Do underground britânico ao pódio: Elbow

Hoje, o obscuro Elbow está famoso e lotando estádios e arenas ao redor da Europa. Agraciado pela honrosa oportunidade de compor uma música para as Olimpíadas – a apoteótica First Steps – a banda colhe os frutos da fama conquistada com seu excelente disco The Seldom Seen Kid, de 2008, e segue em turnê para continuar divulgando seu trabalho do ano passado, Build a Rocket Boys.

Mas nem tudo foram flores na história do Elbow. Esta banda de Manchester já vem calejando os pés na estrada há muitos anos, muito antes de saborear o gostinho do sucesso. Eles começaram em 1997 e de lá pra cá já lançaram 6 álbuns. Só no penúltimo conseguiram deixar de ser uma banda do mais profundo underground britânico para ocupar um espaço de prestígio junto aos grandes nomes do rock/pop daquele país.

O som deles é denso, mas otimista ao mesmo tempo. Quando eles querem, quebram tudo de verdade com guitarras explosivas e o vocal sempre imponente de Guy Garvey.

Antes the The Seldom Seen Kid, o Elbow produziu um discaço chamado Leaders Of The Free World.

Foi uma injustiça o álbum passar despercebido pela crítica e pela maioria do público. Era, de fato, uma pérola.

Ainda bem que o Mercury Prize fez jus à banda alguns anos depois e deu ao Elbow o reconhecimento que ele tanto merecia.

Enquanto não sai disco novo deles (prometido para o ano que vem, vamos esperar), a gente relembra algumas pérolas aqui embaixo.




Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


I’d Hide You| Game de realidade alternativa promove festival

Está rolando em Manchester o Future Everyting, conferência e festival dedicados aos últimos avanços nas áreas das artes, música e tecnologia. Para marcar e promover o evento, os criativos da Blast Theorycriaram I’d Hide You, um game de realidade alternativa (ARG) que já está chamando bastante atenção. Basicamente, os jogadores poderão acompanhar 3 times que irão percorrer as ruas de Manchester durante a noite (lá o jogo acontece entre hoje e sábado, às 20 horas – 16 horas no horário de Brasília). Isso sem precisar de QR Codes ou aplicativos específicos.

A cada noite, os corredores das equipes vermelha, amarela e branca circularão pela cidade tentando filmar uns aos outros.

Todos eles estarão vestindo um traje iluminado, para diferenciá-los. Enquanto eles se esquivam de outros corredores/jogadores, eles filmam a vida noturna de Manchester, enviando as imagens ao vivo para o site. Cada jogador terá a oportunidade de ver e ouvir o que os corredores veem e ouvem.

E onde entra o jogo nisso tudo? Se você encontrar um corredor de outro time nas imagens do seu corredor, você pode apanhá-lo congelando a tela. Se o seu corredor for apanhado por outro jogador, você perde uma vida. E por assim vai.

Curiosamente, este jogo está mais focado na interação dos corredores com Manchester – e consequentemente a oportunidade que os jogadores terão de conhecer a cidade e seus habitantes – do que necessariamente ter ganhadores.

Vale conferir para ver o que vem por aí.

Quem quiser, pode acompanhar a ação via Twitter.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Manchester Music Hall

Cette très belle architecture a été réalisée pour le tout récent Manchester Music Hall par des architectes et le célèbre créateur Zaha Hadid. Une gigantesque spirale, à la fois graphique et envoutante, qui place le public dans une relation d’intimité avec l’artiste.



mmh10

mmh07

mmh06

mmh05

mmh04

mmh03

mmh02

mmh01

Previously on Fubiz