Banksy empresta sua garota com um balão vermelho à campanha contra a guerra na Síria

Uma das obras mais conhecidas de Bansksy, a garota com um balão vermelho tem sido, desde sua criação em 2002, um símbolo de esperança para muitas pessoas. Agora, o stencil ganhou uma releitura para a campanha “With Syria”, que lembra que a guerra civil na Síria já está em seu terceiro ano.

Com criação da Sunshine e produção da RSA Films, a animação é narrada por Idris Elba e conta com trilha sonora da Elbow. Nela, somos lembrados que os conflitos já mataram, nos últimos três anos, mais de 100 mil pessoas, entre homens, mulheres e crianças.

Misturando informações sobre a triste realidade enfrentada pelo povo sírio, “With Syria” incentiva as pessoas do mundo inteiro a não se calarem diante dos horrores da guerra naquele país, manifestand0-se por meio de balões vermelhos ou colaborando de qualquer outra forma que ajude a por um fim nos conflitos.

A animação é de arrepiar, assim como outros filmes sobre o tema que vimos recentemente aqui e aqui.

siria siria1 siria2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Stephen Hawking empresta sua “voz” às crianças sírias

Há alguns dias, a ONG britânica Save the Children chamou a atenção do mundo para a guerra da Síria com “Most Shocking Second a Day Video”, em que mostrava o cotidiano de uma menina que vê sua realidade se transformar com a guerra. Agora, a organização volta a falar sobre o assunto, mas de uma maneira mais simples, mas não menos poderosa, com o físico Stephen Hawking emprestando sua “voz” às crianças daquele país.

“I’m Giving My Voice” foi criado pela adam&eveDDB e mostra fotos de crianças sírias – desde que o conflito começou, mais de 11 mil foram mortas -, enquanto a voz de Hawking narra um acontecimento real vivenciado por crianças do país: “Eu choro o tempo inteiro”, “Minha casa foi queimada e tudo foi perdido…”, “Quando durmo, eu chamo pela minha mãe e grito”, “Você não consegue nem imaginar o que eu já vi”.

“As crianças da Síria não têm voz. É por isso que eu estou dando a elas a minha. O que você irá dar?”, questiona o físico.

A produção é da Pulse.

siria
siria1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A vida de uma menina destruída um segundo por dia

Diversos vídeos do tipo 1 segundo por dia fizeram sucesso nos últimos anos, até com a existência de aplicativos que facilitam o trabalho. Utilizando essa estrutura, a ONG britânica Save The Children criou um poderoso comercial que alerta sobre a situação das crianças na Síria, onde mas de 11 mil foram mortas e 11 milhões se tornaram refugiadas.

No filme, acompanhamos o cotidiano feliz de uma menina em Londres, que captura um segundo de sua vida todos os dias. O início de uma guerra, porém, muda tudo, e ela passa de um aniversário alegre entre a família e amigos, para um comemorado numa barraca militar.

Criada pela agência Don’t Panic, a campanha assina com a frase: “Na?o e? porque na?o esta? acontecendo aqui, que na?o esta? acontecendo”, em uma tentativa de fazer a crise na Síria parece menos remota do que parece.

Save Syria
Save Syria

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Cães ajudam soldados a lidar com estresse pós-traumático

É muito comum a gente ver por aí cães de serviço que ajudam pessoas com algum tipo de deficiência física, mas raramente ouvimos falar naqueles que trabalham na superação de traumas psicológicos – apesar de todo mundo que tem ou já teve cachorro saber o quanto eles podem fazer a diferença.

Royal Dutch Guide Dog Foundation (KNGF) defende este argumento e oferece cães treinados para ajudar soldados veteranos, guiando-os para fora dos pesadelos causados pelo estresse pós-traumático.

O comercial acima, criado pela Selmore de Amsterdã, mostra um pouco disso, de uma maneira forte e contundente. A direção é de Rogier Hesp, com produção da Caviar.

caoguia

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Braincast 66 – A Máquina de Propaganda Nazista

Adolf Hitler pode ser considerado por muitos apenas um oportunista sem princípios, um vigarista político, um lunático, um hipnotizador do povo ou uma figura demoníaca, mas essas concepções simplistas só servem para mistificar as desgraças genocidas e apocalípticas da Alemanha e da Europa entre 1933 e 1945.

As condições de temperatura e pressão social é que transformaram um joão-ninguém de Viena em um ditador com uma filosofia de desumanidade que mudou o mundo. Com domínio carismático e tendo uma poderosa propaganda psicológica como aliada – comandada por Joseph Goebbels – Hitler foi o mais talentoso demagogo de sua época, capaz de convencer uma sociedade culta e moderna de que a brutalidade e a guerra ideológica eram o único caminho.

No Braincast 66, Carlos Merigo e Saulo Mileti conversam com o professor Giovanni Bagnoli sobre os princípios da propaganda nazista, as mídias, a retórica e os gestos de dominação utilizados por Hitler para mover multidões pela crença da regeneração nacional e purificação racial.

Faça o download ou dê o play abaixo:

> 0h02m28 Comentando os Comentários?
> 0h17m55 Pauta principal

Recadinhos da Paróquia: Para se matricular no workshop9 “Design: origem, funcionalidade e princípios da estética” em GOIÂNIA, clique aqui.

B9 no Instagram

Críticas, elogios, sugestões para braincast@brainstorm9.com.br ou no facebook.com/brainstorm9.
Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Hatfields and McCoys: Uma história de honra, justiça e vingança

Dirigida por Kevin Reynolds (O Conde de Monte Cristo e Waterworld) e produzida por Kevin Costner, a série Hatfields and McCoys conta a história verídica da guerra entre essas duas famílias, respectivamente da Virgínia e de Kentucky, que ocorreu entre 1863 e 1891 – mas só teve um “tratado de paz” selado oficialmente poucos anos atrás, em 2003, pela sexta geração de “Devil Anse” Hatfield e seu arqui-inimigo, Randolph McCoy (chefes das famílias em questão).

Além de produzir, Kevin Costner também atua no papel de Anse, e talvez seja prudente dizer este é seu melhor papel desde Dança com Lobos – filme que produziu, atuou dirigiu e lhe garantiu duas estatuetas, de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Aliás, Oscar esse que coloca Costner no “departamento de atores que nunca ganharam uma estatueta por atuação, mas sim por direção”, como Mel Gibson (Melhor Filme e Melhor Diretor por Coração Valente), Robert Redford (Melhor Diretor por Gente como a Gente) e Clint Eastwood (Melhor Filme e Melhor Diretor por Os imperdoáveis e por Menina de Ouro).

Anse & Rand

Acima os verdadeiros “personagens” dessa guerra: Anderson “Devil Anse” Hatfield e Randolph McCoy.

É importante deixar claro que se você nunca ouviu falar dessa história (o que era meu caso), provavelmente a série te deixará com aquele gosto de “preciso ler mais sobre o assunto”.

Não apenas pela intensidade dos fatos ou da ótima atuação de boa parte dos atores, mas também pela realidade construída pela trilha sonora, produção, figurino e principalmente pela direção de fotografia (que usa e abusa da luz natural, criando um grão peculiar nessa narrativa).

Embora o pano de fundo seja próximo a Guerra Civil dos Estados Unidos, a decisão foi de filmar fora do país: nos campos da Romênia. E se você não tivesse lido isso, acredite: nem perceberia ao ver a série.

Claro que filmar algo dessa proporção aumenta o custo (e é importante dizer que a produção é do History Channel), e provavelmente por isso vemos tantas caras novas atuando – que, embora não sejam famosos, a grande maioria executa seus papéis maravilhosamente bem.

Fotografia que usa e abusa das luzes naturais

Detalhe da Fotografia

hatfield008

Entre os grandes nomes da série, Kevin Costner está acompanhado de Bill Paxton (que faz um papel honesto, sem se destacar todo o tempo no papel de Randolph McCoy) e Tom Berenger, que está irreconhecível (vide foto ao lado) e mantém uma qualidade de altíssimo nível vivendo Jim Vance.

E dessa forma prepara o terreno para que jovens atores possam brilhar ao seu lado com interpretações memoráveis – como é o caso de Boyd Holbrook (Milk) e principalmente Noel Fisher (que deixa pra trás as atuações infantis e sem personalidade dos vampirinhos de Amanhecer, para te deixar impressionado com a intensidade que vive na pele de Ellison “CottonTop”).

Li muitas críticas negativas sobre Hatfields & McCoys. E quase todas diziam que um determinado acontecimento “era clichê”. Mas rebato (sem dar spoilers) dizendo que não é clichê: é história. Aconteceu, foi documentado e narrado de forma inteligente e fiel a realidade.

Aqui, a arte imita a vida.

Melhor série do mundo? Certamente não. Mas cumpre seu papel entregando uma história comovente, com uma produção de altíssimo nível e atuações que te prenderão durante 290 minutos (ou 3 capítulos, se preferir).
Aproveitem!

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

E se “Super Mario Bros.” fosse um filme de guerra?

O pessoal do BeatDownBoogie já vem há algum tempo anunciando essa produção, mas hoje revelaram um trailer. Sem esquecer de avisar: Ainda não existe uma data de lançamento, então não perguntem.

“Mario Warfare” é a resposta para o título desse post. Com bom humor e armas, Mario, Luigi, Peach e cia vão tentar destruir o exército de Koopa.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Canon vs. Nikon, o filme

Utilizando cameras como armas e flashes como granadas, um grupo de soldados Canon tenta resgatar uma inocente garota mantida refém pelos terroristas Nikon.

Na maior guerra do mundo fotográfico, esse poderia ser apenas o trailer para um filme épico.

Você pode até achar que o curta é pró-Canon ao colocar os Nikon’s como vilões, mas não se engane, nenhuma camera foi ferida durante a produção.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement