Bud Light cria sátira para o “trabalho mais difícil do mundo”

Esta semana, chamou a atenção de todo mundo o anúncio para o “trabalho mais difícil do mundo”, divulgado pela Cardstore.com, com a oferta para uma vaga de emprego em que é preciso trabalhar 365 dias por ano, 24 horas por dia, sem pausas, férias ou pagamento. É claro que, quando um filme viraliza instantaneamente, como já aconteceu com Retratos da Real Beleza, de Dove, ou ainda o Primeiro Beijo, da Wren, surgem diversas paródias e agora não foi diferente, com a Bud Light criando sua própria versão.

Dentro do discurso “Up to Whatever”, a marca de cerveja propôs ao candidatos que eles preenchessem a vaga para “diretor de qualquer coisa”, lembrando que nem sempre os pais ficam com as tarefas mais duras, já que muitas vezes eles esquecem o que foi dito a eles no minuto seguinte. Mas eles também são capazes de se vestirem de super-heróis quando necessário e são capazes de coisas incríveis que fazem com que você queira ir até a geladeira pegar uma cerveja para eles. Então tá….

budlight

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Guinness e Heineken retiraram o patrocínio ao St. Patrick’s Day de NY

A festa do St. Patrick’s Day, que acontece hoje, quase ficou sem patrocinadores na edição novaiorquina deste ano. Os organizadores do evento decidiram impedir que grupos de orgulho gay carregassem a sua bandeira colorida durante o desfile pela 5ª Avenida, em Manhattan, além de proibir a identificação da opção sexual dos participantes da comemoração.

A medida foi considerada uma afronta à liberdade de expressão, e levou marcas como a Guinness e a Heineken a revogarem os seus patrocínios.

“A Guinness tem um forte histórico de apoiar a diversidade e de acreditar na igualdade para todos”, explicou a cervejaria, em um comunicado publicado no último domingo. Na sexta-feira anterior, a Heineken dos EUA também havia anunciado a retirada do seu apoio: “Acreditamos na igualdade para todas as pessoas. Por isso, não somos mais um dos patrocinadores do desfile desta segunda-feira”, esclareceu. Apenas a Ford continuou apoiando o evento em Nova Iorque.

Defensoras da igualdade, Guinness e Heineken suspenderam seus patrocínios, em deferência ao direito de manifestação dos homossexuais.

A Boston Beer Co., responsável pela Samuel Adams, foi a pioneira na retirada dos patrocínios, recusando-se a permanecer como apoiadora das comemorações do St. Patrick’s Day em Boston, já que não havia sido possível chegar a um acordo que permitisse que todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, fossem autorizadas a participar. Em resposta, a organização da festa em Boston destacou que não se tratava de uma restrição homofóbica, mas sim uma regra que impedia a manifestação de opções sexuais (!).

A suspensão foi aclamada pelos militantes dos direitos homossexuais, mas fãs da Guinness questionaram a necessidade desse tipo de posicionamento da marca. Estariam preocupados com alinhamento da cervejaria ou com a ausência da bebida nas comemorações?

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Copos de Stella Artois viram instrumentos musicais

Os cálices de vidro da Stella Artois são preciosos para qualquer amante de cerveja. E, graças ao escultor e pesquisador do MIT Andy Cavatorta, virou matéria-prima de quatro instrumentos musicais de vidro.

“Queríamos destacar os princípios de esforço, determinação e dedicação que a Stella Artois carrega em sua concepção.” – Debora Koyama, VP para PSFK

O projeto, chamado The Chalice Symphony, também envolveu a banda Cold War Kids, que deu vida aos instrumentos ao tocar sua nova faixa “A Million Eyes” e, assim, transformar vidro em música.

Cada instrumento – Hive, Pryophone, Star Harp e Violina – também estão expostos em uma galeria montada pela marca no Lower East Side de Manhattan.

stellaartois-symphony-4
stellaartois-symphony-3
stellaartois-symphony-2
stellaartois-symphony-1
stellaartois-symphony-5

Para dar um gostinho, além do vídeo e fotos no site do projeto, o próprio escultor Andy Cavatorta registrou todo o processo de criação de cada instrumento em seu blog.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Hansa celebra 20 anos do fim do apartheid

Alguns dos melhores comerciais de bebidas alcóolicas que vi nos últimos tempos vieram da África do Sul – caso do uísque Bell’s e da cerveja Amstel Lager. São histórias que retratam conquistas pessoais e profissionais de cidadãos do país, colocando o produto no lugar certo, no momento certo, depois de envolver o público com grandes histórias. Não é bem o que acontece neste filme da cerveja Hansa, que celebra 20 anos do fim do apartheid, mas ainda assim, tem sua importância.

Para quem não se lembra, o apartheid era um regime que tornava oficial a segregação racial na África do Sul, imposta entre 1948 e 1994 e principal motivo da luta de Nelson Mandela. E é um assunto tão trash, que o diretor Thabang Moleya optou pela maneira mais leve de falar o assunto: mostrando três amigos bebendo cerveja, compartilhando emoções e histórias ao longo de 20 anos de liberdade.

Mesmo sem a densidade emocional dos comerciais citados no início deste texto, a grande sacada está no fato de que ter cores diferentes de pele não é mais um empecilho para você tomar uma cerveja com um amigo. Pelo menos não na África do Sul.

A criação é da agência Lowe CT.

hansa

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Novo filme da Brahma mostra a cevada plantada na Granja Comary

Lembra da edição especial de Brahma com cevada da Granja Comary?

Agora a agência Africa lançou um filme para promover o projeto, mostrando o plantio, colheita e depoimento do técnico Felipe Scolari.

A primeira safra será vendida apenas através do site: brahma.com.br/selecaoespecial. São 2014 kits – iguais da foto abaixo – e que no mês que vem também estarão disponíveis nos pontos de venda.

A campanha só erra em chamar a Granja Comary de “solo sagrado” do futebol brasileiro, pois é óbvio que o único campo sacrossanto vai ser lá em Itaquera.

Brahma

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Brahma lança edição especial feita com cevada da Granja Comary

Como parte de sua extensa comunicação para a Copa do Mundo no Brasil, a Brahma anunciou hoje o lançamento de uma edição especial e limitada de garrafas de alumínio.

Segundo a marca, a cerveja é produzida com cevada plantada, cultivada e colhida na Granja Comary, local que é tradicionalmente a casa da Seleção Brasileira.

Acho legal que a Brahma tenha investido tanto em futebol, assim sobra menos dinheiro pro financiamento dos rodeios que eles apoiam.

Brahma

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

O melhor teaser do Super Bowl não é de um anunciante do Super Bowl

Nem precisou chegar fevereiro para o Super Bowl dominar as notícias, inclusive aqui, no B9. Enquanto os teasers dão algumas pistas do que devemos esperar no próximo dia 2, a marca de cervejas Newcastle Brown Ale sai na frente e cria o melhor teaser do Super Bowl para um comercial que, na verdade, não será exibido durante a final da NFL.

A bem da verdade, o comercial não será nem produzido. Pelo menos não da maneira como a marca e a agência Droga5 imaginaram. Tudo por conta de um pequeno detalhe: eles simplesmente não têm verbas milionárias para investir em um evento deste porte. Na verdade, eles não podem nem usar o nome do evento, ao qual se referem usando asteriscos – o que faz com que pareça um palavrão.

Sob o título If We Made It (que ganhou até um hotsite), o filme teria direito a todos os ingredientes “clássicos” do Super Bowl e um pouco mais que isso: animais – com destaque para macacos, tubarões, cães e gatinhos, histórias de amizade, garotas de biquíni lutando com robôs gigantes, aliens e tudo mais o que for possível (e impossível) de imaginar. Afinal, o comercial não será mesmo produzido…

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Em nome da amizade, Molson Canadian leva geladeira para a Indonésia

A Molson Canadian tem levado suas geladeiras com a cerveja tipicamente canadense para diversos lugares do mundo, celebrando a amizade e o espírito amistoso de seu povo. Agora, a aventura é um pouco mais complicada: em vez de conhecer gente nova, a ideia foi surpreender um velho amigo que vive na Indonésia com uma geladeira lotada de cerveja em The Beer Fridge – Project Indonesia.

O filme registra a jornada de dois amigos para surpreender o terceiro, que vive nas Ilhas Gili (isso mesmo, ilhas, refrigerador, sem veículos motorizados). Morgan, o amigo em questão, é um apaixonado fã de hockey, mas que não teria a oportunidade de acompanhar os jogos da seleção se não fosse o esforço de seus companheiros, que além da boa e velha geladeira, também levaram um sistema de transmissão via satélite, para que ele pudesse assistir aos jogos.

A única coisa que ficou estranha foi que, na hora em que Morgan abre a geladeira, as cervejas estão todas lá, bonitinhas e organizadas, como se não tivessem sido chacoalhadas Indonésia afora. Isso porque o filme todo é uma tentativa de mostrar uma aventura real, e não um comercial tradicional. Tirando isso, é uma ideia bacana, de acordo com o conceito de “celebração da amizade” da marca e o resultado não deixa de ser emocionante. Vou lá ligar para meus amigos e já volto.

A criação é da Rethink, com produção da Untitled Films.

molson
molson1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Carlton Dry aposta em humor nonsense com série de vídeos curtos

Quatro caras com cerveja ilimitada filmando bobeira o dia todo. Nesse estilo Vine de ser, cerveja australiana Carlton Dry estreia a campanha #HelloBeer.

É uma série de curtas, com situações divertidas envolvendo mentes levemente alcoolizadas. Os pequenos vídeos serão veiculados separadamente na TV e cinema, mas estão todos reunidos acima. Dê o play.

A criação é da Clemenger BBDO.

Carlton Dry

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Quilmes pede para os argentinos não usarem camisas de times europeus

Em seu novo comercial, a cerveja Quilmes repete o tom dramático e texto piegas de seus últimas produções para fazer um apelo nacionalista aos argentinos: que parem de usar camisas de times europeus, e vistam as de equipes do país.

Fã do Messi? Use a camisa da seleção da Argentina, e não a do Barcelona. Claro, não faltou um “nada contra, mas…”.

Ali no meio aparece também alguém com a camisa do Internacional, de Porto Alegre. Só fica a dúvida se consideraram como um time argentino ou estrangeiro.

Quilmes
Quilmes

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Quem veio primeiro: o ovo ou a cerveja?

Mais uma belo filmes de Andes está no ar. Desta vez uma galinha misteriosamente começa a botar garrafas de cerveja ao invés de ovos. Por que? De verdade, isso não interessa.

Como um Saramago no “Ensaio sobre a Cegueira”, a razão porque o fato acontece ou porque ele para misteriosamente de acontecer é o de menos. A história gira em torno de como as pessoas reagem a essa coisa misteriosa.

Tudo isso para vender uma edição limitada da Andes Barley Wine. Eu gostei.

A criação é dos hermanos da Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi.

Andes

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Campanha lembra que se você beber até cair, pode virar alvo de pegadinhas

Quando se pensa em campanhas sobre o consumo de bebidas alcóolicas com responsabilidade, talvez lhe venha a mente uma linguagem dramática ou professoral. É quase sempre o tom utilizado, seja pelas próprias marcas ou por instituições sociais.

A cerveja Steinlager, da Nova Zelândia, resolveu abordar o assunto com bom humor. Lembra que se você beber até cair, pode virar alvo de pegadinhas dos amigos e amanhecer com desenhos em locais inesperados. Mesmo que você seja apreciador da arte, provavelmente não quer ver acontecer no seu corpo.

A assinatura do comercial, “Be the artist, not the canvas”, lembra que os artistas são aqueles que bebem com moderação.

A criação é da DDB.

Steinlager

Steinlager
Steinlager
Steinlager

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Cerveja oferece arte em troca de lixo

St. Pauli, o distrito da Luz Vermelha de Hamburgo, ocupa um lugar importante na história dos Beatles. Foi lá que, no começo dos anos 1960, John, Paul e George, mais Pete Best e Stu Sutcliffe, se profissionalizaram como músicos, tocando em diversos clubes por quase dois anos. Hoje, a região continua sendo o lugar onde alemães e turistas vão para se divertir, deixando um rastro de garrafas vazias noite após noite. Foi aí que a cerveja Astra enxergou uma oportunidade: oferecer uma experiência com a marca e ajudar a diminuir a quantidade de garrafas espalhadas por lá.

A solução foi criar uma espécie de vending machine (sim, elas mais uma vez), The Astra Bottletheatre. Toda vez que alguém depositasse uma garrafa vazia de Astra no local indicado, uma pequena janela se abria e o show começava no “menor palco de St. Pauli”. Músicos, dançarinos, artistas performáticos… a cada hora era uma surpresa diferente, sempre ao vivo.

O resultado foi uma fila para devolver garrafas e descobrir a próxima atração. Do lado de fora, o público poderia dar gorjetas, aplaudir e até dar um like para o artista. Os espectadores também receberam um backstage pass, para ver o que rolava nos bastidores por meio de um aplicativo no Facebook. Nem é preciso dizer que o número de fãs de Astra na rede social aumentou consideravelmente.

E pensar que um dos artistas que passaram pela cabine pode ser a próxima grande sensação da música, assim como os Beatles foram nos anos 1960… Será?

astra1
astra
astra2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Um aplicativo que te ajuda a ficar bêbado em qualquer país

Enquanto o amor por uma boa cerveja é universal, muitos acham estressante a ideia de sequer tentar beber no exterior sem usar a solução mais simples e rápida: falar em inglês.

Pivo é dedicado ao viajante que quer aprender a falar a língua universal da cerveja.

Apesar da grande quantidade de aplicativos para celular voltados exclusivamente para traduções durante uma viagem, no meio de tantas utilidades existe o Pivo App, dedicado à simples tarefa de ajudar o usuário a pedir uma cerveja na língua do país em que está.

Pivo, que significa cerveja em tcheco, tem por objetivo ser simples de usar. São 59 línguas disponíveis, cada uma fácil de acessar através de ícones turísticos que representam determinado país. Ao selecionar a língua de interesse, o aplicativo revela a palavra e sua fonética. Ao virar o iPhone para o lado, um vídeo com um nativo do país ensina a pedir a cerveja e também algumas curiosidades.

pivoapp-1

O aplicativo foi criado pelos ingleses Justin Amey e Ollie Hepwort, em parceria com a WalkerAgency. A dupla teve essa ideia ao se frustrar em tentar descobrir como pedir uma cerveja nos países que visitaram durante um mochilão pela Europa.

Pivo está disponível por $0.99 na iTunes App Store, não somente como um guia de tradução aos viajantes, mas uma ferramenta divertida para socializar e curtir uma cerveja.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

O desafio da vending machine: ficar parado e quieto por 3 minutos

Algumas vending machines só funcionam na base da porrada. Outras reconhecem beijos e danças, fazem você cantar e até falam com você. Há, ainda, aquelas que te desafiam, seja com uma missão no melhor estilo James Bond, ou a mudar o mundo. Tem até aquelas disfarçadas de geladeira. Mas até agora não havia nenhuma que funcionasse só se você não tivesse de fazer absolutamente nada. Nada mesmo. A Amstel criou uma vending machine em que o desafio era ficar quieto e parado por 3 minutos em troca de uma lata de cerveja.

Parece fácil, mas não é. A máquina foi instalada no centro de Sofia, capital da Bulgária, e ao longo de 16 dias funcionou das 16 às 21 horas com a proposta de incentivar as pessoas a se desligarem do mundo, de seus celulares e problemas, para limparem a mente e relaxar. Mais de 1.300 pessoas aceitaram o desafio de fazer uma pausa por 3 minutos e, acredite, teve quem não conseguiu de primeira.

A ideia é ok, mas o mais preocupante é perceber que está mesmo cada vez mais difícil se desconectar. Ainda que apenas por 3 minutos.

A criação é da Next-DC de Sofia.

amstel
amstel2
amstel1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Roleta do Embarque da Heineken, agora com vídeo

Na semana passada, falei aqui da ação da Heineken que desafiou passageiros a mudarem seus planos de viagem e voar, de surpresa, para um local desconhecido. Você se compromete, aperta o botão, e a roleta escolhe qual será o seu destino.

Hoje a marca lançou um vídeo mostrando a Departure Roulette e as pessoas que toparam participar. É bem divertido, mas tive a impressão de que era possível desistir da oferta depois do destino sorteado. Assim é fácil se “arriscar”. Ou então eu voltaria várias vezes até aparecer Portugal no painel, que vi que tem ali.

Mas quem eu quero enganar? É claro que era possível desistir. É uma ação publicitária, não uma deportação. Ainda que o verdadeiro desafio resida no comprometimento, foi uma excelente iniciativa promocional da Heineken.

Heineken
Heineken
Heineken

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Heineken desafia passageiros a mudarem de planos e voar para um local desconhecido

Ao longo dos últimos anos, a Heineken tem dado destaque ao seu espírito aventureiro. São campanhas que exaltam a essência cosmopolita da marca e que, independente de onde o consumidor esteja, a cerveja o acompanha.

Em maio, o comercial “The Voyage” de início a diversas ações que convida as pessoas a saírem de suas zonas de conforto. O espanhol Rikar foi “jogado” no meio do nada no Alaska, e o grego Stravos foi deixado vendado, dentro de um barco no formato de pato, no Camboja. Esses são apenas os primeiros episódios da websérie “Dropped”.

Tal proposta também foi aberta para qualquer um, acima de 25 anos de idade, que esteja passando pelo terminal 8 do aeroporto JFK em Nova York. A Roleta do Embarque faz um desafio: Se comprometa a mudar seus planos, e viajar sem preparação para o local indicado – geralmente países exóticos.

Só pode apertar o botão quem realmente se comprometer a embarcar no próximo vôo para o destino sorteado. Na última terça-feira, por exemplo, o estudante Greg Vosits desistiu de voar para Viena, onde visitaria seus pais, e viajar para o Chipre em uma aventura patrocinada pela Heineken. A marca arcou com as despesas e deu ainda 2 mil dólares para Greg gastar em dois dias no país.

A Wieden & Kennedy Amsterdam, responsável pela ação em parceria com a Edelman, espera que pelo menos de cinco a oito pessoas topem o desafio de viajar de surpresa, alterando seu destino original para uma aventura desconhecida. Você teria coragem?

Heineken

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Amstel Lager conta história de lavador de pratos que vira chef

É muito legal quando uma marca resolve sair da tradicional mesmice de seu mercado e traz algo novo e até mesmo inspirador, mais ou menos como a cerveja sul-africana Amstel Lager acabou de fazer com o filme The Chef. Em vez de se prender a festas, baladas e afins, a marca dá um passo além ao contar a história de um homem e o seu sonho de se tornar um chef e ter seu próprio restaurante.

Em cerca de dois minutos, acompanhamos sua história, o começo como lavador de pratos, o aprendizado, a dedicação e todo o esforço necessário para a realização de um sonho. Tudo a seu próprio tempo – essa é a mensagem final, em um filme em que a Amstel Lager aparece em um papel secundário, mas não menos marcante.

Poderia até ser uma história boba e já batida – Johnnie Walker já fez muito disso com seu Keep Walking, assim como a Nextel – mas surpreendentemente não é. Vemos um cara aproveitando cada minuto de sua trajetória, como todos nós fazemos ou gostaríamos de ter feito. Saboreando cada lição e celebrando cada nova fase. E, o mais importante, mostrando que os momentos ruins existem, mas não são motivo para se desistir.

A produção é da Velocity Films.

amstelamstel1amtel2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Skol Design, marca lança kits que transformam garrafa em objeto de decoração

Pensando em transformar sua garrafa em objeto de decoração, a Skol vai lançar a coleção Skol Design. É um embalagem de alumínio que pode ser transformada em luminária, relógio, galheteiro, castiçal ou vaso após o consumo da cerveja.

Em edição limitada, as garrafas trazem estampas que traduzem a identidade visual da marca de forma sutil, incentivando o uso decorativo em casa. A divulgação, que conta com peças de mobiliário urbano e ações em redes sociais, inclui também o bom comercial acima.

Skol

Acho que é uma iniciativa que combina com a Skol, que nos últimos anos tem se destacado por diversas inovações de produto, mas me pergunto se a marca é percebida como objeto de desejo pelos consumidores a ponto de esses pagarem pelos kits. R$ 29,90 custa o vaso, por exemplo, o mais barato. Já o pacote completo será vendido por R$ 179,90.

É fácil imaginar que muitas pessoas irão querer esses objetos, mas não seria o caso de distribuir o kits através de alguma promoção? Sim, eu sei que campanha promocional pra bebida alcóolica beira o impossível diante das restrições legais, mas ainda assim é um custo alto para ter uma garrafinha decorada em cima da mesa.

Imagino que a justificativa seria mais fácil se a Ambev fizesse o mesmo para uma marca com uma base de fãs mais fiel, como uma Stella Artois, por exemplo. Na internet vemos inúmeras ideias de objetos decorativos feitos com Heineken ou Jack Daniel’s, para citar concorrentes, e que me parecem ter um apelo bem maior do que a Skol – que construiu sua imagem com base na irreverência, e não na arte – para a proposta da campanha. Posso estar falando bobagem, o planejamento F/Nazca Saatchi & Saatchi deve ter boas respostas para essas perguntas.

Skol
Skol
Skol
Skol

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Uma mulher pode levar tudo, menos os seus amigos

Katrina, Edna, Irene, Sandy, Alicia, Gloria… Você certamente já leu ou ouviu estes nomes nos noticiários, pois eles foram dados a alguns dos furacões mais devastadores dos últimos anos. Daí que a Del Campo Saatchi & Saatchi, da Argentina, teve a ótima sacada de comparar mulheres a furacões nos novos filmes da cerveja Andes, mostrando o rastro de destruição deixado por elas após o fim de um relacionamento.

Os filmes relatam as histórias de vítimas dos furacões Laura e Martha, que conseguiram levar praticamente tudo que eles tinham, menos os amigos – que elas até poderiam ter levado se quisessem, mas não. E para os amigos que ficam, sempre há aqueles com uma Andes gelada, prontos para consolá-los.

A grande ironia é que, olhando para trás nas propagandas da Andes, os homens estão sempre tentando encontrar formas de passar a perna na mulherada – aqui, aqui e aqui alguns exemplos disso. Daí, quando tomam um pé na bunda ficam aí, vítimas dos furacões…

Caso você esteja se perguntando – e B9 também é cultura, apesar desta explicação ser extremamente resumida – existem pelo menos seis listas com 21 nomes de furacões, que alternam nomes femininos e masculinos. Ou seja, a cada seis anos, os nomes começam a se repetir. A exceção são os mais devastadores, como por exemplo o Katrina, em 2005, e o Sandy, no ano passado, que geralmente são retirados da lista porque ninguém quer relembrar a destruição causada por eles.

E, sim, a maioria dos 77 nomes retirados da lista são femininos, mas só porque até 1978 todos os furacões recebiam apenas nomes de mulheres. E sim, o nome Hilda foi retirado em 1964.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie