Nocturnal Beer Drinkers Just Hang Around in This Creepy Ad From Brazil

When you get to a certain point, usually around your mid-20s, you realize there’s not much more to life than drinking delicious beer. Imagine a world where you only wake up when it’s time to imbibe a bottle of suds. 

That’s the strange reality in this dark, surreal Brazilian ad for Skol by agency F/Nazca Saatchi & Saatchi, in which sleeping bat-people, hanging upside down all over town, wake up when they hear a Skol Beats beer opening.

I can dig it. Take a look below, and see if you’re willing to suspend your disbelief (from the ceiling … without spilling your beer).

CREDITS
Client: Ambev
Product: Skol Beats
Agency: F/Nazca Saatchi & Saatchi
Spot: “Morcegos” (“Bats”)
Creative Executive Directors: Fabio Fernandes, Eduardo Lima
Creative Director: Theo Rocha
Creative Staff: Theo Rocha, Thiago Carvalho
Account Supervisors: Marcello Penna, Ricardo Forli, Rafael Cappelli, Marcela Paiva
Planners: José Porto, Guilherme Pasculli, Victor Marx, Felipe Santini
Media: Fabio Freitas, André Cais, Bruno Storace, Vivian Simões, Caroline Pascuinelli
Agency Producers: Victor Alloza, Renato Chabuh, Gisele Campos, Maira Massullo, Rafael Paes
Production Company: Zohar Cinema E Comunicação Ltda
Director: 300 Ml
Executive Producer: Carlos Paiva, Isabelle Tanugi
DOP: Enrique Chediak
Producer: Angelo Gastal
Editor: Rami D’aguiar
Motion: Full Frame
Postproduction: Full Frame
Sound: A9
Client Supervisors: Pedro Earp, Fábio Baracho, Pedro Adamy, Taciana Ávila



Skol Design, marca lança kits que transformam garrafa em objeto de decoração

Pensando em transformar sua garrafa em objeto de decoração, a Skol vai lançar a coleção Skol Design. É um embalagem de alumínio que pode ser transformada em luminária, relógio, galheteiro, castiçal ou vaso após o consumo da cerveja.

Em edição limitada, as garrafas trazem estampas que traduzem a identidade visual da marca de forma sutil, incentivando o uso decorativo em casa. A divulgação, que conta com peças de mobiliário urbano e ações em redes sociais, inclui também o bom comercial acima.

Skol

Acho que é uma iniciativa que combina com a Skol, que nos últimos anos tem se destacado por diversas inovações de produto, mas me pergunto se a marca é percebida como objeto de desejo pelos consumidores a ponto de esses pagarem pelos kits. R$ 29,90 custa o vaso, por exemplo, o mais barato. Já o pacote completo será vendido por R$ 179,90.

É fácil imaginar que muitas pessoas irão querer esses objetos, mas não seria o caso de distribuir o kits através de alguma promoção? Sim, eu sei que campanha promocional pra bebida alcóolica beira o impossível diante das restrições legais, mas ainda assim é um custo alto para ter uma garrafinha decorada em cima da mesa.

Imagino que a justificativa seria mais fácil se a Ambev fizesse o mesmo para uma marca com uma base de fãs mais fiel, como uma Stella Artois, por exemplo. Na internet vemos inúmeras ideias de objetos decorativos feitos com Heineken ou Jack Daniel’s, para citar concorrentes, e que me parecem ter um apelo bem maior do que a Skol – que construiu sua imagem com base na irreverência, e não na arte – para a proposta da campanha. Posso estar falando bobagem, o planejamento F/Nazca Saatchi & Saatchi deve ter boas respostas para essas perguntas.

Skol
Skol
Skol
Skol

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Skol estreia nova assinatura dentro de uma baleia

A Skol continua reinventando seu posicionamento “Desce Redondo”, que completou 16 anos de existência com algumas campanhas memoráveis, outras nem tanto.

Em sua nova iniciativa institucional, a marca redefiniu sua assinatura: “A vida manda quadrado, você devolve redondo”. O comercial que a apresenta traz uma linguagem diferente do segmento. Menos expositiva, mais inteligente e divertida, relembrando os tempos que levaram a Skol à liderança do mercado.

Acostumado com piadinhas sexistas e humor rasteiro, o público da cerveja deve estranhar. E isso é bom.

Criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi, com produção da Stink.

Skol Baleia
Skol

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Skol anuncia nova embalagem com Roupa Nova

Quase como uma argentinice, a Skol comunica a sua nova embalagem em formato de clipe musical.

A campanha que estreia amanha usa a música “Linda Demais” do Roupa Nova como trocadilho, aproveitando a linguagem brega em diversas mídias. Depois de assistir, quero ver tirar da cabeça.

A criação é da F/Nazca S&S.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Skol | Operação “Fundo da Folia”

Não sou fã de carnaval. Odeio por sinal. Acho uma festa intelectualmente pobre, com dinheiro mal aproveitado, e com fundamentos ideológicamente míopes. No carnaval ninguém passa fome e toda e qualquer cagada humana é facilmente perdoada. Ao invés de ficar resmungando como estou fazendo agora, normalmente fico em silêncio, fico em São Paulo e se possível longe de tudo que me lembre disso. Lembrando que essa é a minha opinião e eu não to nem aí pra quem concorda ou não. Esse não é o assunto desse post.

Agora em março apareceram fotos do que restou por debaixo das águas de Salvador. Imagens chocantes (tem mais no flickr deles), que causam aborrecimento só de olhar, mostram milhares de latas de cerveja e materiais promocionais jogados no fundo do mar. Incrível a pobreza de espírito humana, a falta de educação das pessoas, e o desrespeito com um lugar – que para a maioria – não é chamado de casa.

A mesma indignação que eu senti ao ver as fotos, foi o fator motivador pro pessoal do Global Garbage, por onde tomei conhecimento da causa. Os caras foram lá, mergulharam e começaram a cuidar da casa deles, já que ninguém cuidou. Admirável e muito respeitável. Há esperança em ter gente assim por aí.

Mas tudo pode ser oportunidade para fazer boa comunicação – que não é demérito nesse caso. A F/Nazca, agência que cuida da Skol, indignada também pelas imagens, resolveu não ficar só olhando. Com apoio da própria marca – que certamente não poderia evitar a aprovação, depois da ação de sua controladora AmBev pintando jornais e sites de azul no começo dessa semana – organizaram um mutirão para esse final de semana (dias 27 e 28 de março) com a proposta de invadir as praias do Porto da Barra até a Praia do Cristo, munidos com mergulhadores profissionais, conscientizadores, catadores e voluntários. A dica é do pessoal que trabalha lá na agência e que mandaram o post no site da Skol.

A Skol certamente equilibra seu carma fazendo a ação e garante um lugar na cabeça e na vida das pessoas, que no ano que vem, vão lhe receber mais uma vez para curtir, consumir, contrair doenças e vomitar pelas ruas de Salvador, casa deles, mas também nossa. Independente de qualquer coisa, essa é uma ação madura, genuína e que merece palmas. Pela consciência do pessoal do Global Garbage e consequentemente do pessoal da F/Nazca e Skol.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Skol Litrão

Me diverti com o filme novo da embalagem de 1 litro para Skol.
Publicidade ‘tradiça’ das boas.

De acordo com o post da Lalai, o filme estréia hoje no intervalo do Jô, mas já está disponível no YouTube desde cedo.

Criação da F/Nazca.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie