Óculos inspirados em tipografia

A empresa japonesa Type quer que você use óculos cujo design foi totalmente inspirado em tipografia.

Para começar, foram cridas duas linhas de óculos, cada uma baseada nas fontes Helvetia e Garamond, aprofundando modelos a partir de suas variações.

Cada linha possui três versões de óculos – light, regular e bold – que delineiam a espessura das armações. Além disso, todos os produtos estão disponíveis em preto, transparente (“clear”) e estampado (“tortoise”).

A empresa faz um bom trabalho ao extrair as principais características de cada fonte, e usá-las para personificar seus produtos.

Enquanto a linha Helvetica tem um design mais comum ao retratar as características que tornam a fonte tão popular e compatível com diversas funções e necessidades, a linha Garamond segue uma abordagem mais diferenciada e busca destacar seus diferenciais, resultando em um design de curvas que une ousadia e vintage ao mesmo tempo.

type-glasses-h2
type-glasses-h1
type-glasses-g2
type-glasses-g1

As armações custam a partir de $231, disponíveis no site da Type.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Font Nerd desafia seus conhecimentos em tipografia

Você é capaz de reconhecer qualquer fonte em um projeto gráfico? Basicamente, este é o desafio proposto pelo Font Nerd, um game para plataformas iOS criado pelo designer dinamarquês Andreas M. Hansen.

Patrocinado pelo MyFonts.com, o jogo é uma maneira divertida de treinar o olho para identificar (e diferenciar) inúmeras fontes. Usando frases engraçadas (“Toda vez que você usa esta fonte um gatinho morre” é uma das melhores) ou com pequenas dicas, os tipos são apresentados. Os usuários podem escolher analisá-los em caixa alta ou baixa, e se souberem a resposta, podem digitar diretamente. Se estiverem em dúvidas, o game dá cinco alternativas, com três chances de acertar.

Na App Store, Font Nerd aparece como gratuito, mas é apenas a primeira fase. Para jogar os níveis seguintes, é preciso “pagar um café para o designer”, como diz o próprio aplicativo, no valor de US$ 0.99.

fonte1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

AntiCast 107 – Tipografia Latinoamericana: origens e identidade

Olá, antidesigners e brainstormers!
Neste programa, Ivan Mizanzuk e Henrique Nardi entrevistam Cecilia Consolo, organizadora do livro “La tipografia en latinoamérica: orígenes y identidad”, que aborda a história da tipografia na América Latina. Quais as origens? Quais as influências? Quais os impactos que o pensamento europeu (e de outras continentes) exerceu em nossas práticas? O livro, que será lançado em breve pela editora Blucher, buscará discutir essas questões de uma forma ainda pouco explorada no Brasil.

Download do episódio

>> 0h07min09seg – Pauta principal
>> 0h59min50seg – Leitura de comentários e sorteio do livro do Ary Moraes
>> 1h12min14seg – Música de encerramento: “Bullet Proof Skin”, da banda Institute

Links
Livro “La tipografia en latinoamérica: orígenes y identidad”
Consolo e Cardinali Design
AntiCast em Brasília no S Catálise, 5ª Semana de Design de Brasília, dia 26 de Novembro
Catarse Bienal
Blog do Liber
Email para comprar “As coisas que Cecília fez”, primeira HQ de Liber Paz ascoisasquececiliafez@gmail.com

iTunes
Ouça o AntiCast no iTunes aqui ou então manualmente:
Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais
Nos acompanhe no twitter @anticastdesign, na nossa fanpage no Facebook e no Youtube (/anticastdesign). Ou nos mande um email no contato@anticast.com.br

Siga também o nosso irmão @filosofiadodesign.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Little Print Shop of Horrors lança série de pôsteres 2013

Desde 2011, a agência Creative Spark, de Manchester, abre na época de Halloween uma loja online chamada Little Print Shop of Horrors, onde comercializa pôsteres inspirados em filmes de horror, com a renda revertida para a caridade. Este ano, a meta é arrecadar £10 mil para a Forever Manchester, que está completando 10 anos de atividades.

Entre os filmes escolhidos este ano estão Psicose, O Pesadelo, O Sexto Sentido, The Rocky Horror Picture Show, O Iluminado, À Prova de Morte, Candyman e IT. Os pôsteres tipográficos foram criados pelo diretor de criação Neil Marra e a equipe de designers da Creative Spark.

candyman3_0 theshining_0 rockyshow1_0 IT_Clown Psycho_-_Dirty_Night Psycho_-_We_all_go_a_little_mad_sometimes Death_Proof_-_Ohhh__ladies_that_was_fun!

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

AntiCast 102 – DiaTipo 2013

Olá, antidesigners e brainstormers!
Neste programa, Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Guilherme Sebastiany recebem os convidados Luiz Amorim, Diego Maldonado e Rafael Nepô, os organizadores do DiaTipo 2013, o já tradicional evento anual de tipografia, que acontece em São Paulo, para nerds tipográficos discutirem sobre suas paixões e estudos, trocando experiências e aprendendo no meio da diversão. O evento acontecerá em Dezembro e será focado na discussão do impacto da tecnologia na tipografia e, óbvio, Type Design. Como uma das atrações principais, Vincent Connaré, o criador da Comic Sans, estará por lá para te ensinar que “se você ama a Comic Sans, você não entende nada de tipografia; e se você odeia a Comic Sans, você também não entende nada de tipografia”.
ATENÇÃO: Ouvintes do AntiCast terão desconto no evento! Ouça para saber o que você deve fazer!
ATENÇÃO DE NOVO: Tem promoção no AntiCast, valendo uma camiseta da PURIY! Ouça e saiba como participar!

Download do episódio

>>0h10min29seg – Pauta principal
>>1h07min18seg – Leitura de comentários
>>1h26min33seg – Música de encerramento: “By the Grace of God”, da banda The Hellacopters

Links
Camisetas Puriy
Croquis urbanos
Documentário Breaking Bad

Assine o Feed do AntiCast que é feed.anticast.com.br

iTunes
Ouça o AntiCast no iTunes aqui ou então manualmente:
Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais
Nos acompanhe no twitter @anticastdesign, na nossa fanpage no Facebook e no Youtube (/anticastdesign)
Siga também o nosso irmão @filosofiadodesign.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Pôsteres tipográficos propõem um brinde a Jack

Criador de um dos uísques mais famosos do mundo, Jasper “Jack” Newton Daniel nasceu em 5 de setembro de 1850. Bom, na verdade este é apenas um palpite, já que ninguém sabe de verdade o dia certo, já que o registro de seu nascimento foi destruído pelo fogo. Seja pelo fato de ninguém saber a data ao certo, seja pelo fato de que dias de aniversário serem apenas para homens comuns – enquanto o estilo de Jack é comemorar ao longo de um mês – a Jack Daniel’s sempre homenageia seu fundador ao longo do mês de setembro.

Este ano, a Arnold Furnace convocou os artistas da Lynes & Co para criar uma série de três pôsteres tipográficos sob o tema Raise a Jack to Jack, convidando os fãs da marca a brindarem o aniversário daquele que era “uma parte homem, duas partes lenda”. Os cartazes foram criados a partir de placas de madeiras pintadas à mão, que foram combinadas e fotografadas.

Caso você esteja se perguntando, é claro que as placas são feitas de American White Oak, a mesma maneira utilizada nos barris de Jack Daniel’s.

Esta não é a primeira vez que a Jack Daniel’s destaca projetos com uma pegada artesanal, valorizando a tipografia e mostrando as utilidades da madeira de seus barris. Basta uma busca rápida aqui no B9 para ver alguns bons exemplos. E aproveitar pelo menos um dos próximos dias de setembro para levantar seu copo e propor um brinde a Jack.

jack1
jack2
jack3
jack4

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Projeto brinca com tipografia de palavras para revelar seus significados

Não tem muito tempo que mostramos por aqui o Chineasy, projeto da designer ShaoLan que facilita o aprendizado do mandarim com um sistema visual que usa os ideogramas originais como base para uma ilustração que revela seu significado. É provável que facilitar o aprendizado do idioma inglês não tenha sido o principal objetivo do designer indiano Arun Raj, mas é impossível não enxergar esta possibilidade no projeto Tipography Word Play.

De um jeito bem minimalista, Raj cria representações gráficas do significado de cada palavra, usando a tipografia de cada uma. Por exemplo: o T de death vira uma cruz sobre um fundo preto, criando uma rápida associação com a morte. O P de jump aparece um pouco acima do restante das letras, como se realmente estivesse pulando. Já o T de helicopter é uma hélice, enquanto as duas letras O de baloon estão flutuando.

É tudo muito bem pensado e certamente poderia ser aplicado em diversos idiomas, como forma de ampliar o vocabulário.

O projeto pessoal é executado sempre que sobra um tempo para o designer, então vale ficar de olho para novas atualizações. Em seu portfolio no Behance é possível conferir todas as palavras, além de outros trabalhos assinados por ele.

palavras

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Tipografia x cultura pop, segundo Rachel Krueger

Rachel Krueger é uma designer que manda muito bem na combinação de tipografia e cultura pop. Seus projetos geralmente unem os dois elementos, seja em uma animação com suas falas favoritas de  Sam em O Senhor dos Anéis – As Duas Torres, músicas que já se tornaram clássicas, desenhos da Pixar ou ainda o mundo dos super-heróis. Em seu projeto mais recente, entretanto, ela criou pôsteres com frases que marcaram a trajetória da série Friends.

É impossível não olhar para essa série e sorrir ao nos lembrarmos do contexto em que elas foram ditas. Destaque especial para Smelly Cat, que ficou perfeita.

Friends1Friends2 Friends3 Friends4 friends Friends6

Aqui, um bônus dos alguns trabalhos de Rachel que citamos no começo deste texto:

musica iron pixar

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

O Grande Gatsby redesenhado na Era do Jazz

Há poucas obras da literatura que evocam tanto uma determinada época musical como O Grande Gatsby. De alguma forma, a música da Era do Jazz parece pulsar de cada momento da história.

O projeto Gatsby Generative leva essa música para às páginas do livro, permitindo que as palavras de Fitzgerald dançem ritmicamente ao som de uma trilha sonora das canções mais aclamadas do jazz.

Uma experiência visual que estuda como a música desta época, seus ritmos, síncopes e padrões podem alterar a prosa e novas fronteiras tipográficas.

Baseando-se nos conceitos de design generativo, o artista russo de 35 anos Vladimir Kuchinov usou nove músicas de grandes nomes como Ella Fitzgerald, Jelly Roll Morton, Cab Calloway e Count Basie para influenciar e modificar a tipografia da obra.

Usando as partituras autênticas das músicas, Kuchinov examinou cada uma por qualidades como duração, posição, velocidade e passo. Esses dados foram, então, usados para redesenhar as palavras dos nove capítulos da história, através de algoritmos criados no Processing, que foram transpondo o conteúdo de acordo com os atributos das notas.

Usando fontes autênticas ou inspiradas pela Era do Jazz para capturar a sensação da época, cada tipo de letra representa um instrumento, evocando seus atributos visuais e emocionais.

Para a bateria, foi usada a Remington Typewriter, com os sons das teclas simbolizando o ritmo de percursão. Para instrumentos de corda, Brandon Grotesque Thin and Brandon Grotesque Bold foi usada para contrastar a diferença na espessura das cordas. Já para os vocais, Century Schoolbook foi uma homenagem aos livros de canções publicados no começo do século 20.

generativegatsby-3
generativegatsby-5
generativegatsby-6
generativegatsby-7
generativegatsby-8
generativegatsby-9

Um livro que utiliza algoritmos estruturados como forma de se contar histórias traz resultados únicos, baseando-se em verdadeiros significados – a literatura – e executando cada palavra através de um código-ideia – a música.

Por enquanto, há apenas três cópias do livro, não sendo possível comprar um. Kuchinov comentou que estava pensando em lançá-lo via Kickstarter. Esperamos que sim.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Heróis x vilões tipográficos

Criar imagens usando tipografia não chega lá a ser uma grande novidade, apesar de haver alguns projetos que sempre acabam se destacando. É o caso da série de super-heróis e vilões criadas por Midu1995.

A regra costuma ser mais ou menos a mesma: usar palavras atribuídas de alguma maneira ao personagem retratado e a partir daí traçar seu contorno e preenchimento.

O que geralmente me chama a atenção nestes projetos é como os artistas evidenciam a personalidade de cada um dos heróis e vilões retratados – à primeira vista, todo mundo sabe que Batman é um personagem sombrio, mas ao examinarmos mais de perto, vemos palavras como raiva, solidão, vingança como parte do que eles são.

Visualmente, o resultado ficou muito bom, apesar de Bane parecer ter involuntariamente ganhado um par de chifres. Faz parte.

Batman

batman_by_midu1995-d68ub4s

Bane

bane_by_midu1995-d6bgp3k

Carnificina

carnage_by_midu1995-d6bolio

Homem-Aranha

spiderman_by_midu1995-d6bbnc6

Venom

venom_typography_by_midu1995-d68o17a

Deadpool

deadpool_by_midu1995-d6eanr6

Homem de Ferro

iron_man_by_midu1995-d68jnzv

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Ação da Philips une tipografia e cerveja em mesas que tocam música

Como parte da campanha e plataforma de conteúdo You Need To Hear This, a Philips criou uma série de mesas que tocam música para lançar seus novos fones de ouvido.

Espalhadas pelos melhores pubs do leste de Londres, tudo o que as pessoas precisam fazer é sentar nestas mesas especiais, embutidas com tocadores de músicas. Aos plugar nelas os fones disponíveis, é possível ouvir uma seleção de músicas feitas especialmente para a área em que o pub se encontra.

Cada mesa foi ilustrada à mão com tipografia e iconografia inspiradas pela região. A superfície foi trabalhada em diversos tipos de madeira, cada uma com técnicas diferentes incluindo marcenaria, corte à laser, madeira queimada e madeira talhada à mão.

A ideia foi desenvolvida em parceria entre Ogilvy & Mather, Noisey e Philips Headphones. As mesas são parte da fase piloto da ação, que continuará globalmente pelos próximos 12 meses.

HackneyFull
ImagesCompilation
ShoreditchFull
BrixtonFull
ImagesCompilation2
ImagesCompilation3

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Shoppe Satire faz humor para fotógrafos

Se você trabalha no mercado criativo/artístico, em algum momento já deve ter enfrentado uma situação em que seu ganha-pão é confundido com hobby por algum algum amigo, parente ou cliente. A fotógrafa e designer Meghan Aileen, do The Shoppe, resolveu transformar algumas das pérolas que costuma ouvir – e também as piadas internas do meio profissional – em uma coleção de pôsteres bem-humorados e com bela tipografia. Shoppe Satire conta com séries como “Você deve ser um fotógrafo se…” ou “Porque Contratar um fotógrafo” ou ainda “Humor para fotógrafos”.

Não escaparam aquelas pessoas que pensam que a câmera faz todo o trabalho sozinha, aqueles que aproveitam a sua ideia e se posicionam atrás de você no momento em que você está fotografando, aqueles que convidam você para suas festas, desde que você traga sua câmera, pedem descontos dizendo que são poucas fotos ou que um amigo vai editá-las…

No blog do The Shoppe é possível encontrar alguns pôsteres, assim como no Facebook.

shoppesatire8 shoppesatire11 shoppesatire10 shoppesatire9 shoppesatire7 shoppesatire6 shoppesatire5 shoppesatire4 shoppesatire2 shoppesatire3

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Ilustrador reverencia Irmãos Coen com série de pôsteres

Chet Phillips é um ilustrador veterano que tem colecionado trabalhos e clientes importantes ao longo das últimas três décadas. Apaixonado por cinema, recentemente ele criou uma série de pôsteres para reverenciar o trabalho de seus cineastas favoritos, Joel e Ethan Coen.

Combinando ilustração e tipografia, a coleção Coen Brothers Series destaca quatro filmes – pelo menos por enquanto -, entre eles Fargo, O Grande Lebowski, Ajuste Final e Arizona Nunca Mais. Cada pôster é ilustrado com um personagem central da trama, cercado por citações dos filmes.

Em seu blog, Chet conta que sua paixão pela obra dos irmãos Coen é motivada pela forma consistentemente bizarra de escrever, criar pesonagens e imagens. Algo que remonta a 1984, quando lançaram Gosto de Sangue e que tem se mantido desde então. Ou, em suas próprias palavras:

“Sem quaisquer noções pré-concebidas ou trailers para me preparar, fiquei encantado com o timing cômico, personagens extravagantes e diálogo insanamente inteligente. A partir de então cada um de seus filmes estavam no topo da minha lista de must-see.”

Na de Chet Phillips e da nossa. Para conhecer outros trabalhos do ilustrador, basta acessar seu site.

Irmaos Coen4 Irmaos Coen3 Irmaos Coen2 Irmaos Coen1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Judotype, uma tipografia inspirada pelos golpes do judô

No fim do ano passado, a Infraero veiculou uma campanha nos aeroportos para homenagear o judô brasileiro, modalidade patrocinada pela estatal desde 2005. Com uma tipografia inspirada pelos golpes da arte marcial, painéis com palavras de incentivo lembravam ao público da garra e vontade dos atletas.

Judotype

No mês que vem, a chamada Judotype vai tentar um Leão de Design em Cannes, conforme apresentado pelo videocase acima. Uma excelente iniciativa, só não consegui encontrar o aplicativo para Facebook mostrado no vídeo. Seria ótimo se pudéssemos utilizar ou mesmo apenas testar a fonte.

Criação da Staff Brasil

Judotype

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A História da Tipografia

Ideal para todos os fãs de tipos e texto, essa animação em stop motion criada pelo linguista Ben Barrett-Forrest conta a história da tipografia em 5 minutos.

Começando com Gutenberg, passando pela criação das famílias tipográficas mais populares, seu uso nos dias de hoje e a aplicação em telas.

Não tem legendas, mas a locução é bem devagar.

The History of Typography
The History of Typography
The History of Typography
The History of Typography

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Uma análise tipográfica

Diz a psicologia que nossas escolhas revelam muito sobre nossas personalidades, quem somos e o que queremos. Se aplicarmos isso ao nosso campo de trabalho, vemos que há inúmeras formas de se passar uma mesma mensagem, geralmente atreladas aos nossos objetivos, o que se reflete nas palavras, cores e formas que escolhemos para despertar aquele exato sentimento. O mesmo acontece com a tipografia. E foi mais ou menos este conceito que o designer gráfico holandês Lars Willem Veldkamp resolveu aplicar ao projeto Typocalypse.

analise tipografica2

Em um exercício freudiano, Lars faz uma divertida – e em alguns momentos cáustica – interpretação das mensagens subliminares com as quais nos alimentam 40 fontes, de Arial a Verdana, passando por Helvética e Bauhaus… É claro que Comic Sans também não poderia ficar de fora, afinal, sua mensagem é pura e simples:

“Eu sou a mão de Deus”

Em contraponto, a Arial também vai direto ao assunto:

“Eu sou o diabo”

Conheço muitos designers que diriam que as interpretações acima estão trocadas. De qualquer maneira, o projeto já tem algum tempo, mas se encaixa muito bem na filosofia do “old but gold”, além de nem todos terem tido a oportunidade de conhecer este trabalho. Aqui, fizemos uma pequena seleção das nossas favoritas, mas é possível encontrar a íntegra desta série no Flickr de Lars. Aliás, recomendamos uma explorada pelo portfolio deste designer, que tem ideias bem bacanas.

analise tipografica3
analise tipografica5
analise tipografica6
analise tipografica7

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

AntiCast 72 – A Invenção do Alfabeto, com Noemi Jaffe

Olá, antidesigners e brainstormers!
Neste programa, Ivan Mizanzuk e Marcos Beccari entrevistam a escritora Noemi Jaffe, autora do livro “A Verdadeira História do Alfabeto”. Por que criamos as letras? Como usar a ficção como forma de “consertar a realidade? Qual o nível de abstração necessário para escrevermos? O quão somos limitados pela nossa língua? E cuidado para não chamar sua mãe de vaca em chinês!

0h12min08seg – início da pauta
1h11min38seg – leitura de comentários

Links
Livro “A Verdadeira História do Alfabeto”, de Noemi Jaffe
“A Verdadeira História da Letra O”, texto da Noemi no blog da Companhia das Letras
Blog Noemi
Facebook Noemi
HQ “Beccari encontra Zizek”
Email Beccari para grupo de estudos em Filosofia do Design (São Paulo) marcosbeccari@usp.br
TPC ]10[
Lançamento Revista Leaf #2
Empresa de mudança de Brasília com logo safado de plágio da Adobe
(*desde a gravação do programa, eles mudaram o logo. Mas imaginem o “A” da Adobe ali no lugar)

Assine o Feed do AntiCast que é feed.anticast.com.br

iTunes
Ouça o AntiCast no iTunes aqui ou então manualmente:
Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais

Nos acompanhe no twitter @anticastdesign, na nossa fanpage no Facebook e no Youtube (/anticastdesign)
Siga também o nosso irmão @filosofiadodesign.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Um painel tipográfico construído a mão que acende de acordo com letra da música

O novo clipe da banda Husbands, Dream, dirigido pelo estúdio francês Cauboyz, criou uma atmosfera retrô tipográfica que integra tecnologia ao trabalho manual.

Os criadores divulgaram o making of do trabalho, revelando toda a produção DIY em torno da construção das caixas de luzes, pintadas com palavras da letra da música.

Usando sensores de luz, eles coreografaram ao vivo esse painel tipográfico. Quebrando as barrreiras do artesanato, cada caixa de luz estava conectada a um painel de controle, que era tocado como um instrumento, e acendia cada caixa de acordo com a palavra cantada na música.

Brincando com repetições e complementações, a performance lembra até um poema construtivista.

dreamvideo-1dreamvideo-2 dreamvideo-3dreamvideo-4

Abaixo, confira toda a produção no vídeo de making of.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Posters reúnem as mentiras que contamos para nós mesmos

Quantas vezes você jurou para si mesmo que não precisava estudar, que iria beber só um copo de vinho ou que iria começar a dieta no dia seguinte? Estas pequenas mentiras que contamos para nós mesmos (e às vezes até mesmo para outras pessoas) no dia a dia foram transformados em posters tipográficos pela designer Lauren Hom, na coleção Daily Dishonesty. Em seu Tumblr, ela reúne algumas destas pérolas inofensivas, além de abrir espaço para outros designers convidados.

tumblr_mbri2bTTI51ribi8mo1_1280 tumblr_mbpfpt74hF1ribi8mo1_1280 tumblr_mckpygHs8X1ribi8mo1_1280 tumblr_mbpb52mAWQ1ribi8mo1_1280 tumblr_mc0hl5S27J1ribi8mo1_1280 tumblr_mdadk341Ge1ribi8mo1_1280 tumblr_mec7u60TG21ribi8mo1_r1_1280

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Sabedoria nas redes: projetos de autoajuda ganham o mundo

Quem já não curtiu, compartilhou ou guardou pra si alguma das tantas palavras de sabedoria que parecem ter tomado conta da internet nos últimos tempos? Estamos cada vez mais buscando ajuda para lidar com questões de amor, trabalho, autoestima e tantas outras no ambiente em que mais nos sentimos seguros, ou seja, online?

Autoajuda não é o termo mais curtido do mundo, mas o estamos consumindo todos os dias, por todos os cantos, como vemos nos três projetos abaixo:

Emergengy Compliment

A Society6, uma galeria de arte online, criou essa necessária ferramenta para quem precisa de um momento de consolo, das palavras certas e de um carinhoso tapinha nas costas.

Community Advice

Qual conselho você daria para o seu “eu” de 8 anos? E para o seu “eu” de 80? A artista Susan O’Malley fez essas perguntas a 100 moradores de Palo Alto, obtendo respostas que vão de “Nunca minta” à “Aproveite o cabelo enquanto você ainda tem”. Os conselhos foram transformados em posters e espalhados pelo coração do Vale do Silíco. O projeto de arte, realizado em conjunto com o Centro de Arte de Palo Alto, tenta fazer a sociedade refletir em torno dos conselhos que dá e que ouve diariamente.

Autoajuda do dia

Projeto brasileiro realizado pela Contente, faz uma compilação de frases e textos que “tem muito a dizer pra gente, sobre a gente”. Contando com uma produção autoral, feita colaborativamente por designers, escritores, fotógrafos e artistas convidados, o resultado são posters que inspiram tanto pelas palavras quanto pelo design.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement