Aplicativo transforma celular em scanner 3D

Lev Manovich já havia percebido o meio fotográfico como um “incrivelmente resistente código de representação”. Ou seja, apesar das mudanças tecnológicas, a fotografia persiste popular. Suas transformações ao longo do tempo nos obrigam a repensar suas variações e seu estado hoje e amanhã. Depois de décadas, deixamos de carregar câmeras tradicionais para simplesmente clicarmos tudo o que estivesse à frente com o celular. A combinação de filtros, apps de edição e compartilhamento via redes sociais tem transformado cada vez mais o ato de fotografar. Agora, com o advento do 3D, para onde vamos?

O processo de transformação para imagem 3D acontece em tempo real, com feedback imediato a partir dos diferentes ângulos mapeados.

Pesquisadores na ETH Zurich estão desenvolvendo um aplicativo que transforma dispositivos Android em ágeis scanners 3D. Para usar, basta abrir o app e mover o celular em torno do objeto escolhido, captando ângulos e perspectiva. Enquanto isso, o software bate diversas fotos automaticamente, extrapolando a geometria do objeto e mapeando bits e partes de todas as fotos 2D. Juntas, estas informações resultam em uma figura 3D.

Construir objetos 3D a partir de múltiplas fotografias não é novidade. Já vemos diversos artistas usarem o Kinect, por exemplo, para mapear objetos, lugares e pessoas, buscando resultados em figuras com volume, ângulos e perspectiva. Mas o que torna este aplicativo diferente é a possibilidade de fazer tudo isso em tempo real, sem a necessidade de qualquer outro equipamento, tecnologia ou edição.

app3d-1
app3d-2
app3d-3
app3d-4
app3d-5

É possível não somente criar figuras 3D a partir de objetos do mundo real, como também navegar por seus diferentes ângulos.

Como podemos ver, o resultado já é de boa qualidade. Segundo os pesquisadores, a precisão vem de técnicas de reconhecimento visual da geometria, além do entendimento de como a posição relativa da câmera muda de acordo com o objeto, usando dados do acelerômetro do celular.

Entendendo a natureza do ato de fotografar e suas transformações ao longo do tempo, vemos como a fotografia hoje está reconfigurando a cultura contemporânea, deixando de ser apenas portátil e fluída, mas também cada vez mais próxima do real. Democratizando o poder das ferramentas como Makerbot Digitizer e 3D Systems Sense, tecnologias como essa oferecem novas possibilidades de transformar qualquer objeto do mundo real em figuras digitais vivas em nossas mãos.

O aplicativo está disponível aqui.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Sitegeist App transforma dados do Censo em atraentes e acessíveis infográficos

A Sunlight Foundation criou o aplicativo Sitegeist App, com o objetivo de tornar os dados sobre a sua região, ou qualquer outra que o interesse, mais atraente e acessível ao público.

Usando as informações do Censo dos EUA, além de dados públicos como resenhas no Yelp, check-ins no Foursquare, previsão do tempo e qualquer outro dado disponível, o aplicativo compila tudo e simplifica de uma forma fácil de compreender, através de infográficos.

Dividido em 5 principais categorias – Pessoas, Casa, História, Diversão e Tempo – os usuários podem entender melhor sobre quem mora em seu bairro, a distribuição de renda, idade e educação, as contribuições políticas, as mudanças que ocorrem ao longo do tempo, os lugares mais populares, etc.

Se conhecimento é poder, informações locais podem ser bem relevantes na hora de tomar decisões.

Se já dependemos de serviços de geolocalização tanto para nos movermos perto de casa quanto viajando, finalmente entender e aplicar os dados do Censo pode ser de grande utilidade. Infelizmente, por enquanto, os dados disponíveis funcionam apenas nos EUA.

SitegeistApp03 SitegeistApp02O aplicativo para iPhone, iPad e iPod pode ser baixado de graça aqui, ou para Android aqui.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement