Mapeando Marte via crowdsourcing

Com avanços no projeto científico de exploração em Marte, o Planet Four, e em busca de um detalhamento mais completo do planeta, cientistas estão pedindo a usuários comuns que ajudem na análise de imagens inéditas tiradas da superfície do planeta.

O projeto espera que o público voluntário possa contribuir para o desenvolvimento de um mapa da superfície de Marte, ao indicar manchas e aspectos estranhos encontrados nas fotos de sua superfície, tudo através de uma ferramenta educativa no site.

planetfour-2planetfour-3

Há muitas imagens para serem analisadas, sendo impossível aos cientistas do projeto cuidarem disso sozinhos. Mesmo que haja a possibilidade de computadorizar a atividade, é explicado que a mente humana é muito superior e essencial neste trabalho. Até agora, há mais de 57 mil participante do mundo todo, somando em quase 3 milhões de imagens classificadas.

Com todas as imagens marcadas, esse rastreamento permite aos cientistas entenderem melhor sobre as mudanças climáticas do planeta, trançando um mapa que contempla todas as análises ao longo do tempo.

As imagens, capturadas via câmeras de alta resolução (HiRISE) a bordo do programa Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, são da região polar sul, uma área de Marte pouco conhecida e que muito de sua superfície nunca foi vista por olhos humanos ainda.

O Planet Four faz parte da comunidade científica Zooniverse, que leva a Ciência para a Internet, tornando-a simples e aberta através da colaboração. Em projetos como esse, qualquer um pode contribuir para grandes descobertas com um simples clique.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Curiosity fez check-in em Marte usando Foursquare

Não sei se você já se deu conta, mas a NASA faz um ótimo trabalho de mídias sociais. Além de seus perfis institucionais, cria contas para cada projeto, dando personalidade para um robô, por exemplo.

Por isso não é surpresa que a agência espacial fizesse uma parceria tão natural com um outro serviço de social media: o Foursquare.

Hoje, a Curiosity fez um check-in em Marte, o primeiro da ferramenta geosocial em outro planeta, e o segundo no espaço

O Foursquare anunciou que sonda vai continuar mandando atualizações do planeta vermelho, com fotos e check-ins em outras partes de Marte. Além disso, uma badge especial da Curiosity deve ser lançada em breve. Siga o perfil: foursquare.com/marscuriosity

/dica do leitor Rafael Leão

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Um incrível vídeo Full HD com 30fps da descida da Curiosity em Marte

Sexta-feira chegou, e aqui está o melhor vídeo que você vai ter visto nessa semana.

Bard Canning passou um mês trabalhando no material divulgado pela NASA com a descida da Curiosity em Marte.

O que eram 4 frames por segundo em baixa definição, conforme registrado originalmente pela Mars Descent Imager (MARDI), se transformaram em incríveis 30 fps em HD.

O que Canning fez foi interpolar o vídeo, separando em duas layers independentes e renderizando separadamente. Além de uma viagem bem mais suave, a pós-produção adicionou também efeitos sonoros.

Assista o vídeo lá em cima, e confira abaixo a comparação lado a lado entre o original e o melhorado:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Um panorama de Marte através da Curiosity

Eu tenho acompanhado diversas imagens e panoramas criados com as fotos da Curiosity, mas o exemplo mais legal até agora é esse aqui.

Montado pela empresa EDS Systems através das imagens divulgadas pela NASA. Passei a última meia hora de um lado pro outro do 360 graus de Marte. Emocionante.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement