Banksy empresta sua garota com um balão vermelho à campanha contra a guerra na Síria

Uma das obras mais conhecidas de Bansksy, a garota com um balão vermelho tem sido, desde sua criação em 2002, um símbolo de esperança para muitas pessoas. Agora, o stencil ganhou uma releitura para a campanha “With Syria”, que lembra que a guerra civil na Síria já está em seu terceiro ano.

Com criação da Sunshine e produção da RSA Films, a animação é narrada por Idris Elba e conta com trilha sonora da Elbow. Nela, somos lembrados que os conflitos já mataram, nos últimos três anos, mais de 100 mil pessoas, entre homens, mulheres e crianças.

Misturando informações sobre a triste realidade enfrentada pelo povo sírio, “With Syria” incentiva as pessoas do mundo inteiro a não se calarem diante dos horrores da guerra naquele país, manifestand0-se por meio de balões vermelhos ou colaborando de qualquer outra forma que ajude a por um fim nos conflitos.

A animação é de arrepiar, assim como outros filmes sobre o tema que vimos recentemente aqui e aqui.

siria siria1 siria2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Stephen Hawking empresta sua “voz” às crianças sírias

Há alguns dias, a ONG britânica Save the Children chamou a atenção do mundo para a guerra da Síria com “Most Shocking Second a Day Video”, em que mostrava o cotidiano de uma menina que vê sua realidade se transformar com a guerra. Agora, a organização volta a falar sobre o assunto, mas de uma maneira mais simples, mas não menos poderosa, com o físico Stephen Hawking emprestando sua “voz” às crianças daquele país.

“I’m Giving My Voice” foi criado pela adam&eveDDB e mostra fotos de crianças sírias – desde que o conflito começou, mais de 11 mil foram mortas -, enquanto a voz de Hawking narra um acontecimento real vivenciado por crianças do país: “Eu choro o tempo inteiro”, “Minha casa foi queimada e tudo foi perdido…”, “Quando durmo, eu chamo pela minha mãe e grito”, “Você não consegue nem imaginar o que eu já vi”.

“As crianças da Síria não têm voz. É por isso que eu estou dando a elas a minha. O que você irá dar?”, questiona o físico.

A produção é da Pulse.

siria
siria1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A vida de uma menina destruída um segundo por dia

Diversos vídeos do tipo 1 segundo por dia fizeram sucesso nos últimos anos, até com a existência de aplicativos que facilitam o trabalho. Utilizando essa estrutura, a ONG britânica Save The Children criou um poderoso comercial que alerta sobre a situação das crianças na Síria, onde mas de 11 mil foram mortas e 11 milhões se tornaram refugiadas.

No filme, acompanhamos o cotidiano feliz de uma menina em Londres, que captura um segundo de sua vida todos os dias. O início de uma guerra, porém, muda tudo, e ela passa de um aniversário alegre entre a família e amigos, para um comemorado numa barraca militar.

Criada pela agência Don’t Panic, a campanha assina com a frase: “Na?o e? porque na?o esta? acontecendo aqui, que na?o esta? acontecendo”, em uma tentativa de fazer a crise na Síria parece menos remota do que parece.

Save Syria
Save Syria

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Na Noruega, uma ação faz a gente acreditar na humanidade

Não é preciso ir muito longe. Basta ligar a televisão, acessar a internet, abrir um jornal e pronto: somos convencidos de que a maldade das pessoas não tem mesmo limites. Mas de vez em quando aparece, também, alguém para nos lembrar que nem tudo está perdido e que ainda é possível acreditar na humanidade. É o que faz esta ação realizada pela organização SOS Mayday na Noruega. A ideia era mostrar para as pessoas que ajudar alguém pode ser muito mais fácil do que se imagina.

No vídeo vemos um garoto chamado Johannes, que está sem agasalho e praticamente congelando em um ponto de ônibus. Para as pessoas que se aproximam dele, ele explica que durante uma excursão da escola seu casaco foi roubado. Cada pessoa tenta ajudar de uma forma diferente, alguns dando seu cachecol, casaco, luvas… Tudo para tentar fazer com que o menino se aqueça.

É interessante perceber que há diferentes graus de ajuda, com gente que prefere passar frio a ver alguém congelando. A mensagem que vem a seguir informa que, na Síria, há muitas crianças passando frio e que é possível ajudá-as doando um casaco.

mayday

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie