Honda lança campanha de conscientização sobre o uso de celulares ao volante

A Honda decidiu entrar na campanha de conscientização sobre o uso de celulares ao volante – mais especificamente entre aquelas pessoas que têm o hábito de dirigir e enviar mensagens ao mesmo tempo -, participando do National Distracted Driving Awareness Month com um filme criado pela RPA.

Diferentemente do comercial da National Highway Traffic Safety Administration, que mostra todos os detalhes de um acidente, em câmera lenta, #ThumbsUp Dn’t Txt & Drv usa uma abordagem um pouco diferente, mas com a mesma finalidade.

Aqui, acompanhamos o diálogo de um casal, como visualizado por eles na tela do celular. Até que o motorista distraído encontra seu destino – com uma representação gráfica à altura. Vale o play.

honda

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Celular e direção, uma combinação que pode acabar mal

A combinação de álcool e direção sempre foi uma grande problema, mas já tem algum tempo que as bebidas deixaram de ser a principal preocupação das autoridades. O uso de celulares enquanto se dirige, especialmente para o envio de mensagens, se tornou tão comum quanto o resultado desta prática, alguns deles narrados em campanhas como “It Can Wait” – que inclui um documentário dirigido por Werner Herzog.

Agora, o Tombras Group for the National Highway Traffic Safety Administration, dos Estados Unidos, engrossa o coro contra a combinação de celular e direção com o pungente filme “Manifesto”, que mostra como essa história pode acabar mal.

A história é aquela que todo mundo conhece: um grupo de jovens no carro, todo mundo feliz, até que a motorista resolve responder a uma mensagem de texto. Com a atenção voltada pelo celular, ela não percebe a placa de pare e o veículo é acertado em cheio por um caminhão.

Além do filme, a campanha conta com um site, o distraction.gov. dirigir

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

App do Cinemark dá brindes para quem desliga o celular durante o filme

Tem gente que vai ao cinema para simplesmente assistir a um filme, mas também tem quem vá para realmente apreciar a obra cinematográfica. Essa diferença de objetivos acaba causando problemas quando alguém decide atender uma ligação (e fazer barulho) ou ficar mandando mensagens de texto (e fazer do celular praticamente uma lanterna), atividades que incomodam os cinéfilos mais exigentes, interessados na experiência imersiva do longa.

Para incentivar que haja respeito dentro da sala de cinema, o Cinemark norte-americano criou o Cinemode, uma ferramenta dentro do aplicativo da marca que permite monitorar se você deixou mesmo o seu celular desligado durante a sessão. Quem conseguir se controlar leva um refrigerante, pipoca ou ingressos com desconto como agrado.

No entanto, o app tem uma falha básica – ele não checa a sua geolocalização na hora de creditar o tempo de ‘celular desligado’. Espertinhos dos EUA descobriram que se deixarem o app ligado durante a noite, enquanto dormem, o Cinemode oferece as recompensas do mesmo jeito.

E você achando que só os brasileiros eram malandrinhos, né?

O app está disponível gratuitamente para iOS e Android, mas infelizmente só funciona nos EUA.

cinemode

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

M&M’s mostram como um celular tocando pode estragar um filme

A se julgar pelos segundos iniciais do video aí em cima, poderia ser mais um trailer de um filme de ação prestes a estrear nos cinemas. Logo, entretanto, o equívoco é desfeito com o aparecimento de duas figuras conhecidas, os M&M’s vermelho e amarelo, que contam com uma importante missão: mostrar ao público como o toque de um celular pode estragar um filme.

Criado pela BBDO de Nova York, com produção do estúdio Traktor, Trailer apela para o humor, suspense e aventura para lembrar os espectadores de desligarem seus celulares antes do início do filme. É possível reconhecer algumas referências a clássicos dos filmes de ação, como por exemplo Velocidade Máxima, entre outros. É diversão pura.

m1 m2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Primeiro comercial do Nexus 5 promove a camera do smartphone

No primeiro comercial para o Nexus 5, o Google foca nas possibilidades da camera do smartphone. Com o conceito “Feito para capturar os momentos que importal”, o filme mostra pessoas capturando fotos em diversos casamentos.

Cada situação procura demonstrar uma característica específica da camera do gadget, como imagens em sequência, controle de tremida, etc.

O Nexus 5 foi lançado ontem pelo Google, custando US$ 349 na versão 16GB, e US$ 399 na 32GB.

Google Nexus

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Seu celular pode ser o próximo console de ponta

Os títulos mais vendidos para tablets e celulares flutuam constantemente perto das variantes de Angry Birds ou versões diminutas de jogos lançados para consoles de mesa. O cenário, porém, terá uma mudança brusca nos próximos dois anos, na opinião de Shawn Foust, designer da Quark Games.

Em entrevista ao site Polygon, Foust fez uma previsão sobre o futuro dos jogos desenvolvidos para mobile: em cerca de dois anos, a cena será invertida e os títulos casuais e de fácil acesso darão espaço a obras “hardcore“. O termo empregado por Foust remete, é claro, aos incessantes Call of Duties e FIFAs do mercado. O público que compra uma nova versão do mesmo jogo todo ano é rentável e ainda investe uma quantia extra com os pacotes de expansão lançados para empresa, seja com armas adicionais ou novos jogadores para seu time virtual.

Os desenvolvedores estão tentando investir em uma base de consumidores mais confiáveis, que tende a gastar mais tempo e dinheiro nos produtos do que apenas consumir o produto durante alguns minutos na fila do banco. É mais rentável. A progressão foi apelidada de “midcore” pelos estúdios, representando a mudança progressiva que está rolando nas plataformas – os já citados “XCOM” e “Minecraft” são dois exemplos, além de “Hearthstone”, card game da Blizzard em fase beta, ainda sem data de lançamento.

As plataformas móveis já possuem popularidade o bastante, além de oferecerem uma flexibilidade muito maior para os que buscam desenvolver sem a necessidade de contratos complexos ou um kits de criação específicos para um único tipo de plataforma.

Heartstone, da Blizzard

Hearthstone, da Blizzard

Além dos passarinhos nervosos

Títulos casuais, como o que a Rovio entrega em sua prolifera série Angry Birds, povoam a App Store e o Marketplace lado a lado de títulos como“Infinity Blade”, da Epic Games, ou até “Chaos Ring”, da Square Enix. Existe espaço para todo tipo de produto dentro das lojas virtuais para plataformas móveis. Mesmo com o uso dos botões virtuais, há quem prefira optar pela praticidade de poder jogar “Chrono Trigger” em um tablet do que ligar o já empoeirado Super Nintendo para ter a mesma experiência.

O que falta são mais e mais jogos nos moldes do que a Square Enix e a Epic Games andam lançado – ambas se adaptaram as limitações das plataformas, pensando em comandos e linhas narrativas específicas para uma experiência mobile.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Um copo que só fica em pé se estiver apoiado no celular

Sei que você já deve estar pensando como bares viram ótimos clientes e investem em publicidade nessa época do ano, certo? Mas vamos focar na ideia e na criatividade.

Estabelecimentos mundo afora tem tentado encontrar soluções para manter as pessoas afastadas do celular durante uma refeição ou chopp com os amigos. Existe a modalidade de deixar o smartphone enrolado em um guardanapo, ou oferecer descontos para quem deixar o celular desligado, ou mesmo uma aposta para fazer o usuário mais viciado pagar a conta.

Nesse conceito do Bar Salve Jorge, em São Paulo, a única maneira de deixar o copo em pé na mesa é se ele estiver apoiado em um celular. O chamado Copo Offline pode até molhar o seu aparelho, mas pelo menos evita que você fique a noite inteira olhando para a tela.

Criação da Fischer&Friends.

Copo

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Anúncio impresso da NIVEA carrega bateria de celular através de energia solar

Com a proposta de permitir que as pessoas aproveitem cada minuto do sol, sem sair da praia pra nada, a NIVEA criou um anúncio carregador de celular. Promovendo sua linha de protetores, Sun, a peça capta energia solar e transfere para a bateria do smartphone através de uma entrada USB.

Criado pela Draftfcb, foram oito meses de desenvolvimento no total: seis para produzir uma placa solar tão fina quanto o papel, e mais dois para conseguir imprimir o material.

Nivea

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

“Hi, Hey, Hello”: Um curta musical para o Samsung Galaxy S4

A Samsung tem sido inconsistente na comunicação da linha Galaxy desde sua criação, em 2009. Já lançou virais marcantes e bons comerciais, mas muitas vezes insiste em ideias formulaicas com conceitos-template.

É compreensível a necessidade de destacar o produto por todos os ângulos em suas versões iniciais – ainda mais considerando a guerra com a concorrência – mas cinco anos depois e em sua quarta geração, acredito que a Samsung pode explorar mais do que isso ou desse humor de sorriso amarelo.

O vídeo acima, “Hi, Hey, Hello”, pode ser considerado um bom exemplo de como ir além para justificar tanta exposição de produto. Pensado como entretenimento, trata-se de um curta musical que mostra um jovem casal se apaixonando, auxiliado pelo uso da tecnologia e da atual cultura mobile.

O diretor de videoclipes Joseph Kahn conta uma história de amor moderna em cinco minutos, sem esquecer de destacar diversos recursos do Galaxy S4 e sua assinatura “Life Companion”.

Hi Hey Hello

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Toyota: Quando você usa o celular, não consegue ver o que acontece na rua

Nada melhor para a publicidade do que o surgimento de um novo problema. Grandes ideias geralmente aparecem quando se tem algo para resolver.

Direção e álcool renderam uma infinidade de campanhas nas últimas décadas, muitas delas marcantes e premiadas. Agora é a vez da combinação direção e celular, com algumas iniciativas lançadas nos anos recentes, e que parece ser um dos focos sociais nessa temporada de festivais.

Essa simples, mas esperta, campanha impressa da Toyota faz um bom uso do sempre evitável QR Code. A mensagem de que dirigir e usar o celular ao mesmo tempo pode ser muito perigoso, é passada com o uso do próprio smartphone.

A criação é da Y&R de Lima, no Peru.

Toyota
Toyota

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Nokia convoca orquestra para criar 25 novos ringtones

Em 1993, quando o vice-presidente executivo da Nokia, Anssi Vanjoki, escolheu um trecho da composição “Gran Vals” para ser o toque dos celulares da marca, provavelmente não imaginava o ícone sonoro que se tornaria.

Escrita em 1902 pelo compositor espanhol de música erudita Francisco Tárrega, o trecho viria ser conhecido apenas como “Nokia Tune” quase um século depois, com uma estimativa de que a música é ouvida em todo o mundo aproximadamente 1,8 bilhões de vezes por dia, cerca de 20.000 vezes por segundo.

Para reafirmar seu novo momento, a Nokia decidiu modernizar também seus toques característicos, e com a ajuda da Orquestra Sinfônica de Bratislava, na Eslováquia, criou 25 novos ringtones clássicos.

A composição foi feita pela própria equipe de Sound Design da marca, e devem ser lançadas aos poucos nos próximos meses. Alguns desses ringtones já estão presentes nos modelos Lumia 920 e 820.

Em comum, os 25 toques carregam elementos de música clássica contemporânea, parecendo trilhas sonoras de cinema, e claro, bem curtos, com no máximo 30 segundos de duração.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a empresa tenta renovar seu famoso ringtone. No ano passado, promoveram um concurso chamado Nokia Tune Remake, em que qualquer pessoa podia mandar sua versão.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Ação da Sony em cinemas coloca smartphones dentro de copos de refrigerante

Nessas pré-estreias de filmes para imprensa e convidados, sempre rola uma mini-pipoca e refrigerante de máquina quase sem gás para agradar a galera.

Na Suécia, também rolou refri grátis numa dessas sessões de lançamento de “007 – Operação Skyfall”, mas a Sony resolveu aproveitar para promover seu novo Xperia Acro S, à prova d’água.

Antes de começar o filme, um vídeo anunciava que o smartphone estava dentro de alguns copos, mergulhados em Coca-Cola e afins. Um sinal disparou a ligação, e os donos dos copos que “tocaram”, levaram o Xperia pra casa. Molhado, mas levaram.

A criação é da Crispin Porter + Bogusky.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Nokia diz que filmou com o Lumia, mas era equipamento profissional

Ontem a Nokia lançou seus novos smartphones, Lumia 920 e Lumia 820, e na mesma hora eu dei uma olhada em todos os vídeos de divulgação para ver se tinha algo digno de nota aqui para o B9. Nada de destaque, além de vinhetas promovendo funções do celular.

Porém, o The Verge descobriu uma mentira em um desses vídeos. O comercial mostra um cara filmando uma garota na bicicleta com o Lumia, e em seguida vemos o que a suposta tecnologia de estabilização de imagem do smartphone pode fazer.

Mas o que a marca não contava era que um reflexo no vidro de um trailer estacionado denunciaria toda a traquitana profissional por trás da filmagem. A Nokia reconheceu o problema, pediu desculpas e publicou um novo vídeo com demonstrações reais, alterando a descrição do comercial original.

Vale dizer que isso é mais comum do que se imagina na publicidade, por isso se vê em muitos comerciais por aí disclaimers em letras minúsculas dizendo que se trata de “simulação” de funcionalidade do produto. O problema maior nessa história da Nokia foi um descuido básico da produtora e agência.

De um jeito ou de outro, é mais um caso no ano de usuários dizendo: “Nokia, você mentiu pra mim!”

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Virgin Mobile: Ops! Preciso de outro celular

Eu já vi essa cena várias vezes. Acabou de ser lançado um smartphone que faz churros, esquenta marmita e até fala. Você fica louco para comprar, mas alguém diz: “Pra que você precisa de outro celular? O seu tem meses de uso!”.

Esse comercial da Virgin Mobile entende isso, e mostra pequenos felizes acidentes que podem acontecer com o seu gadget “antigo”.

A criação é da Mother, New York.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Uma história de amor para aqueles que nunca largam o celular

Para mostrar como a sua internet é realmente rápida, a Orange resume um relacionamento em tempos de conectividade. Ou melhor, como um sem noção pensa em tudo antes mesmo do primeiro beijo.

Apesar desse extremo, isso acontece com frequencia no Facebook, não? Cidadão muda o status de relacionamento precocemente, e na semana seguinte altera de novo: “solteiro”.

A criação é da Publicis Conseil de Paris.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Super Bowl 46: Com os criadores do Instagram, Shazam e Square, a Best Buy apresenta grandes inovadores mobile


No ano passado a Best Buy optou pelo bom humor misturando Ozzy Osbourne e Justin Bieber na mesma sala, mas em 2012 apostam na inovação.

O comercial da rede mostra grandes inovadores da indústria mobile, com a presença dos criadores do Instagram, da camera, do SMS, do Shazam, Words With Friends, Square, entre outros.

Tudo para dizer que a Best Buy criou a melhor maneira de se comprar um smartphone.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Anúncios em apps são legais, segundo usuários

O relatório State of The Media 2011, da Nielsen, revela que 51% dos usuários de smartphones e tablets está sussa com anúncios nos apps que baixam, desde que a presença dos mesmos garanta a gratuidade de acesso a conteúdo que tanto os agrada. Enfim, o óbvio para muitos, inclusive pra mim, está confirmado nas estatísticas. Mas a vantagem pra quem topa a parada é pequena, não? No meu entender, boa parte da turma não abre mão da estética de aplicativos bacanudos, principalmente quando consideradas as dimensões de algumas telas e sistemas operacionais.

Ainda segundo o Nielsen, sobre quem paga e o que é comprado, 35 % disseram que pagaram por games, enquanto 29%  bancaram aplicativos de mapeamento ou navegação e 27% tiraram o escorpião do bolso por apps relacionados a música. Também de acordo com a pesquisa, usuários comuns tendem a usar 33 aplicativos em seus aparelhos, em média, entre pagos e gratuitos.

Tem mais infos nos gráficos abaixo, dá um cheiro.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Darth Vader fazendo um troco com publicidade sem sentido na Coréia do Sul

Não tá fácil pra ninguém.

Mesmo com todo o barulho do lançamento de “Star Wars” em Blu-ray, Darth Vader precisa pegar metrô lotado na Coréia do Sul para pagar as contas – ou invadir banheiros femininos para fugir das mudanças que George Lucas insiste em fazer na série.

Assim como qualquer outra celebridade com nome no Serasa, o Lorde Sombrio está no continente asiático fazendo um troco com publicidade sem sentido. Dessa vez é para a operadora de telefonia Olleh, mas caso você não lembre, há 1 ano ele fazia o mesmo para a concorrente, Docomo.

Imagino a polêmica por lá. Darth Vader é o Zeca Pagodinho da telefonia sul-coreana.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


O mercado de apps para celular em números

Quais são as categorias de aplicativos pra celular mais populares da mobilesfera? Em primeiro lugar, games. Óbvio. Na sequência, com a medalha de prata, RUFEM OS TAMBORES: clima. Sim, na segundeira vem os serviços à rapaziada preocupada se vai chover canivete ou abrir um sorridente sol.

A informação é da GDS Infographics, que publicou essa semana uma batelada de dados infografados sobre o mercado de apps mundo afora. Aliás, mundo adentro. Dentro do bolso pra ser mais específico. ;)

Em tempo, antes de mostrar algumas das infos logo abaixo, destaco o post de Cliff Kuang, editor do Co.Design, que reflete legal essas infos e é muito bem ilustrado pelas mesmas: clica e lê.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement