Torin Yater-Wallace estrela nova campanha da Visa

Após alterar seu logo para assumir uma nova assinatura, “Everywhere you want to be”, Visa convida o público a imaginar seu próprio “everywhere” em Night Swim, filme estrelado pelo esquiador norte-americano Torin Yater-Wallace.

O comercial criado pela BBDO de Nova York mostra o atleta, que participa pela primeira vez de uma Olimpíada de Inverno, esquiando em uma montanha sozinho, à noite. Sem câmeras, sem público, apenas ele e sua paixão.

A produção é da Epoch Films.

visa1 visa

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

BBC alerta sobre a natureza ameaçadora das Olimpíadas de Inverno

Se eu falar Charles Dance talvez você não ligue o nome a pessoa, mas Tywin Lannister com certeza vai lhe trazer a mente a persona intimidadora de “Game of Thrones”.

É o ator que dá voz a natureza nesse comercial da BBC para promover suas transmissões dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia. Ele ameaça os atletas, lembrando das dificuldades que os esperam no momento de enfrentar o clima e os terrenos naturais.

Criação da RKCR Y&R.

BBC
BBC

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

P&G faz mais um “Obrigado, Mãe”, agora para os Jogos Olímpicos de Inverno 2014

Com sua campanha “O Melhor Trabalho do Mundo” para as Olimpíadas de 2012 em Londres – que teve até uma sequência, a Procter & Gamble emocionou e viralizou, totalizando 21 milhões de visualizações do comercial original na internet.

Agora, para os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia, a empresa repete a fórmula com mais um agradecimento às mães. Assim como no filme anterior, aqui os jovens atletas são ajudados e incentivados pelas sua mães, com cenas que percorre desde os primeiros passos desde o momento das provas.

A peça assina com “Por nos ensinar que cair apenas nos torna mais fortes”. A criação é da Wieden + Kennedy.

PG

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

AntiCast 108 – Os Pictogramas da Rio 2016

Olá, antidesigners e brainstormers!

Neste programa, Ivan Mizanzuk e Rafael Ancara recebem os convidados Fábio Haag (typedesigner e responsável pelo projeto da fonte Rio 2016), Ney Valle (gerente de Design do Rio 2016) e Tânia Martins (gerente de Marca do Rio 2016), profissionais envolvidos diretamente no processo de criação dos pictogramas das Olimpíadas Rio 2016.

Saiba como se deu a relação entre o lettering e a tipografia, qual era o nível de segurança exigido no andamento do projeto e a importância de alguns graus de altura na cabeça de um cavalo.

Download do episódio

>> 0h07min39seg Pauta principal
>> 1h14min43seg Leitura de comentários
>> 1h20min10seg Música de encerramento: “Nothing to Lose”, da banda Operator.

Links
Web Comics “Capas e Gravatas”, de Bernardo Cury (Mallandrox)

iTunes
Ouça o AntiCast no iTunes aqui ou então manualmente:
Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais
Nos acompanhe no twitter @anticastdesign, na nossa fanpage no Facebook e no Youtube (/anticastdesign). Ou nos mande um email no contato@anticast.com.br

Siga também o nosso irmão @filosofiadodesign.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Rio 2016: Revelados os pictogramas dos Jogos Olímpicos

O Comitê Organizador revelou hoje os pictogramas que serão utilizados nos Jogos Olímpicos Rio 2016. São 64 no total, cada um identificando um esporte, sendo 41 da Olimpíada e 23 da Paralimpíada.

Os ícones seguem a tipografia dos Jogos, revelada no ano passado, mantendo o estilo com linhas de traço único, inspiradas por marcos do Rio de Janeiro. A criação é do estúdio Dalton Maag.

O uso destes símbolos, os chamados pictos, datam de 1948, nas Olimpíadas de Londres, e foram evoluindo até as formas marcantes criadas atualmente. Confira o conjunto que será utilizado no Rio em detalhes no site do evento: rio2016.com/pictos

Rio 2016 Pictogramas
Rio 2016 Pictogramas
Rio 2016 Pictogramas

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Nike lança primeira campanha para os Jogos Olímpicos de 2020

Horas após Tóquio ser escolhida como sede das Olimpíadas de 2020, a Nike iniciou uma nova campanha para dizer que “nada ainda está decidido”.

Sem fazer referência direta aos Jogos, o texto incentiva a tomada de atitude por parte dos jovens japoneses – potenciais atletas no futuro – afirmando que o que você vai ser daqui a sete dias ou sete anos, começa agora.

Assista o filme acima, com legendas em inglês. Inclui também o site: nike.jp/decide.

Criação da Wieden+Kennedy Tokyo

Nike Tokyo 2020

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Comitê revela a tipografia dos Jogos Olímpicos Rio 2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 revelou recentemente a fonte que será parte da identidade visual do evento no Brasil. A criação do estúdio Dalton Maag levou oito meses de trabalho, desenvolvendo 5.448 caracteres no total.

Inspirado pelo logo, o conceito tipográfico também remete a diversos elementos da cidade do Rio de Janeiro. O calçadão de Copacabana, por exemplo, está presente nas letras “m” e “n”. A letra “r” remete a Pedra da Gávea, e por aí vai.

Conheço bem o risco que corro postando sobre esse assunto – e principalmente elogiando. E digo isso porque sei como é difícil agradar a gregos e “troll-ianos” quando a discussão (rola na web, e) é sobre design. Mas minha opinião é como profissional deste campo, não como editor do site.

Numa primeira olhada, agrada. E analisando cada detalhe, posso dizer que o  projeto foi muito bem concebido. Não se trata apenas de uma “fonte com cara disso ou daquilo”. Ela possui tudo o que um tipo sério necessita. Boas ligaduras (adorei a do s+a em especial), ótima legibilidade e o principal: A cara do Rio de Janeiro.

É despojada, artística e aconchegante. Desde a primeira vez que vi (cheguei a postar aqui) a criação da Tátil, soube que aquilo era só o começo.

O Brasil pode não ser o melhor exemplo de organização pública e planejamento para eventos desse porte, mas ao menos quando o assunto é design, o Rio sempre foi – e se torna cada vez mais – a “meca” desse campo no país. Bom, eles tem a ESDI, né? Não tem nem o que falar.


Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Arremesso de peso com efeito Axe/Lynx

Eu tenho a leve impressão de que a Axe/Lynx perdeu um pouco o timing, mas a marca começou nesse fim de semana uma campanha em que mostra mulheres em atividades olímpicas atrás de homens.

Eles prometem uma série de filmes online, começado com o arremesso de peso (acima).

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Braincast 29 – Jogos Olímpicos: Como o Brasil pode fazer bonito em 2016?

No último domingo, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, as redes sociais ferveram com opiniões, palpites e piadas do que o Brasil iria apresentar quando chegasse a sua vez, aumentando a polêmica discussão do que realmente deveria representar o povo brasileiro perante o mundo.

Aproveitando que em mídia social qualquer um pode palpitar, reunimos aqui um “time de especialistas na organização de eventos esportivos monumentais” como as Olimpíadas (ou não), para bater um papo sobre os 8 minutos do Brasil no encerramento dos Jogos e o que o Rio de Janeiro pode fazer para agradar os reclamões de plantão.

No Braincast 29, Carlos Merigo, Saulo Mileti, Maria Lígia, Vini Melo e Luiz Yassuda apresentam suas sugestões e críticas para o prefeito Eduardo Paes.

Faça o download ou dê o play abaixo:

[0h03m06] Comentando os Comentários
[0h58m46] Borracharia do Sr. Abel
[1h01m42] Qual é a boa?

Críticas, elogios, sugestões para braincast@brainstorm9.com.br ou no facebook.com/brainstorm9.

Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Rio 2016: Prefeitura apresenta canção-tema dos Jogos Olímpicos

Um time composto por Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Ed Motta, Mr. Catra, Velha Guarda da Portela e diversos outros artistas apresentam a canção tema dos Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro, intitulada: “Os grandes deuses do Olimpo visitam o Rio de Janeiro”.

A iniciativa foi bancada pela Prefeitura do Rio, e conta também com a participação de celebridades como Fernanda Montenegro, Carolina Dieckman, Rodrigo Santoro e Regina Casé, que representam os deuses, desfilando por cenários cariocas.

Antes de fazer qualquer comentário, você deve deixar o seu gosto musical de lado e evitar comparações com “lá eles tem Paul McCartney, Queen, Led Zeppelin, etc…”. Como diria o filósofo, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

/via

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Os bastidores do trabalho dos fotógrafos nos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Os Jogos Olímpicos de Londres acabaram e, além de nossas lembranças, teremos daqui pra frente belíssimas imagens e vídeos para revisitar e contar para as gerações futuras como tudo aconteceu. E será um olhar não apenas através de televisão e cameras tecnológicas com super slow motion, mas também com registos fotográficos únicos de cada detalhe, esforço e emoção dos atletas.

No vídeo abaixo, a Reuters mostra o outro lado dessas fotos que ficarão na memória. São os bastidores do trabalho de alguns dos melhores fotógrafos esportivos do mundo. Uma dedicação tão grande como a dos atletas, que envolve muito equipamento, talento e senso de oportunidade.

É um documento que merecia ser visto em alta definição, mas pena que a agência de notícias subiu o vídeo em ridículos 360p. Ainda assim, vale conhecer como fotografa um evento do tamanho e velocidade de uma Olimpíada.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Londres 2012: A introdução do velódromo

Antes de cada dia de provas no velódromo de Londres, durante os Jogos Olímpicos 2012, essa animação criada pela Crystal CG tenta inspirar o público a se engajar com o esporte e apoiar os atletas.

Com estética futurista e lembrando “TRON”, o vídeo tem trilha do The Chemical Brothers.

Vale dizer que a Crystal CG é responsável por diversos elementos gráficos e digitais dos Jogos, inclusive com criações que fizeram parte da cerimônia de abertura.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Do underground britânico ao pódio: Elbow

Hoje, o obscuro Elbow está famoso e lotando estádios e arenas ao redor da Europa. Agraciado pela honrosa oportunidade de compor uma música para as Olimpíadas – a apoteótica First Steps – a banda colhe os frutos da fama conquistada com seu excelente disco The Seldom Seen Kid, de 2008, e segue em turnê para continuar divulgando seu trabalho do ano passado, Build a Rocket Boys.

Mas nem tudo foram flores na história do Elbow. Esta banda de Manchester já vem calejando os pés na estrada há muitos anos, muito antes de saborear o gostinho do sucesso. Eles começaram em 1997 e de lá pra cá já lançaram 6 álbuns. Só no penúltimo conseguiram deixar de ser uma banda do mais profundo underground britânico para ocupar um espaço de prestígio junto aos grandes nomes do rock/pop daquele país.

O som deles é denso, mas otimista ao mesmo tempo. Quando eles querem, quebram tudo de verdade com guitarras explosivas e o vocal sempre imponente de Guy Garvey.

Antes the The Seldom Seen Kid, o Elbow produziu um discaço chamado Leaders Of The Free World.

Foi uma injustiça o álbum passar despercebido pela crítica e pela maioria do público. Era, de fato, uma pérola.

Ainda bem que o Mercury Prize fez jus à banda alguns anos depois e deu ao Elbow o reconhecimento que ele tanto merecia.

Enquanto não sai disco novo deles (prometido para o ano que vem, vamos esperar), a gente relembra algumas pérolas aqui embaixo.




Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Cadbury: Identidade olímpica

Na Irlanda, a Cadbury patrocina a transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 em uma emissora local.

E entre um esporte e outro, entra uma série de vinhetas incríveis com a assinatura “Enjoy The Moment”. Foram feitas com Maya e diversos plugins terceirizados.

Criação da Publicis Dublin, e produção da Piranha Bar.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Olimpíadas: Onde uma Argentina vence a outra Argentina

O filme erra a mão no exagero da trilha sonora, forçando o espectador a se emocionar, mas a intenção vale a pena ao provocar uma discussão política através da publicidade.

O canal TyC Sports, emissora dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 na Argentina, mostra os contrastes entre o que a população diz com o esforço dos atletas do país.

O comercial entrecorta cenas de representantes argentinos nas Olimpíadas com pessoas dizendo que todo mundo procura a saída mais fácil, que mulheres buscam fama aparecendo sem roupa na TV, que o problema do país é que nem sempre aquele se esforça é o que obtém sucesso, que os jovens não querem saber de nada, não tem objetivos, e críticas afim.

A criação da Y&R Buenos Aires, assina no final com: “Onde uma Argentina vence a outra Argentina”.

A Argentina ainda não levou nenhuma medalha, mas problema mesmo é o Brasil, um país de 200 milhões de habitantes e a sexta maior economia do mundo, com três medalhas até agora. Mérito individual de cada atleta.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Gillette cria pódio no PDV e surpreende consumidores

A Gillette pode ser responsável por alguns dos piores comerciais do mundo – sempre repetidos a exaustão na TV – mas vez ou outra eles emplacam uma boa ideia.

Essa aqui aconteceu em um ponto de venda na Alemanha, para lançar a ProGlide Golden Edition em alusão ao patrocínio da marca os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Para alcançar o produto, era preciso subir no primeiro lugar do pódio. E a história não acaba por aí. Preste atenção que tem um cara que fica p. da vida com a surpresa.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


“Find Your Greatness” da Nike apresenta Nathan, o corredor de 12 anos de idade

A incrível campanha anti-olimpíadas da Nike, que começou na semana passada, teve um filme-manifesto e mais outros 18 filmetes de 18 segundas cada.

Hoje a marca revelou mais um comercial de 60 segundos para a “Find Your Greatness”, um posicionamento que inclusive causou questionamentos do COI e dos patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos, mas que no fim das contas avisaram que vão “apenas ficar de olho”.

O conceito é tão engenhoso que, mesmo sendo claro que é sobre Olimpíadas devido ao momento que estamos vivendo, não pode ser provado ou mesmo acusado dessa definição “anti-olímpica” que menciono aqui no B9.

Enfim, o novo vídeo é sobre Nathan, um corredor de apenas 12 de anos de idade em London, Ohio.

“Grandeza é apenas algo que inventamos.
De alguma maneira acreditamos que grandeza é um dom.

Reservada a poucos escolhidos, aos prodígios, aos superstars.
E para o resto de nós resta esperar e observar.

Podemos esquecer isso.

Grandeza não está no DNA.
Não é algo precioso.
Grandeza não é mais única para nós do que respirar.

Todos nós somos capazes.
Todos nós.”

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Medal Count: O quadro de medalhas mais legal até agora

Se você quiser ficar atualizado de cada medalha olímpica no momento em que ela acontecer, esse é o quadro que precisa estar nos seus favoritos.

Você pode escolher que países deseja acompanhar e inclusive ligar o alerta sonoro. Saiu uma medalha, o site avisa na hora. Interface simples e prática. Dá uma olhada: medalcount.com

Criado pela Animal New York.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Samsung faz product placement do Galaxy S III na cerimônia de abertura das Olimpíadas 2012

Já estamos acostumados – e se for bem feito até gostamos – com product placemente em filmes, séries de TV, games e afins. Porém, eu não lembro de ter visto algo do tipo em cerimônias de abertura e encerramento de grandes eventos esportivos.

A Samsung, aproveitando seu patrocínio dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, colocou seu novo Galaxy S III dentro da festa de abertura na última sexta-feira.

O smartphone esteve amplamente presente durante todo um segmento sobre tecnologia e a velocidade da informação nos dias de hoje.

No vídeo abaixo, Martin Green, chefe da cerimônia de abertura, comenta a iniciativa. É só uma pena que, com todo o acesso da Samsung aos bastidores, a marca não tenha produzido um conteúdo mais interessante de making of.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Londres 2012: A incrível estrutura da pira olímpica

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres 2012 impressionou o mundo, em uma produção incrível do Danny Boyle. Porém, tem um “detalhe” ainda mais importante: o acendimento da pira olímpica mais legal de todos os tempos.

204 pétalas de latão – cada uma representando um país participantes dos Jogos – foram acesas e se levantam formando uma espécie de flor de fogo ao som de “Eclipse” do Pink Floyd.

A criação da estrutura foi responsabilidade do Heatherwick Studio de Londres, especializado em arquitetura, escultura e projetos urbanos extraordinários.

Uma ideia original, engenhosa e que pegou todo mundo de surpresa na última sexta-feira.

/via Fubiz

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement