Volvo apresenta conceito de cadeirinha de bebê inflável

Esqueça a trabalheira de carregar a cadeirinha do seu bebê de um lado para o outro. Se depender desse conceito da Volvo, a vida dos papais e mamães pode, no futuro, ficar mais fácil.

A proposta dessa cadeirinha-conceito, que pesaria em média 5 quilos, é ser mais portátil do que as opções atualmente disponíveis no mercado. Ela utiliza a mesma tecnologia de alguns botes infláveis, com um material altamente resistente e que suporta uma grande pressão interna, e fica pronta para uso em apenas 40 segundos, bastando apertar um botão ou acionar o enchimento via Bluetooth pelo seu celular. Quando esvaziada, ela pode ser dobrada e colocada em uma mochila.

Ela permitiria o uso por crianças de até 3 anos de idade, por ter sido projetada para ficar virada para a trás (segundo especialistas, isso ajudaria a proteger o pescoço da criança em caso de impacto). Em todo o caso, poderia ser uma ótima vantagem não só para passeios rodoviários – nos quais o equipamento é exigido por lei, com multa para aqueles que não o utilizarem – mas também em viagens aéreas, já que a cadeirinha poderia facilmente ser levada junto com a bagagem de mão, e inflada apenas dentro da aeronave, tornando o voo mais confortável para o bebê e para os pais.

volvo-cadeirinha

A notícia ruim é que essa cadeirinha é apenas um conceito, e não tem previsão de chegada ao mercado. Quem sabe, talvez, inclusa em um futuro modelo da Volvo…

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Mitsubishi dá a recém-nascidos a primeira carona pra casa

Novos papais ficam paranóicos com milhares de preocupações que nem sabiam que existiam antes de terem um bebê. A segurança no carro, porém, quase sempre é deixada para última hora, e uma estatística revela que 73% das cadeirinhas infantis estão mal instaladas.

A Mitsubishi resolveu aproveitar esse importante momento – o caminho de da maternidade até em casa – para promover o modelo Outlander, escolhido o carro mais seguro pelo Insurance Institute of Highway Safety pelo segundo ano consecutivo.

Intitulada #FirstRide, a campanha capturou o primeiro passeio de automóvel de três recém-nascidos, contados em curtas publicados no canal da marca no YouTube.

A produção tenta forçar na emoção, mas não deixa de ser uma abordagem conceitual extremamente pertinente. Promove o produto como um carro seguro, e marca presença em um momento importante das famílias.

A criação é da agência 180LA.



Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Não se desespere com o Heartbleed – o XKCD tem um gerador de senhas fáceis de lembrar

O desespero se alastrou pela internet nos últimos dias, por conta de uma grande falha de segurança no protocolo de criptografia Open SSL. Descoberta há pouco, mas existente há anos, a falha foi apelidada de Heartbleed, e é particularmente complicada por não afetar um aplicativo especificamente, mas todos os serviços que usam esse protocolo de criptografia, como o Gmail e o Facebook.

Uma atualização de emergência já foi liberada pela OpenSSL, mas a recomendação geral dos especialistas é que as pessoas troquem suas senhas e escolham sempre combinações seguras e complexas, evitando aquelas senhas padrão do tipo ‘123456’ ou ‘password’.

Nessas horas, é sempre bom lembrar da explicativa tirinha do XKCD, que demonstra que nem sempre uma senha complexa demais e difícil de lembrar é a melhor escolha. A recomendação é que a senha ideal tenha uma mistura de dígitos, letras e símbolos, e que contenha um grande número de caracteres. Um jeito fácil de fazer isso é criar uma frase, usando palavras comuns, porém aleatórias, e que acabam sendo mais simples de serem memorizadas.

password_strength

Para ajudar nessa tarefa, o XKCD lançou o kxpasswd, um gerador de senhas randômico, que cria senhas fáceis de lembrar e seguras o suficiente para você usar nos seus serviços online. O único detalhe é que as palavras usadas são sempre em inglês, mas fica fácil de entender o método de montagem das senhas – e é sempre possível traduzir, se você achar mais fácil.

Segundo o site Heartbleed test, a maioria dos grandes sites (inclusive alguns bancos brasileiros) já corrigiram a falha do Heartbleed. No entanto, diz o ditado que o seguro morreu de velho, e o prevenido ainda está andando por aí, por isso pode valer a pena dar aquela trocada básica nas suas senhas de serviços importantes.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Lumen: uma bike mais segura, que brilha quando é iluminada

Um dos principais desafios dos ciclistas é se fazer ser visto nas ruas, em especial quando pedalam durante a noite. Alguns se utilizam de luzes piscantes no capacete ou na própria bicicleta, tiras de adesivos reflexivos e há até quem aposte em vestimentas especiais, que refletem a luz.

Por isso que a bicicleta Lumen, criada pela Mission Bicycle Company, é tão bacana. O material usado na sua fabricação retro-reflete a luz que incide sobre a bike, fazendo a magrela brilhar como se fosse feita de neon. Desse jeito, o motorista consegue perceber o ciclista, e a pedalada fica mais segura.

lumem

A vantagem da retro-reflexão, em relação a outros materiais reflexivos, é que ela retorna a luz para a fonte de origem, ao invés de dispersar a iluminação. Ou seja, assim que o farol do carro ou do ônibus bater na bike, ele voltará para o motorista, alertando sobre a presença de quem pedala.

retro-reflexao

O precinho de uma dessas, contudo, não é para qualquer um – a Lumen ainda está aguardando financiamento no Kickstarter, e o modelo mais barato custa a bagatela de 1.245 dólares. Segura, bonita, brilhante, mas uma facada, né? Existe também uma opção mais barata, que inclui apenas o quadro e o garfo, que sai por 499 doletas… pelo menos alivia um pouquinho.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Essa é a sensação de pilotar uma moto usando um Google Glass

A experiência de usar o Google Glass e ter uma tela virtual na frente dos olhos ainda é inédita para muita gente, e o novo gadget causou bastante discussão nos setores de controle de trânsito pelo seu potencial de distrair o motorista. No ano passado, uma moça levou uma multa para casa depois de ter sido flagrada com o Glass ao volante. O motivo? Falta de atenção na estrada, já que o policial considerou que o uso do Glass seria o equivalente a ter uma tela de TV no para-brisa.

Como poucas pessoas já puderam experimentar o Glass, ficava a dúvida se era exagero do policial ou apenas falta de adaptação dele às novas tecnologias. Agora, esse vídeo do usuário JerryRigEverything pode ajudar você a entender a experiência de pilotar usando um Glass como GPS. A princípio a sensação é de estar em um game em primeira pessoa, mas passada a empolgação, dá para perceber que tela com o mapa realmente incomoda, ainda que seja translúcida.

A opção de inverter as telas, com o mapa ocupando a maior parte, também não ajuda muito.

motorcycle gif 2

Pilotar durante a noite usando o Glass foi ainda mais arriscado, segundo Jerry. A iluminação pública acabava refletida diretamente nos seus olhos, e a transparência da tela com o mapa não fazia tanta diferença assim.

Até que a preocupação dos policiais e dos departamentos de trânsito não parece tão sem sentido assim, não é?

google-glass-moto

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Animação substitui antigo vídeo de segurança da Virgin Atlantic

Uma animação de quase seis minutos é a arma da Virgin Atlantic para atrair a atenção dos passageiros para seu vídeo de segurança. Criada pela Art & Graft, Trip substitui o filme antigo criado pela Nexus há 12 anos, e além da mudança no gênero, também aposta em um protagonista em situações que não fazem, necessariamente, parte da rotina de um voo. Desta maneira, cria-se uma narrativa que acaba informando e divertindo ao mesmo tempo.

O projeto levou cerca de seis meses para ser concluído e é mais um na lista cada vez maior de companhias aéreas que têm tentado sair do lugar comum em seus vídeos de segurança, como a Air New Zealand, Virgin America e Delta Airlines.

Mais uma vez, a Virgin Atlantic mandou muito bem.virgin

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Volkswagen usa corda para ilustrar lição de economia

Com criação da adam&eveDDB e produção da Outsider, a Volkswagen resolveu ensinar uma pequena lição de economia para o público, lembrando que o barato pode sair muito caro para quem tenta economizar a qualquer custo, enquanto que um investimento maior pode ajudar a garantir mais segurança e conforto.

Para ilustrar o argumento, o filme Rope mostra dois alpinistas se preparando para iniciar uma escalada. Um deles questiona o outro sobre a corda a ser utilizada, que apesar de ser relativamente nova, parece ser bastante frágil. Enquanto isso, o dono da corda parece ignorar o perigo oferecido pelo equipamento, contando vantagem sobre o preço pago.

Tudo isso para mostrar que, apesar de ser mais caro, o Tiguan vale o investimento.

corda

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Delta “volta” aos anos 1980 em vídeo de segurança

Na onda dos vídeos de segurança engraçadinhos, a Delta Airlines parece ainda não ter encontrado o seu caminho, ao contrário da Air New Zealand (que depois ainda conseguiu provar que nem só de hobbits se vive) e Virgin America. Desta vez, a companhia aérea resolveu “voltar” aos anos 1980, despejando um monte de referências da cultura pop daquela década.

Ao longo de pouco mais de 5 minutos, a comissária de bordo explica os procedimentos, enquanto aparecem imagens dos passageiros que parecem ter saído diretamente do DeLorean do dr. Emmett Brown. Em outras palavras, é um divertido desfile de cortes de cabelo horríveis, roupas idem e várias coisas que deixaram saudades – destaque para o Atari, fitas cassetes e até mesmo Alf.

Ao meu ver, o grande problema do vídeo – além do fato de ser muito extenso – é que ele é um pouco chato. A impressão que se tem é que não vai terminar nunca, e as referências aos anos 1980 foram jogadas ali sem muito propósito, podendo ser qualquer outra coisa (e assistindo ao vídeo de 2012, linkado no primeiro parágrafo, parece ser bem isso mesmo).

Quem sabe se Alf fosse o narrador, não seria melhor? Se bem que ele veio parar na Terra após um acidente com sua nave, o que talvez criaria um impasse. Enfim, faltou criar uma narrativa mais interessante. Quem sabe na próxima…

delta1 delta

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Quando eu contar até três você vai fazer um seguro

Ah, o ser humano. Que bicho intrigante nós somo, não? Das quase 9 milhões de espécies que existem na Terra, o bicho homem é o único que deliberadamente corre riscos sem precisar. E nem é preciso radicalismos do tipo X-Games para provar.

Todo dia tomamos decisões que poem em risco a nossa segurança. Exemplos não faltam. Ou você nunca digitou no celular enquanto dirigia? Ultrapassou aonde era proibido? Atravessou uma rua correndo no meio dos carros? Dirigiu depois de beber porque apenas algumas cervejinhas não iam fazer diferença alguma?

É aqui que entra a Santam. Essa simpática seguradora da África do Sul resolveu fazer uma experiência. Ver se nosso comportamento mudaria se, de alguma forma, estivéssemos conscientemente preocupados com nossa integridade.

Para comprovar a tese eles contrataram um hipnotista. Isso mesmo. Através da hipnose o cara fez homens pensarem que estavam grávidos de 9 meses e as mulheres pensarem que eram idosas. O resultado é essa campanha aqui feita pela King James, de Cape Town.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Virgin America transforma instruções de segurança em musical

Não sei se foi o primeiro, mas desde que a Air New Zealand fez um vídeo de segurança engraçadinho – que já teve até sequência – parece ter inaugurado culhões no segmento. A Delta Airlines entrou na onda pouco tempo depois, e agora é a vez da Virgin America fazer o seu.

São instruções de segurança, aquele momento em que todo mundo aproveita pra ignorar solenemente, em forma de dança. Além da performance, o vídeo ainda conta com um texto espirituoso, tornando recomendações tão chatas – mas importantes – dignas de atenção instantânea.

Virgin America
Virgin America

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Air New Zealand aposta no estilo “old school” em novo vídeo de segurança

Se você era criança na década de 1980, há grandes chances de se lembrar com carinho de Betty White na série Golden Girls (aqui no Brasil terrivelmente “traduzido” como As Super Gatas). Aos 91 anos, a atriz continua tão atuante quanto na juventude, o que pode ser comprovado no novo vídeo de segurança da Air New Zealand, Safety Old School Style.

Criado pela agência True, o vídeo se passa no Second Wind Retirement Resort, um lar para idosos ficcional localizado nos Estados Unidos, e ainda conta com a participação de Gavin MacLeod, de O Barco do Amor.

O mais legal é que o vídeo consegue recriar as instruções de segurança de um vôo nas situações cotidianas do lar para idosos, sem deixar o humor de lado e ainda lembrando que a velhice é, acima de tudo, um estado de espírito. E afinal, quem melhor para falar sobre o assunto do que aqueles que já fizeram de tudo na vida?

Esta não é a primeira vez que a Air New Zealand aposta em uma grande produção para chamar a atenção dos passageiros durante as instruções de segurança. No ano passado, eles abriram o precedente com o vídeo temático baseado em O Hobbit, que contou até mesmo com a participação do diretor Peter Jackson.

Mais uma vez, mandaram muito bem.

anz1
anz2
anz3

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Banco Febelfin “rouba” a vida de internauta em nova pegadinha

No ano passado, o banco belga Febelfin surpreendeu muita gente ao apresentar um “vidente” que sabia tudo sobre suas vidas. A sacada, claro, é que tudo o que ele dizia estava na internet. Agora, a agência Duval Guillaume dá um passo adiante com uma nova pegadinha, muito mais cruel e assustadora, simplesmente mostrando como é fácil “roubar” a vida de um internauta.

O filme – um pouco longo, mas ainda assim válido – mostra como um ator consegue assumir a vida de alguém que ele escolhe na internet, utilizando as informações que ele inocentemente compartilha por lá. Depois, basta apenas um telefonema para conseguir os dados que faltava, e pronto. Adicione uma maquiagem muito bem-feita e o “roubo” está completo.

Depois de assistir a este filme, vale até uma reflexão de como andam nossos filtros de exposição na internet…

banco

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Aplicativo mostra apelos da família se motorista ultrapassar os limites de velocidade

Grande parte dos carros novos contam com um recurso simples para controle de velocidade: se determinado limite é ultrapassado, um aviso sonoro alerta o motorista. Alguns veículos até podem forçar a obediência não permitindo aceleração acima de um teto, definido pelo próprio dono, claro.

Porém, podem existir maneiras mais criativas de se obter o mesmo efeito. Um aplicativo da montadora SEAT apela para as pessoas que você ama. Basta uma mensagem do tipo: “Papai, não corra”, que o serviço estará feito.

É o mesmo princípio desse app belga, da Parents of Child Road Victims, lançado em 2010. A velocidade do carro é identificada através do GPS, e quando o limite é ultrapassado algo acontece. Naquele caso a música era desacelerada, e nesse da SEAT entra a mensagem emocional.

A criação é da Grey de Barcelona, Espanha.

SEAT Safe Drive

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

FIAT e DC Comics criam “abraço herói” para incentivar o uso do cinto de segurança

Para incentivar a criançada a usar o cinto de segurança no banco traseiro, a FIAT criou uma promoção em conjunto com a DC Comics.

Funciona como uma simples capa para o cinto, mas formando as mãos do Batman, Flash e Mulher-Maravilha, numa campanha que a marca intitulou de “Abraço Herói”.

A criação é da Leo Burnett.

Fiat Abraço Herói

Uma versão mais legal e bem menos bizarra do que essa cadeira do Batman:

Batman

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Volkswagen pede que motoristas não vejam vídeos enquanto dirigem

A preocupação com o grande número de acidentes causados por quem dirige e usa o celular ao mesmo tempo é cada vez maior em diversos países do mundo. Outro dia, por exemplo, mostramos por aqui a campanha do MINI no México, alertando sobre o envio de SMS.

Na Alemanha, a Volkswagen também está patrocinando uma campanha voltada para este tema, criada pela Grabarz & Partner. O objetivo é alertar os motoristas para que eles evitem se distrair com vídeos no celular. O resultado ficou bacana e vale o registro.

hands3_aotw hands_aotw_0

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

YouTube agora exibe um + ao lado do famoso “301 views”

Quem navega pelo YouTube já deve ter se deparado diversas vezes com o famoso 301 views. Vídeos novos, populares, e que já tem trocentos mil likes (ou dislikes) ficam presos no 301.

Isso não é o YouTube manipulando ou não sabendo fazer contas, como muitos acreditam, é apenas um sistema de segurança do algoritmo do site. Para evitar que a audiência dos vídeos seja inflada artificialmente, através de bots ou o que for, o número de visualizações de vídeos populares congelam em 301, até que a qualidade desses views seja verificada.

Demorou para fazer, mas o YouTube finalmente incluiu um indicador ao lado do número de visualizações para evitar qualquer questionamento. Agora aparece um + ao lado do 301, com um link para o FAQ do site, explicando que o número será validado e atualizado em breve.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Delta Airlines entra na onda dos vídeos de segurança engraçadinhos

Antes de iniciar qualquer vôo, vem aquele enfadonho vídeo com instruções de segurança. Mas quantos, entre centenas de passageiros, realmente prestam atenção?

A Air New Zealand já ganhou o prêmio de melhor produção nesse sentido quando aproveitou “O Hobbit”, mas isso não quer dizer que todas as outras companhias aéreas também não possam ser criativas.

A Delta Airlines deu a missão para a Wieden & Kennedy, que criou diversas versões do vídeo de instruções de segurança com sacadinhas e momentos divertidos mostrados com bastante sutileza. Conta também com a aparição da “aeromoça”que ficou famosa no filme anterior, de 2008.

A intenção da Delta, além de entreter ao mesmo tempo que informa, é não repetir sempre o mesmo material, distribuindo as diferentes versões de maneira modular em seus vôos. Aqui estão dois exemplos – um acima e outro abaixo – divulgados no YouTube pela empresa.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Um vidente que sabe tudo sobre a sua vida… usando a internet

Se toda a sua vida está na internet, qualquer um pode saber tudo sobre você. Para provar isso, o banco belga Febelfin aplicou uma pegadinha para promover seus serviços de segurança online.

Pessoas que passavam na rua eram convidadas a se consultar com um vidente. Diziam que era um programa de TV, tornando as cameras e a encenação toda mais crível.

O vidente, que adivinhava muitas coisas sobre as pessoas, inclusive dados bancários, abria a cortina e revelava no final qual era a sua fonte.

A criação é da Duval Guillaume.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Volkswagen: Pai e Filha

Esse comercial para o Reino Unido, prova que a Volkswagen está repetidamente batendo na tecla da “segurança” de forma global. Seja de maneira bem humorada, realista ou emocional.

Criado pela DDB de Londres, esse filme conta a evolução da relação entre pai e filha, desde o nascimento até o dia em que ela sai de casa. É a partir daí que o Polo entra em ação.

Aqui pro Brasil, basta traduzir a assinatura que a campanha pro Dia dos Pais já está pronta.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Passat 2012: Seus pais só podem te matar, se você estiver bem

A Volkswagen já fez um bom comercial no início do ano para falar da segurança do Jetta, e agora volta para fazer o mesmo com o novo Passat.

Também não é a sempre que vemos uma marca mostrar o seu carro batido, sem cenas em ruas desertas e/ou ambientes bucólicos que parecem saídas de um banco de imagens.

Com um twist na velha história do filho que pega o carro do pai, o filme faz muito sentido ao dizer que “Seus pais só podem te matar, se você estiver bem”. Obviamente, a mensagem aqui passa bem longe de ser direcionada para os adolescentes.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement