Samsung dará novo nome a um terminal do aeroporto de Londres em ação para o S5

O terminal 5, um dos mais movimentados do aeroporto Heathrow, em Londres, vai ganhar um ‘banho de loja’ da Samsung. Toda a sinalização do local será modificada, para incluir o novo nome temporário do terminal, que ganha o apelido de ‘Terminal Samsung Galaxy S5’. É como se fosse uma compra temporária de naming rights, válida por duas semanas a partir da próxima segunda-feira, dia 19.

Além da alteração da sinalização, das placas indicativas e até das telas informativas digitais, a Samsung irá revestir o local com publicidade para o smartphone. Portões de embarque e desembarque, áreas de retiradas de bagagem e checagem de segurança, lounges e pontos de entrada e saída de passageiros serão praticamente envelopados com propagandas do aparelho (que, por sinal, parece um band-aid!).

samsung-bandaid

Tudo isso, é claro, custa muito dinheiro, mas parece que a Samsung está disposta a fazer esse investimento todo para alavancar as vendas do smartphone. “Essa é uma oportunidade única de ultrapassar os limites como nenhuma outra marca conseguiu fazer”, vangloria-se Russell Taylor, VP de marketing da Samsung no Reino Unido.

Minha única preocupação é que um naming rights temporário pode acabar confundindo os passageiros e dando ainda mais trabalho para a equipe do aeroporto, que vai precisar se esforçar durante duas semanas para garantir que ninguém se perca ao ‘não encontrar’ o terminal 5. Além disso, se as marcas começarem a revezar frequentemente na renomeação do local, eu não acho difícil que ele passe a ser conhecido como o ‘terminal da propaganda’.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Mosaico transforma mais de 21 mil Pantone chips em “pixels reais”

O departamento de design da OgilvyOne, que trabalha tanto com impresso quanto digital, juntou essas duas disciplinas para fazer uma instalação artística em seu escritório em Londres, chamada de Paper Pixels.

Dois pilares de 3 metros de altura foram cobertos com mais de 21 mil fichas destacáveis da Pantone, transformando cada uma dessas fichas em um “pixel real” para formar dois grandes mosaicos de emoticons – ícone da cultura digital.

PaperPixels_s_04

Dezenas de pessoas trabalharam por quatro meses destacando e separando cada ficha colorida dos livros concedidos pela Pantone. Depois foram necessários 4 dias para a colagem de cada “Pantone pixel” nos pilares.

“Assim como pixels em uma tela digital, você não consegue ver a imagem de perto, mas se afastando um pouco os emoticons aparecem.”

Nas palavras do Head of Design, Rory Campbell, “assim como pixels em uma tela digital, você não consegue ver a imagem de perto, mas se afastando um pouco os emoticons aparecem. Essa ilusão de ótica destacou visualmente o departamento de design, unindo os times de digital e impresso.”

A idéia partiu do designer Hiten Bhatt. O resultado você assiste no vídeo acima 🙂
Web

Web
PaperPixels_s_07
PaperPixels_s_06
PaperPixels_s_05
PaperPixels_s_03
PaperPixels_s_02
PaperPixels_s_01

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A vida de uma menina destruída um segundo por dia

Diversos vídeos do tipo 1 segundo por dia fizeram sucesso nos últimos anos, até com a existência de aplicativos que facilitam o trabalho. Utilizando essa estrutura, a ONG britânica Save The Children criou um poderoso comercial que alerta sobre a situação das crianças na Síria, onde mas de 11 mil foram mortas e 11 milhões se tornaram refugiadas.

No filme, acompanhamos o cotidiano feliz de uma menina em Londres, que captura um segundo de sua vida todos os dias. O início de uma guerra, porém, muda tudo, e ela passa de um aniversário alegre entre a família e amigos, para um comemorado numa barraca militar.

Criada pela agência Don’t Panic, a campanha assina com a frase: “Na?o e? porque na?o esta? acontecendo aqui, que na?o esta? acontecendo”, em uma tentativa de fazer a crise na Síria parece menos remota do que parece.

Save Syria
Save Syria

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Filme coloca Londres de 1927 e 2013 lado a lado

Para estrear sua recém-adquirida câmera colorida lá nos idos da década de 1920, o cinematógrafo Claude Friese-Greene resolveu fazer uma viagem pelo Reino Unido,  registrando a paisagem. A última parada foi Londres, que ganhou um vasto registro, restaurado pelo British Film Institute em 2005.

Foi este material que o cineasta Simon Smith utilizou para comparar a capital inglesa em 1927 e em 2013, filmando os mesmos locais a partir dos mesmos ângulos e colocando as imagens lado a lado em um incrível filme.

É curioso ver que, apesar de um intervalo de 90 anos, a paisagem mudou muito pouco. A arquitetura, como era de se esperar, permanece muito bem conservada, enquanto as diferenças mais evidentes estão na forma como a cidade se adequou aos tempos modernos.

Pode-se, inclusive, dizer que Londres envelheceu muito bem, igualzinho a São Paulo. Só que não.

londres1 londres2 londres3 londres4

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Cinco nativos digitais tentam sobreviver a uma semana sem internet

Precisar usar mapas de papel ou até mesmo pedir informações para estranhos. Fazer um telefonema para os seus amigos. Enviar algo por correio. Ligar a TV ou comprar um jornal para saber as últimas notícias. Escrever com uma caneta ou lápis. Um absurdo! Como é possível viver dessa maneira?

Cinco nativos digitais tentam sobreviver a uma semana sem internet nesse curta-documentário, acima, criado pela Mother London. A agência acompanha como os viciados online conseguem sobreviver no mundo real.

No Internet

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

British Airways e o outdoor que mostra qual avião está sobrevoando você

“Olhe pra cima” (Look Up) é o nome da campanha que convida pessoas em Londres a olharem pro céu e descobrirem qual é aquele avião que está voando por cima do painel digital da British Airways.

Instalado no oeste da cidade britânica, o painel que fica a caminho de Heathrow (o maior aeroporto da Europa), mostra em tempo real quando um avião da companhia sobrevoa aquela área, dizendo qual é o número do vôo e de onde ele vem.

02

Em breve um outro painel será instalado no famoso e cobiçado espaço publicitário da Picadilly Circus, no centro da cidade.

A criação é da Ogilvy UK.

P.S.: como a criação ainda é muito nova, não consegui boas imagens para publicar aqui. Assim que mais imagens ou vídeos aparecerem eu atualizarei o post.

 

01

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Bailey’s faz releitura de “O Quebra-Nozes” em seu comercial de Natal

Em seu filme de Natal, que estreia hoje no Reino Unido, a Bailey’s aposta no balé. É uma versão reimaginada de “O Quebra-Nozes” de Tchaikovsky, com um três garotas que pretendem se divertir a noite mas são incomodadas por dois rapazes metidos a besta.

Trabalharam no filme os coreógrafos do filme “O Cisne Negro”, de Darren Aronofsky, com membros do Royal Ballet britânico. A trilha sonora pode ser adquirida na iTunes Store.

A criação é da BBH de Londres. Assista o comercial acima, e o making of abaixo:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Sony faz a 1ª erupção de flores do mundo

Retomando a linha do plasticamente incrível dos filmes “Balls” e “Paint”, a Sony Bravia agora nos leva para um vulcão na Costa Rica.

É aqui que 8 milhões de pétalas são jogadas para simbolizar os 8 milhões de pixels da nova TV que promete 4 vezes mais detalhes.

Vale a pena ver também o making of. A criação é da McCann de Londres.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Art Everywhere troca anúncios por obras de arte em outdoors da Inglaterra

Durante duas semanas, obras de artes tomaram conta de 22 mil outdoors por cidades do Reino Unido, lugares antes reservados para propaganda. A ideia por trás do projeto Art Everywhere foi trazer 57 das pinturas inglesas mais famosas dos museus para as ruas, ocupando grandes espaços de mídia externa como em ruas movimentadas, pontos de ônibus, trens e metrôs. Resultado: a maior exposição de arte do mundo.

A relação dos habitantes com a arte e com a própria cidade mudou. Não há tempo e somos onipresentes. Será que as pessoas que passaram por estes pontos notaram a diferença?

Com a liderança de Sir Peter Blake – famoso por criar a capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles – a iniciativa uniu grandes parceiros e colaboradores como o Tate Modern, o Art Fund, diversas agências de publicidade britânicas, e também empresas como Clearchannel e JC Decaux.

Para abrir o projeto, Blake revelou seu próprio trabalho datado da década de 80, The Meeting or Have a Nice Day Mr Hockney, em um enorme outdoor em Westfield London Shopping Centre.

As demais peças foram selecionadas pelo público, a partir da coleção da galeria nacional de arte britânica. Dentre elas, estão pintores do século 19 como Turner e Whistler, do século 20 como John Singer Sargent e até trabalhos do contemporâneo Damien Hirst. Uma das artes mais votadas foi a The Lady of Shalott, de 1888, por John William Waterhouse.

art-everywhere-1
RENOIR
art-everywhere-3
art-everywhere-4
art-everywhere-5

Para aqueles que não encontram tempo para os museus ou ainda consideram as galerias de arte intimidadoras, essa é a chance.

Ocupando espaços normalmente reservados para publicidade, a competição com os diversos anúncios – de “última geração”, passando por gráficos em movimento, 3D e interação – que rodeiam a obra de arte, podem até fazer com que ela passe despercebida por muitos.

Para amantes de arte ou pessoas mais observadoras, a ideia é de puro prazer. Já para os apressados cidadãos da cidade grande – que se não estão encarando o trânsito, não desgrudam os olhos do celular – além de facilitar o acesso e o contato com a arte, o projeto oferece um tempo de contemplação em meio ao caos diário.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

NikeFuel Map incentiva caminhadas por Londres

Taí uma ideia bem interessante que merece ganhar outras versões ao redor do mundo. A Nike acabou de lançar no Reino Unido o NikeFuel Map, um mapa da cidade de Londres projetado especialmente para inspirar as pessoas a trocarem o metrô por caminhadas. O projeto cobre as estações da chamada Zona 1, que inclui os pontos centrais da cidade, como Piccadilly Circus, Oxford Circus, Convent Garden e St. Pancras, entre outras.

As rotas foram traçadas pelo urbanista John Bingham-Hall, que fez questão de incluir pontos de interesse e garantir que os usuários do mapa vissem o que a cidade tem de melhor – o que, cá entre nós, não é difícil por lá – e ganhassem pontos da NikeFuel por isso.

O Centro Avançado de Análises Espaciais da University College London ficou com a tarefa de fazer uma transcrição matemática que garantisse a formatação acurada das distâncias. A última parte do projeto coube ao designer David Luepschen, que criou a versão final do NikeFuel Map.

A Wallpaper disponibilizou uma versão em PDF aqui.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Audi mostra que o poder vem dos lugares menos óbvios

Em nova campanha para a minivan RS 6 Avant, a Audi pede para que seus consumidores não se deixem enganar pelas aparências. Um carro família não precisa necessariamente ser uma geringonça lenta, já que o “poder pode vir de lugares menos óbvios”.

Para construir a metáfora, a BBH London recorre ao Clark Kent de Christopher Reeve em um anúncio impresso, e a um juiz de boxe num comercial. O árbitro Tony Weeks é o centro das atenções no filme que em que lutam os campeões Steve Cunningham e BJ Floresand. Apesar da aparente força dos boxeadores, é Week quem controla e dita as regras.

No final, o juiz sai pelo túnel, num corte que culmina com a aparição do RS 6 Avant e a assinatura.

Audi Power

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

O melhor comercial de seguro residencial que você vai ver neste ano

Quando você pensa em comercial de seguro residencial, certamente nada excitante deve lhe passar pela cabeça. Mas a John Lewis consegue ser doce e divertida com o conceito de que tudo o que está na sua casa, importa.

No filme – com muito stop motion e algum CGI – toda a mobília e objetos se reúnem para também fazer parte da foto de família, acompanhados pela versão de Nina Nesbitt para “Don’t Stop” do Fleetwood Mac.

Criação da adam&eveDDB de Londres, que sempre acerta nos comerciais de Natal da John Lewis.

John Lewis
John Lewis

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Abstract Maps

Le travail cartographique de l’artiste autodidacte torontois Jazzberry Blue est impressionnant. À la limite de l’abstraction, les grandes métropoles comme Paris, New York ou Londres, sont représentées autour des axes qui les composent et les structurent : rues ou fleuves. Une façon originale de redécouvrir ces villes.

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

am4
am5
am6
am3
am2
am1
am

Mentos Fresh News cria um telejornal só sobre você

Um telejornal em que você é a única notícia. Essa é proposta narcisista de Mentos em um novo site da campanha “Stay Fresh”

Conectando com o Facebook e integrando dados do usuário, Mentos Fresh News cria um vídeo-paródia em que os apresentadores noticiam sua vida. Tem fofocas sobre seus supostos interesses amorosos e piadas sobre seus gostos, baseado nas suas opções “Curtir”, por exemplo.

O site utiliza não só as informações nativas do Facebook, como também as de aplicativos conectados a ele, como o Foursquare. Se for o seu caso, os “jornalista” comentam também suas últimas viagens.

A criação da BBH London não é exatamente inovadora, mas aposta no humor e contexto jornalístico para viralizar. Testa lá: mentosfreshnews.com

Mentos News Fresh

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

IKEA mostra que na vida real não vivemos na casa da Barbie

A agência Mother London entrega mais um filme incrível para a Ikea. Depois de “Cats“, “Playin’ with my Friends“, “Make Room for your Life” e “Make More of your Garden“, eles acabaram de lançar “Make Small Spaces Big, um filme quase bizarro – quase engraçado – quase dramático, mas adorável.

A campanha é inspirada no fato de que os britânicos vivem em espaços 15% menores que o resto da Europa.

No enredo eles entram na imaginação de uma menina brincando com sua “casinha de bonecas”, um verdadeiro conjunto habitacional que está longe da casa dos sonhos da Barbie. A história mostra a vida de uma mãe solteira, que acorda com o cabelo desarrumado, joga ping pong na mesa de jantar, lava roupas, deixa o filho com a avó e sai para se divertir, e por que não curtir uma ressaca? Uma realidade muito mais próxima dos dias de hoje, especialmente dos consumidores da Ikea, que não andam por aí de Corvette Pink.

IKEA

Durante o vídeo, é possível ver como os móveis da Ikea podem transformar um apartamento pequeno em uma casa maior e mais bonita.

A excelente produção transforma atores reais em bonecos plásticos e a trilha sonora de Aretha Franklin com “One Room Paradise” sugere criar um paraíso em um quarto com o homem que ama. No contexto da mãe solteira que vive apenas com o filho, a mensagem é matadora!

Palmas pra Mother, que mais uma vez vai contando histórias interessantíssimas para a Ikea, num mundo onde não vivemos mais o sonho da vida perfeita da Barbie. Só senti falta de um take com a mãe se trocando e mostrando aqueles seios da Barbie, sem os polêmicos mamilos 😛

Assista acima, em HD e tela cheia, por favor.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Instalação pública em Londres cria a ilusão de pessoas suspensas em uma casa

Que tal escalar as paredes de uma casa, magicamente se pendurar de cabeça para baixo ou pular de janela em janela como o Homem-Aranha?

Leadron Erlich celebra a ilusão e a percepção dos habitantes da cidade como papel principal para criar novas ideias que revivam o capital histórico de Londres.

Esta nova instalação do artista argentino Leandro Erlich, Dalston House, deixa os visitantes se deslocarem por uma fachada horizontal enquanto enxergam seus reflexos capturados por um gigante espelho, pendurado na parte de cima em um ângulo de 45 graus.

Uma ação patrocinada pela Barbican em Londres, a instalação cria a ilusão de uma casa com pessoas suspensas, num efeito visual de leveza instantânea, como se não houvesse gravidade.

A casa, de estilo vitoriano, foi erguida em Hackney em um terreno vazio que permaneceu em desuso desde que foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial.

barbican-1
barbican-7 barbican-3
barbican-8
barbican-5 barbican-6
barbican-4

O projeto tem por objetivo revelar potencialidades latentes dentro da cidade, em particular as suas áreas públicas e em desuso, aumentando o acesso da população e sugerindo usos alternativos e positivos, que tragam benefícios aos que vivem nos arredores.

A instalação é parte do London Festival of Architecture 2013 e continuará aberta até 4 de agosto, acompanhada por bate-papos, workshops e performances ao vivo que exploram o tema do projeto, incluindo arquitetura histórica, urbanismo e percepção.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Dynamo e Pepsi Max criam ilusão com ônibus em Londres

 

Você está andando pelas ruas de Londres, quando, de repente, passa um ônibus de dois andares. Até aí, tudo bem, afinal, este é um dos símbolos da cidade. De repente, você olha com mais atenção e percebe que tem alguém “flutuando” ao lado do ônibus. Mais do que depressa, você saca o seu celular para filmar e compartilhar o que acabou de ver: o mágico Dynamo em uma ação de lançamento de sua parceria com a Pepsi Max, dentro da campanha Live for NOW.

O “passeio” rolou no último domingo, e teve como cenário alguns dos mais belos cartões-postais de Londres, como a praça do Parlamento e a Westminster Bridge.

A ideia de Live for NOW é encorajar as pessoas a viverem o agora, aproveitarem a vida e buscarem formas diferentes de vivenciar as experiências do dia dia. Como agora é verão por lá, vão rolar inúmeras promoções, embalagens especiais – no caso das garrafas de 600ml, os consumidores poderão acessar conteúdo exclusivo utilizando o aplicativo de realidade aumentada Blippar.

O próximo passo de Dynamo bem que poderia ensinar esse truque para os brasileiros que usam o transporte público. Certamente seria bastante útil…

pepsi1 pepsi2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Solemn Skies: o novo vídeo do Childhood

Novos queridinhos da música indie-pop inglesa, Childhood é uma banda de Brixton fundada em 2010 que está prestes a lançar seu primeiro álbum, depois de já ter lançado alguns singles de boa aceitação lá do outro lado do Atlântico.

Solemn Skies  é uma música etérea, sonhadora. É repleta de arcos-íris, unicórnios e espírito flower power.

A música foi lançada na iTunes Store britânica em abril e chegou essa semana às lojas (de lá), em formato físico. E ontem a banda lançou o vídeo oficial no YouTube.

Seu visual é tão retrô quanto a sonoridade da música, e de repente parece que estamos em 1972. O bom é que não estamos e que a banda ainda está só no começo. Se você gosta de Britpop e de nostalgia, taí um som que vale a pena descobrir.

 

 

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Pegadinha surpreende consumidoras com palco, platéia e karaokê

Um telefone rosa no centro de Londres chamou a atenção de desavisados transeuntes. Era uma ação da marca de cosméticos Benefit.

Quem tivesse a curiosidade de atender, se via, de repente, em um palco, participando um karaokê com plateia, banda ao vivo e a música “I Wanna Dance With Somebody”. Uma pegadinha simpática, mas que deve ter deixado as mais tímidas apavoradas.

A marca promete levar o orelhão para outras cidades. Criação da agência Inkling.

Benefit
Benefit

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Um comercial de suco com um final que vai te fazer sorrir

Eu sei que é manipulador e já pude até notar o final – com um twist – que estava chegando. Não é uma ideia nova. Ainda assim, é impossível não sorrir com esse comercial da marca de sucos britânica Robinsons.

Bom, dependendo da sua história de vida talvez te faça chorar, mas não vamos precisar de nenhuma terapia, é só alterar o ponto de vista.

A criação é da BBH London, com produção da Academy Films.

Robinsons

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie