez da Evian Water apostar em uma ação bem parecida, com o Smart Drop Project.

Mais uma vez, temos um imã de geladeira – aqui em formato de uma gota, com um design simples e elegante. O aparelho funciona conectado à rede wi-fi da casa, transmitindo seu pedido de entrega da água diretamente da porta da geladeira. Para isso, o imã conta com um controle, tela LED, chip wireless, bateria e um aplicativo HTML5, responsável por toda a ação. A criação é da BETC Digital e Josh Fire.

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Brasileiro conta como é o mercado publicitário em Dubai

Lembra do imã de geladeira com um sistema wireless que permitia que você pedisse sua pizza favorita com apenas um toque? O case é de Dubai, mas a criação sem sotaque brasileiro. Batemos um papo com Rafael Guida, diretor de arte interativa da TBWA\Dubai responsável pela ação para sabermos um pouco mais sobre sua carreira, seus projetos e como é trabalhar no mercado publicitário árabe.

Conte um pouco sobre sua trajetória profissional, como chegou à faculdade de Design Digital e o que aconteceu dali em diante.
Não me identificava com nenhum dos cursos tradicionais, foi quando descobri sobre o curso de Design Digital, um curso menos teórico e com mais prática, era o que eu queria e durante os quatro anos de faculdade fiz estágios para escolher qual área seguir, passando por uma gráfica, pelo depto. de marketing da Accor Hotéis e finalmente entrando para publicidade na OgilvyOne em São Paulo, e não mudei mais de carreira desde então.

Você passou pela OgilvyOne, no Brasil, e desde 2007 está em Dubai. A pergunta é: como você foi parar em Dubai?
Após 3 anos na OgilvyOne, recebi um email, daqueles “de um amigo, de um amigo…”, sobre a vaga em Dubai. Após uma rápida pesquisa no google: “onde fica Dubai?”, resolvi me candidatar. Chegando aqui, a agência era menor do que eu imaginava (4 pessoas pra ser mais exato), mas não fiquei por muito tempo, com a ajuda de um amigo da Ogilvy Brasil, mudei para TBWA\ Dubai, em seguida para OgilvyOne Dubai e depois de volta para TBWA\, onde estou atualmente.

Apesar de ser um país árabe, as limitações culturais são menores do que se imagina

Quais as principais diferenças que você percebe no mercado da comunicação árabe em relação ao brasileiro? Quais são as vantagens e quais são as limitações?
Apesar de ser um país árabe, as limitações culturais são menores do que se imagina. Obviamente muitas campanhas brasileiras com mulheres de biquíni não poderiam ser veiculadas, mas como não temos campanhas para bebidas alcoólicas, esse não é um problema tão grande. Em campanhas regionais, que serão veiculadas em países como Arábia Saudita, por exemplo, temos que “retocar” as imagens, como fizeram no álbum da Mariah Carey (que abre este post). Mas a principal limitação são os budgets, apesar da percepção de que Dubai é um país rico, quando se trata de publicidade, pelo fato de a população ser pequena, as marcas não investem tanto. A principal vantagem é o salário livre de impostos (aliás tudo é livre de impostos), e aqui é possível ir pra casa as 18h30 (quase todo dia). Quem trabalha em agência no Brasil sabe do que estou falando.

Vimos um de seus trabalhos, o imã de geladeira que encomenda a pizza com apenas um toque. Este projeto está rolando ainda? Quais foram os resultados?
O projeto ainda esta rolando, os imãs estão esgotados e uma nova remessa da versão 2.0 (com várias melhorias) está chegando em 2 semanas. Como disse antes, nosso maior problema é o budget, e esse caso não foi diferente. Com apenas USD9 mil, o cliente queria alguma coisa “viral” e acabou sendo o primeiro (e único, por enquanto) a ter um sistema de pedidos wireless em apenas um toque, que ficou viral e elevou não apenas as vendas, mas também a marca, gerando inúmeras ofertas de franquias pelo mundo todo (inclusive no Brasil). Aqui o video case com todos os resultados:

Você sente que há espaço para a criação de mais ações que envolvam tecnologia?
Acredito que cada vez mais a publicidade digital se mescla com novas tecnologias, o bom e velho banner ainda gera resultado, mas com novas possibilidades, como o Kinetic, tablets e smartphones, a integração com essas tecnologias se torna obrigatória para marcas que querem estar presentes no dia a dia dos consumidores. Abaixom dois cases para Nissan. No primeiro, utilizamos a webcam para identificar o traçado criado pelo usuário e converte-lo em um terreno 3D. No segundo, um banner que permitia “rastrear” em tempo real via GPS os carros de test drive mais próximos (através do IP do usuário) e “chamá-los” para um test drive através do próprio banner.


Quais foram os projetos mais marcantes em sua trajetória profissional? O que falta fazer, ainda? 
O projetos mais marcantes foram os que geraram meus primeiros resultados em Cannes, Panadol em 2009 (shortlist) e IKEA em 2010 (bronze) e me deram a perspectiva de que mesmo com budgets pequenos, com dedicação era possível chegar lá. Esse ano, o imã para Red Tomato Pizza foi outro projeto marcante, após ter a “idéia” que ninguem sabia se era possível executar, entrei pessoalmente em contato com mais de 100 fornecedores, e após alguns meses de erros e acertos chegamos a solução. Ano passado, ficamos apenas no shortlist em Cannes com o banner para Patrol (acima), o que ainda falta é trazer o primeiro Cyber Gold em Cannes para o Oriente Médio, um pouco ambicioso, mas a cada ano as agências da região estão se mostrando mais criativas e acredito que ainda chegaremos lá.


Você pode nos contar sobre seus projetos atuais, e as novidades que vêm por aí? 
Os projetos atuais que já estão no ar, são uma campanha para Scrabble, com um novo uso para os “captchas” – aqueles textos chatos que você precisa digitar para provar que não é um robô, e o banner que se integra com o sistema de busca de um grande site de casas para compra ou locação e indica o Nissan ideal para você, além de permitir um test drive enquanto vai visitar a casa de seu interesse, ambos cases abaixo:


Ficando no Brasil ou se mudando para o exterior, são esses primeiros anos que farão toda diferença

Qual o seu conselho para os jovens criativos brasileiros? 
O Brasil é referência em publicidade mundialmente, campanhas criativas e grandes nomes como Washington OlivettoNizan GuanaesMarcello Serpa entre muitos outros, geraram uma imagem de que os profissionais brasileiros vem de um mercado experiente e ter trabalhado nesse mercado facilita a contratação de brasileiros no exterior, a oportunidade de iniciar a carreira no Brasil é única e nesse tempo, garanto, será a época em que vai trabalhar com as pessoas mais talentosas da sua carreira, aproveite para aprender tudo que puder, sim vai ficar até tarde e dificilmente vai aproveitar o final de semana, mas ficando no Brasil ou se mudando para o exterior, são esses primeiros anos que farão toda diferença, e quem sair, assim como eu, mais cedo ou mais tarde acaba voltando.

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Nissan e o House Hunter Test-Drive em Dubai

Como aumentar o número de test-drives em Dubai através de uma campanha que tem o seu budget aplicado em BANNER? Logo pensamos:

“Boring, impossível, job chato.”

A TBWA/RAAD deparou-se com esse desafio com o seu cliente Nissan e chegou  numa solução criativa e inteligente unindo três pontos essenciais: o comportamento dos moradores da cidade, um parceiro “matador” e um formato de mídia inovador. Explico. Dubai é uma cidade que recebe novos moradores com muita frequência. Logo que se mudam, esses imigrantes têm duas metas: encontrar uma nova casa e comprar um carro. Esse foi o ponto de partida para a Nissan, que não se contentou em apenas oferecer o carro.

Através de uma parceria com o site de imóveis mais popular da região, o Dubizzle, a marca de carros deu um upgrade na área de buscas com o House Hunter Test-Drive.

Como ele funciona?

Você procura uma casa de acordo com a sua necessidade. O site dá a solução para o seu perfil de moradia e logo em seguida te leva para o banner da Nissan, que oferecerá a solução perfeita de carro para você. Mas a ideia vai muito além disso: ao agendar uma visita ao imóvel, a pessoa poderá escolher por fazer uma visita normal ou por ir dirigindo um Nissan até ele (selecionado de acordo com o perfil, no site).

Após três semanas de ação, rolaram 1.200 test-drives.

Uma ação oportunista, que oferece uma experiência perfeita para aqueles que são novos na cidade.

Tem gente que subestima o formato banner. Mas basta ter uma mente criativa, entender da tecnologia e associar tudo isso a uma experiência com a marca, que o formato se transforma em uma ação conquistadora . :)

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CREEKS S01E06: O que as agências tem a aprender com as empresas de software?

Gestores da comunicação mundial, seus problemas acabaram! Saibam aqui no sexto CREEKS: creative geeks o que as agências tem a aprender com as empresas de software. Quais as diferenças no processo de trabalho? É possível misturar os prazos da publicidade com as incertezas do software? Dá para fazer um site, hospedar num plano de derreal e anunciar no Luciano Huck?

Nossos especialistas Cris Dias, Daniel Bottas, Daniel Sollero, Dado Tronolone, Mariana Malanconi e Vinicius Melo debatem o assunto e chegam a conclusões incríveis e indispensáveis para este mercado sempre em transição.

O CREEKS: creative geeks é gravado ao vivo toda quinta, 22h, em creeks.tv. Você pode assistir a gravação e mandar perguntas e palpites usando os comentários da transmissão ao vivo do YouTube.

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Wall Digital LED Clock

Coup de coeur pour cette horloge “White & White” designé par Vadim Kibardin : une interprétation moderne en trois dimensions sur l’horloge digitale classique. Avec un design simple mais très efficace, ce projet est à découvrir dans la suite de l’article.



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Brain Farm Digital 2012

Voici l’impressionnant et superbe showreel “Digital Cinema” du studio de production Brain Farm pour l’année 2012. Un montage efficace aux images très inspirantes dirigé par le réalisateur Curt Morgan déja auteur du célèbre The Art of Flight. A découvrir en HD dans la suite.



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Not a creative revolution / Pas très révolutionnaire comme idée!

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THE ORIGINAL?
Sony Walkman – 2005
Headline : “The new revolution is digital”
Agency : Dentsu Latin America Sao Paulo (Brazil)
LESS ORIGINAL
DNA Digital Nation – 2012
Headline : “Each revolution is looking for a guide”
Agency : SecondFloor (Belgium)

Fazendo compras como em Minority Report

Não é de hoje que muitas pessoas têm optado por fazer suas compras online. Muito mais do que livros ou aparelhos eletrônicos, mas também roupas, sapatos e tudo mais que estiver disponível. Basicamente, abrimos mão de experimentar uma roupa em troca das comodidades que um site oferece. Mas é mais do que isso. Online, a gente encontra com maior facilidade produtos pesquisados anteriormente, além de termos sugestões de produtos que combinam com nosso perfil.

Já tem um tempo que a gente tem pesquisado aqui na Royalpixel maneiras de integrar as facilidades da loja online com o PDV físico. Afinal, com tanto avanço tecnológico, fica difícil entender porque o mundo físico ainda não está ligado ao conteúdo digital. Recentemente, entretanto, a Razorfish anunciou um novo projeto, que propõe uma forma de reinventar a tradicional ida às compras.

Denominada 5D, a plataforma já disponível em versão beta propõe integrar diferentes dispositivos digitais em ambientes de varejo. Isso significa que a 5D é capaz de conectar quiosques, telas, tablets e smartphones para criar maior envolvimento do público – e até mesmo dos funcionários das lojas – com os produtos.

Para que essa integração seja completa, são necessários 5 elementos-chave: os dispositivos, conteúdo, experiências, analytics e o gerenciamento do relacionamento com o consumidor. E, é claro, uma boa dose de encantamento, algo que não pode faltar a nenhum bom projeto digital.

Para que o conteúdo funcione, assim como online, ele deve ser relevante e acompanhar o consumidor, criando uma experiência personalizada para lembrá-lo dos produtos que ele viu. Assim, mesmo que o consumidor não compre aquele produto na loja, as informações sobre ele ficam salvas no seu celular e disponíveis para compra em apenas um clique.

De verdade, esse é o tipo de projeto que empolga a gente. E a Razorfish, com o 5D, nos deu ainda mais inspiração para isso.

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Everyone Needs a Mentor

MentoringMaybe it’s the transitory nature of business these days or the the strict focus on business/clients and profitability, but finding and being a mentor is still invaluable to our industry and an enriching part of our humanity.

Early on, there were no formal mentoring programs where I began, but there were a lot of smart, fascinating people who were willing to talk about their work, their thought processes, and their clients. I’d watch how they presented, how they worked with clients, and how they handled themselves and their craft. There was much to study and absorb.

Slowly, I struck up conversations with them and developed relationships with my secret mentors, and it wasn’t just people from the creative side. I got to know senior account directors and media planners. Even the crusty, old guy in the studio was a source of wisdom and experience.

That’s one of the great things about our business: There’s always something new to learn if you’re open to it. I’d encourage people who are breaking into the business to poke your nose into a veteran’s office or cube and get to know them. Show some enthusiasm. That’s how you start a relationship. Later you might ask his or her opinion about your work or for career advice.

You don’t have to act on all you learn and hear, but you might walk away with a piece of knowledge you didn’t show up to work with. You can use what you learn from others to help chart your own course.

If you’re a veteran, show some patience and interest with the newbies. Don’t forget we were all newbies once upon a time. Spend more time chatting with your next generation, and get to know their work, life, and expectations. Your thinking and work will benefit from their freshness. Think of it as a reverse form of mentoring.

Give it a try. Ignore your e-mails and silence your Blackberries for a few minutes and reach out. It’s well worth the effort for everyone.

John Kistner is a freelance Creative Director/Writer/Closet Cartoonist. You can check out his handiwork here.

Goodby’s Poem House or What Happened to Sign Painters

image1fullHis name is synonymous with advertising genius. Got Milk? That’s his. There Can Only Be One. That’s also him. Now, Jeff Goodby backs Pepsi. He’s also launching an online “Twitter-centered” campaign. To all the advertising geeks reading this, if there was any doubt in your mind about going digital, then let this be your reassurance. If this man is doing it, you damn well better.

In times like these, we need a quote from the man himself. “I like big fonts,” Goodby said.

He’s obviously referring to his 117 year-old Victorian house. That’s really the topic here. Goodby has inspirational and evocative words painted on the outside and inside of his house, words that evoke what takes place inside.

It’s this house that seems to have played a part in Goodby’s digital switch. See, he needed someone to paint the words on the house, and it was done digitally. Upon completion, Goodby created a Web site: www.poemhouse.org and promoted it on Facebook. The rest, needless to say, was history. Once captured by the blogging fanatics, publicity instantly ensued: Tweets, re-tweets, traffic, publications, you name it.

If this is not a prime example of digital prosperity, then I don’t know what is. This small event exemplifies the marketing shift occurring today. The shift that more agencies, like Goodby, Silverstein & Partners, have adapted should be adapted elsewhere. The key here is versatility. The new wave of advertising professionals are versatile (like me!! ):  They take classic technique and weave in a digital mind-set. They are more marketable and more valuable. Now, if more could firms could see that value, maybe we could even afford to live off of it.

Rena Prizant is a Copywriter, Ad Creative, SEO Gal, and mammal in the Chicago area. Visit www.RenaPrizant.com or @WriteLeft.



Digital Wallpaper

Un travail du studio Strukt et plus précisément du chef de projet Gregor Hofbauer dans les bureaux administratifs de Büro Hirsberger à Vienne. Un mur et une visualisation mêlant la lumière et les projecteurs, le tout généré en processing. Vidéo de démonstration dans la suite.



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