Operadora “levanta a bandeira” da saúde

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A comodidade que os instrumentos eletrônicos nos proporcionam, faz com que, muitas vezes, as pessoas associem a tecnologia ao sedentarismo. Só que tem empresa querendo desmistificar afirmações como esta.
Uma delas é a Au, uma das marcas líderes em telefonia celular no Japão, cuja propriedade pertence a operadora mundialmente reconhecida, KDDI.
Sempre apostando em inovações no design e em tecnologias de mobilidade, a Au by KDDI lançou agora uma competição que está mexendo com os japoneses, literalmente.

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5min. WALK” se baseia num aplicativo que transforma o celular num contador de calorias. O aplicativo reúne funções de GPS em uma espécie de “pedômetro” que conta os passos e a quantidade de caloria perdida em determinada caminhada. A campanha incentiva uma caminhada mínima de 5 minutos por dia. Neste aplicativo, os usuários poderão saber quantas calorias perderam durante o trajeto e compartilhar as informações com seus colegas que também estão utilizando a ferramenta.

Mais do que apenas incentivar a saúde individual, a KDDI está tentando criar um senso entre a comunidade japonesa: usuários podem se registrar no site e entrar no ranking dos “5min. Walkers”. Todo dia, no computador ou no mobile site, a KDDI posta o número de calorias queimadas por todos os usuários registrados – a cada 5 minutos – e “coroa” os walkers que mais fizeram valer a pena suas caminhadas. Uma ótima campanha de engajamento, que inclui ainda ações de guerrilha com adesivações em estações de metrô e terminais de ônibus.

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:: Dica enviada pela Amanda Piccoli, via Japan Trends.

A economia dos aplicativos

App Economy Inside The App Economy: Mark Pincus, fundador da Zynga, empresa por trás do popular “FarmVille”

A edição dessa semana da Business Week traz uma excelente matéria sobre o que chamam de “A economia dos aplicativos”, inexistente há apenas dois anos. De jogos tolos e pedaços minúsculos de código, na maior parte do tempo, sem utilidade, os aplicativos para celulares e redes sociais geram hoje fortunas para o seus empreendedores.

Com cerca de 100.000 softwares criados, grande parte na App Store da Apple, a economia dos aplicativos tornou-se um negócio altamente lucrativo para startups como Zynga, Playfish e Playdom. Além da atenção de investidores, as três companhias, juntas, geram um valor estimado em 300 milhões de dólares anuais com a venda de bugigangas digitais.

A receita é simples: conquiste muitos usuários com diversão gratuita, incentive a viralização natural, e venda itens digitais para permitir que os jogadores subam de nível. E acredite: qualquer jogador é obcecado por níveis.

FarmVille e Mafia Wars “FarmVille” (61 milhões de usuários) e “Mafia Wars” (25.8 milhões), os mais populares apps no Facebook.

O mais popular nessa linha de jogo social é o “FarmVille”, da Zynga, que já tem 20 aplicativos do mesmo tipo lançados. No último mês foram cerca de 60 milhões de jogadores em busca de ter a fazenda mais próspera do Facebook. A matéria da BW ainda brinca: “Existem 20 vezes mais pessoas nos campos virtuais de FarmVille do que nas fazendas reais dos Estados Unidos.”

Esses números dão a Zynga um status de jovem Google, tanto em crescimento como na atmosfera proporcionada aos funcionários: chefs contratados para servir duas refeições ao dia, assim ninguém precisa perder tempo saindo na rua em busca de almoço, por exemplo.

Cada produto da Zynga, que eles próprios preferem chamar de serviço, serve como laboratório de teste para novas idéias. Todo e qualquer clique dentro dos aplicativos são registrados, o que permite aos desenvolvedores perceberem o impacto de cada pequena mudança. Quando começaram a vender sementes de batata-doce digitais em “FarmVille” por U$5 o “pacote”, ganharam 400 mil dólares em três dias.

Pet Society Restaurant City “Pet Society” (20.5 milhões de usuários) e “Restaurant City” (17.3 milhões), desenvolvidos pela londrina Playfish.

Outra maneira de conseguir as moedas de troca virtuais, além de acabar com o limite do cartão de crédito, é participar de ações de empresas parceiras de “FarmVille”, como instalar a toolbar de determinado site ou se cadastrar em outro.

É também da Zynga outro popular aplicativo de Facebook, “Mafia Wars”. Certamente você já recebeu dezenas de convites de amigos para participar da disputa virtual de gangsters. Já “Café World”, lançado recentemente, arrebatou 16 milhões de usuários nas duas primeiras semanas.

App Store App Store: Mais de 85 mil aplicativos para iPhone e iPod Touch

A londrina Playfish é dona dos apps “Pet Society” (20.5 milhões de usuários) e “Restaurant City” (17.3 milhões). A estimativa da empresa, com rumores de que será comprada pela gigante Electronic Arts, é arrecadar 75 milhões de dólares ao ano.

A Playdom, de Mountain View, California, criou “Mobsters” (14 milhões de usuários), “Bumper Stickers” (11.7 milhões), “Own Your Friends” (10.1 milhões), entre outros. Esses três exemplos são para MySpace.

Fazer dinheiro com bens digitais não é nenhuma novidade, a internet e o universo dos games contam com dezenas de exemplos de conteúdo sendo vendido por um punhado de dólares. E não estou falando de jogos on demand, expansões para games high-end, canções para jogos musicais, etc, e sim de objetos com custo quase zero de produção. A grande diferença, agora, é que as possibilidades nunca foram tão amplas, sociais e lucrativas.

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Sem mídia, Volkswagen lança novo GTI “só” com aplicativo para iPhone

Volkswagen GTI iPhone

Para o lançamento do novo GTI, a Volskwagen não vai fazer um comercial de TV, nem criar um anúncio de revista, também não vai criar um site, nem mesmo gastar um único centavo em mídia. A única peça da campanha: um aplicativo para iPhone.

Quando o GTI entrou no mercado, 2006, a fabricante alemã investiu 60 milhões de dólares em um gigante esforço de mídia. Agora, a Volkswagen conta com o número divulgado pela Apple de 50 milhões de iPhone’s e iPod’s Touch vendidos no mundo.

Segundo a CBS, o programa de TV mais assistido na semana passada, “NCIS, alcançou 21 milhões de espectadores, cobrando 130 mil dólares por uma veiculação de 30 segundos.

Criado pela AKQA, o aplicativo “Real Racing GTI” é um game de corrida controlado pelo acelerometro dos gadgets. Nenhuma novidade caso não fosse o componente promocional do software: os seis primeiros colocados no ranking das corridas irão ganhar uma edição especial do VW GTI.

Sem nenhuma campanha para divulgar o aplicativo, a Volkswagen conta com PR e mídias sociais para viralizar o game. A concorrência dos 65 mil softwares na App Store é grande, mas quantos deles dão carros como prêmio?

| Via AdAge

Gucci lança aplicativo de iPhone

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A GUCCI, famosa marca de moda italiana, foi pioneira no business digital entre as empresas de luxo com o lançamento de sua loja virtual, em 2002.
Agora, em 2009, a marca volta a se destacar apresentando seu aplicativo de iPhone e iPod Touch.
O novo aplicativo vai oferecer aos consumidores uma oportunidade de acesso a playlists musicais personalizadas, vídeos, desfiles, notícias e ofertas exclusivas de produtos Gucci. Dentre todas as funcionalidades, a que eu mais curti é o Gucci Beats, que permite aos usuários rodar suas próprias músicas em um disco de vinil virtual. Depois de criar o seu som, poderá reproduzi-lo para seus amigos virtuais enviando para os contatos do Facebook.
Uma outra função é a GUCCI’s Little Black Book. Ela pesquisa e localiza os melhores restaurantes, discotecas, bares ou hotéis em 33 cidades do mundo, através de uma tecnologia de GPS integrado ao GMaps.
Seguindo o exemplo da grande maioria dos branded apps, este também é FREE!

:: Dica do FlyLyf

London becomes a bands canvas

Bands using maps to create interactive experiences

Aplicativo de Pepsi para iPhone causa controvérsia na Internet

ampup

Algo chamou a minha atenção neste pacato Dia das Crianças: uma trending topic no Twitter chamada “Alienate your female”, que em português seria algo como “aliene sua fêmea”.

Rápido clique no tópico para descobrir que se tratava, na verdade, de um post do Mashable intitulado Alienate your Female customers? Pepsi has an app for that.

O pivô da controvérsia é um aplicativo lançado para promover o energético Amp Up, que faz simulações do que falar e de como se comportar com diferentes perfis de garotas. O sugestivo nome do aplicativo, Amp Up Before You Score, ainda intermedia boas relações com as Mídias Sociais. Em outras palavras, é um aplicativo para você usar durante o xaveco e depois da transa, para se orgulhar para os seus amiguinhos no Twitter, Facebook e afins. Veja o vídeo:

Mau-gosto? Não sei. Se levantarmos o histórico de comunicação de Axe/Lynx, é a mesmíssima linha. Fora um balde de marcas que já tentaram esta aproximação de consumo e pegação. Como, no caso de Amp Up, houve o ingrediente “Brag about it on Twitter”, a reação pode ter sido exagerada. Ou não? Será que nos acostumamos tanto com este tipo de estímulo para ser um macho de respeito que o ponto absurdo nessa história toda é apenas o fato de poder compartilhar a lista de garotas nas Mídias Sociais?

No caso de Axe/Lynx, a coisa do pegador funciona para share of mind. Quando você vai ao supermercado e encontra todo a sorte de desodorantes de segunda linha, além do preço (na média, quase igual) e da fragrância, é possível que o consumidor compre aquele com o qual melhor se identifica em termos mais intangíveis. Não é necessariamente achando que irá pegar mais mulher usando um ou que todas avançarão nele se ele comprar outro. Talvez com alguns, mas não geralmente.

Sobre Amp Up, estamos falando sobre alguém que tenha iPhone. Se um cara com algum discernimento adquirir um aplicativo desses com alguma esperança de usá-lo com uma garota e a pobrezinha cair na lábia deste coitado, numa boa, ambos se merecem. Garotas, antes de atacar a mente criativa que concebeu este aplicativo, peço que vocês se respeitem: não sejam presas fáceis do tipo de gente que usaria o dito cujo. Se forem, não reclamem depois…

Aplicativo para iPhone do Fiat 500 sugere carro que “é a sua cara”

FIAT 500

Nesse mês de outubro, a Fiat lança no Brasil o Fiat 500. Como parte de uma campanha que deve surgir em breve, um aplicativo para iPhone vai explorar a grande possibilidade de customização do carro.

Através de reconhecimento facial, a ferramenta indica um Fiat 500 que, teoricamente, seria a sua cara. Ao chacoalhar o iPhone, é construída uma sugestão de personalização aleatória.

O aplicativo ainda não está disponível, mas deve ser lançado em breve na App Store brasileira. A criação e produção é da Agência Click.

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Warner Bros. lança iPhone app e projeto artístico para “Onde Vivem Os Monstros”

Onde Vivem Os Monstros

Duas novas ações da Warner Bros. para promover a estreia de “Onde Vivem Os Monstros”, que lá nos EUA acontece na semana que vem, 16 de outubro, e aqui no Brasil apenas em 1º de janeiro de 2010.

O aplicativo de iPhone para o filme dirigido por Spile Jonze, baseado no livro infantil de Maurice Sendak, traz conteúdo como fotos, vídeos e trilha sonora, mas também uma espécie de Tamagochi com o personagem Carol, dublado pelo genial James Gandolfini.

Além disso, o estúdio, em parceria com a Vice Magazine, lançou um projeto em que 24 diferentes artistas irão retratar suas memórias pessoais do livro que inspirou o filme. Todos os trabalhos serão publicados e detalhados no blog wherethewildthingsare.viceland.com.

Outra informação relacionada a “Where the Wild Things Are” que recebi ontem, é que a editora Cosaf Naify vai lançar o livro no Brasil até o final do ano.

Onde Vivem Os Monstros

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Aplicativo da Volks mede emissão de Co2

Vocês devem ter percebido que eu curto muito a tecnologia mobile. Sempre que surge uma campanha que envolva o mobile marketing, ou até mesmo um simples aplicativo, costumo postar aqui. Só que não podemos esquecer que a tecnologia, por mais inovadora e interessante que seja, não substitui uma boa idéia.
Boa idéia como a da Volks da Suécia, que lançou um aplicativo de iPhone que mede a quantidade de Co2 emitido pelos usuários através de um simples sopro. O objetivo é comparar a emissão do novo Passat EcoFuel com a das pessoas, e provar que o novo green car é mesmo muito ecológico.
Acima, o vídeo que divulga o aplicativo, criado pela DDB Stockholm.

M.Benz Mobile Car Payment

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A Mercedes-Benz desenvolveu um aplicativo para iPhone e iPod Touch que é gratuito. Disponível na App Store da Apple, ele permite comprar carros e serviços diversos, alem de ver informações sobre mecânica, instruções e mapas para revendedores locais, ofertas de seguros e dicas especiais de hotéis. Porém, a novidade ainda só está validada para o mercado estadunidense.
Conforme foi escrito no Textually, a M.Benz ainda pretende lançar em breve um aplicativo semelhante para Blackberry.
Este é o segundo aplicativo de e-commerce para smartphone lançado por uma grande marca em menos de 1 mês. Há alguns dias atrás falei (aqui) do Starbuck Card Mobile, também para iPhone.

Ovomaltine lança seu aplicativo de iPhone

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Criado pela QG Propaganda, este aplicativo é um jeito divertido e interativo para você preparar o seu Ovomaltine. Depois de colocar o leite e o achocolatado, o comando ‘Shake’ aparece para você chacoalhar seu iPhone, podendo misturar os ingredientes e “beber” à vontade. Basta clicar em “Recomeçar” e você pode beber quantas vezes quiser. Afinal, Ovomaltine é como os momentos mais gostosos da sua vida: é Forever.

Forever porque é o conceito da nova campanha que Ovomaltine e a QG trazem para ao mercado, que inclui ainda um novo hotsite no qual os consumidores podem compartilhar seus momentos mais “forever”, como o dia da formatura, o primeiro encontro, a primeira viagem de avião e muitos outros momentos inesquecíveis.

Kudos para QG e equipe: Marcello Droopy, Nicholas Bergantin e “Rafu”.

:: O aplicativo já está disponível, aqui. (É Free!).

CNN lança aplicativo para iPhone e incentiva jornalismo cidadão

CNN iPhone App

Em mais um capítulo da história atual entre jornalismo e novas mídias, a CNN enfim fez a sua decisiva entrada no universo mobile. O aplicativo para iPhone, já considerado o mais bem desenvolvido no segmento de notícias, foi lançado hoje na App Store custando US$ 1,99.

Além do que se espera de uma boa ferramenta de notícias, como a integração com o conteúdo da CNN.com, interface, customização, video streaming, etc, o aplicativo tem alguns pontos que merecem ser destacados.

Primeiro, a decisão da CNN de cobrar pelo download, frente as diversas alternativas gratuitas, como a do New York Times, por exemplo. Segundo ponto é que mesmo sendo uma ferramenta paga, a CNN vai explorar a venda de publicidade dentro do software. Aliás, é esse “detalhe” que está rendendo críticas ao aplicativo.

A grande maioria dos 80 reviews até agora são positivos, mas quem reclama deixa claro que não quer pagar e ainda ser obrigado a encontrar propaganda entre a leitura das notícias.

Por fim, outro destaque do aplicativo, e certamente o mais importante, é o incentivo e facilidade do jornalismo cidadão. A seção iReport permite que os usuários façam upload de fotos, vídeos e notícias diretamente do iPhone para a CNN, um conteúdo que poderá ser utilizado pela equipe de jornalistas nas matérias principais da rede.

Para comprar o aplicativo, acesse esse link diretamente para a App Store.

CNN iPhone App

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Axe usa SMS para completar anúncio impresso

Um anúncio impresso para o lançamento das linhas Axe Day e Axe Night, no Uruguai, aparecia incompleto. Esse era o começo para o que o Gizmodo chamou de melhor uso de SMS na publicidade até hoje.

A peça diz: “Para completar esse anúncio, envie a mensagem AXE para 2345 depois das 21h.”

Momentos depois, o usuário recebe uma mensagem multimídia no celular contendo o restante da imagem. A criação é da agência Lowe Ginkgo, de Montevidéu.

Axe SMS

| Dica do Panchogold

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Guinness | Passport To Greatness

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A última edição da revista HSM Management traz uma ótima matéria de capa: um dossiê da chamada “era mobile“. Dentre vários artigos, alguns cases de sucesso aparecem como referência desta disciplina ainda incipiente aqui no Brasil. O case que mais me chamou atenção foi o da marca de cerveja Guinness.

Enquanto rolava a edição 2008 de um importante campeonato internacional de rúgbi, em Hong Kong, os torcedores ficaram atentos não só ao jogo, mas também em avisos de letreiros luminosos dos estádios: “Envie rúgbi para 508507“, patrocinados pela Guinness

Após enviar a mensagem de texto, o usuário recebia instruções para baixar em seu celular o Guinness Passport to Greatness, um guia com informações sobre o campeonato (programação diária das partidas, tabelas, estádios e horários de transportes coletivos, dados turísticos da cidade, e um aplicativo que fornecia a descrição de bares, endereço, telefone, mapa e a opção de ouvir pelo celular, o nome do estabelecimento em cantonês (língua oficial de Hong Kong), para que seja comunicado ao motorista de taxi.

Criado pela agência OgilvyOne, o Guinness Passport to Greatness conseguiu obter uma boa taxa de retorno. Cerca de 30% de resposta – em sua maioria jovens fanáticos por rúgbi – que logo se empolgaram para participar da ação interativa. Para saber mais detalhes da campanha, assistam o vídeo case acima.

Tylenol cria iPhone app para medir o sono

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Uma tendência evolutiva e que transforma radicalmente o nosso mercado, são as app stores, ou lojas de aplicativos. Movimentando bilhões de downloads, as principais delas como a Apple App Store, o BlackBerry App World e a OVI Store, da Nokia, criaram um novo ecossistema que facilitou o processo de desenvolvimento, publicação e consumo de aplicativos.

Vimos aqui vários exemplos e cases criativos de marcas que se apropriaram desse ecossistema, e vamos continuar trazendo boas referências, até porque a premissa do blog não é só inspirar os leitores, mas principalmente alertar para as “novidades” que surgem no mundo da comunicação e das marcas.

Na onda dos brand apps, a Tylenol, da farmacêutica americana Johnson & Johnson, criou um aplicativo gratuito, para iPhone, bastante inteligente.
O “Tylenol PM Sleep Tracker” convida o usuário a criar um diário do seu tempo de sono e perceber o reflexo que isto gera em seu humor. Informando quantas horas de sono e o humor que teve a cada dia, o aplicativo desenha um gráfico resumo customizável com um panorama das noites de sono dos usuários, e dicas de como melhorar as noites de insônia.

Poucas semanas após o lançamento, foram mais de 3.000 downloads do aplicativo.

:: Via Mobilepedia

Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Bradesco iPhone

O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone. Intitulada “Presença”, a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização.

O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real.

Com criação da Insula/NeogamaBBH, e produção da Maya, o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil.

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Daytum e Life Data

Desde que conheci o audioscrobbler lá em meados de 2005, que logo se transformou em Last.FM eu passei a curtir muito ver estatísticas sobre hábitos pessoais e principalmente data visualization.

Quando comecei a ter uma noção visual sobre tudo o que eu escuto, meu gosto ganhou valor, simplesmente por conseguir comparar e me relacionar ao gosto dos outros. E isso meio que trai a máxima de que gosto não se discute.
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Por aí vi uma série de pessoas que começaram a compilar seus gostos e hábitos, muitos através das redes sociais e alguns chutando o balde e gerando estatísticas lindas e assustadoramente completas sobre suas vidas.
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Feltron annual report, quase um livro de infográficos sobre o ano do cara, vale a visita.

Há um tempo, através do próprio Feltron conheci o Daytum, que é um site que se compromete a juntar essas informações do seu dia-a-dia para você. Na época era fechado pra convidados e estava em fase de testes. Esqueci completamente dele, e hoje, assistindo a apresentação, imperdível por sinal, do Google para AdWeek (via Adivertido) vejo o Daytum por lá e descubro que ele está aberto.

daytum

O site melhorou muito do que era, e já conta com versão mobile e atualizações via twitter – escrevendo com os termos que o site orienta.

Fiquei bem curioso em testar pra conseguir esse overview das minhas atividades e hábitos.
Hoje, o twitter virou um verdadeiro histórico de hábitos coletivos, que influenciam o comportamento de toda a sua rede de relacionamentos e tudo mais. Super interessante integrar isso com sua vida real.

A conclusão? Provavelmente as pessoas sentem cada vez mais a necessidade de tornar experiências reais em conteúdo digital e compartilhável. Seja por autruismo ou aspiração social. Obviamente essa é uma análise ultra rasa e pessoal.

O que vc acha disso? Comente aí.

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Starbucks iPhone App | Mobile Payment

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A Starbucks está lançando nos Estados Unidos seu 1º aplicativo oficial de iPhone com localizador de lojas (store locator) e menu information, e está testando um 2º aplicativo que vai permitir o cliente usar o telefone para comprar e pagar por produtos Starbucks – também via QR Code. Confiram o vídeo de lançamento:

O desenvolvimento e os testes dos aplicativos são resultado de um ótimo feedback que a marca obteve através da sua rede social My Starbucks Idea, serviço online voltado especialmente para consumidores que sugerem novidades para a rede.

:: Com fonte do WSJ

Game Over for QR codes in Australia?

We’ve been doing some analysis on recent QR code campaigns through sister company Myne.
The results make for some interesting reading.
Check it out.

var addthis_pub = ‘publicisnz’;

Domino’s Pizza | Mobile Tracker

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Atualizado e otimizado, o site móvel da Domino’s para o iPhone, Palm e celulares com o Android, do Google, traz agora mais comodidade aos clientes da pizza, nos Estados Unidos. Eles incluíram o Tracker Pizza, que permite aos consumidores acompanhar o andamento de seus pedidos, alterar opções e adquirir promoções de cupons móveis.

Para não ser diferente, a novidade ainda não chegou no Brasil. :(

:: Via Mobile Marketer