Pendrives do futuro são adesivos, anotáveis e coloridos como post-its

O vencedor do Red Dot Award 2014, dataSTICKIES, é um conceito de design criado para revolucionar as formas de anotar, gravar e carregar dados.

dataSTICKIES são feitos de grafeno, cuja fina camada é capaz de carregar um enorme volume de dados.

Criado por Parag Anand e Aditi Singh, o projeto visa resolver algumas inconveniências de um pendrive, como seu tamanho, tipos de acesso e formas de posicioná-lo nos dispositivos.

Tomando como base a facilidade e a agilidade de um post-it, dataSTICKIES possui uma camada adesiva condutora que age como um meio para transferir dados. Ele pode ser destacado de uma pilha e preso na superfície óptica de transferência de dados – um painel acoplado aos dispositivos como computadores e tablets. Sua camada adesiva também permite que seja descolado e reutilizado sem deixar marcas.

dataSTICKIES-3
dataSTICKIES-22

Compartilhar um arquivo com alguém ficou tão fácil quanto dividir um Post-it.

Ainda similar aos post-its, os dataSTICKIES vem em variadas cores e estampas para facilitar na organização das informações. E, dando ênfase tanto ao exterior do produto como seu funcionamento, os usuários podem escrever etiquetas ou notas sobre sua superfície. Além disso, quando estão sendo acessados por um dispositivo, suas bordas ficam acesas.

Infelizmente o projeto ainda está em fase conceitual. Porém, após a premiação de melhor Conceito de Design no Red Dot Award deste ano, esperamos ver a próxima geração de dados portáteis em breve nas lojas.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Do asfalto para a parede: SK8room vende skate como arte

Há 11 anos, o skatista belga Charles-Antoine Bodson comprou um skate usado pelo profissional Mark Gonzales, com uma arte feita por Keith Haring. Este tinha sido só o primeiro passo. Hoje, Bodson possui mais de 2 mil shapes, incluindo peças pintadas por Banksy, Damien Hirst e Jeff Koons.

Porém, do hobbie de andar diariamente, já com 38 anos, a coleção saiu do asfalto e foi parar na parede. Pensando em uma plataforma que unisse skate, arte contemporânea e responsabilidade social, Bodson criou o SK8room.

Com uma loja física em Bruxelas e um sistema de compras virtual, SK8room oferece skates que funcionam não somente nós pés, mas são também quadros valiosos.

Os preços começam por volta dos €200, incluindo shapes feitos de madeira canadense e arte criada por artistas e designers famosos, aplicada em silk screen.

Dentre os nomes estão: Ai Weiwei, Banksy, eBoy, Invader, Damien Hirst, Terry Richardson, Keith Haring, Larry Clark, Richard Prince, Andy Warhol, e muitos outros.

sk8room-4
sk8room-3
sk8room-1

Pensando no skate como plataforma de educação de comunidades carentes, 20% de toda a venda é destinada ao Skateistan, ONG alemã que leva o esporte para crianças do Afeganistão e Camboja.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Óculos inspirados em tipografia

A empresa japonesa Type quer que você use óculos cujo design foi totalmente inspirado em tipografia.

Para começar, foram cridas duas linhas de óculos, cada uma baseada nas fontes Helvetia e Garamond, aprofundando modelos a partir de suas variações.

Cada linha possui três versões de óculos – light, regular e bold – que delineiam a espessura das armações. Além disso, todos os produtos estão disponíveis em preto, transparente (“clear”) e estampado (“tortoise”).

A empresa faz um bom trabalho ao extrair as principais características de cada fonte, e usá-las para personificar seus produtos.

Enquanto a linha Helvetica tem um design mais comum ao retratar as características que tornam a fonte tão popular e compatível com diversas funções e necessidades, a linha Garamond segue uma abordagem mais diferenciada e busca destacar seus diferenciais, resultando em um design de curvas que une ousadia e vintage ao mesmo tempo.

type-glasses-h2
type-glasses-h1
type-glasses-g2
type-glasses-g1

As armações custam a partir de $231, disponíveis no site da Type.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Da ideia ao protótipo, agora em tempo real

Para a maioria dos designers, ter ideias é fácil. A parte difícil é transformá-las em protótipos que as vendam. Etapas como Precisar aprovação de rascunhos, trocar de softwares diversas vezes e até construir modelos físicos acabam transformando o processo em algo demorado e com um resultado que nem sempre é o esperado.

Context permite ver e alterar seu trabalho em 3D e dentro do ambiente real, durante todo o processo criativo.

Joshua Distler, designer que já passou pela Apple e IDEO, resolveu tornar o longo caminho da ideia ao mock up em algo mais simples, fácil e eficiente. O objetivo era reduzir o tempo e a complexidade de se obter um design totalmente pronto, deixando mais tempo de sobra para as ideias.

Distler passou 2 anos desenvolvendo o Context, um aplicativo para Mac que transforma designs em protótipos, apresentando-os em ambientes do mundo real, de forma rápida como nunca antes.

Com isso, a ferramenta permite que designers visualizem seu trabalho de forma tridimensional e em tempo real, ou seja, durante o próprio processo criativo e sem nem precisar sair do Adobe Illustrator.

context-2
context-3
context-1

O desenvolvimento de um protótipo se torna mais fluído, rápido e aberto, bem como o das ideias.

O aplicativo possui diversos recursos, como uma janela que permite visualizar a renderização do protótipo em tempo real, bem como uma enorme variedade de efeitos, ambientes e contextos para torná-lo ainda mais real e ter liberdade para experimentar diferentes ideias. Assim, o desenvolvimento de um protótipo se torna mais fluído, rápido e aberto.

A ideia por trás do Context mostra que, de fato, cada meio criativo tem sempre um componente de invenção que permite inovar e ir além do próprio meio. Segundo Distler, era inevitável que os designers passassem a ser mais inventivos, construindo seus próprios softwares e hardwares, como é o caso.

Context App está disponível de graça na versão trial ou $9 por mês / $89 por ano.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Red Bull desafia equipes a inventarem novos instrumentos musicais

Red Bull Creation voltou ao Brooklyn para a sua terceira edição da maratona criativa que une engenheiros, programadores e artistas para desenvolverem trabalhos frente à um desafio específico. Este ano, 6 equipes foram selecionados via Internet para criarem um novo tipo de instrumento musical, em apenas 72 horas.

“Os juízes ficaram deslumbrados em como os intrumentos foram re-imaginados. As possibilidades de usá-los no futuro são infinitas.” – Greg Needel, Júri

A empresa disponibilizou todos os tipos de materiais para a construção de protótipos, de madeira e metal à motores e eletrônicos, passando até por telas de plasma, impressoras 3D e cortadores à laser.

A abordagem para criar o instrumento variou de equipe para a equipe. Alguns adaptaram e modificaram instrumentos tradicionais para serem tocados de novas formas. Outros criaram instrumentos a partir de objetos comuns como tubos plásticos e jarras de vidro. Duas da equipes até usaram sons criados digitalmente, através de interfaces únicas.

Participants - Lifestyle

The Erte-tronic Deco Decoder

REDBULL-I3

Whirly Turbulator

Participants - Lifestyle

Autoloop

A equipe 1.21.Jigawatts, de Mineápolis, foi a vencedora da maratona em 2011. Este, criaram o The Erte-tronic Deco Decoder, que traduzia graffiti em música. Com um rolo de papel que funcionou como tela, ao ser passado por uma série de sensores de leitura, os desenhos de spray engatilhavam sinos e tocavam sons. Eles ganharam o prêmio do Júri Popular.

Já a equipe I3, de Detroit, levou o prêmio de Melhor Equipe pelo seu instrumento Whirly Turbulator, uma máquina que gera som através de tubos plásticos giratórios, modificados por furadeiras elétricas e com cordas.

Por fim, o MB Labs levou o grande prêmio pelo seu projeto Autoloop, que deixa os usuários controlarem uma bateria através de uma mesa separada, que usam sensores para determinar os ritmos, variando dependendo dos objetos escolhidos e posicionados na mesa.

Todos os projetos podem ser vistos aqui. Misturando objetos comuns do dia-a-dia com tecnologia criativa, a maratona aponta tendências na indústria da música e do design, que vai da adaptação da famosa gambiarra à transformação do que parecia complexo em algo simples, como criar sons a partir da combinação de movimentos e objetos.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A nova câmera da Lomo é você quem constrói

A Konstruktor, novo produto da Lomography, é um kit completo com peças de plástico e lentes variadas que, para resultar em uma SLR analógica 35mm completamente funcional, você mesmo deve montar.

Suas partes vem presas a uma grade de plástico, bastando destacar para começar. Como visto no vídeo abaixo, a construção da câmera – das pequenas partes que permitem o seu funcionamento, aos detalhes de design customizáveis para o seu exterior – leva cerca de 15 minutos.

O processo de montagem cria uma importância ao redor do consumidor, tornando um produto dependente de suas próprias mãos para existir. Aprendizagem, participação e orgulho são alguns dos sentimentos consequentes de ver uma máquina fotográfica constrúida por você mesmo, leigo no assunto.

Ao inventar uma experiência ao redor do produto, a Lomo eleva o nível de satisfação de seus fãs. Uma oportunidade vinda de boas observações ao seu público fiel, que por si só já experimentava integrar às câmeras da marca diferentes materiais e formas de usá-las, permitindo resultados únicos obtidos com uma máquina extremamente pessoal.

Um máquina que fotografa nada menos que a própria visão de seu “criador”.

lomography-konstruktor4
lomography-konstruktor3
lomography-konstruktor2
lomography-konstruktor1
lomography-konstruktor5

O Kit DIY Konstruktor está à venda por $35. O manual e passo-a-passo da montagem também pode ser visto aqui.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Heineken quer sua ideia de como vender cerveja para idosos

Heineken abriu uma nova chamada por designers inovadores e criativos em geral, para a sua plataforma crowdsourcing IdeasBrewery.com. Desta vez, o desafio é enviar ideias de como reinventar a experiência da cerveja para o público a partir de 60 anos.

De acordo com pesquisas da AT Kearney, o público de 60 anos+ está em crescimento elevado, já que a expectativa de vida em países desenvolvidos ganha um ano a cada cinco.

Pedindo ideias de produtos, divulgação e experiências de vendas, o Heineken Ideas Brewery 60+ Design Challenge fecha as portas das inscrições dia 27 de junho.

Depois desta data, experts da marca irão se reunir e escolher 6 finalistas que irão participar de um workshop criativo em Amsterdã para aperfeiçoar suas ideias. O júri final, então, apontará 3 vencedores: o primeiro receberá o prêmio de $10.000, o segundo de $3.000 e o terceiro de $2.000, além do estudo e implantação de suas ideias.

A geração 60+  já é alvo de pesquisas milionárias e grandes campanhas há um tempo. Em 2012, a Heineken havia convidado criativos do mundo todo para compartilharem insights e observações sobre o público desta faixa etária. Como resultado das pesquisas, a empresa se focou em 4 temas para gerir o foco neste público: “aprendizagem e descobrimento”, “experiências degustativas de qualidade”, “mais tempo para ocasiões sociais” e “a idade é apenas um número”.

O vídeo a seguir mostra uma compilação destes insights através de relatos de pessoas reais, que agora funcionam como combustível para as ideias de hoje.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie