Um anúncio impresso feito sem eletricidade

Com o objetivo de levar energia elétrica para comunidades isoladas, e ao mesmo tempo gerar consciência sobre o excesso de consumo de eletricidade no mundo, a campanha Access to Energy da EDP Group teve um jeito diferente de ser divulgada – e totalmente de acordo com seu discurso.

Além da criação e resultado totalmente artesanais, todo o processo foi documentado com uma câmera analógica.

O time criativo da Leo Burnett Lisboa resolveu criar um anúncio em forma de brochura explicando o trabalho do cliente em prol das comunidades sem eletricidade, além de dicas para um consumo mais consciente.

O diferencial? O anúncio foi criada totalmente de forma artesanal, sem nenhum uso de energia elétrica.

Os designers fizerem papel artesanal, desenhos à mão, dobraram os papéis um por um, usaram luz do sol como fonte na impressão de litografia para criar centenas de cópias manuais, pintarama arte por arte através de silk screen e documentaram todo o processo com uma câmera analógica.

leoburnettlisboa-2
leoburnettlisboa-3
leoburnettlisboa-4

Tanto trabalho rendeu muito suor e meses para ser concluído.

leoburnettlisboa-1

A intenção era justamente essa, mostrar como as coisas mais simples se tornam difíceis e quase impossíveis de serem realizadas quando não se tem energia.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Animais feitos de lenços de papel integram a fauna da Nepia

Indústria do setor papeleiro japonês, a Nepia se posiciona como uma empresa que acredita na sustentabilidade de seu sistema de produção, com foco na preservação de ecossistemas – com especial preocupação com a fauna das florestas onde atua. Sua mensagem principal diz que “papel bom é feito de boas florestas. Somos gratos pelas florestas”.

Coube a Dentsu Inc. comunicar esta ideia, criando uma floresta de lenços de papel com a ajuda de artistas especializados em origami. A ideia em si pode não ser das mais novas, mas a execução impressiona: são diversos exemplares – um pássaro, lobo, cobra, macaco, urso… – e o resultado é um misto de pureza, simplicidade e beleza.

Abaixo, o making of e algumas imagens de Tissue Animals.

d1

d2
d3
d4

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Goedzak, uma ideia para compartilhar objetos úteis que você não quer mais

Olhe ao seu redor ou vasculhe os armários e o quartinho da bagunça da sua casa. Todo mundo tem algo encostado, útil e praticamente novo, mas que ficou esquecido num canto e você nunca mais usou. Obviamente, existe sempre a opção de doar para instituições de caridade, mas não é tudo o que essas organizações aceitam.

O Goedzak, projeto do designer holandês Simon Akkaya, é uma maneira de “jogar fora” o que você não quer mais, ao mesmo tempo que estimula o uso de segunda mão e o comportamento sustentável. Em vez do saco de lixo comum, o Goedzak claramente identifica que ali existem objetos que pode ser reutilizados, além de protegê-los da chuva.

A ideia é que a embalagem seja colocada ao lado do lixo normal, só é preciso tomar cuidado para não acabar tendo o mesmo destino de todo o resto.

Goedzak

Goedzak
Goedzak

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Chilenos da MayoDigital criam belas ações para o YouTube

Desde que começou a história da obrigatoriedade de assistir ao menos 5 segundos de propaganda no YouTube antes de ver o vídeo que você escolheu, muita gente anda revoltada. Já vimos até tentativas de mobilização nas redes sociais. Mas onde alguns veem problemas, outros veem oportunidades. Foi o caso dos chilenos da MayoDigital, que pelo quinto ano consecutivo foi considerada a melhor agência criativa digital do IAB Labs.

Eles perceberam que o botão de pular o anúncio tinha um grande valor, então resolveram utilizá-lo para comunicar algo realmente importante: um guia de práticas sustentáveis que ajuda a preservar os recursos naturais do planeta.

Água, energia elétrica e gás: após 5 segundos, você poderia escolher entre pular o anúncio ou mudar seu comportamento. Em uma semana, as pessoas optaram por mudar seus comportamentos, em vez de pular o anúncio, mostrando que em 5 segundos todos nós somos capazes de abandonar hábitos ruins. E, mais importante, que as mudanças começam em casa. É só aí que somos apresentados ao anunciante, a Sodimac, que comercializa materiais de construção.

Geralmente, quando vemos projetos assim, sempre bate uma curiosidade para ver o que mais foi feito de bacana pela agência. E o vídeo mais recente da MayoDigital no Vimeo é um soco no estômago de quem gosta de animais. A agência resolveu criar uma ação para dar voz aos cachorros de rua da cidade de San Joaquín Chile, que estavam sendo mortos por funcionários municipais.

A MayoDigital subiu um vídeo no YouTube mostrando imagens da matança e convidando as pessoas a fazer o download de colares com QR Code para colocá-los nos cães de rua de sua comunidade. Quando alguém fotografava o código, aparecia uma mensagem que denunciava o que estava acontecendo. A

A ação foi tão divulgada que resultou, entre outras coisas, em uma ação criminal contra o prefeito de San Joaquín, Sergio Echeverría. Com certeza, ações como essa são muito mais eficientes do que só encher a timeline com imagens de animais sendo torturados e não fazer nada na prática.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Pesquisa mostra o que os brasileiros entenderam sobre a Rio+20

A Rio+20 (encontro da Organização das Nações Unidas para a discussão sobre o desenvolvimento sustentável exatos 20 anos após a EC0 92, ambas no Rio de Janeiro) acabou e o mundo anda até desconfiado de que serviu para pouco. É verdade que muito foi comentado nas últimas semanas sobre expectativas, discussões e manifestações no noticiário, mas será que tudo o que gira em torno do evento e de seus desdobramentos foi assimilado por aqui?

Nos últimos momentos do encontro, durante o lançamento dos painéis sobre “O Futuro que Queremos”, a empresa Hello Research apresentou ao público uma pesquisa sobre o que o brasileiro sabia sobre o encontro e o quanto estaria familiarizado com o tema desenvolvimento sustentável.

Um material que de certa forma é alarmante/intrigante pela minoria que sabia sobre o evento e seu tema e ao mesmo tempo traz um alento sobre o aumento de pessoas interessadas sobre o assunto nos últimos anos.

Veja a seguir o famigerado PPT/Keynote/PDF com números a respeito:

Além disso, já de olho num futuro melhor e numa possível Rio+20+20, a empresa lançou junto com diversos parceiros a iniciativa Brasil2032, um canal para discussões online abertas ao público. Um vídeo foi criado para apresentar a pesquisa e a iniciativa, estrelando o atleta paraolímpico e ex-BBB Fernando Fernandes.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


O colapso das chaminés legais

No Reino Unido, a Ecotricity quer promover a energia renovável com uma campanha de mídias sociais que pede o boicote das seis principais companhias elétricas da região.

E essa iniciativa, chamada “Dump The Big Six”, já garantiu a atenção instantânea das pessoas com o vídeo acima.

Agora só não sei se é para boicotar a energia suja ou para ficar com dó das chaminés. Pô, tinha duas ali só tranquilamente tomando chá.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Itaú transforma viral com mais de 34 milhões de views em comercial

O bebê Micah, que rasgando papel e rindo conseguiu mais de 34 milhões de views no YouTube no ano passado, foi transformado em protagonista do comercial do Itaú.

A marca pegou o vídeo original – certamente com autorização mediante alguma compensanção financeira – deixou o Micah laranja e fez dele a sua campanha sustentável “Sem Papel”

A intenção é incentivar que as clientes cancelem o recebimento dos extratos via correio.

Veja acima o vídeo do Itaú e abaixo o original. E fica assim: Já que você não pode criar seus próprios virais, aproveite os bebês famosos da internet.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Marks & Spencer: Your Green Idea

green-idea-ms.jpg

Unindo duas importantes tendências da atualidade (sustentabilidade e colaboração), a rede de lojas de departamento Marks & Spencer espera aumentar a sua “imagem verde” com o lançamento de uma campanha online para descobrir novas ideias de negócios ambientalmente amigáveis.

A campanha é centrada em um hotsite, “Your Green Idea“, que convida o público a apresentar suas sugestões.

Todas as ideias serão julgadas por um painel de analistas, que devem aprovar as três melhores para que elas possam ir a uma votação popular.

A idéia mais popular será colocada em prática, e o vencedor também vai receber £ 100.000 para doar a uma organização ambiental de sua escolha.

“World’s Largest Website”

naturewebsite.jpg

A agência holandesa CCCP Amsterdam lançou um novo e arrojado projeto digital para a Dutch Nature Preservation Society (Natuurmonumenten), batizado de “Make a Metre“.

A instituição quis sublinhar a necessidade de se criar e preservar mais espaços naturais na Holanda. Para sensibilizar a população, a CCCP desenvolveu uma idéia baseada no que eles chamaram de “user generated nature”. Isso resulta na co-criação da ‘natureza’, em um ambiente online. Cada internauta é convidado a enviar uma imagem da natureza, com uma dimensão similar a 1 metro quadrado. Ao final, todos esses metros quadrados juntos formarão “o maior site do mundo”, rico por sua interminável paisagem digital.

Não sei até que ponto este projeto pode mesmo sensibilizar as pessoas. Só sei que a idéia é bem interessante.

:: Dica enviada pelo Jan-Willem de Man.

Honda Insight: ORIGAMI EcoDrive

hondainsight.jpg

Uma das características mais marcantes do novo e ecologicamente correto, Honda Insight, à venda no Japão, é a função “EcoAssist”, uma opção de fazer o carro funcionar com energia eólica.

Para chamar a atenção dos internautas em relação a essa nova tecnologia automotiva, a agência japonesa Hakuhodo criou um hotsite divertido que permite conduzir um Honda Insight virtual, em forma de origami, apenas assoprando no microfone instalado em seu computador. A alusão ao movimento estimulado pelo vento é quase real.

Gostou da idéia? Então vai lá ;-)

Dance For The Climate

Às vezes me pergunto até que ponto um flashmob pode mesmo transformar uma causa.
Na verdade, um flashmob nada mais é do que um movimento que prova a existência de pessoas a fim de se mobilizar a favor de uma causa. E ter pessoas empenhadas em dedicar seu tempo em apoio a uma solução rápida e eficaz para o meio ambiente, é muito importante (apesar de não ser tudo).
Há algumas semanas atrás, cerca de 10 mil pessoas se reuniram em uma praia da Bélgica para chamar a atenção de autoridades que participam, desde ontem, do COP 15, o encontro mais importante para definir regras e normas contra o aquecimento global. O resultado foi um show de coreografia ao som de Magnificent, do U2.

O flashmob com esse ‘mar de gente’ foi realizado pelas organizações Friends of the Earth e a Belgian Climate Coalition. Acesse o site e veja a preparação do flashmob.

E-cards da Stella Artois para salvar a Mata Atlântica

stellaartois.jpg

Enviar cartões de Natal para salvar árvores pode parecer contraditório, mas essa é a base da última campanha de Stella Artois. A marca de cerveja convida seus consumidores a baixar e enviar e-cards personalizados que utilizam a tecnologia de realidade aumentada. Toda vez que um e-card for baixado e enviado, a Stella Artois se compromete em salvar uma árvore em extinção na Mata Atlântica.
A marca espera que 1 milhão de cartões sejam enviados antes do Natal.
Como parte das celebrações natalinas, a Stella Artois ergueu uma árvore de Natal no Hyde Park, de Londres. Uma webcam transmite ao vivo a imagem da árvore de Natal. A cada 100 mil e-cards enviados, a árvore filmada vai ascender suas luzes, permitindo monitorar o andamento da promo Stella Artois Season’s Greetings.

A criação é da britânica Bright Spark Digital.

Duracell ilumina ‘virada’ na Times Square

duracellsmartpowerlab.jpg

Está aberta a temporada de ações e campanhas de final de ano.
Pelo segundo ano consecutivo, nova-iorquinos e turistas começaram a gerar a energia necessária para acender os números da bola de cristal que, na virada do ano, iluminará a Times Square e anunciará a chegada da nova década.

Como uma forma de incentivar o uso de energia alternativa, a fabricante de pilhas Duracell introduziu o Smart Power Lab no famoso endereço de Nova York, dentro da qual as pessoas poderão pedalar para produzir a energia que será consumida pela bola brilhante e pelo grande letreiro que se acende anunciando o ano que chega.

Serão necessárias mais de 200 horas de pedaladas para garantir a iluminação da bola e do letreiro. Sendo assim, as atividades já começaram.

Neste espaço onde foi instalado o Smart Power Lab, os visitantes podem recarregar gratuitamente telefones celulares, máquinas fotográficas e outros aparelhos, além de jogar jogos do Xbox e obter uma foto personalizada tirada com uma réplica de tamanho natural dos letreiros que formam ‘2010′.

:: Via PSFK

Volvo C30 DRIVe around the world

volvodrive.jpg

A Volvo surgiu com um concurso chamado DRIVe Around the World, que aproveita o poder das redes sociais e a tendência da preocupação das marcas com a sustentabilidade. O concurso desafia as pessoas a conduzir virtualmente um Volvo C30 numa volta ao mundo virtual em 80 dias, usando apenas seus amigos do Facebook. A montadora vai doar 15.000 euros, em nome da equipe vencedora, para um projeto de compensação de carbono promovido pela www.myclimate.org.

DRIVe Around The World é um jogo baseado na filosofia de que qualquer pessoa é conectada ao resto da população do mundo por apenas seis graus de separação. A Euro RSCG 4D da Suécia, agência que encabeçou a criação do projeto, postou um vídeo-trailer do concurso. Confira abaixo e entenda melhor a mecânica do jogo:

:: Via AutoEvolution.

Heineken Green Bag

hnkgreenbags.jpg

Não importa o segmento. Todas as empresas estão enfrentando uma nova demanda por produtos e serviços mais “verdes” e menos maléficos ao meio ambiente em que vivem seus consumidores.

E a Heineken é uma delas.

Heineken Green Bag é uma sacola de compras feita a partir de materiais reciclados e descartados de antigos outdoors. O primeiro lote dessas sacolas foi vendido em poucos dias, de acordo com a JWT de San Juan.

Com vários desenhos e estampas diferentes, as eco bags estão sendo vendidas no site heinekencity.com, uma boutique virtual da marca. Se você é consumidor de Heineken, assim como eu, não deixe de visitar o site. É muito bacana ;-)

:: Via Direct Daily

Aplicativo da Volks mede emissão de Co2

Vocês devem ter percebido que eu curto muito a tecnologia mobile. Sempre que surge uma campanha que envolva o mobile marketing, ou até mesmo um simples aplicativo, costumo postar aqui. Só que não podemos esquecer que a tecnologia, por mais inovadora e interessante que seja, não substitui uma boa idéia.
Boa idéia como a da Volks da Suécia, que lançou um aplicativo de iPhone que mede a quantidade de Co2 emitido pelos usuários através de um simples sopro. O objetivo é comparar a emissão do novo Passat EcoFuel com a das pessoas, e provar que o novo green car é mesmo muito ecológico.
Acima, o vídeo que divulga o aplicativo, criado pela DDB Stockholm.

Polar Tweets

polartweets.jpg

Polar Tweets é um app de internet que puxa todas as hashtags “eco-friendly” escritas em conversas no Twitter.
Sob um urso polar flutuante, as palavras formam um iceberg que o sustenta. Quanto mais eco tweets, mais chances do urso sobreviver. No contrário, vocês já imaginam.
O app faz parte de uma campanha do Zoo de Toronto, Canadá, que está incentivando as pessoas em conversar mais sobre os problemas enfrentados pela natureza, principalmente em defesa da salvação dos ursos polares, além de chamar a atenção de autoridades e ONGs parceiras, de forma diferente e participativa.

Oxfam | Tck Tck Tck

oxfam_kevin.jpg

Em uma praia de Melbourne, na Austrália, um homem usou uma máscara com a caricatura do premiê australiano Kevin Rudd, vestido de pijamas e sentado sobre uma cama. O objetivo do protesto é alertar aos líderes mundiais, incluindo Rudd, para “acordar” diante do agravamento dos problemas das mudanças climáticas.

Do outro lado do mundo, em Nova Iorque, ativistas e voluntários se reuniram neste domingo, no Central Park, para formar uma escultura humana em forma de ampulheta. Com um vídeo que está circulando por todas as televisões do mundo e, claro, na internet, eles tentam passar a idéia de que o tempo está correndo.

Tanto em Melbourne, quanto em Nova Iorque, as ações foram organizadas pela ONG Oxfam, como parte da campanha “Tck Tck Tck” (www.tcktcktck.org), que antecipa a conferência da ONU sobre o tema, prevista para dezembro, em Copenhagen (Dinamarca). No Brasil, a ação tem o nome de “Tictac Tictac Tictac” (www.tictactictac.org.br).

:: Com fonte do Yahoo! News, Day Life  e Terra

Audi | Eletricity Untamed

audieletricity.jpg

Em seu 100º aniversário, a Audi comemora com algumas mudanças e estratégias que fortalecem sua identidade. A primeira transformação foi em seu logotipo com uma sutil modificada na tipografia (veja aqui).

A montadora também está apresentando alguns vídeos (estilo viral) com cenas de situações, algumas engraçadas, onde a eletricidade se mostra indomável. Os vídeos estão centralizados no microsite (www.eletricityuntamed.com) que conta também um link para o aplicativo do Facebook e um mosaico randômico de links com tudo aquilo que os internautas tem falado sobre a marca e o novo carro elétrico Audi R8 ePerformance.

Uma contagem regressiva indica a chegada do Frankfurt Auto Show, evento esse que será apresentado o novo automóvel conceito da Audi.

Confira os vídeos abaixo:

Honda Eco Racing

ecogp.jpg

Não é só mais um advergame de corrida. O Honda Eco GrandPrix é um jogo online lançado no Japão para ensinar as pessoas como ter uma atitude mais ecológica na hora de dirigir.

Você usa apenas o acelerador e o freio para encontrar a velocidade ideal para conduzir na cidade.
No jogo você não tem que usar o volante, mas só o freio e acelerador para encontrar a velocidade ideal para conduzir na cidade, poupando gasolina e salvando a atmosfera.

ecogp2.jpg

A Honda está na lista das montadoras “verdes” do mundo. Mesmo assim, ainda falta muito para chegar próxima da sua conterrânea Toyota, considerada a montadora mais ambientalmente correta e sustentável.