Hansa celebra 20 anos do fim do apartheid

Alguns dos melhores comerciais de bebidas alcóolicas que vi nos últimos tempos vieram da África do Sul – caso do uísque Bell’s e da cerveja Amstel Lager. São histórias que retratam conquistas pessoais e profissionais de cidadãos do país, colocando o produto no lugar certo, no momento certo, depois de envolver o público com grandes histórias. Não é bem o que acontece neste filme da cerveja Hansa, que celebra 20 anos do fim do apartheid, mas ainda assim, tem sua importância.

Para quem não se lembra, o apartheid era um regime que tornava oficial a segregação racial na África do Sul, imposta entre 1948 e 1994 e principal motivo da luta de Nelson Mandela. E é um assunto tão trash, que o diretor Thabang Moleya optou pela maneira mais leve de falar o assunto: mostrando três amigos bebendo cerveja, compartilhando emoções e histórias ao longo de 20 anos de liberdade.

Mesmo sem a densidade emocional dos comerciais citados no início deste texto, a grande sacada está no fato de que ter cores diferentes de pele não é mais um empecilho para você tomar uma cerveja com um amigo. Pelo menos não na África do Sul.

A criação é da agência Lowe CT.

hansa

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Quando eu contar até três você vai fazer um seguro

Ah, o ser humano. Que bicho intrigante nós somo, não? Das quase 9 milhões de espécies que existem na Terra, o bicho homem é o único que deliberadamente corre riscos sem precisar. E nem é preciso radicalismos do tipo X-Games para provar.

Todo dia tomamos decisões que poem em risco a nossa segurança. Exemplos não faltam. Ou você nunca digitou no celular enquanto dirigia? Ultrapassou aonde era proibido? Atravessou uma rua correndo no meio dos carros? Dirigiu depois de beber porque apenas algumas cervejinhas não iam fazer diferença alguma?

É aqui que entra a Santam. Essa simpática seguradora da África do Sul resolveu fazer uma experiência. Ver se nosso comportamento mudaria se, de alguma forma, estivéssemos conscientemente preocupados com nossa integridade.

Para comprovar a tese eles contrataram um hipnotista. Isso mesmo. Através da hipnose o cara fez homens pensarem que estavam grávidos de 9 meses e as mulheres pensarem que eram idosas. O resultado é essa campanha aqui feita pela King James, de Cape Town.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Uniball mostra como seriam as vozes das fontes do seu computador

Desde a invenção do email, certamente você não escreve mais cartas. Pelo menos se o destinatário também tiver um email, claro. Mas, ainda assim, quando precisa escrever uma carta, talvez corra para o computador e sequer lembre que existem artefatos chamados canetas.

A marca de esferográficas Uniball quer que você lembre e, em uma campanha com três comerciais, faz isso de maneira brilhante. Eles não usam argumentos sobre a qualidade da caneta e outros lugares-comuns, e sim dão voz para algumas das fontes do seu computador.

Uniball

Um jovem no frente de guerra recebeu uma carta avisando que seu pai morreu, escrita em Comic Sans. Um preso lê outra digitada com Edward Script, e por fim uma garota descobre que foi trocada na maternidade através da fonte Broadway.

Ao dizer que o estilo de cada tipo já carrega uma mensagem, a Uniball incentiva que você escreva com caneta, dando a carta a sua própria voz.

A criação é da TBWA\Hunt\Lascaris da África do Sul.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Campanha contra caça de rinocerontes transforma selo em mídia

Hoje li a notícia de que a caça ilegal matou o último rinoceronte existente em Moçambique. Não só lá, mas a espécie está sendo dizimada no mundo todo.

Não é coincidência que, pouco antes, a TBWA\Hunt Lascaris tenha nos enviado essa ótima ação para chamar atenção para o problema, e tentar salvar os 29 mil animais que restaram no planeta. 75% deles estão na África do Sul.

Rinocerontes são caçados pelo valor de seu chifre, que pode custar até 60 mil dólares por quilo no mercado negro. Na Ásia, principalmente na China (sempre nesse país medieval), acredita-se que o chifre tem propriedades medicinais, usado para a cura do câncer e como tônico de vitalidade.

The Rhino Stamp

A ideia da agência foi criar algo que pudesse ultrapassar fronteiras, despistando qualquer censura, e assim atingir diretamente o público asiático. O velho e simpático selo foi transformado em mídia e distribuído em formato de poster.

A campanha pedia para que, qualquer pessoa que fosse enviar alguma correspondência para China, Vietnã ou Tailândia, o fizesse com esses selos, levando consigo uma mensagem destinada a conscientizar quem compra, já que a única maneira de acabar com a matança de rinocerontes é diminuindo a demanda. Um marketing direto de baixo custo e impactante.

The Rhino Stamp
The Rhino Stamp
The Rhino Stamp
selo5

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Ethan Hunt, Bella Swan e outros personagens do cinema em modalidades olímpicas

O e-commerce sul-africano Kalahari.com promove sua seção de filmes aproveitando o momento Olímpico mundial.

Cenas do cinema são transformadas em provas das Olimpíadas, com Ethan Hunt disputando corrida de 200m, Bella Swan saltando da plataforma, Jonny Castle e Baby se equilibrando no cavalo e luta greco-romana com Jack Twist e Ennis Del Mar.

A criação é da JWT Cape Town.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


DNA Project: Nunca interfira em uma cena de crime

A DNA Project é uma associação forense da África do Sul que, com o objetivo de educar as pessoas a não alterarem uma cena de crime, recorreram a uma criativa ação outdoor.

Em uma estação de trem, o retrato de um criminoso com 6×8 metros foi desenhado no chão, utilizando spray e pequenas pedras brancas. Conforme os transeuntes passavam pelo local, a imagem ia se deteriorando.

A criação é da agência FoxP2.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Adidas pede assinaturas em camisa gigante da seleção da África do Sul

Adidas South Africa Jersey

A Adidas começa a fazer valer os milhões que investe para ser patrocinadora oficial da Copa do Mundo, e vai celebrar a África do Sul em uma jornada que cruzará todo o país.

A marca, que também patrocina a seleção sul-africana de futebol, criou uma réplica gigante da camisa da equipe, a chamada Bafana-Bafana, medindo 60 x 48 metros. A camisa vai passar por uma viagem de sete meses em dezenas de cidades da África do Sul, convidando as pessoas a deixarem sua assinatura no tecido.

No site da ação é possível acompanhar a localização atual e o calendário com cada ponto de parada da tour, que começa amanhã, dia 25 de novembro.