Assista ao primeiro teaser de “Peanuts”, o retorno 3D de Charlie Brown e Snoopy

A Fox revelou hoje o primeiro teaser de “Peanuts”, a estreia 3D de Charlie Brown, Snoopy e seus amigos no cinema.

De cara já se percebe que o estilo de Charles Schulz foi mantido, mas contando com a adição de texturas e profundidade, ao mesmo tempo que quase imita um stop motion.

Dirigido por Steve Martino da Blue Sky Studios, o filme tem estreia marcada para 6 de novembro de 2015, bem a tempo das comemorações dos 65 anos da tirinha de Schulz.

Vale dizer que, os filhos do autor, Craig e Bryan Schulz, estão envolvidos na criação do roteiro.

Peanuts
Peanuts

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Abertura de “Os Simpsons” homenageia o diretor japonês Hayao Miyazaki

Depois das recentes aberturas homenageando “Breaking Bad”, Guillermo Del Toro e “O Hobbit”, “Os Simpsons” agora prestam reverência ao diretor japonês Hayao Miyazaki.

“A Viagem de Chihiro”, “O Castelo Animado”, “Meu Amigo Totoro”, “Ponyo” e outras criações do estúdio Ghibli foram representados na entrada do mais recente episódio da série.

Simpsons
Simpsons
Simpsons

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Um desenho inacreditável do Morgan Freeman feito em um iPad

O próprio criador, Kyle Lambert, chama de “a pintura mais realista já feita com os dedos“. E depois de ver o resultado final, não sou eu que tenho argumentos para discordar da afirmação.

É um desenho do Morgan Freeman inteiramente feito no iPad, com impressionante qualidade fotográfica. O aplicativo utilizado por Lambert foi o ProCreate.

O vídeo com o processo de criação (acima) alcançou quase 2 milhões de views em apenas um dia.

Morgan

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Próxima abertura de “Os Simpsons” vai parodiar “O Hobbit”

Depois da incrível abertura de Halloween, feita por Guillhermo Del Toro, o próximo episódio de “Os Simpsons” vai brincar com “O Hobbit”.

A tradicional couch gag traz a família Simpson fazendo o que se faz de melhor na Terra Média: Caminhar… e caminhar. E caminhar mais um pouco.

Com essas paródias a Fox tem garantido uma boa dose viral para a série de animação que já dura mais de duas décadas. A introdução de Halloween, por exemplo, ultrapassou os 21 milhões de views no YouTube.

Os Simpsons
Os Simpsons
Os Simpsons

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Tá Chovendo Nerd!

Fiquei ansioso pelas entrevistas de “Tá Chovendo Hambúrguer 2” por uma razão: um dos diretores, Cody Cameron, foi um dos responsáveis por “The Chubbchubbs”, o único curta-metragem animado de ficção científica a ganhar um Oscar. Sentia cheiro de nerdice no ar. Descobrir que Kris Pearn, o outro co-diretor, é tão ou mais nerd que Cody, só deixou meu dia mais feliz e facilitou o trabalho. Jovens, engraçados e alimentados pelas mesmas fontes que muitos de nós fomos, nos anos 80, essa dupla entupiu a sequência dessa animação de sucesso da Sony Pictures Animation com referências pesadas e piadas nerds num filme que, essencialmente, deveria ser “apenas infantil”.

O roteiro de “Tá Chovendo Hambúrguer 2” continua imediatamente após o fim do primeiro filme e os moradores da ilha foram relocados para que a “limpeza” fosse feita. O arauto da bondade é Chester V, uma mistura de Steve Jobs, Bill Gates e todos os outros tecnogurus modernos. Se no primeiro filme, Flint Stockwood queria ser aceito pelo pai, nesse segundo, ele quer encontrar seu lugar no mundo e impressionar seu herói de infância. É o mesmo que Sheldon Cooper tentar cair nas graças de Leonard Nimoy.

Aí já cabe a primeira crítica social, pois o protagonista – que, visual e criativamente, lembra Neil Gaiman, por ser uma “metralhadora de ideias”, como diz Kris Pearn – tem tantas ideias, mas elas só serão relevantes se validadas pela mente corporativa da Live Corp, liderada por Chester V. O sujeito inventou uma máquina de criar comida usando apenas um pouco de água! Ele não precisa provar mais nada. Porém, o vazio existencial pode ser um problema e ele sofre desse mal. Claro, tudo dá errado e quem vai tentar consertar a bagunça? O próprio Flint.

Os diretores na Comic Con 2013

Os diretores na Comic Con 2013

Ao retornar à ilha, Flint entra no “Parque dos Comidossauros”. A comida criada pela máquina de Flint ganhou consciência e uma nova espécie de criaturas – em inglês batizados como Foodanimals, o Comidossauros é por minha conta – tomou conta da região. A referência a Spielberg é descarada numa das tomadas mais bonitas da animação, quando os personagens percebem que estão envoltos em novas formas de vida.

Mesmo tendo que agradar crianças e adultos, o roteiro consegue manter algumas surpresas na manga

“Era preciso mostrar todo esse escopo e a grandiosidade. Foi inevitável não pensar em “Jurassic Park” e o carinho que nós, e todo mundo, temos pelo filme”, comenta Cody Cameron. “Até o visual da personagem Sam veste roupas inspiradas nas que Laura Dern usou!”, complementa Kris Pearn. Os dois batem bola com uma facilidade imensa, nascida pelos interesses semelhantes e forjada ao longo de anos de produção dos dois filmes (Pearn foi Head of Story, ou seja, cuidou dos storyboards e do encadeamento de ideias do primeiro filme).

“TÁ CHOVENDO HAMBURGER 2”

Por que dois diretores?

Muitas animações são comandadas a quatro mãos. Nunca houve uma boa justificativa e vendo esses dois trabalhando em tamanha sincronia, tentei desvendar. “Olha, nunca me perguntaram isso e nunca parei para pensar na razão”, diz Cameron. “Provavelmente é por conta do volume de trabalho. Temos que controlar a qualidade e gerenciar tantas unidades e profissionais que estar em dois lugares ao mesmo tempo ajuda”.

Pearn complementa: “O resultado do trabalho depende exclusivamente do alinhamento de ideias, então, a habilidade de transferir isso para toda a equipe, constantemente, todos os dias, sem vacilar, é vital. No fim de cada dia, nós dois sentamos para conversar e checar a evolução do trabalho e da história em si. Num set real, o diretor toma todas as decisões, mas elas acontecem ao vivo e no ambiente do set. No nosso caso, os problemas surgem ao longo de meses de dedicação, logo, muito do que fazemos é antecipar ou corrigir o curso na gênese do problema. É uma vantagem em relação ao diretor live action, mas quantidade de decisões aumenta absurdamente”.

Tá Chovendo Hambúrguer 2

Essa não é uma regra do mercado (“Madagascar” tem vários diretores, “A Lenda dos Guardiões” teve só um, por exemplo), mas parece ser a opção mais comum e ela afeta outra particularidade da animação: a inexistência de um Diretor de Fotografia. Normalmente, o Designer de Produção e o Head of Lighting cuidam dos aspectos visuais, enquanto o Head of Layout cuida da movimentação de câmera. Logo, cabe aos diretores transmitir as instruções precisamente para que o resultado final seja o vislumbrado pela dupla criativa.

“Muito do trabalho de câmera é discutido e definido na fase de storyboard, então é só questão de conferir a execução. O importante é permanecer aberto às sugestões do líder da equipe e a improvisos. Especialmente no caso de “Tá Chovendo Hamburger 2”, no qual tudo é grande e cheio de profundidade, tivemos que ir alinhando a nossa visão com a evolução visual”.

Evolução é tudo na animação. Os personagens evoluem, o estilo também e é preciso muita fé no roteiro original, especialmente nas piadas, para manter a coesão. “Algumas piadas funcionam bem. Entretanto, depois da centésima vez que você a vê, por conta das diversas fases do processo, ela se transforma em apenas mais uma linha de roteiro e cena a ser finalizada”, alerta Cameron. O mesmo vale para aqueles momentos especiais e egocêntricos dos diretores. Eles passaram anos criando os “comidassauros” – bananas velozes, elefantes de melancia, morangos simpáticos, pepinos apaixonados por sardinhas e X-burgers monstruosos, entre tantos outros –, mas nunca deixaram o lado nerd de lado.

“Tá Chovendo Hamburger 2” estreou no Brasil no dia 4 de outubro

O final do filme conta com uma menção magnífica ao primeiro filme de “Jornada nas Estrelas”. Berry é um moranguinho alucinado, mas também é um fanático religioso à espera de um momento especial. “Não podíamos incluir religião de forma direta, ou mesmo mencionar algum “deus”, mas demos um jeito de incluir esse momento no roteiro”, conta Pearn. Vou guardar a surpresa, claro. Mas nerds convictos vão poder entender. Curioso foi eu ter defendido essa teoria para vários jornalistas, antes da entrevista, e me chamaram de louco. Perguntei aos diretores e ganhei até um high five! 😀

“A leitura do roteiro foge do nosso controle. Ser óbvio é ruim, mas as dicas precisam estar lá. Acreditar que o espectador vai pensar do nosso jeito é um erro. Se você quer transmitir algo, seja claro. É preciso correr o risco da obviedade”, defende Cameron, para quem o “ser óbvio é melhor que falhar no ato de contar a história”.

Mesmo tendo que agradar crianças e adultos, o roteiro de “Tá Chovendo Hamburger 2” consegue manter algumas surpresas na manga, que, ao lado de momentos de fofice pura (Berry é algo inexplicável!), garantem um filme competente. Nada extraordinário, mas efetivo no ato de entreter, mesmo ficando um passo atrás do primeiro filme em termos de originalidade e coragem.

Assista e descubra o segredo de “eee… muuuuu”.

———
Fábio M. Barreto é jornalista, cineasta e autor da ficção brasileira “Filhos do Fim do Mundo”, publicada em 2013 pela editora Fantasy/Casa da Palavra, integrante do Grupo LeYa. Mora em Los Angeles e está escrevendo seu segundo romance, “Snowglobe”.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Guillermo Del Toro dirige abertura de Halloween de “Os Simpsons”

No próximo domingo, vai ao ar o milionésimo episódio de “Os Simpsons”. Digo, mais um episódio especial de Halloween da infinita série da Fox.

A grande e especial diferença é que a famosa abertura do desenho foi dirigida por Guillermo Del Toro. Além de auto-referências, com personagens de seus próprios filmes, Del Toro brinca com outros clássicos do terror e do suspense.

Assista acima.

Os Simpsons
Os Simpsons
Os Simpsons

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Peugeot coloca novo 208 no meio da Corrida Maluca

Para promover o novo 208, a Peugeot convocou os clássicos personagens da animação “Corrida Maluca”, da Hanna-Barbera. Se você tem mais de 30 anos na cara, assistiu muito que eu sei.

Penélope Charmosa, Dick Vigarista, Muttley e outros personagens ganham vida para destacar a assinatura “Dentro dele é outro mundo”, mostrando o 208 como uma tranquilidade no meio da disputa do trânsito urbano.

Filmado na Espanha, o comercial foi dirigido por Antoine Bardou-Jacquet e pela produtora inglesa Partizan. A campanha também conta com mídia impressa, e o comercial estreia na televisão amanhã, durante o intervalo do Jornal Nacional.

Um trabalho incrível e divertido no meio de tantas obviedades do setor automotivo brasileiro nos últimos tempos.

A criação é da Y&R.

Corrida Maluca
Corrida Maluca
Corrida Maluca
Corrida Maluca
Peugeot 208 Corrida Maluca

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

O processo criativo do logo de “Detona Ralph”

É verdade que grande parte dos filmes e games atualmente tem logos e projetos gráficos pasteurizados, que parecem apenas uma reciclagem de tudo o que já foi feito. Porém, não podemos esquecer que outras tantas produções dão atenção especial para a criação de uma comunicação visual memorável.

A Disney é uma das empresas que se preocupa em criar um logo distinto para cada filme, assim como também faz Pixar desde que começou. “Detona Ralph”, por exemplo, conta com um material bem marcante, influenciado principalmente pela nostalgia dos games 8-bit.

O designer Michael Doret, especializado em tipografia, detalhou o processo criativo do logo do desenho injustiçado no Oscar desse ano. Nas imagens abaixo ele revela os estágios iniciais, com rascunhos à lápis que tentam capturar uma atmosfera de diversão e dos arcades dos anos 1970 e 1980.

Doret segue evoluindo e simplificando o projeto, e ao entrar na estética 8-bit com o título envolvendo o rosto do personagem principal, decidiu que o produto final não fugiria muito disso. É preciso incorporar também o logo da Disney, não antes de deixar a expressão do Ralph um pouco mais “raivosa”. Com uma sugestão de borda, o logo finalizado (imagem acima) parece um emblema contendo toda informação necessária.

É preciso destacar um detalhe: Michael Doret teve meses para criar o logo. E não horas, como exigem muitos pedidos que já devem ter aparecido pra você.

Detona Ralph
Detona Ralph

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Disney apresenta o novo Mickey Mouse

Desde que Mickey Mouse apareceu em 1928, ele passou por alguns redesigns, chegando a estrelar até série de animação 3D. Em 2013, a Disney pretende retornar às origens o personagem que tornou realidade o sonho de seu criador.

Desenhado por Paul Rudish, que trabalhou em “As Meninas Superpoderosas” e “O Laboratório de Dexter”, o novo Mickey vai protagonizar 19 inéditos curtas de animação a partir do próximo dia 28 de junho. Rudish também é diretor e produtor executivo da série, que irá estrear tanto na TV como nos canais online da Disney.

Produzido em animação 2D, a estética com movimentos exagerados dos personagens relembra a década de 1930. Já o design dos backgrounds remontam estilos utilizados em desenhos da Disney nos anos 1950 e 1960. Apesar do olhar ao passado, a nova série terá diversas inclusões contemporâneas, com cenários em Paris, Nova York e Beijing.

Já imaginando com as mudanças não devem agradar a todos, a Disney prometeu de antemão que os fãs de Mickey Mouse ficarão satisfeitos com as homenagens e reverência ao legado deixado por Walt Disney. Acima você pode assistir o primeiro curta da nova série: “Croissant de Triomphe”.

Mickey Mouse
Mickey Mouse
Mickey Mouse
Mickey Mouse

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Uma breve história da ilustração

Independente de técnicas e estilos, a ilustração é onipresente em diversas mídias. Não importa se é jornal, revista, HQ’s, internet ou TV, lá estão elas, para informar ou, melhor ainda, expressando ideias, autorais e de valor artístico.

O novo vídeo da série Off Book da PBS fala da “arte da ilustração”, e conversa com ilustradores de diversos meios sobre a história e as diferentes técnicas do trabalho.

The Art of Illustration
The Art of Illustration
The Art of Illustration
The Art of Illustration

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Tagtool permite criar animações no iPad

Esta é para quem fazia animações muito loucas no Flash antes de existir ActionScript e a Adobe ter comprado a Macromedia ou em ferramentas ainda mais avançadas. Mas, se eu falei grego até agora, também é para fãs de desenhos animados, como nossa amiga Baunilha.

O app Tagtool, somente disponível para o iPad, permite a realização de desenhos e animações com alguns toques na tela (pelo menos o vídeo faz parecer fácil). O truque que parece ser realmente fascinante é a possibilidade de trabalhar com outros colaboradores em um ou vários tablets sobre o mesmo projeto. Depois de pronto, é só exibir por aí no próprio tablet ou via AirPlay.

Tagtool03

A criação de uma empresa austríaca chamada OMAi, mas o Tagtool foi parcialmente desenvolvido no Brasil porque um dos criadores mora aqui em São Paulo. Até onde entendi, os caras começaram como um coletivo que fazia arte eletrônica e interativa, bolando hardwares e softwares para este fim. O app foi apenas um deles e tomou ares mais comerciais.

Tagtool

App já disponível no iTunes pela bagatela de 40 dólares. Saiba mais no site deles.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Agostino Lagostina volta à propaganda para anunciar híbrido da Ford

Para anunciar o híbrido C-Max, a Ford decidiu trazer de volta um velho sucesso da animação – e também da propaganda -, a série La Linea. Criado pelo cartunista italiano Osvaldo Cavandoli, o desenho mostrava as desventuras de Agostino Lagostina, personagem que vivia se frustrando com as limitações de seu Toyota Prius v. Nos filmes da Ford, tudo se resolve quando o protagonista troca seu Prius v por um C-Max.

Agostino Lagostina começou a aparecer em 1969, ao protagonizaar 8 propagandas da panela de pressão Lagostina. Depois disso, o personagem de personalidade forte ganhou sua própria série animada. Entre 1971 e 1986, foram criados 90 episódios de La Linea, exibidos em mais de 50 países.

Aqui no Brasil, La Linea foi exibido na década de 80 e fez o maior sucesso.

[Via]

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Samsung: E o desenho de dragão, enfim, se transformou num Galaxy S III

Talvez você não se lembre da história do Dragão e do Canguru envolvendo a Samsung em maio desse ano, mas eu refresco sua memória: Shane Bennet é um fã canadense dos produtos marca, e antes mesmo do lançamento, ele queria ganhar um Galaxy S III.

Para tentar convencer a Samsung disso, Shane enviou um desenho como presente. Um dragão. Eles não podiam dar o smartphone, mas como agradecimento a marca desenhou um canguru andando de monociclo.

A troca de simpatias viralizou, fez bem para a Samsung e Shane acabou pelo menos com a promessa de ser convidado para a festa de lançamento do Galaxy S III. O tempo passou, o mundo das mídias sociais esqueceu e esse se tornaria mais um case sobre relacionamento na internet.

Porém, a história ganhou mais um capítulo com final feliz essa semana. Shane Bennet recebeu, enfim, seu desejado smartphone de presente, e customizado com o desenho do dragão.

Muito bem Samsung. Jogou o jogo como ninguém. O problema pra marca é se a moda pega. Dar celular em troca de desenho não vai ajuda-los a pagar 1 bilhão para a Apple.

/dica do @marcos__freitas

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Desenho realista: Carta de baralho

Na sua série de desafios de realismo, o ilustrador Mark Crilley desenha uma carta de baralho rasgada em quatro partes.

O resultado é incrível. É claro que já vimos dezenas de exemplos de pinturas e ilustrações ultra-realistas por aí, mas o trabalho ao vivo é outra coisa.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


12 desenhos por dia

Com exatos 12 desenhos por dia durante 3 anos – de 2008 a 2011 – o francês Denis Chapon criou esse curta animado acima.

Ele diz que não fazia a menor ideia do que seria quando começou o primeiro rascunho, e usava os três últimos desenhos para dar continuidade. Denis usou uma caneta (nunca apagou nada) e fez tudo com o verso de folhas A4 usadas.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement