Braincast 102 – Ciência Pop

O remake da série “Cosmos”, de Carl Sagan, estreou há algumas semanas como um grandioso evento televisivo. Neil DeGrasse Tyson assume o posto de seu mestre, e traz novamente poderosos elementos de storytelling para explicar a ciência e o universo em âmbito global.

No Braincast 102, Carlos Merigo, Saulo Mileti, Cris Dias, Alexandre Maron e Sérgio Sacani discutem sobre o legado de “Cosmos”, assim como o importante papel dos cientistas comunicadores, o acesso à ciência no Brasil e, claro, entram no o debate Evolucionismo vs. Criacionismo.

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Workshop9

Nosso curso de Design no dia 3 de maio já está lotado. Por isso, abrimos uma nova turma! Essa é a sua hora de estudar design.

Workshop9

Em apenas 10 dias esgotamos as matrículas para o Curso de Design em São Paulo, com Saulo Mileti. Mas conseguimos abrir uma nova sala no dia 4 de maio (domingo). Se você quer aprender sobre Design, cores, tipografia, grids e módulos, essa é uma ótima oportunidade. Em 2013 foram mais de 400 alunos em 5 capitais – e você pode ler o review deles no site do evento.

No segundo semestre lançaremos o Módulo 2 do curso de Design. Portanto, se você não fez o primeiro, essa é a hora.

> Acesse e inscreva-se!

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A Voyager 1 carrega a nossa mais ambiciosa tentativa de comunicação

Agora que a Voyager 1 deixou o Sistema Solar – após 36 anos de viagem – se transformando no primeiro objeto humano a atingir o espaço interestelar, é um bom momento para revisitar o conteúdo do famoso disco de ouro (feito de cobre, na verdade).

Mesmo que quase impossível de ser encontrada por alguma civilização inteligente – devido ao seu tamanho diminuto em comparação ao universo – é a mais audaciosa tentativa de comunicação do Planeta Terra com raças alienígenas.

Carl Sagan, que chefiava um comitê da NASA em 1977, incluiu no disco 115 imagens e diversos sons naturais que representam o nosso planeta e a humanidade. Além de saudações em 55 línguas diferentes, o disco também tem gravadas mensagens de autoridades e músicas das mais diferentes épocas e culturas.

Voyager Golden Record

O goldenrecord.org é o site ideal para você navegar nesse conteúdo. Explorando cada seção do disco, sem instruções prévias, assim como um extraterrestre faria.

A Voyager 1 agora está a 19 bilhões de quilômetros de distância no nosso Sol, e com bem menos tecnologia do que o smartphone que você tem no bolso, carrega um pouco de nossa essência para “onde nenhum homem jamais esteve” (© Gene Roddenberry).

Foi por causa de Voyager, aliás, que Carl Sagan escreveu o emocionante “Pálido Ponto Azul”. Em 14 de fevereiro de 1990, a NASA enviou um comando para que a sonda se virasse para a Terra, fotografando assim o planeta a 6,4 bilhões de quilômetros de distância. Apenas um ponto em uma imensa imagem granulada, dando a dimensão do nosso tamanho no universo. “O único lar que nós conhecemos.”

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A foto com mais zoom tirada pela humanidade (até agora)

Apontado para uma pequena região do espaço, na constelação de Fornax, o Telescópio Hubble capturou uma imagem durante o último trimestre de 2003 chamada pela NASA de Ultra Deep Field.

Nessa semana, porém, a agência espacial divulgou uma versão avançada dessa foto, a qual deu o nome de eXtreme Deep Field (XDF). Essa é considerada agora a imagem mais profunda do universo tirada em luz visível, capturando cerca de 10.000 galáxias num passado de mais de 13.2 bilhões de anos atrás (450 milhões de anos após o Big Bang).

A XDF é o resultado de 2 mil fotos individuais sobrepostas, mostrando o mesmo pedaço do universo. É como se a sua camêra ficasse apontada para o céu com um tempo de exposição equivalente a dois milhões de segundos, ou aproximadamente 23 dias.

Para explodir a sua cabeça, observe o tamanho do espaço capturado pelo Hubble em comparação com a Lua. Pegue aqui uma versão 2382×2078 da XDF.

/via Space.com

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50 anos de exploração espacial em um único infográfico

É como se fôssemos formigas tentando descobrir como é o quintal inteiro. É pouco, é devagar, não tão longe. Mas imagine que, para o nosso tamanho, já conseguimos muito.

Esse infográfico do Infographics Only resume em uma única imagem os 50 anos de exploração espacial, com data e destino de cada missão americana e soviética.

Veja em tamanho ampliado.

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Tina Fey e as 4 leis da improvisação que vão mudar sua vida e queimar a gordura da barriga

Se nas últimas décadas o mundo passou a ser dominado pelos nerds e pelas mulheres Tina Fey é nossa rainha suprema. Nerd, gata e mais inteligente que eu e você somados, um amigo meu chegou uma vez a dizer “Tina, faz um filho em mim!” Não eu. Um amigo.

Quando falo que estou lendo a biografia da Tina Fey a reação mais comum é questionarem a existência da biografia de uma pessoa que ainda está viva e produzindo loucamente. Mas o livro — Bossypants, que não está diponível em português — é muito mais um apanhado de histórias engraçadas e auto-depreciativas da vida da comediante.

Lá encontrei uma parte que tem muito a ver com quem trabalha no mundo das ideias, criações e infrutíferas reuniões de brainstorm. Vem da formação do teatro de improviso do Second City, fábrica de comediantes que nos trouxe (entre suas sedes de Chicago e Toronto) gente como John Belushi, Gilda Radner, Dan Aykroyd, Chris Farley, John Candy, Catherine O’Hara, Eugene Levy, Steve Carell, Amy Poehler, Stephen Colbert…

Portanto segue aqui o trecho do livro onde Tina fala das regras do teatro de improviso que podem ser aplicadas diretamente em nossas vidas. O que provavelmente é uma violação de direitos autorais e vai tirar o B9 do ar para sempre. Salvem tudo em PDF. A tradução é minha e do meu mais novo melhor amigo, o Google Tradutor.


A primeira regra da improvisação é concordar. Sempre concorde e diga sim. Quando você está improvisando, isso significa que você é obrigado a concordar com o que seu parceiro criou. Então se nós estamos improvisando e eu digo, “Parado! Eu tenho uma arma!”, e você diz: “Isso não é uma arma. É o seu dedo. Você está apontando seu dedo para mim” nossa cena empacou. Mas se eu digo, “Parado! Eu tenho uma arma!” E você diz: “A arma que lhe dei para o Natal? Seu desgraçado!” nós começamos uma cena, porque concordamos que o meu dedo é na verdade uma arma de Natal.

Agora, obviamente, na vida real você não vai sempre concordar com tudo que todo mundo diz. Mas a regra de Concordar nos faz “respeitar o que o seu parceiro criou” e começar com uma mente aberta. Comece com um sim e veja onde isso leva.

Como improvisadora, eu sempre me irrito quando encontro alguém na vida real cuja primeira resposta é não. “Não, nós não podemos fazer isso.” “Não, isso não está no orçamento.” “Não, eu não vou segurar sua mão por um dólar.” Que vida é essa?

A segunda regra da improvisação não é só para dizer que sim, mas SIM, E…. Você é tem que concordar e, em seguida, acrescentar alguma coisa que criou. Se eu começar uma cena com “Caramba, como está quente aqui.”, e você simplesmente disser, “Sim …” a gente meio que ficou num impasse. Mas se eu disser: “Caramba, como está quente aqui.”, e você disser: “O que você esperava? Nós estamos no inferno.” Ou se eu disser: “Caramba, como está quente aqui.” e você disser: “Isso não deve ser nada bom para as estátuas de cera.” Ou se eu disser “Caramba, como está quente aqui.” e você diz: “Eu te falei pra não entrar na boca desse cachorro.” vamos chegar em algum lugar.

Para mim SIM, E significa não ter medo de contribuir. Contribuir é sua responsabilidade. Certifique-se sempre de que você está adicionando algo à discussão. Suas adições são válidas.

A próxima regra é faça afirmações. Esta é uma forma positiva de dizer “Não faça perguntas o tempo todo.” Se estamos em uma cena e eu digo: “Quem é você? Onde estamos? O que estamos fazendo aqui? O que há nessa caixa?” Eu estou colocando pressão em você para chegar a todas as respostas.

Em outras palavras: seja qual for o problema, seja parte da solução. Não basta sentar levantando questões e apontando os obstáculos. Todos nós já trabalhamos com gente assim. Essa pessoa é um saco. Geralmente é a mesma pessoa ao redor do escritório que diz coisas como “Não é calórico se você comer de pé!” e “Eu me senti ameaçado quando Terry levantou a voz.”

Fazer afirmações também se aplica a nós mulheres: fale em afirmativas em vez de questões apologéticas. Ninguém quer ir a um médico que diz: “Eu vou ser seu cirurgião? Estou aqui para falar com você sobre o seu procedimento? Eu era o primeiro da minha turma na Universidade Johns Hopkins, sabe?” Faça afirmações, com suas ações e sua voz.

Em vez de dizer “Onde estamos?” faça uma declaração como “Cá estamos na Espanha, Drácula!” Tá bom, “Cá estamos na Espanha, Drácula!” pode parecer um início terrível de uma cena, mas isso nos leva à melhor regra:

Não existem erros, só oportunidades únicas. Se eu começar uma cena como o que eu acho que é muito claramente um policial andando de bicicleta, mas você acha que eu sou um hamster em uma roda de hamster, adivinhem? Agora eu sou um hamster em uma roda de hamster. Eu não vou parar tudo para explicar que na verdade era para ser uma moto. Quem sabe? Talvez eu vou acabe sendo um hamster policial, que foi colocado na ronda da “roda de hamster” porque sou “cachorro louco” na rua. Na improvisação não existem erros, apenas belos acidentes felizes. E muitas das maiores descobertas do mundo foram por acaso. Olha aí para a manteiga de amendoim de Reese Cup, ou o Botox.

* estas regras não queimam a gordura da barriga

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A evolução da lua

Nessa animação, a NASA mostra que a lua nem sempre foi o que é hoje. Ao longo de mais de 4.5 bilhões de anos ela levou muita porrada.

Legal NASA, muito bom lembrar a roleta russa que é esse universo. Todo mundo dormindo mais tranquilo agora.

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O fato mais incrível do universo

O astrofísico pop Neil deGrasse Tyson – Diretor do Planetário Hayden no Museu Americano de História – já apareceu até em “The Big Bang Theory”, sendo acusado por Sheldon de ter rebaixado Plutão de sua existência como planeta.

Em 2008, Tyson respondeu uma série de perguntas de leitores da revista TIME, e uma delas indagava qual seria – na opinião do cientista – o fato mais incrível de todo o universo.

A resposta foi editada por Max Schlickenmeyer no YouTube em um novo vídeo, com belas imagens e trilha sonora (“To Build a Home” da Cinematic Orchestra). E eu, que emociono com quase tudo relacionado aos mundos lá fora, já assisti a resposta umas dez vezes antes de concluir esse post.

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