Um homem circula por Londres com a placa “Fuck the poor”. E eis o que acontece…

Ainda ontem, mostramos por aqui um comercial da seguradora Thai, da Tailândia, que falava sobre a prática de se fazer o bem. E se alguém resolvesse testar essa “tendência” que o ser humano tem de fazer o bem, para saber se é só falácia ou se as pessoas realmente estão dispostas a ajudar? Foi o que a organização de caridade The Pilion Trust fez, ao criar uma encenação com um homem circulando pelas ruas de Londres carregando uma placa e gritando “Fuck the poor” (os pobres que se fodam).

A ação, criada pela Publicis, propôs um experimento social: será que as pessoas se incomodariam com alguém que não se importa com os pobres e quer que eles se danem? Sim, muitas se incomodaram e foram tirar satisfações com o homem-placa. Teve até quem quis bater nele.

Em seguida, vemos o mesmo homem-placa, desta vez com os dizeres: “ajude os pobres”. Pergunta: quantas pessoas pararam? Nenhuma. Entra, então, a assinatura: “Nós sabemos que você se importa. Por favor, se importe o suficiente para doar”.

caridade

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Site “multa” obcecados por selfies

Parece que alguém finalmente pensou em alguma coisa bacana a partir da onda de selfies que toma conta das redes sociais – e muito provavelmente de todo o resto. Selfie Police é o nome de um site que se propõe a levantar dinheiro para obras de caridade ao “multar” aquelas pessoas que adoram ficar tirando fotos de si mesmas. O valor da penalidade? US$ 1.

O site permite que os usuários “denunciem” aquelas pessoas que têm exagerado no egocentrismo, dando a elas a oportunidade de se redimir ajudando outras pessoas. O pagamento é feito diretamente às entidades, via PayPal.

O Selfie Police ainda conta com um mural dos “mais procurados” e, acredite se quiser, nem mesmo o ator Jimmy Fallon escapou.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Little Print Shop of Horrors lança série de pôsteres 2013

Desde 2011, a agência Creative Spark, de Manchester, abre na época de Halloween uma loja online chamada Little Print Shop of Horrors, onde comercializa pôsteres inspirados em filmes de horror, com a renda revertida para a caridade. Este ano, a meta é arrecadar £10 mil para a Forever Manchester, que está completando 10 anos de atividades.

Entre os filmes escolhidos este ano estão Psicose, O Pesadelo, O Sexto Sentido, The Rocky Horror Picture Show, O Iluminado, À Prova de Morte, Candyman e IT. Os pôsteres tipográficos foram criados pelo diretor de criação Neil Marra e a equipe de designers da Creative Spark.

candyman3_0 theshining_0 rockyshow1_0 IT_Clown Psycho_-_Dirty_Night Psycho_-_We_all_go_a_little_mad_sometimes Death_Proof_-_Ohhh__ladies_that_was_fun!

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Happy Giving: está aberta a temporada de campanhas natalinas

A cada ano que passa, tenho a impressão de que a movimentação em torno das festas de fim de ano começa cada vez mais cedo. Este ano, algumas lojas nem esperaram outubro terminar (ou o Dia das Bruxas passar, como preferem alguns) para começar a decoração natalina. Algumas empresas também se adiantaram e já estão colocando na rua suas campanhas, como é o caso da rede de shopping centers Westfield, com Happy Giving.

O filme, criado pela Moon Communications Group e produzido pela Exit Films, é focado no mercado australiano e narra a história de um garoto chamado Nick, que cresce distribuindo seus pertences às pessoas que precisam: o lanche da escola, livros e passagem de ônibus, seu carro, o cachorro e até mesmo sua roupa. No final, com o personagem bem mais velho, descobrimos a verdadeira identidade de Nick e a missão de sua vida.

Se por um lado o objetivo desta campanha da Westfield é divulgar o trabalho de entidades beneficentes parceiras da rede, ao mesmo tempo faz a gente pensar que, apesar do desprendimento do personagem central, o objetivo principal das campanhas de fim de ano é vender, vender, vender. Está dada a largada.

nick

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Christmas Wish Machine transforma tuítes em dinheiro para a caridade

Dentro de alguns dias, as agências devem começar a soltar suas newsletters desejando boas festas a clientes e parceiros, e muita coisa bacana acaba pintando. Um bom exemplo que vem de fora é do pessoal da The Mill. Este ano, a agência resolveu celebrar a data angariando fundos para a Crisis, uma entidade dedicada aos sem-teto, e criou a Christmas Wish Machine.

O projeto, uma parceria com a INT Works, é uma vitrine que exibe uma máquina que cria um efeito de tempestade de neve com papéis, para chamar a atenção de quem passa. Feito isso, as pessoas são convidadas a tuítar seu desejo de Natal para @themillwishes. A cada tuíte recebido, a The Mill vai doar 10p para a Crisis. Para se ter uma visão física da quantidade de tuítes recebidos, eles serão representados por um floco na neve de mentirinha.

O legal é que não é preciso estar em Londres para ajudar.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Good Books: bons livros e animações para mudar o mundo

À primeira vista, Havana Heat é só mais uma animação muito bem feita pelo estúdio The Mill, de Londres. Só que, quando a gente vai descobrindo tudo o que tem por trás deste trabalho, a gente vai percebendo que é uma ideia elaborada, com um propósito importante. O filme serve para divulgar o projeto Good Books, da Nova Zelândia, que comercializa livros pelo mundo inteiro, com frete grátis e doa todo o lucro para a caridade.

Em caridade, leia-se Oxfam New Zeland, uma entidade que se dedica a lutar contra a pobreza e injustiça social.

A série de animações Grandes Autores transforma livros clássicos em animações curtas, que ajudem a divulgar o projeto. Os estúdios fazem o trabalho gratuitamente – o primeiro filme foi Metamorphosis. No site do Good Books é possível encontrar diversas informações sobre a iniciativa. Uma ótima ideia em todos os sentidos.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement