Yahoo lança News Digest App para consumo de notícia fast-food

Yahoo acaba de apresentar na CES 2014 o News Digest, um aplicativo que pode oferecer uma solução para quem não tem tempo de se atualizar diariamente com as notícias pipocando ao redor do mundo.

Seu principal recurso é transformar conteúdos densos em informações concisas a partir de uma mistura de diferentes fontes e pontos de vista.

O resultado são pequenas histórias, os chamados “átomos”, que são agendados para enviarem notificações e ficarem visíveis duas vezes ao dia, em uma tentativa de oferecer aos usuários notícias compreensivas e consumidas sem esforço.

Para apresentar tanto conteúdo de forma ordenada, o aplicativo possui um recurso que inclui ícones linkados a diferentes sites, portais e redes sociais, como Wikipedia, Twitter, etc. Isso acaba por ajudar os leitores a se aprofundarem no conteúdo quando acharem necessário.

Há também um relógio de contagem regressiva para o próximo “átomo” de notícias, para que os usuários possam ficar de olho no tempo que gastam e quanto tempo falta para o próximo apurado de informações.

appyahoo-newdigest-1

O aplicativo também funciona como reposicionamento de marca para o Yahoo, passando a mostrar maior domínio sobre os hábitos e necessidades do usuário de dispositivos móveis e as tendências do consumo fast-food de conteúdo.

Yahoo New Digest App está disponível de graça para iOS.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Jelly: Biz Stone, fundador do Twitter, lança novo aplicativo

Jelly

O fundador do Twitter, Biz Stone, lançou hoje um novo aplicativo: Jelly.

Pretende funcionar como um mecanismo de busca humano. Você faz perguntas através do aplicativo, e espera as resposta de sua rede. Aí você quer saber: Qual a diferença de fazer a mesma perguntar pelo próprio Twitter? Bem, o Jelly tem a proposta de ser mais visual, com a publicação de questões através de imagens.

O app tem design apurado e conta com uma equipe de renome, mas difícil dizer qual é o futuro dessa ideia se pensarmos no que é o Yahoo! Respostas, por exemplo, ou até mesmo no Quora. O atrativo das imagens parece pouco convincente.

No vídeo acima, o próprio Biz Stone explica sua criação. O Jelly está disponível para download gratuito para iOS e Android.

Jelly
jelly3
Jelly

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Samsung: Eyes On The Road

Advertising agency: Cheil, Singapore
Creative Director: Jimmy Lee
Copywriter: Christan Sow
Junior Art Director: Allan Zhuang
User-Interface Designer: Alvaro Bruch Jacinto
Front-End Developer: Tony Yun Ting Chew
Back-End Developer: Serene Xin Hui Lee
F/A Artist: Chin Peng Tay
Account Director: Joyce Chen
Account Executive: Amanda Yue Ting Heng

Morpholio Trace App leva ao iPad os recursos analógicos do processo de design

Existem diversos aplicativos de desenho para o iPad que fazem um ótimo trabalho, desde oferecer um pacote gigantesco de recursos artísticos até as interfaces mais simples, que focam nos traços que resultam do toque. O aplicativo Trace, porém, parece ser um dos únicos criados especialmente para designers.

Trace App faz parte do Project Morpholio, um esforço de cinco criativos que se conheceram na Columbia University para trazer o processo de design do papel ao digital.

Trace App oferece uma forma fácil de se olhar a ideia em progresso a partir de diferentes perspectivas.

Com o lançamento do Trace, o grupo foca na parte crucial de colocar uma ideia no papel e rapidamente brincar em cima dela, trabalhando com traços distintos em variadas camadas.

Sua principal funcionalidade é justamente essa, uma versão digital e aprimorada do trabalho de se criar em cima de diversos papeis vegetais, projetando um único desenho com múltiplas camadas.

O processo é acompanhado de novidades como filtros, wireframes, espaço para comentários e notas, importação de imagens e variados níveis de traço e tintas, dependendo do toque e do resultado a se obter.

Com o app também é possível transformar as camadas de rascunho em um único design com um simples toque. Ou também voltar atrás e partir o desenho em diferentes camadas – uma função valiosa.

traceapp-dstq
traceapp-3
traceapp-1

Assim como no processo de design, às vezes, para avançar e evoluir, é preciso olhar para trás.

Em sua essência, todo os apps disponíveis pelo Morpholio partem do essencial mundo analógico para aprimorar digitalmente o processo de criar.

Morpholio Trace App está disponível para iOS de graça. 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Aplicativo promete bloquear trolls das redes sociais

Se você acompanhou o noticiário este ano, percebeu que ganhou um certo destaque na mídia casos de adolescentes sofrendo bullying nas redes sociais. Em um território livre como a internet, e sem o devido filtro por parte de seus usuários, qualquer um pode ser vítima de trollagens, de pessoas à marcas. Com o objetivo de bloquear – ou pelo menos diminuir o estrago causado pelos trolls, a SMCapture criou uma plataforma chamada SMC4.

Disponível somente para Android, pelo menos até segunda ordem, o aplicativo deve ser conectado às redes sociais para funcionar como uma espécie de filtro, que busca palavras que demonstrem abuso, racismo, sexismo, palavrões ou até mesmo reclamações. A partir daí, estes posts podem ser enviados diretamente para a lixeira ou ainda serem direcionados para alguém responsável pela solução do problema.

No caso de marcas, a vantagem do aplicativo é que ele também controla as postagens do próprio usuário, evitando algumas saias-justas que vira-e-mexe aparecem nas redes sociais. Por outro lado, a utilização de um filtro torna ineficiente a monitoração das redes sociais. Tudo depende do que se quer ouvir.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Envie uma mensagem de fim de ano através das estrelas

No ano passado, a AKQA fez uma canção de Natal tocar em vários dispositivos de forma sincronizada. Agora, em 2103, a agência criou mais uma aplicação de fim de ano com vocação mobile.

Através do site Written In The Stars, você pode mandar para alguém uma mensagem que será “escrita nas estrelas”. Para ler o texto, o destinatário precisa apontar o smartphone ou tablet para o céu.

Funciona apenas se você acessar o stars.akqa.com com um gadget móvel. O vídeo acima faz uma demonstração.

AKQA

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Leica C: Leica No Instagram

Advertising Agency: F/Nazca Saatchi & Saatchi, Buenos Aires, Argentina
General Creative Director: Fabio Fernandes, Eduardo Lima
Creative Director: Theo Rocha
Head Of Art: João Linneu
Copywriter: João Paulo Testa
Art Director: Ricardo Pocci
Rtvc: Victor Alloza, Rafael Paes
Account: Marcello Penna, Melanie Zmetek, Marcelo Bocchini
Planner: José Porto
Photography: João Paulo Testa, Luciana Dal Ri, Ricardo Pocci
Producer: Juliana Hasegawa
Graphics Producer: Jomar Farias, Leandro Ferreira, Robson De Vitto
Production Company: Bistrô Filmes
Director: Felipe Macedo, Edu Figueiredo
Assistant Director: Tayz Perez
Photography Director: Betho De Oliveira
Executive Producer: Fabrízio Penteado
Producer: Karen Braune
Editor: Celso Vilalba
Post Production: Rosana Sallum
Motion: Esteveão Puggina, Rosana Sallum
Voice: Tarsila Amorim
Camera Assistant: Felipe Freua, Dimitri Carmello
Electrical: Vinícius Oliveira
Account Manager: Marcela Brotto
Logger: Rafael Bonsaver

O calendário da família virou rede social privada

À primeira vista, Squarehub App pode parecer mais uma tentativa de transferir toda e qualquer conversa para o meio digital. Porém, o aplicativo foi criado justamente com essa questão em mente, tendo como objetivo ajudar pais e filhos a se conectarem mais, nos momentos em que as distintas ferramentas de cada geração acabam interferindo na comunicação.

Squarehub App surgiu para ficar no lugar dos calendários e post-its que ficam espalhados pela geladeira.

CEO Dave Cotter conta que a ideia do projeto surgiu por necessidade própria. Pai divorciado, Cotter tinha dificuldade de gerenciar a comunicação, logística e conexão com seus filhos, tendo membros da família com hábitos tão diferentes entre si, além de viverem em casas diferentes.

Squarehub App surgiu para ficar no lugar dos calendários e post-its que ficam espalhados pela geladeira. Com a necessidade de ser acessível a todos, um dos principais desafios foi criar um design simples, prático e intuitivo para que qualquer pessoa, independente da experiência e idade, pudesse usar sem dificuldades. Assim, conceitos de navegação e estruturação de conteúdo ganharam maior importância do que a estética em si.

squarehub1

Outro desafio foi conseguir integrar todo o tipo de comunicação que acontece entre os membros da família. Enquanto os pais costumam usar o email com bastante frequência, os jovens preferem o Facebook e SMS. Já as crianças costumam se conectar enquanto jogam no iPad/iPod.

Por isso, todo o conteúdo, ambientes, mensagens, ferramentas e recursos de compartilhamento são acessíveis online em qualquer plataforma por meio de notificações, sem a necessidade de baixar o app.

squarehub-app-1

Assim, enquanto muitas das ferramentas, redes e dispositivos são apontadas como interferências e distrações na comunicação familiar, parece que alguns projetos como o Squarehub visam usar essa tecnologia justamente para acabar com as barreiras e gaps que são deixados entre as gerações.

Para quem ainda tem dúvidas, algumas histórias de como o app tem ajudado as famílias podem ser lidas aqui.

Squarehub App está disponível para iOS e Android de graça.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Google apresenta guia com melhores práticas para o mercado mobile

Com o The Mobile Playbook, o Google oferece “um guia para executivos ocupados vencerem no mercado mobile”. É um documento apresenta boas práticas, números e exemplos de como uma empresa deve se relacionar com as pessoas através de smartphones e tablets.

A apresentação é dividida em “cinco perguntas cruciais sobre mobile que todos os profissionais deveriam saber hoje em dia”, com uma visão do Google de como a conectividade constante representa uma mudança sociológica no comportamento dos consumidores.

Em inglês é mais completo, mas a versão em português do Brasil traz exemplos de empresas locais. Olha: themobileplaybook.com

Google
Google

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Aplicativo transforma celular em scanner 3D

Lev Manovich já havia percebido o meio fotográfico como um “incrivelmente resistente código de representação”. Ou seja, apesar das mudanças tecnológicas, a fotografia persiste popular. Suas transformações ao longo do tempo nos obrigam a repensar suas variações e seu estado hoje e amanhã. Depois de décadas, deixamos de carregar câmeras tradicionais para simplesmente clicarmos tudo o que estivesse à frente com o celular. A combinação de filtros, apps de edição e compartilhamento via redes sociais tem transformado cada vez mais o ato de fotografar. Agora, com o advento do 3D, para onde vamos?

O processo de transformação para imagem 3D acontece em tempo real, com feedback imediato a partir dos diferentes ângulos mapeados.

Pesquisadores na ETH Zurich estão desenvolvendo um aplicativo que transforma dispositivos Android em ágeis scanners 3D. Para usar, basta abrir o app e mover o celular em torno do objeto escolhido, captando ângulos e perspectiva. Enquanto isso, o software bate diversas fotos automaticamente, extrapolando a geometria do objeto e mapeando bits e partes de todas as fotos 2D. Juntas, estas informações resultam em uma figura 3D.

Construir objetos 3D a partir de múltiplas fotografias não é novidade. Já vemos diversos artistas usarem o Kinect, por exemplo, para mapear objetos, lugares e pessoas, buscando resultados em figuras com volume, ângulos e perspectiva. Mas o que torna este aplicativo diferente é a possibilidade de fazer tudo isso em tempo real, sem a necessidade de qualquer outro equipamento, tecnologia ou edição.

app3d-1
app3d-2
app3d-3
app3d-4
app3d-5

É possível não somente criar figuras 3D a partir de objetos do mundo real, como também navegar por seus diferentes ângulos.

Como podemos ver, o resultado já é de boa qualidade. Segundo os pesquisadores, a precisão vem de técnicas de reconhecimento visual da geometria, além do entendimento de como a posição relativa da câmera muda de acordo com o objeto, usando dados do acelerômetro do celular.

Entendendo a natureza do ato de fotografar e suas transformações ao longo do tempo, vemos como a fotografia hoje está reconfigurando a cultura contemporânea, deixando de ser apenas portátil e fluída, mas também cada vez mais próxima do real. Democratizando o poder das ferramentas como Makerbot Digitizer e 3D Systems Sense, tecnologias como essa oferecem novas possibilidades de transformar qualquer objeto do mundo real em figuras digitais vivas em nossas mãos.

O aplicativo está disponível aqui.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Instagram divulga ranking das cidades e locais mais fotografados em 2013

O Instagram revelou hoje quais foram os locais mais fotografados através do aplicativo em 2013. Assim como no ano passado, o primeiro lugar fica em Bangkok, na Tailândia: o shopping Siam Paragon.

O complexo de compras tomou a posição do aeroporto Suvarnabhumi (BKK), também na cidade, que esse ano caiu para o nono lugar. Na segunda colocação, outra símbolo de consumo: Times Square, em Nova York.

Já a Torre Eiffel ficou de fora do ranking, dando lugar a Disneyland. O Central Park, que não constava no ano passado, também aparece na lista. Confira a relação completa abaixo:

1. Siam Paragon (???????????) shopping mall, Bangkok, Thailand
2. Times Square, New York
3. Disneyland, California
4. Bellagio Fountains, Las Vegas
5. Disney World Florida
6. Staples Center, Los Angeles
7. Central Park, New York
8. Dodger Stadium, Los Angeles
9. Suvarnabhumi Airport (BKK) ?????????????????????, Bangkok, Thailand
10. The High Line, New York

Outra ranking divulgado pela rede social foi o de cidades mais instagramadas. Revela o crescimento de participação de países como Indonésia, Rússia e Brasil. 60% dos usuários do Instagram estão fora dos Estados Unidos.

São Paulo aparece na quinta posição, com o Rio de Janeiro logo atrás, em sétimo lugar. Confira a lista:

1. New York City, NY, USA
2. Bangkok, Thailand
3. Los Angeles, CA, USA
4. London, UK
5. São Paulo, Brazil
6. Moscow, Russia
7. Rio de Janeiro, Brazil
8. San Diego, CA, USA
9. Las Vegas, NV, USA
10. San Francisco, CA, USA

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Instagram apresenta a função Direct, para envio de fotos e vídeos privados

Em conferência de imprensa em Nova York, o Instagram acabou de anunciar uma nova função, que permite o envio de fotos e vídeos diretamente para um amigo ou para um grupo específico.

O Instagram Direct oferece uma opção no momento de compartilhar a foto. Você pode escolher se ela vai aparecer para todos os seus seguidores, ou apenas para as pessoas que definir. Após o envio, além dos likes e comentários, será possível saber quem viu a imagem.

Caso você receba uma imagem ou vídeo direto de alguém que segue, será exibido normalmente no seu feed. Se for de alguém que não segue, aparecerá um pedido antes, e o usuário decide se aceita ou não.

Através do Instagram Direct, é possível enviar imagem/vídeo para até 15 pessoas de uma vez. Apesar da possibilidade disso ter função de chat, não é permitido mandar apenas mensagem de texto, apenas responder com uma nova foto.

Outros usos incluem o envio privado de imagens para concursos, utilizando hashtags, e, claro, recebimento de mensagens de anunciantes.

Instagram Direct
Instagram Direct

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Ajude a alimentar o planeta jogando videogame

Não há nenhuma maneira fácil de acompanhar todos os cultivos do mundo. O que está faltando, entre outras coisas, é um mapa preciso que mostre, de fato, aonde estas áreas propícias estão. Para contornar esse problema, a equipe por trás de Geo-Wiki desenvolveu um jogo chamado Cropland Capture com o objetivo de transformar os jogadores em cientistas, coletando dados e ajudando a identificar terras cultiváveis??.

O poder da multidão usado para validar a existência de terras para cultivo, mapeando o planeta de forma colaborativa e mais apurada do que softwares de reconhecimento de imagem.

Funciona assim: ao entrar no site ou no aplicativo móvel, um mapa via satélite aparece na tela com a pergunta “Existe alguma área plantada nesta caixa vermelha?“. Em seguida, fica à cargo do usuário determinar se está olhando, por exemplo, para montanhas ou campo de milho. Se acertar, ganha pontos e passa para a próxima imagem.

A quantidade de pontos acumulada equivale aos quilômetros de terra validados com sucesso. E, para manter as coisas interessantes, o game dá um feedback especial sobre as métricas do jogador, contando o quanto seu pontos equivalem. Por exemplo, ao descobrir uma fazendo no Brasil, o usuário pode receber uma mensagem dizendo que acaba que identificar uma área do tamanho da Cidade do Vaticano.

Assim, espera-se ajudar a garantir a segurança alimentar de 2 bilhões de pessoas adicionais projetadas para existir até 2050, levando em conta a luta política e a mudança climática.

cropland-capture-1

Na primeira semana de lançamento do Cropland Capture, os jogadores ajudaram a validar mais de 65.000 km2 de áreas de cultivo reais ao redor do mundo.

De acordo com um estudo acadêmico recente, os dados gerados por pessoas comuns que acessaram o jogo não é menos confiável do que aqueles gerados por especialistas no assunto. Ou seja, aqui todo e qualquer usuário conta no resultado e contribui para uma causa real, o futuro de todos.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Mazda transforma sala de cinema em game controlado pelo celular

Para ajudar a promover o lançamento do carro 2014 Mazda3, a JWT Canada fez parceria com o Cineplex’s Timeplay para adicionar interatividade ao anúncio que iria ao ar nos cinemas.

O resultado foi um jogo de corrida controlado pelo smartphone dos espectadores, acontecendo dentro da sala de cinema. Usando o acelerômetro do celular de cada um, o jogo é como um teste drive virtual, porém adicionando competição entre os usuários, que controlam os carros da telona.

O jogo é como um teste drive virtual, porém com os espectadores competindo em tempo real entre si.

Os jogadores usam seus smartphones para coincidir com a direção do condutor e ganhar pontos na tela por desempenho e exatidão. Mas é a performance coletiva do público que decide se um determinado carro está liderando a corrida ou ficando para trás. Assim, quanto melhor o grupo de jogadores for, melhor será o desempenho do usuário.

O recurso de acelerômetro do celular é medido a cada 200 milisegundos para determinar se o jogador está seguindo o caminho certo. Se sim, ganha-se pontos de bônus. Se não, o celular vibra para ajudar a corrigir o trajeto.

mazda3-1
mazda3-2
mazda3-3

“Resolvemos tirar controles complexos como acelerar e frear para tornar tudo mais simples e de feedback instantâneo.” – Brent Choi, da JTW Canada

Como não seria possível disponibilizar um carro para cada espectador sentado na sala de cinema, tais características do jogo colaborativo conseguem tornar a experiência mais competitiva, porém também menos real. Mas essa simplicidade não deixa de engajar a audiência e tirar o espectador da inércia, unindo colaboração, competição e tecnologia.

A ação aconteceu durante o mês de novembro em Toronto e Vancouver. Como etapa final, a agência pretende travar uma competição ao vivo entre os espectadores de cada cidade, com um grande prêmio ao melhor motorista.

mazda3-4

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Zulu Alpha Kilo’s ‘Proof of Santa’ App Raises Money for Make-A-Wish Canada

If you’re looking for ways to “prove” to your young one that Santa is real, you should check out Zulu Alpha Kilo’s free “Kringl” app.

The app allows parents to create their own personal Christmas video scenes, which they can then share on YouTube, Facebook or Twitter. Users begin by selecting one of five Santa vignettes, then film a chosen location, and finally insert Santa, adjusting for lighting and size so that he fits seamlessly into the scene. They can then show their children Santa’s magical visit, dispelling any doubts the kids may feel about Saint Nick’s existence. The free app also collects donations for Make-A-Wish Canada, for those in the giving spirit. It’s a cute idea, and hopefully people will be pleased enough with the app that they’ll feel compelled to donate.

Check out the above video to see a preview of the app in action, along with a variety of adorable responses. Credits after the jump.  continued…

New Career Opportunities Daily: The best jobs in media.

Um desenho inacreditável do Morgan Freeman feito em um iPad

O próprio criador, Kyle Lambert, chama de “a pintura mais realista já feita com os dedos“. E depois de ver o resultado final, não sou eu que tenho argumentos para discordar da afirmação.

É um desenho do Morgan Freeman inteiramente feito no iPad, com impressionante qualidade fotográfica. O aplicativo utilizado por Lambert foi o ProCreate.

O vídeo com o processo de criação (acima) alcançou quase 2 milhões de views em apenas um dia.

Morgan

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Font Nerd desafia seus conhecimentos em tipografia

Você é capaz de reconhecer qualquer fonte em um projeto gráfico? Basicamente, este é o desafio proposto pelo Font Nerd, um game para plataformas iOS criado pelo designer dinamarquês Andreas M. Hansen.

Patrocinado pelo MyFonts.com, o jogo é uma maneira divertida de treinar o olho para identificar (e diferenciar) inúmeras fontes. Usando frases engraçadas (“Toda vez que você usa esta fonte um gatinho morre” é uma das melhores) ou com pequenas dicas, os tipos são apresentados. Os usuários podem escolher analisá-los em caixa alta ou baixa, e se souberem a resposta, podem digitar diretamente. Se estiverem em dúvidas, o game dá cinco alternativas, com três chances de acertar.

Na App Store, Font Nerd aparece como gratuito, mas é apenas a primeira fase. Para jogar os níveis seguintes, é preciso “pagar um café para o designer”, como diz o próprio aplicativo, no valor de US$ 0.99.

fonte1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

YouShouldTotallyMeet Attempts to Make Blind Dates A Little Less Awkward

YouShouldTotallyMeet, an online/mobile dating app built by four advertising workers from Toronto, is kind of like Tinder meets Linkedin’s endorse feature. Using Facebook networks, someone can get matched up with a date who is verified by mutual friends (or mutual friends of mutual friends). The goal is to take out some of the randomness, guesswork, and at times, flat out BS that spits out of big-name dating site algorithms. Even if the name is a few syllables too long, the idea seems to have some potential in the crowded dating-app ecosystem.

The creators are actively seeking $25,000 of funding on Indiegogo, and in a cool gesture of commitment to the project, one of the cofounders, Anne Ngo, is offering a date to anyone who donates $1,000 or more. There are other incentives, such as dinner vouchers, free premium access to the app when it’s operational, a professional photo shoot, etc., but at least you know the creators like their own product enough to use it themselves. And one person has already claimed a $1,000 contribution. Imagine if all ten $1,000 are filled by the end of the campaign. Plenty of dates for Anne. Are we sure this isn’t just an elaborate plan to fill up her dating card?

New Career Opportunities Daily: The best jobs in media.

Aplicativo “John Lennon: The Bermuda Tapes” dá vida ao último álbum do músico

Inspirado por uma viagem que fez de barco pelo Atlântico até as ilhas de Bermuda em 1980, John Lennon criou seu último álbum, Double Fantasy, em colaboração com Yoko Ono. Recebido tanto com críticas boas quanto ruins, o trabalho acabou ganhando enorme força principalmente depois de seu assassinato, se tornando sua despedida musical.

Trinta e três anos depois, o aplicativo móvel John Lennon: The Bermuda Tapes oferece aos fãs a chance de experimentar a jornada musical por trás de suas últimas músicas.

“John Lennon: The Bermuda Tapes” está entre um álbum, um game e uma série de poemas interativos.

O aplicativo foi criado para garantir um encontro íntimo com a música e a jornada de John Lennon.

Além de ouvir o próprio músico contar suas histórias, o usuário pode acessar diferentes caminhos para conhecer todo o processo criativo do álbum, das inspirações (como a música “Rock Lobster” do B-25′s) aos rascunhos. Há até uma parte da narrativa em que é possível guiar o barco durante a viagem, enquanto Lennon, o capitão e seus tripulantes narram as histórias.

Criado em parceria com studio Design I/O e agência Eyeball – que tiveram total acesso ao material pela Yoko Ono – o aplicativo foi desenvolvido quase que inteiramente em openFrameworks, levando mais de 9 meses para ficar pronto. Durante este tempo, como processo de aperfeiçoamento, a equipe criou cerca de 100 apps que serviram para testes de design de interação e também para trabalharem capítulos diferentes da história contada.

app-johnlennon-4
app-johnlennon-1

“Um aplicativo é genuinamente storytelling imersivo.” – Michael Epstein, líder do projeto, para Fast Company

Transformar um álbum em aplicativo não é novidade. Artistas como Björk, Jay Z, Phillip Glass e Passion Pit fazem parte desta lista. Definitivamente, o aplicativo é uma evolução lógica da plataforma digital para a indústria da música. Porém, mais do que uma forma de escutar música, o aplicativo é um meio em que o álbum pode ser reinventado.

John Lennon: The Bermuda Tapes esá disponível para iPad e iPhone por $4.99. Todos os lucros irão para o projeto WhyHunger, com o apoio de Yoko Ono.

Amnesty International: Mi Gesto

URL: http://www.migesto.com

This campaign drives Chileans to sign a digital petition so that the presidential candidates in the current election commit to uphold human rights in Chile if put in office. The main idea is that by being able to make a simple digital gesture, one makes a human one. The integrated campaign includes print, radio, web, a music video and smartphone app. In addition to making one’s digital gesture via the app, the user can also “interact” with the presidential candidates in an innovative way.

Advertising Agency: Atalah & Viveros, Santiago, Chile
Creative Directors José Atalah, Eduardo Viveros
Creatives: Felipe Díaz, Alexander Rengifo
Executive Producer: Crystal Campbell
Art Director: Vinicius Costa
Designer: Vinicius Costa, José Checa
Directors: Leo Mena, Rodrigo Marín
Executive Producer: Wladimir Martínez
Head of Production: Alejandro Castillo
Production Assistant: Gonzalo Ziegele
Director of Photography: Enrique Warnken
Art Director: Patricio Roldán
Stylist: Renno Dakota
Technical Producer: Cristián González
Gaffer: Galo Macaya
Grip: Diego González
Makeup Artist: María Paz Gómez
Camera Assistant: Rodrigo Mancilla
Colorist: Plataforma Digital
Editor: Daniel Heusser