Compre o direito de dar seu nome a um objeto por uma boa causa

Por que ter seu nome em uma rua, um estádio ou um prédio quando é possível colocá-lo em objetos do dia a dia e ainda doar o valor da compra destes direitos para pessoas com dificuldades?

Em campanha para arrecadar dinheiro para o trabalho do Urban Ministries of Durham, ajudando os sem-teto da Carolina do Norte a construírem uma vida produtiva fora das ruas, o site Names for Change permite que qualquer um compre os direitos de dar seu nome à um objeto comum.

“Todos os itens são importantes. Uma escova de dente é tão vital quando uma geladeira para alguém que não escova os dentes há uma semana.” – Jenny Nicholson

Usuários podem visitar o site, escolher entre os cem itens disponíveis e ajudar os necessitados a se conectarem com um abrigo, comida e um futuro.

Cada item tem um papel vital na vida destas pessoas. Enquanto a Levi’s recentemente fechou um acordo de $220 milhões para nomear um estádio de futebol, é possível dar seu nome a um lápis ($3), um pijama ($24), um lençol ($35), uma televisão ($250) ou até ao item mais caro da seleção, o uniforme do chef de cozinha do Urban Ministries of Durham ($12500).

nameforchange-1
nameforchange-2
nameforchange-4
nameforchange-5

Ao comprar os direitos de um item na lista, o usuário ganha um poster para ser compartilhado nas redes, prestigiando o “lançamento do produto” com seu nome, como por exemplo Souter Shack Deodorant of Clean Starts, Kate DeMayo Pacifier of Astounding Silence ou JoJo P Underwear of Esteem.

Se apoiando à ótima narrativa criada em volta do simples ato de doar, até agora foram arrecadados mais de $22.000 (dos $30.000 de meta). O bastante – segundo o site – para tirar 4 pessoas das ruas.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Ajude a alimentar o planeta jogando videogame

Não há nenhuma maneira fácil de acompanhar todos os cultivos do mundo. O que está faltando, entre outras coisas, é um mapa preciso que mostre, de fato, aonde estas áreas propícias estão. Para contornar esse problema, a equipe por trás de Geo-Wiki desenvolveu um jogo chamado Cropland Capture com o objetivo de transformar os jogadores em cientistas, coletando dados e ajudando a identificar terras cultiváveis??.

O poder da multidão usado para validar a existência de terras para cultivo, mapeando o planeta de forma colaborativa e mais apurada do que softwares de reconhecimento de imagem.

Funciona assim: ao entrar no site ou no aplicativo móvel, um mapa via satélite aparece na tela com a pergunta “Existe alguma área plantada nesta caixa vermelha?“. Em seguida, fica à cargo do usuário determinar se está olhando, por exemplo, para montanhas ou campo de milho. Se acertar, ganha pontos e passa para a próxima imagem.

A quantidade de pontos acumulada equivale aos quilômetros de terra validados com sucesso. E, para manter as coisas interessantes, o game dá um feedback especial sobre as métricas do jogador, contando o quanto seu pontos equivalem. Por exemplo, ao descobrir uma fazendo no Brasil, o usuário pode receber uma mensagem dizendo que acaba que identificar uma área do tamanho da Cidade do Vaticano.

Assim, espera-se ajudar a garantir a segurança alimentar de 2 bilhões de pessoas adicionais projetadas para existir até 2050, levando em conta a luta política e a mudança climática.

cropland-capture-1

Na primeira semana de lançamento do Cropland Capture, os jogadores ajudaram a validar mais de 65.000 km2 de áreas de cultivo reais ao redor do mundo.

De acordo com um estudo acadêmico recente, os dados gerados por pessoas comuns que acessaram o jogo não é menos confiável do que aqueles gerados por especialistas no assunto. Ou seja, aqui todo e qualquer usuário conta no resultado e contribui para uma causa real, o futuro de todos.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A rede social mais valiosa do mundo

No Canadá, a instituição The Missing Children’s Society, em colaboração com a agência Grey, lançou uma campanha para ajudar a localizar crianças desaparecidas, através de alertas divulgados por perfis “doados” de Facebook e Twitter.

Chamada de The World’s Most Valuable Social Network (WMVSN), a ferramenta é simples: quando uma criança é desaparecida, usuários de redes sociais que se inscreveram para “doar” seus perfis automaticamente compartilham um alerta sobre a criança, com informações, descrição, fotos e localização.

TWMVSC01

“Para encontrar as crianças desaparecidas na velocidade do mundo de hoje, é preciso mais do que os tradicionais outdoors, posters e discretos anúncios” – Patrick Scissons, Diretor de Criação da Grey

Em entrevista a FastCompany, Patrick Scissons (Grey) conta que, nos 10 casos em que usaram essa ferramenta, 6 crianças foram recuperadas. Isso afirma o quanto nossas redes e a velocidade com que a informação propaga na web hoje pode ajudar muita gente.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement