BF Goodrich | Nation of Go

Também disponível para iPhone e BlackBerry, o aplicativo Nation of Go é um projeto inovador criado pela The Martin Agency para a marca de pneus BF Goodrich. Ele é baseado num mapa que permite compartilhar rotas de viagem com outras pessoas usando os dispositivos móveis e um ferramenta online que funciona como uma comunidade conectando motoristas, rotas e histórias. É bem gênio! Assista um demo no vídeo acima!

:: Dica do E*Idéias

Tactility Mobile Phone

Un nouveau concept pour Toshiba, par le designer chinois Siwei Liu âgé de 22 ans. Un téléphone destiné aux non-voyants : il ne possède pas d’écran tactile mais simplement des touches en reliefs pour une meilleur accessibilité. Un clavier en braille qui contraste avec les mobiles traditionnels.



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Previously on Fubiz

Stella Artois QR Code

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Ultimamente, a Stella Artois tem fortalecido sua ligação com a sétima arte. Na Europa, Estados Unidos, Canadá e até no Brasil este apoio ao cinema foi e continua sendo fomentado.

A icônica e clássica marca de cervejas está executando uma competição inovadora no Canadá. Espalhando centenas de cartazes com códigos bi-dimensionais (QR Code) por todo o país que, ao ser fotografado com uma câmera de celular, leva o consumidor até um mobile site promocional onde os inscritos podem ganhar uma experiência única em festivais de cinema nacionais, incluindo o Toronto International Film Festival.

A experiência inclui um encontro exclusivo com importantes membros da indústria cinematográfica e acesso VIP aos eventos mais importantes de cinema do Canadá. A correria por este prêmio já começou… até porque o consumidor terá o direito de incluir um amigo nesta experiência inesquecível.

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Que eu me lembre, aqui no Brasil a gente teve a Nova Schin usando a tecnologia QR Code. Houve mais alguma?

:: Via 2d Code

Dexter The Game

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Dexter The Game” para iPhone já está disponível no iTunes, aqui, antecipando e promovendo a 4a temporada que estréia no dia 27 de setembro, pelo menos nos Estados Unidos.

Fundamentado em 3D, o game recria a aventura do assassino favorito da América, só que com uma única diferença: a participação e o envolvimento do usuário.

O game: nele, o usuário ajuda Dexter a escolher suas vítimas salvaguardando sempre a sua identidade, analisa cenas dos crimes, descobre provas e usa táticas de ação e espionagem muito instigantes. Dependendo de pontuação, o usuário que tiver um desempenho mais desejável poderá participar das gravações da 5a temporada, e, ainda, ser convidado para almoçar com o escritor da série, Jeff Lindsay.

:: Mais detalhes e regras do jogo podem ser vistos em www.dexterthegame.com

Timberland lança app para iPhone e BlackBerry

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Em parceria com as empresas Mullen e Ansible Mobile, a Timberland lançou o “Expedition Timberland“, um aplicativo móvel para iPhone e BlackBerry que busca auxiliar os executivos que adoram fugir da cidade grande e buscar refúgio em trilhas e aventuras ao ar livre. O aplicativo fornece detalhes de trilhas e dicas de locais para passeio em seis cidades americanas: Nova Iorque, Los Angeles, Boston, Chicago, Denver e Minneapolis.

Expedition Timberland” também inclui o game “Timber Trail” onde os usuários precisam ajudar um andarilho a escapar de obstáculos usando várias funcionalidades, e um gerador de playlist que inspira as pessoas quando forem andar e/ou correr pela cidade.

O aplicativo é gratuito e já está disponível na versão do iPhone, aqui. A versão do BlackBerry será lançada no dia 21 de setembro.

:: Via AdCritic

The PUMA Index

PUMA Index

A PUMA resolveu dar um motivo para as pessoas comemorarem mesmo se os índices econômicos estiverem em baixa. É o aplicativo para iPhone “The PUMA Index”, que ao invés de fazer você se preocupar com dinheiro, lhe mostra uma mulher, ou um homem, tirando a roupa de acordo com os números da bolsa.

A utilidade é zero, mas quem se importa com isso quando se tem a promessa de nudez gratuita? É uma divertida ideia para promover a linha Bodywear da marca, e se você mostrar o aplicativo instalado em seu iPhone em uma das lojas da PUMA, ganha 20% de desconto.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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How2Draw


Uma mini-ação no TwitDraw para promover o How2Draw, aplicativo de iPhone que ensinar a desenha.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Nokia e a Realidade Mixada

Nokia Mixed

O vídeo conceitual futurista do momento é da Nokia, mostrando como ela vê a aplicação da Realidade Aumentada nos próximos anos.

Se você é mais um dos que acredita que os publicitários, até agora, estão apenas brincando com a tecnologia, pode se surpreender com a visão de uma empresa que aposta nisso como um futuro promissor (mesmo que isso signifique usar óculos ridículos).

Aliás, a Nokia preferiu dar até outro nome, Mixed Reality. Pois é, mais um termo pro vocabulário marketês. Pra que simplificar quando podemos complicar, certo?

| Via Tiago Dória

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Member’s Welcome.

Our latest launch for client Virgin Mobile.
Virgin Mobile’s Members’ Lounge is the pointy bit of a new approach to Telco marketing based around rewarding members for their custom, rather than hooking them in on fancy plans and deals and then forgetting about them.
In the new world of Virgin Mobile, members get benefits like:

Access to […]

Adidas Mobile Tracker

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Acabei de ler sobre o Adidas Mobile Tracker, um aplicativo móvel feito especialmente para a Maratona de Londres, onde o espectador podia trackear (monitorar) seu amigo e/ou ídolo que participou da corrida. Os calçados dos atletas foram equipados com chips RFID e assim o sistema foi capaz de traçar o trajeto, a velocidade e o exato local onde o corredor estava. Então, as informações foram propagadas para o espectador via SMS e WAP site.
A idéia era simples, porém dá uma luz àqueles que pensam em ativação de mobile marketing de forma restrita.

Os espectadores ainda podiam enviar mensagens de incentivo e motivação de seus celulares aos corredores. As mensagens eram filtradas e submetidas em algumas telas eletrônicas espalhadas pelo percurso.

Mazda mescla R.A. com QR Code e GPS

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Realidade aumentada para simplesmente salientar na tela do computador ou do celular do usuário algo que se refere ao conteúdo de uma campanha, já virou feijão com arroz. O que as agências e os anunciantes estão tentando, é não deixar a tecnologia cair no comum e perder o encanto, tendo a difícil tarefa de adaptá-la de forma criativa e original.

No Reino Unido, a JWT acabou de lançar uma campanha hi-tech para a Mazda, que utiliza a plataforma Layar de Realidade Aumentada Móvel, para fornecer aos usuários de smartphone o caminho para encontrar a concessionária mais próxima. O melhor desse desse serviço é que ele integra um sistema de GPS do Google, o que facilita na hora de rastrear e apontar os locais desejados.

A Layar é uma plataforma disponível para celulares que utilizam o sistema operacional Android, do Google.

Neste caso, o usuário tem que tirar uma foto com seu smartphone de um código bi-dimensional (QR Code) encontrado em revistas britânicas especializadas, para se conectar com os revendedores.

Após registrar a imagem gravada do código, o aplicativo é habilitado, mostrando todas as concessionárias da Mazda disponíveis nas imediações.

Dez mil aplicativos como esse já foram baixados em menos de 2 dias. Veja o vídeo demo:

:: Via WPP e TechCrunch UK

“The Shack” to Focus on Wireless in Stores and Ads

radio_shack_logo21According to an article in PC World, starting today, in an apparent move to become a more upscale brand, the electronic retailer best known for transistors, capacitors, and other relatively obscure doo-hickeys will change its name to “The Shack” and focus more on mobile technology. While Radio Shack, I mean The Shack, has always carried flat screen TV’s, laptops, and cell phones, is the gradual shift from hardware accessories consistent with its brand? Do consumers automatically think of Radio Shack, I mean The Shack, when they need the latest in wireless technology?

Exactly.  The shift from its original focus means the encroachment into traditional electronic retail. How competitive is The Shack compared to the big boys of electronic retail – Best Buy, Circuit City, Walmart, etc. – especially considering the comparatively microscopic store size?

Today’s launch includes a live event called “Shack Summer Netogether,” featuring two 17-foot laptop computers in NYC and San Francisco, allowing live video and audio exchanges between the two cities via webcam.

In an interview with PC World’s Jeff Bertolucci, CMO Lee Applbaum says the new moniker stems from loyal customers, associates, and investors referring to the company as The Shack. Applbaum also mentions that while they have a loyal customer base in electronic parts, they’re also aggressively targeting mobile technology. “You will see a real focus on mobility and wireless products from leading brands in our new advertising.”

Stay tuned to see how this risky move unfolds.

Sara Barton is a copywriter, social media strategist, and avid blogger who is in search of her next opportunity. Contact her via Twitter, LinkedIn, or her blog.

Axe lança game multiplataforma

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A Axe contratou a Graystripe, empresa americana especializada mobile advertising, para lançar um aplicativo de iPhone como parte de uma campanha educacional a fim de ensinar os homens a utilizarem corretamente o desodorante bodyspray da marca. O Pogo Xtreme, nome dado ao game, é derivado daquela brincadeira que foi sucesso nos anos 80/90, quem se lembra?

Até aí nada de novo. Porém, conforme forem acumulando seus resultados no game, os usuários poderão indexar suas pontuações em redes sociais, como Facebook, por exemplo, podendo, assim, compartilhar com os demais suas boas performances.
Desenvolvido pela Wild Tangent, o game também foi disponibilizado online para que os usuários que não possuem o aparelho da Apple possam jogar em seus próprios computadores e notebooks, aqui. E Axe ainda garante que o Pogo Xtreme será integrado ao PlayStation 3 em breve.

Agora, mais do que nunca, as marcas estão procurando novas maneiras de envolver a audiência em vários canais e temos orgulho de oferecer isso através de nossa exclusiva plataforma que permite as marcas de alargar sua presença em veículos de publicidade on-line, partindo do iPhone.”, disse Michael Chang, CEO da Greystripe.

:: Com fonte do Mobile Marketer

Traditional Agency Model – It’s Been Good Knowin’ Ya!

mad_men-showI love the TV show “MadMen,” mostly because it’s a reminder of a quaint time in the history of our industry – big accounts, big egos, and big paychecks. Of course, at that time, advertising was limited to print and radio, as well as the “new” medium of TV.

Flash forward nearly 60 years to 2009. Magazines and newspapers are folding left and right, radio seems to have a limited shelf life, and TV is too expensive for many potential advertisers. While agencies like the fictional Sterling Cooper still exist, they’re working to hold their own against relative upstarts – the small boutique agencies that specialize in digital and social media. What would Don Draper do – get a Twitter account and attend PodCamp instead of chasing secretaries and boozing?

Traditional agencies are downsizing – many have considerably smaller employee rosters and account lists – while smaller agencies are flourishing due to the focus of specialists such as brand evangelists, social anthropologists, and relationship managers. Their primary methodologies engage the consumer through digital, mobile, and direct mail, then supplement campaigns with broadcast, print, out-of-home, and outdoor.  These small shops seem to get it as they can implement a specialized yet multi-faceted approach for clients.  Think of it as one-stop-shopping and the agencies that can’t keep up with the so-called little guys are folding quickly.

So what does this mean to traditional agencies? Is it the end of the line for them? Or can they peacefully co-exist with this new agency hybrid?

Sara Barton is a copywriter, social media strategist, and avid blogger who is in search of her next opportunity. Contact her via Twitter, LinkedIn, or her blog.


Coca-Cola inova e concede crédito para celulares

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Projetada especificamente para o público adolescente, a inovadora promoção da Coca-Cola já está dando o que falar na Grã-Bretanha. A promo oferece uma pequena, porém significativa quantia de crédito para os celulares dos consumidores que comprarem latinhas de 330ml ou 500ml da Sprite, Fanta ou Dr. Pepper.

The Every Pack Gets 50p” decorrerá durante um mês, a partir de meados de julho até o esgotamento das latas especialmente fabricadas e distribuídas para esta campanha promocional.

Cada garrafa terá um código especial que deverá ser submetido online, através do hotsite (www.gimmecredit.co.uk), um espaço reservado para instruções básicas sobre a indexação de dados relacionados aos serviços móveis de cada um dos consumidores. Nas próximas vezes que os consumidores comprarem essas latinhas, terão que enviar estes códigos promocionais e os seus respectivos dados móveis via SMS para 85888. Sendo assim, o crédito será adicionado a conta dos consumidores dentro de 48 horas.

Cada consumidor pode obter, no máximo, até oito créditos (o equivalente a £ 4) durante a promoção.

Conforme foi dito pelos executivos da Coca, a promoção-teste vai servir não só para se aproximar do público adolescente, mas principalmente para quantificar o número de jovens usuários da tecnologia móvel e os aptos a participar de ações promocionais pelo celular.

:: Com fonte do Business Week e Mobile Marketing Watch

Pizza Hut lança aplicativo para iPhone

Depois da ferramenta em Adobe Air no desktop, o Shortcut, a Pizza Hut lançou o seu próprio aplicativo para iPhone. A diferença é que, além de fazer o seu pedido de maneira rápida e prática, a idéia é tornar o processo todo mais divertido.

Na iTunes Store, as críticas negativas reclamam da falta de algumas funcionalidades em relação ao Shortcut. Através do iPhone não dá para pedir bebidas e nem aproveitar os preços promocionais das vendas casadas, mas ainda assim nunca foi tão simples pedir uma pizza.

| Via Work For Food

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Aplicativo “responsável” da Grolsch

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A holandesa Grolsch deu aval para a criação de um novo aplicativo que induz o usuário a testar a sua capacidade de andar em linha reta após consumir bebida alcoólica.

O aplicativo, criado pela Marvellous Amersterdam, foi chamado de “Walk the Line“, e será disponibilizado a partir do dia 20 de julho para iPhone, na App Store.

Usar a interatividade para exercer um papel mais responsável, não é novidade entre as marcas de bebida alcóolica. Em março, a Absolut apresentou a campanha “Recognize the Moment” com essa mesma “pegada”, alertando as pessoas sobre o momento em que se deveria parar de beber.

:: Via Revolution Magazine

Outdoor interativo para vender imóveis

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Chamar a atenção de potenciais consumidores na visualmente poluída Times Square, em Nova Iorque, não é uma tarefa fácil. Uma das saídas é a utilização da interatividade como meio de entreter o público e assegurar a aproximação dos transeuntes. E é exatamente isso que a imobiliária Coldweell Banker está fazendo: Eles instalaram um outdoor interativo na avenida, que reage aos SMS(s) enviados pelas pessoas.

Basta enviar uma mensagem para um número pré-definido com a palavra “homes” e o código postal correspondente à área em que se pretende adquirir um imóvel, que em poucos minutos o painel exibe as casas e/ou os apartamentos disponíveis naquela região desejada. Assista aqui um vídeo que retrata a mecânica do outdoor interativo da Coldweell:

A novidade serve principalmente para facilitar a vida de quem está em busca de uma nova residência, tendo em vista que outras informações e uma lista mais extensa de propriedades são enviadas ao aparelho da pessoa que se interessou pela ferramenta interativa. Um passo à frente dado pela Coldweell Banker!

:: Com fonte do MobileMarketer

BlackBerry Loves U2

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A parceria entre a Research in Motion (RIM), responsável pela BlackBerry, e a banda U2, anunciada há alguns meses, já está rendendo muitos frutos. Umas das novidades é que em breve eles vão lançar um mobile album onde os fãs poderão ouvir as novas músicas, trocar opiniões, compartilhar fotos e vídeos, e saber mais sobre a polêmica parceria. Tudo estará disponível em (www.blackberry.com/u2). Por enquanto, apenas um teaser e outras ferramentas explicativas são fornecidas no site da parceria.

Nos Estados Unidos, um comercial está sendo veiculado para deixar as pessoas com água na boca. Confiram abaixo o comercial de televisão e o teaser da parceria:

BlackBerry Loves U2

Introducing U2 Mobile Album

A banda irlandesa foi por muito tempo parceira da Apple. Aqui no Brasil e em outros países, o U2 promove seu novo álbum “No Line on the Horizon” em parceria com a Motorola. Ou seja, não é difícil ver uma aliança da banda com alguma marca tech. Kudos para o Bono e sua turma por mais essa grande iniciativa.

:: Via Y2.

Digitalizando o relacionamento com os cães

pedigreee.jpgConforme dito no post anterior, provas surgem constantemente reforçando a afirmativa de que a digitalização universal, aplicada em tudo e em todos, seja absoluta. Até mesmo o relacionamento com o melhor amigo do homem está também se “virtualizando”. Como assim? Vou explicar melhor: as marcas Purina, da Nestlé, e a Pedigree, ambas fabricantes de alimentos para cachorro, lançaram aplicativos online e mobile para que os usuários perpetuem os melhores momentos com seus cães.

No caso da Purina, ele apresentaram um aplicativo online que funciona como um “storybook online”, hospedado no site (http://chef-michaels.com/) onde os usuários poderão criar albuns de fotos e conhecer os novos produtos da linha Chef Michaels. Por outro lado, a Pedigree dos Estados Unidos comemora o sucesso de seu aplicativo “Shake & Bark“, onde milhares de usuários, apaixonados por cães, podem ter o latido e a foto do seu mascote no seu iPhone. Basta criar um “perfil” para ele, tirar uma foto e gravar o seu latido. Logo em seguida, basta balançar o seu iPhone para ouvir o latido do seu “melhor amigo”.

Se o usuário não quiser gravar o latido do seu cão, ou se não tiver um animal de estimação, existem 3 tipos de latidos pré-gravados que podem acabar com esse “problema”. O aplicativo está disponível na App Store e seu download é gratuito.

Exemplos como esses são ótimos para retratar essa tendência da digitalização. Todas as categorias de mercado estão de olho nisso tudo, e vão continuar oferecendo conteúdos relevantes para seus públicos.

:: Via Brandweek e Mobilepedia