Ação da Sony em cinemas coloca smartphones dentro de copos de refrigerante

Nessas pré-estreias de filmes para imprensa e convidados, sempre rola uma mini-pipoca e refrigerante de máquina quase sem gás para agradar a galera.

Na Suécia, também rolou refri grátis numa dessas sessões de lançamento de “007 – Operação Skyfall”, mas a Sony resolveu aproveitar para promover seu novo Xperia Acro S, à prova d’água.

Antes de começar o filme, um vídeo anunciava que o smartphone estava dentro de alguns copos, mergulhados em Coca-Cola e afins. Um sinal disparou a ligação, e os donos dos copos que “tocaram”, levaram o Xperia pra casa. Molhado, mas levaram.

A criação é da Crispin Porter + Bogusky.

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Braincast 39 – Apple pós-Jobs: A inovação acabou?

Após um ano da morte de Steve Jobs – e da Apple chegar ao auge do prestígio e da solidez financeira com 100 bilhões de dólares em caixa – muitos questionam a falta de novos produtos inovadores há dois anos. Seria o fim da era de ouro da empresa ou ainda virá muito por aí?

Para conversar sobre o assunto, Carlos Merigo, Saulo Mileti, Luiz Yassuda, Leonardo Dias (TAXI) e Thiago Mobilon (Tecnoblog) bateram um papo relembrando os últimos lançamentos, características e anseios dos usuários Apple, diferenciais em relação a alguns concorrentes e outros temas.

Faça o download ou dê o play abaixo:

> 0h01m30 Comentando os Comentários
> 0h52m15 Borracharia do Sr. Abel
> 0h55m15 Qual é a boa?

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Livro conta a incrível história da Polaroid

Por 60 anos, ninguém mais conseguiu fazer o que uma imagem Polaroid conseguiu: fazer uma foto aparecer em suas mãos 60 segundos depois de ter sido tirada. E agora está quase acabando… É mais ou menos assim que começa o trailer do livro Instant: The Story of Polaroid, escrito pelo editor da revista New YorkChristopher Bonanos. A empresa começou como uma startup na garagem da casa de seu fundador, Edwin Land, em 1937. Land nunca fez pesquisa de marketing de seu produto. Segundo ele,

Marketing é o que você faz quando seu produto não é bom.

Você deve criar algo que as pessoas não sabem que querem e tornar isso irresistível. Então, ele transformava os encontros anuais da Polaroid em espetáculos, em que ele mesmo subia ao palco e envolvia as pessoas de tal maneira que você precisava ter aquele produto de qualquer maneira. E se você achou Land parecido com um certo Steve Jobs, está certo. O fundador da Polaroid era um dos ídolos do fundador da Apple, que chegou a visitar Land algumas vezes.

Edwin Land era um visionário e, neste vídeo, vemos ele falando sobre como seriam as câmeras no futuro, meio que prevendo algo muito parecido com os smartphones.

A primeira câmera instantânea foi lançada em 1948 e se tornou tão popular que virou uma espécie de ícone cultural, sendo utilizada por fotógrafos como Ansel Adams – que foi consultor da Polaroid – e artistas como Andy Warhol.

Hoje em dia, com a popularização das câmeras digitais, celulares com câmeras e aplicativos como o Instagram e afins, pode até ser mais fácil tirar fotos e ver o resultado na hora. Ver, mas não tocar.

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Nokia diz que filmou com o Lumia, mas era equipamento profissional

Ontem a Nokia lançou seus novos smartphones, Lumia 920 e Lumia 820, e na mesma hora eu dei uma olhada em todos os vídeos de divulgação para ver se tinha algo digno de nota aqui para o B9. Nada de destaque, além de vinhetas promovendo funções do celular.

Porém, o The Verge descobriu uma mentira em um desses vídeos. O comercial mostra um cara filmando uma garota na bicicleta com o Lumia, e em seguida vemos o que a suposta tecnologia de estabilização de imagem do smartphone pode fazer.

Mas o que a marca não contava era que um reflexo no vidro de um trailer estacionado denunciaria toda a traquitana profissional por trás da filmagem. A Nokia reconheceu o problema, pediu desculpas e publicou um novo vídeo com demonstrações reais, alterando a descrição do comercial original.

Vale dizer que isso é mais comum do que se imagina na publicidade, por isso se vê em muitos comerciais por aí disclaimers em letras minúsculas dizendo que se trata de “simulação” de funcionalidade do produto. O problema maior nessa história da Nokia foi um descuido básico da produtora e agência.

De um jeito ou de outro, é mais um caso no ano de usuários dizendo: “Nokia, você mentiu pra mim!”

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Samsung: E o desenho de dragão, enfim, se transformou num Galaxy S III

Talvez você não se lembre da história do Dragão e do Canguru envolvendo a Samsung em maio desse ano, mas eu refresco sua memória: Shane Bennet é um fã canadense dos produtos marca, e antes mesmo do lançamento, ele queria ganhar um Galaxy S III.

Para tentar convencer a Samsung disso, Shane enviou um desenho como presente. Um dragão. Eles não podiam dar o smartphone, mas como agradecimento a marca desenhou um canguru andando de monociclo.

A troca de simpatias viralizou, fez bem para a Samsung e Shane acabou pelo menos com a promessa de ser convidado para a festa de lançamento do Galaxy S III. O tempo passou, o mundo das mídias sociais esqueceu e esse se tornaria mais um case sobre relacionamento na internet.

Porém, a história ganhou mais um capítulo com final feliz essa semana. Shane Bennet recebeu, enfim, seu desejado smartphone de presente, e customizado com o desenho do dragão.

Muito bem Samsung. Jogou o jogo como ninguém. O problema pra marca é se a moda pega. Dar celular em troca de desenho não vai ajuda-los a pagar 1 bilhão para a Apple.

/dica do @marcos__freitas

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Virgin Mobile: Ops! Preciso de outro celular

Eu já vi essa cena várias vezes. Acabou de ser lançado um smartphone que faz churros, esquenta marmita e até fala. Você fica louco para comprar, mas alguém diz: “Pra que você precisa de outro celular? O seu tem meses de uso!”.

Esse comercial da Virgin Mobile entende isso, e mostra pequenos felizes acidentes que podem acontecer com o seu gadget “antigo”.

A criação é da Mother, New York.

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Samsung faz product placement do Galaxy S III na cerimônia de abertura das Olimpíadas 2012

Já estamos acostumados – e se for bem feito até gostamos – com product placemente em filmes, séries de TV, games e afins. Porém, eu não lembro de ter visto algo do tipo em cerimônias de abertura e encerramento de grandes eventos esportivos.

A Samsung, aproveitando seu patrocínio dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, colocou seu novo Galaxy S III dentro da festa de abertura na última sexta-feira.

O smartphone esteve amplamente presente durante todo um segmento sobre tecnologia e a velocidade da informação nos dias de hoje.

No vídeo abaixo, Martin Green, chefe da cerimônia de abertura, comenta a iniciativa. É só uma pena que, com todo o acesso da Samsung aos bastidores, a marca não tenha produzido um conteúdo mais interessante de making of.

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Handwrite, uma nova maneira de fazer buscas mobile no Google

Talvez eu nunca use isso de verdade, parece mais demorado do que simplesmente digitar. Mas só o fato de existir já é incrível.

Handwrite, como diz o nome, é uma nova maneira de fazer buscas no Google através do smartphone ou tablet. Basta acessar google.com normalmente do seu gadget e ativar nas configurações a opção “Pesquisa escrita”.

A função já está disponível em 27 idiomas.

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Brewster, reinventando a sua lista de contatos no celular [iPhone]

Existe função mais simples no celular – além de fazer ligações, é claro – do que acessar a sua lista de contatos?

Apesar de básica, isso não impediu os criadores do app Brewster de tentar reinventar a função.

O aplicativo transforma seus contatos – unindo smartphone com redes sociais e Gmail – em uma galeria visual de fácil reconhecimento e acesso. Imagens grandes. Avatares de seus amigos que você já está acostumado a ver por aí, e com atualização automática dos detalhes.

Faça o download na AppStore, por enquanto disponível apenas para iPhone. O Brewster é grátis.

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Rolling Smartphone Electric

Découverte de Lit Motors qui nous présente un prototype de voiture électrique appelée C-1. Avec la taille d’une moto et la sécurité d’une voiture, cette voiture surnommée « Rolling Smartphone » propose une connectivité maximale avec les différents appareils mobiles. A découvrir en images et vidéo dans la suite.

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Samsung revela o primeiro comercial do Galaxy S III: “Designed for humans”

Já falei antes por aqui sobre a visão humana que a Apple aborda nas campanhas de seus produtos, principalmente para iPhone e iPad. Ao invés de simplesmente mostrar as características dos gadgets com um locutor enfadonho, tentam evocar emoção ao colocar pessoas em situações reais de uso.

Construção de marca passa por isso, mas leva tempo. Sendo assim, concorrentes que procuram um resposta rápida de vendas caem sempre na platitude de campanhas de varejo e exposição de funções com nomes envolvendo siglas indecifráveis.

A Samsung já mostrou querer desviar disso antes, ainda mais tirando sarro do séquito de Apple-fanboys (\o) e dizendo que as pessoas não devem seguir tudo sem questionamento.

Para o Galaxy S III, a marca coreana pegou pesado nessa história de humanizar a tecnologia, ao mesmo tempo que cutuca o adoradores do iPhone – de maneira sutil mas marcante – com a assinatura “Designed for humans”.

O primeiro comercial do novo smartphone da Samsung não fala de nenhuma feature, e mostra até pouco o aparelho para os padrões da marca. O problema é ter feito isso de maneira piegas, com uma sequência de cenas clichês e trilha sonora alta acompanhando frases de efeito.

O objetivo é mostrar o Galaxy S III como um gadget que reconhece sua voz, entender a sua intenção e permite compartilhar seus melhores momentos de maneira fácil e instaânea.

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Braincast 15 – A Guerra dos Smartphones

O programa #15 foi um bate-papo sobre a guerra dos smartphones. E claro, como não somos especialistas, desenvolvedores ou estudiosos sobre essa quantidade de aparelhos e sistemas operacionais disponíveis no mercado, focamos muito mais no lado do consumidor – coisa que todos nós realmente somos.

Neste programa vocês terão que aturar Carlos Merigo, Saulo Mileti, Ronaldo Tavares, Jairo Herrera, e mais uma vez, o Ph.D da vida, do universo e também especialista em culinária oriental: Luiz Yassuda.

Faça o download ou dê o play abaixo:

[1m50] Comentando os Comentários
[50m00] Qual é a Boa

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Smartphone Notebook

Le studio de design coréen Design Nothing propose de découvrir sa nouvelle création baptisée “Smartphone Notebook”. Ce journal a été pensé pour contenir un iPhone 4, permettant de protéger le téléphone ainsi que de tromper les apparences avec ce faux carnet.



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Google Chrome – Away From Home

Voici la nouvelle publicité vidéo pour Google Chrome, réalisé par le studio Süperfad. Vantant les mérites du navigateur que cela soit sur écran d’ordinateur mais aussi sur Android ou tablette, cette création de papier simple et efficace se dévoile dans la suite.



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Fazendo compras como em Minority Report

Não é de hoje que muitas pessoas têm optado por fazer suas compras online. Muito mais do que livros ou aparelhos eletrônicos, mas também roupas, sapatos e tudo mais que estiver disponível. Basicamente, abrimos mão de experimentar uma roupa em troca das comodidades que um site oferece. Mas é mais do que isso. Online, a gente encontra com maior facilidade produtos pesquisados anteriormente, além de termos sugestões de produtos que combinam com nosso perfil.

Já tem um tempo que a gente tem pesquisado aqui na Royalpixel maneiras de integrar as facilidades da loja online com o PDV físico. Afinal, com tanto avanço tecnológico, fica difícil entender porque o mundo físico ainda não está ligado ao conteúdo digital. Recentemente, entretanto, a Razorfish anunciou um novo projeto, que propõe uma forma de reinventar a tradicional ida às compras.

Denominada 5D, a plataforma já disponível em versão beta propõe integrar diferentes dispositivos digitais em ambientes de varejo. Isso significa que a 5D é capaz de conectar quiosques, telas, tablets e smartphones para criar maior envolvimento do público – e até mesmo dos funcionários das lojas – com os produtos.

Para que essa integração seja completa, são necessários 5 elementos-chave: os dispositivos, conteúdo, experiências, analytics e o gerenciamento do relacionamento com o consumidor. E, é claro, uma boa dose de encantamento, algo que não pode faltar a nenhum bom projeto digital.

Para que o conteúdo funcione, assim como online, ele deve ser relevante e acompanhar o consumidor, criando uma experiência personalizada para lembrá-lo dos produtos que ele viu. Assim, mesmo que o consumidor não compre aquele produto na loja, as informações sobre ele ficam salvas no seu celular e disponíveis para compra em apenas um clique.

De verdade, esse é o tipo de projeto que empolga a gente. E a Razorfish, com o 5D, nos deu ainda mais inspiração para isso.

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Super Bowl 46: Com os criadores do Instagram, Shazam e Square, a Best Buy apresenta grandes inovadores mobile


No ano passado a Best Buy optou pelo bom humor misturando Ozzy Osbourne e Justin Bieber na mesma sala, mas em 2012 apostam na inovação.

O comercial da rede mostra grandes inovadores da indústria mobile, com a presença dos criadores do Instagram, da camera, do SMS, do Shazam, Words With Friends, Square, entre outros.

Tudo para dizer que a Best Buy criou a melhor maneira de se comprar um smartphone.

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Google cria guia com princípios de design para tentar salvar a cara feia do Android

Meus amigos donos de Android (a.k.a. Luiz Yassuda) defendem a plataforma com unhas e dentes, alegam que eu sou vendido ao sistema, que o smartphone deles faz tudo que o iPhone faz e mais um pouco, etc e tal. Mas concorde comigo, o bicho é feio hein?

Tem aplicativo pra Android que parece aqueles softwares de fundo de quintal pra gestão de supermercado. Até o Google sabe disso, e resolveu criar um guia com princípios de design e a visão criativa da empresa.

O site traz uma série de estilos, padrões e grids para que os desenvolvedores otimizem os layouts de suas aplicações para Android, colaborando com o mundo mobile que o Google imaginou.

Olha: developer.android.com/design. E pronto, já pode começar a me xingar nos comentários.

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Anúncios em apps são legais, segundo usuários

O relatório State of The Media 2011, da Nielsen, revela que 51% dos usuários de smartphones e tablets está sussa com anúncios nos apps que baixam, desde que a presença dos mesmos garanta a gratuidade de acesso a conteúdo que tanto os agrada. Enfim, o óbvio para muitos, inclusive pra mim, está confirmado nas estatísticas. Mas a vantagem pra quem topa a parada é pequena, não? No meu entender, boa parte da turma não abre mão da estética de aplicativos bacanudos, principalmente quando consideradas as dimensões de algumas telas e sistemas operacionais.

Ainda segundo o Nielsen, sobre quem paga e o que é comprado, 35 % disseram que pagaram por games, enquanto 29%  bancaram aplicativos de mapeamento ou navegação e 27% tiraram o escorpião do bolso por apps relacionados a música. Também de acordo com a pesquisa, usuários comuns tendem a usar 33 aplicativos em seus aparelhos, em média, entre pagos e gratuitos.

Tem mais infos nos gráficos abaixo, dá um cheiro.

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