Será que o sexo pode salvar o futuro da Dinamarca?

Será que o sexo pode salvar o futuro da Dinamarca? Esta é a pergunta feita pela agência de turismo Spies em sua nova campanha, baseada em uma pesquisa que mostra os hábitos sexuais dos dinamarqueses. De acordo com o estudo realizado pela Epinion, os participantes têm um aumento de 46% em suas atividades sexuais quando viajam, uma vez que ficam mais relaxadas. E o que o futuro tem a ver com tudo isso?

A população da Dinamarca está envelhecendo, enquanto as taxas de natalidade são baixíssimas. Por outro lado, a pesquisa realizada com 997 entrevistados, com idades entre 18 e 35 anos, constatou que quase 10% da população jovem do país é concebida durante as férias.

A solução, então, é simples: a melhor forma de de melhorar as taxas de natalidade do país é estimulando as pessoas a viajarem. Mais do que isso, a Spies resolveu criar, dentro da campanha “Do it for Denmark” uma espécie de “vale-ovulação”. Se a mulher comprovar que ficou grávida durante uma viagem, a agência oferece três anos de produtos infantis mais uma viagem familiar.

Essa não é a primeira vez que a Spies se baseia em dados “científicos” para uma campanha. No ano passado, eles realizaram uma experiência que mostrava a importância de “férias ensolaradas”. Será que vai dar certo?

dinamarca

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Braincast 102 – Ciência Pop

O remake da série “Cosmos”, de Carl Sagan, estreou há algumas semanas como um grandioso evento televisivo. Neil DeGrasse Tyson assume o posto de seu mestre, e traz novamente poderosos elementos de storytelling para explicar a ciência e o universo em âmbito global.

No Braincast 102, Carlos Merigo, Saulo Mileti, Cris Dias, Alexandre Maron e Sérgio Sacani discutem sobre o legado de “Cosmos”, assim como o importante papel dos cientistas comunicadores, o acesso à ciência no Brasil e, claro, entram no o debate Evolucionismo vs. Criacionismo.

Faça o download ou dê o play abaixo:

> 0h02m50 Comentando os Comentários?
> 0h32m45 Pauta principal
> 1h53m18 Qual é a Boa?

========

Workshop9

Nosso curso de Design no dia 3 de maio já está lotado. Por isso, abrimos uma nova turma! Essa é a sua hora de estudar design.

Workshop9

Em apenas 10 dias esgotamos as matrículas para o Curso de Design em São Paulo, com Saulo Mileti. Mas conseguimos abrir uma nova sala no dia 4 de maio (domingo). Se você quer aprender sobre Design, cores, tipografia, grids e módulos, essa é uma ótima oportunidade. Em 2013 foram mais de 400 alunos em 5 capitais – e você pode ler o review deles no site do evento.

No segundo semestre lançaremos o Módulo 2 do curso de Design. Portanto, se você não fez o primeiro, essa é a hora.

> Acesse e inscreva-se!

========

Críticas, elogios, sugestões para braincast@brainstorm9.com.br ou no facebook.com/brainstorm9.
Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

BBC usa animações para explicar a ciência

Asa Lucander é uma diretora de arte  e ilustradora de origem finlandesa, atualmente baseada em Londres. Seus trabalhos são cheios de personalidade e têm em comum a sutileza. Essas características ficam bastante evidentes nas animações que ela dirigiu para  o BBC Science Club, com produção da 12foot6. Herança genética, música, o cérebro, física e a extinção estão entre os episódios assinados por Asa.

A narrativa é bem bacana, e ajuda a criançada a entender um pouco mais sobre a importância de Albert Einstein e outros físicos, porque nos parecemos tanto com nossos familiares e a história da música – algo natural a qualquer ser humano.

Para quem curte animações e ciência, vale a pena conferir. Em inglês, sem legendas.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Wired faz um raio-x do café nosso de cada dia

A revista Wired resolveu transformar uma de suas seções mais populares em uma websérie. What’s Inside promete explorar e revelar a ciência por trás de coisas que estão presentes no nosso dia a dia, o que pode incluir desde massinhas até o café nosso de cada dia. Aliás, é um raio-x daquela xícara de café que você tomou hoje de manhã (e provavelmente deverá repetir algumas vezes ao longo do dia) o assunto do primeiro episódio.

Pelo menos 98% do café que bebemos é água, mas são os outros 2% que realmente interessam.

E, acredite, aquilo que nos atrai pode também ser bastante repulsivo a partir do momento que você sabe a real. É o caso, por exemplo, de uma substância chamada 2-Ethylphenol, um feromônio utilizado pelas baratas para alertar umas as outras do perigo à volta.

E não é só isso. A lista de substâncias curiosas vai aumentando até chegarmos ao 3,5 Dicaffeoylquinic Acid, que protege nosso cérebro dos danos causados por radicais livres, e a cafeína. Ah, a cafeína… não é à toa que a cada seis meses aparece uma nova pesquisa contradizendo a última, primeiro dizendo que o café faz bem, depois dizendo que faz mal para a saúde.

Enfim, What’s Inside é um infográfico animado, com um visual bacana, informações interessantes e, ao que tudo indica, um alimento saboroso para mentes curiosas. A julgar pelo primeiro episódio, tem muita coisa boa vindo por aí. Abaixo, o teaser da série.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

The Reconstructionists celebra vida de grandes mulheres com arte

Em janeiro deste ano, entrou no ar o The Reconstructionists, projeto desenvolvido em forma de Tumblr pela escritora Maria Popova – conhecida pelo excelente Brain Pickings – e a ilustradora Lisa Congdon. A ideia é semanalmente, ao longo do ano de 2013, celebrar a vida e obra de mulheres que foram grandes artistas, escritoras, cientistas ou que colaboraram de alguma maneira para “mudar a forma como nos definimos como uma cultura e viver nossas vidas como indivíduos de qualquer gênero”.

A ideia é apaixonante, assim como sua execução enche os olhos. Enquanto Lisa Congdon cria belas ilustrações acompanhadas por frases ditas pelas mulheres ali retratadas – Agnes Martin, Gertrude Stein,  Frida Kahlo, Marie Curie e Susan Sontag são alguns bons exemplos -, Maria Poppova assina um pequeno perfil da homenageada, com direito a links para fontes mais elaboradas.

O nome do projeto é emprestado de um texto escrito em 1944 por Anaïs Nin (uma das homenageadas), sobre o papel da mulher na reconstrução do mundo, que independentemente do tamanho do trabalho, da época ou do reconhecimento, foram fundamentais para chegarmos até aqui.

O mais bacana nisso tudo é que The Reconstructionists é uma ótima referência para diferentes áreas, colocando em pauta temas como a criatividade, a maneira como encaramos a vida e expectativas, entre outros assuntos, e por isso mesmo acaba despertando algumas reflexões. Uma delas é o inevitável “e se fosse no Brasil”, quem seriam as mulheres retratadas? Fica a pergunta, acompanhada por algumas imagens selecionadas.

recon1 recon2 recon3 recon4 recon5 recon6 recon7

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Anos 80: A Década que nos Criou

Há quem ame e quem odeia a década de 1980. Fato é que aqueles 10 anos foram essenciais para chegarmos onde estamos hoje. E é exatamente isso que promete mostrar a série The 80s: The Decade That Made Us, que o canal National Geographic deve estrear ainda este mês nos Estados Unidos. Conteúdo é o que não falta. Afinal, os anos 80 estão repletos de fatos e histórias determinantes na política, cultura, tecnologia, entretenimento e ciência.

Alguns destes momentos são lembrados no comercial criado pela The Corner London – também responsável pelo banho de tinta azul que a Adidas deu nos jogadores do Chelsea -, que utilizou um cubo de Rubik para misturar imagens atuais com fatos históricos, como a queda do Muro de Berlim, o acidente com o ônibus espacial Challenger, a Apple, a mão de Deus… para fechar em grande estilo com Don’t You (Forget About Me), canção do Simple Minds que foi trilha sonora de outro ícone da década, o filme Clube dos Cinco.

Se você é fã saudoso da década de 80 e nada disso te fez chorar ainda, então acesse o hotsite criado pela Mullen,  Explore the 80?s, que permite navegar por assuntos como cinema e televisão, música, cultura e sociedade, notícias e eventos, ciência e tecnologia, moda e estilo, comida, diversão e games, escolhendo qualquer ano entre 1980 e 1989. Aqui eu falo mais a respeito. Imperdível.

anos80

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

AntiCast 68 – O Imaginário

Neste programa, Ivan Mizanzuk e Marcos Beccari recebem o convidado Rogério de Almeida, professor e pesquisador da USP, para conversar sobre O Imaginário e sua escola de pensamento, representada nas figuras de pensadores como Gaston Bachelard, Carl Jung, Gilbert Durand, Mircea Eliade, Michel Maffesoli, Edgar Morin, entre outros. Seriam a imaginação e real coisas diferentes? O que nos dizem as imagens? Do que é feita a imaginação? Como a pensamos? Como imaginamos o mundo e a ciência? Como pensarmos as imagens em nossos tempos hipermidiáticos?

>>0h00min20seg Introdução
>>0h07min48seg Início de Pauta

Programa Mitos e Design

Programa Max Weber

Programas Hillman (parte 1 e 2)

Vídeo de defesa de mestrado do Beccari

Link
Site Rogério

(Arte da episódio por Brads | Fan Page)

Assine o Feed do AntiCast que é feed.anticast.com.br

SoundCloud
https://soundcloud.com/anticastdesign

iTunes
Ouça o AntiCast no iTunes aqui ou então manualmente:
Assine no seu iTunes da seguinte forma: Vá no Itunes, na guia Avançado > Assinar Podcast e insira o nosso feed feed.anticast.com.br

Redes Sociais e Contatos
Nos acompanhe no twitter @anticastdesign, na nossa fanpage no Facebook e no Youtube (/anticastdesign) ou nos envie um email no contato@anticast.com.br. Siga também o nosso irmão @filosofiadesign.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Google Science Fair 2013

Google Science Fair 2013, a terceira versão da competição internacional do Google focada em encontrar os jovens mais brilhantes e revolucionários do mundo, acaba de entrar no ar.

Com parceiros como CERN, LEGONational Geographic e Scientific American, o evento abre oportunidades para estudantes de 13 a 18 anos inscreverem, através do site, um projeto aprofundado sobre alguma questão ou problema no mundo, usando um método científico para solucioná-lo ou desenvolvê-lo, até dia 30 de Abril de 2013.

Os melhores estudos ganharão prêmios, incluindo uma viagem de 10 dias à Ilhas Galápagos, cortesia da National Geographic Expeditions, uma bolsa de estudos de $50,000 e um estágio na LEGO, Google ou CERN.

Serão 90 finalistas – 30 das Amérias, 30 da Ásia/Oceania e 30 da Europa/Oriente Média/África – a serem revelados em Junho deste ano.

Para inspirar, vídeos sobre os vencedores dos anos anteriores e suas pesquisas estão disponíveis online. Entre eles, está Brittany, de 17 anos, que ganhou o grande prêmio por seu projeto que visava construir um aplicativo para prevensão do câncer de mama. Iván Hervías Rodríguez, Marcos Ochoa e Sergio Pascual ganharam prêmio por sua pesquisa de purificação da água. E Jonah Kohn, de apenas 14 anos, foi premiado por inventar um dispositivo que transmite som diretamente para o corpo humano, através do contato por vibrações.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Experimento dinamarquês comprova a importância de férias ensolaradas

O noticiário internacional tem chamado bastante atenção, nos últimos dias, para o rigoroso inverno enfrentado pelos países do Hemisfério Norte. O frio e as tempestades de neve têm deixado irreconhecíveis algumas das paisagens mais famosas do mundo. É aí que entra o novo filme da agência de viagens Spies, da Dinamarca, pronta para vender pacotes para destinos quentes e ensolarados. O argumento (como se isso realmente fosse necessário) é que o sol renova a disposição das pessoas.

Para comprovar a hipótese, foi feito um experimento pela Universidade Técnica da Dinamarca com dois bonecos de testes, que receberam placas de energia solar para recarregarem suas baterias. Um foi mandado para um local frio e outro para um lugar quente e expostos às mesmas (?!) condições durante 7 dias. O vídeo acima mostra os resultados dos testes de resistência no trabalho e durante o sexo.

A criação é da RBML.

dina dina1 dina2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Mapeando Marte via crowdsourcing

Com avanços no projeto científico de exploração em Marte, o Planet Four, e em busca de um detalhamento mais completo do planeta, cientistas estão pedindo a usuários comuns que ajudem na análise de imagens inéditas tiradas da superfície do planeta.

O projeto espera que o público voluntário possa contribuir para o desenvolvimento de um mapa da superfície de Marte, ao indicar manchas e aspectos estranhos encontrados nas fotos de sua superfície, tudo através de uma ferramenta educativa no site.

planetfour-2planetfour-3

Há muitas imagens para serem analisadas, sendo impossível aos cientistas do projeto cuidarem disso sozinhos. Mesmo que haja a possibilidade de computadorizar a atividade, é explicado que a mente humana é muito superior e essencial neste trabalho. Até agora, há mais de 57 mil participante do mundo todo, somando em quase 3 milhões de imagens classificadas.

Com todas as imagens marcadas, esse rastreamento permite aos cientistas entenderem melhor sobre as mudanças climáticas do planeta, trançando um mapa que contempla todas as análises ao longo do tempo.

As imagens, capturadas via câmeras de alta resolução (HiRISE) a bordo do programa Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, são da região polar sul, uma área de Marte pouco conhecida e que muito de sua superfície nunca foi vista por olhos humanos ainda.

O Planet Four faz parte da comunidade científica Zooniverse, que leva a Ciência para a Internet, tornando-a simples e aberta através da colaboração. Em projetos como esse, qualquer um pode contribuir para grandes descobertas com um simples clique.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Timelapse viaja por oito países para mostrar a beleza do mundo

A gente já postou vários vídeos em timelapse por aqui, mostrando as belezas desta ou daquela cidade. Hoje, entretanto, encontramos um vídeo absurdamente lindo, que revela as belezas de oito países, entre eles Estados Unidos, Áustria, Hungria, Turquia, Polônia, Alemanha, Canadá e República Tcheca. Para chegar aos pouco mais de cinco minutos de Natural Phenomena, Reid Gower levou cerca de seis meses de trabalho árduo.

Gower se dedica a promover a apreciação científica por meio de vídeos e palestras. Seu trabalho pode ser conferido na página do Video Sapien no Facebook.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


A evolução da lua

Nessa animação, a NASA mostra que a lua nem sempre foi o que é hoje. Ao longo de mais de 4.5 bilhões de anos ela levou muita porrada.

Legal NASA, muito bom lembrar a roleta russa que é esse universo. Todo mundo dormindo mais tranquilo agora.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement