Radiohead lança aplicativo Polyfauna

Criado em parceria com o estúdio britânico Universal Everything, o aplicativo Polyfauna não traz músicas novas ou afins, mas foca em uma experiência que transcende som, cores, interação e espaço.

“Uma colaboração experimental que do interesse em experiências com computadores e nas criaturas imaginárias do nosso subconsciente”. – Thom Yorke, em post de lançamento

O conteúdo é uma “viagem” em primeira pessoa, onde mergulha-se em um mundo sombrio que revela uma natureza misteriosa a partir do movimento do celular, e também formas geométricas criadas com o toque dos dedos do usuário.

Além do trajeto subjetivo e sensorial, há alguns elementos de jogo como seguir um ponto vermelho que aparece de tempos em tempos na tela. Também é possível fazer uma captura da imagem que se forma, como uma oportunidade de guardar o momento exato de uma experiência tão abstrata que dificilmente se repetirá novamente. Todas as imagens capturadas vão para uma galeria no site da banda.

polyfaunaapp-dstq
polyfaunaapp-1
polyfaunaapp-2
polyfaunaapp-3
polyfaunaapp-4

“Your screen is the window into an envolving world.”

As artes são inspiradas em desde paisagens e geometrias pintadas por JW Turner e Peter Doig aos experimentos eletrônicos de Karl Sims.

Um mergulho no universo da banda, a experiência fica completa com passagens da música “Bloom” do disco The King of Limbs como trilha sonora.

Polyfauna está disponível de graça para iOS e Android.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Aplicativo “John Lennon: The Bermuda Tapes” dá vida ao último álbum do músico

Inspirado por uma viagem que fez de barco pelo Atlântico até as ilhas de Bermuda em 1980, John Lennon criou seu último álbum, Double Fantasy, em colaboração com Yoko Ono. Recebido tanto com críticas boas quanto ruins, o trabalho acabou ganhando enorme força principalmente depois de seu assassinato, se tornando sua despedida musical.

Trinta e três anos depois, o aplicativo móvel John Lennon: The Bermuda Tapes oferece aos fãs a chance de experimentar a jornada musical por trás de suas últimas músicas.

“John Lennon: The Bermuda Tapes” está entre um álbum, um game e uma série de poemas interativos.

O aplicativo foi criado para garantir um encontro íntimo com a música e a jornada de John Lennon.

Além de ouvir o próprio músico contar suas histórias, o usuário pode acessar diferentes caminhos para conhecer todo o processo criativo do álbum, das inspirações (como a música “Rock Lobster” do B-25′s) aos rascunhos. Há até uma parte da narrativa em que é possível guiar o barco durante a viagem, enquanto Lennon, o capitão e seus tripulantes narram as histórias.

Criado em parceria com studio Design I/O e agência Eyeball – que tiveram total acesso ao material pela Yoko Ono – o aplicativo foi desenvolvido quase que inteiramente em openFrameworks, levando mais de 9 meses para ficar pronto. Durante este tempo, como processo de aperfeiçoamento, a equipe criou cerca de 100 apps que serviram para testes de design de interação e também para trabalharem capítulos diferentes da história contada.

app-johnlennon-4
app-johnlennon-1

“Um aplicativo é genuinamente storytelling imersivo.” – Michael Epstein, líder do projeto, para Fast Company

Transformar um álbum em aplicativo não é novidade. Artistas como Björk, Jay Z, Phillip Glass e Passion Pit fazem parte desta lista. Definitivamente, o aplicativo é uma evolução lógica da plataforma digital para a indústria da música. Porém, mais do que uma forma de escutar música, o aplicativo é um meio em que o álbum pode ser reinventado.

John Lennon: The Bermuda Tapes esá disponível para iPad e iPhone por $4.99. Todos os lucros irão para o projeto WhyHunger, com o apoio de Yoko Ono.

Lively.fm: serviço de streaming de música usa como fonte mais de 50 milhões de blogs

Já falamos aqui de vários aplicativos relacioados à música, desde novidades no Spotify, passando pelo álbum-app do Philip Glass e do Blur, até o Turnplay, que revive o realismo de tocar vinil. Mas na música sempre tem espaço para novidades.

O serviço de streaming Lively.fm permite que usuários descubram novas músicas usando como fontes cerca de 50 milhões de blogs. O site é atualizado a cada 10 minutos com novas faixas e artistas. Com uma interface bem simples, para começar a ouvir, é só fazer uma busca ou clicar em uma das capas de álbum que aparecem na home.

lively.fm-1

Similar ao Hyper Machine e ao We Are Hunted, a diferença está na diversidade de faixas e rapidez do streaming. Apesar de seus concorrentes também usarem o método crowdsourcing para se alimentar, cobrindo mil blogs que postam músicas, o Lively.fm não se limita a nenhum padrão ou nicho musical, usando mais de 50 milhões de blogs para ampliar e diversificar sua base.

Recentemente, além da página na web, é possível usar o serviço – também gratuito – via aplicativo para iPhone.

Com design simples, a página inicial é também repleta de capas de álbuns em que você pode clicar para começar o streaming das músicas instantaneamente. É possível buscar por faixas específicas ou as mais ouvidas, no “top charts”. Você pode seguir os artistas, curtir músicas e compartilhar a trilha sonora com suas redes via Facebook e Twitter.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie