Não se desespere com o Heartbleed – o XKCD tem um gerador de senhas fáceis de lembrar

O desespero se alastrou pela internet nos últimos dias, por conta de uma grande falha de segurança no protocolo de criptografia Open SSL. Descoberta há pouco, mas existente há anos, a falha foi apelidada de Heartbleed, e é particularmente complicada por não afetar um aplicativo especificamente, mas todos os serviços que usam esse protocolo de criptografia, como o Gmail e o Facebook.

Uma atualização de emergência já foi liberada pela OpenSSL, mas a recomendação geral dos especialistas é que as pessoas troquem suas senhas e escolham sempre combinações seguras e complexas, evitando aquelas senhas padrão do tipo ‘123456’ ou ‘password’.

Nessas horas, é sempre bom lembrar da explicativa tirinha do XKCD, que demonstra que nem sempre uma senha complexa demais e difícil de lembrar é a melhor escolha. A recomendação é que a senha ideal tenha uma mistura de dígitos, letras e símbolos, e que contenha um grande número de caracteres. Um jeito fácil de fazer isso é criar uma frase, usando palavras comuns, porém aleatórias, e que acabam sendo mais simples de serem memorizadas.

password_strength

Para ajudar nessa tarefa, o XKCD lançou o kxpasswd, um gerador de senhas randômico, que cria senhas fáceis de lembrar e seguras o suficiente para você usar nos seus serviços online. O único detalhe é que as palavras usadas são sempre em inglês, mas fica fácil de entender o método de montagem das senhas – e é sempre possível traduzir, se você achar mais fácil.

Segundo o site Heartbleed test, a maioria dos grandes sites (inclusive alguns bancos brasileiros) já corrigiram a falha do Heartbleed. No entanto, diz o ditado que o seguro morreu de velho, e o prevenido ainda está andando por aí, por isso pode valer a pena dar aquela trocada básica nas suas senhas de serviços importantes.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

AntiCast 81 – Deep e Dark Web

Olá, antidesigners e brainstormers!
Neste programa, Ivan Mizanzuk e Rafael Ancara recebem os convidados Bruno Muller e Guga Mafra para conversarem sobre a Deep e a Dark Web. Qual a diferença? Para que servem? O que tem lá? Como navegar nelas? Quais as vantagens e os perigos?

> 0h07min45seg – Pauta principal
> 1h00min50seg – Leitura de comentários

Arte da episódio por Brads | Fan Page

Compre nosso livro!
“Existe Design?”

Vote no AntiCast para os melhores da Websfera
melhoresdawebsfera

Links
Livro “The Code Book”, para download (indicação do Bruno)
Site do Bruno Muller
TOR Project
TalkNow sobre ensino de design no Brasil
Prefiro Baudrillard novo – a morte do RPG parte 2
eBook de “Existe Design?” na Amazon
Palestra Café Filosófico (dica do ouvinte Leidson Led)
Dilemas de Ivana
Cara trollando no Craig’s List

Assine o Feed do AntiCast que é feed.anticast.com.br

iTunes
Ouça o AntiCast no iTunes aqui ou então manualmente:
Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais
Nos acompanhe no twitter @anticastdesign, na nossa fanpage no Facebook e no Youtube (/anticastdesign)
Siga também o nosso irmão @filosofiadodesign.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie