Converse pinta murais em Berlim com máquina que atira balas de tinta

A Converse saiu colorindo as ruas de Berlim com desenhos de seu icônico tênis, feitos com uma máquina que dispara balas de tinta.

Chamado de Facadeprinter, o dispositivo foi desenvolvido pelo estúdio alemão Sonice Development, composto por artistas e inventores que focam em criar “robôs-desenhistas” e instalações interativas que borram as barreiras entre arte e tecnologia, e físico e virtual.

converse-justaddcolor-2

Ao disparar as balas de tinta, a máquina desenha ponto por ponto na parede, criando uma enorme obra de arte. Integrada à um computador, ela lê os gráficos virtuais da composição e consegue corrigir perspectiva e distorções balísticas em tempo real.

Assim, o desenho consegue ser adaptado para cada situação arquitetônica em que será pintado.

converse-justaddcolor-1
converse-justaddcolor-3
converse-justaddcolor-4

A Facadeprinter funciona como extensão e reprodução do processo criativo e também do próprio artista.

As novas tecnologias ampliaram significativamente as formas de expressão dos artistas contemporâneos, publicitários e criativos, assim como nossa percepção da realidade. Um painel gerado por algoritmos e comandos eletrônicos que dispara balas de tinta extrapola a arte enquanto resultado final, existindo enquanto processo e reprodução. E, ao se “moldar” a cada superfície que pinta, a máquina toma emprestado do artista as características de imprevisibilidade e tempo real.

A ação faz parte da campanha Just Add Color, que mistura guerrilha, graffiti e tecnologia com o objetivo de colorir as ruas com arte, e não anúncios. Seria interessante se o desenho de extendesse para além do simbólico tênis.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Celular perdido oferece um incrível tour por Shangai

O que você faria se encontrasse um smartphone perdido? A maioria provavelmente tentaria encontrar o dono para devolver, a não ser que o dono do celular tivesse outros planos… como por exemplo levar você para conhecer alguns dos lugares mais legais da cidade, proporcionando a você uma experiência inesquecível. Em resumo, foi isso o que fez a Time Out Shangai, em uma ação criada pela Energy BBDO.

É curioso quando a gente começa a pensar quantas coisas legais deve ter para se fazer no lugar onde moramos, mas exatamente pelo fato de vivermos neste lugar, a gente acaba se acomodando e conhecendo quase nada. No caso da Time Out, a publicação queria mostrar lugares curiosos e fora do comum, que são o diferencial de seu conteúdo.

Ao encontrar – e pegar – o celular, o participante começou a receber mensagens com instruções, como se estivesse em uma caça ao tesouro, em que o prêmio era o tour em si.

A ideia em si é muito legal, mas tenho minhas dúvidas se eu entraria em um táxi seguindo as orientações enviadas a um celular perdido…

timeout timeout1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Marca inventa o assalto invertido: Adiciona produtos nas lojas ao invés de roubar

Oak Milk é tipo um Toddy/Nescau australiano (estou certo, brasileiros que vivem na Austrália?), que aplicaram uma ação de guerrilha ousada para sanar a dificuldade de distribuição do produto.

A empresa inventou o “assalto reverso”: Ao invés de subtrair produtos, você coloca coisas nas prateleiras.

No vídeo acima, mascarados invadem uma mercearia anunciando um assalto reverso, e adicionam Oak Milk na gelaeira – que convenientemente tinha espaço sobrando.

A marca quer que as pessoas participem da ação – não praticando os tais assaltos, claro – mas indicando lojas e supermercados que não vendem o tal Oak em um app no Facebook, para que assim esses estabelecimentos sejam surpreendidos.

Vamos supor que toda essa história seja real. É tudo muito ousado até alguém tomar um tiro.

/via

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Ideia para a sua cidade: Buracos nas ruas com a cara do prefeito

Em época de eleições municipais no Brasil, achei providencial essa ação realizada na Rússia para “encorajar” os políticos locais a fazerem seu trabalho.

Yekaterinburg é a quarta maior cidade russa, com um problema generalizado de descuido das ruas e estradas. Para chamar atenção, os buracos foram grafitados com caricaturas do prefeito, vice-prefeito e governador, contendo ainda frases com as promessas que foram feitas durante a campanha.

Antes de consertar a rua, a prefeitura simplesmente pintou por cima do desenho e largou o buraco lá. Depois de um novo grafite com a frase “Só tinta não vai resolver o problema” e, claro, de grande repercussão na mídia, a administração local resolveu tomar uma atitude.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


NatGeo coloca blogueiro suspenso pela pele a 50m de altura

Como nunca antes, as ações de guerrilha estão mais integradas com as mídias sociais e os meios interativos. Afinal de contas, são meios muito bons para estimular a participação das pessoas e medir o boca a boca.

Atenta a essa tendência, a Espalhe planejou, criou e promete executar uma ação nada convencional para divulgar a nova série Tabu América Latina, que estreia no NatGeo neste domingo às 22h.

Pra começar, amanhã, a partir do meio-dia, o blogueiro (e bodypiercer) Rafa Gnomo será suspenso por dois ganchos inseridos em sua pele próximo aos ombros e pendurado em um guindaste a uma altura de 50m, onde será mantido por cerca de três horas. A ação acontecerá num estacionamento no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação.

Para garantir ainda mais envolvimento do público, o Twitter vai entrar na brincadeira.

A cada 50 hashtags #tabu tuitada pelos internautas, Rafa Gnomo será erguido 10 metros até atingir os 50 metros. Caso a hashtag atinja boa posição no trend topics Brasil do microblog, outras surpresas estão previstas.

Além disso, o corajoso blogueiro interagirá com o público, mandando recados em uma mini-lousa para as pessoas utilizarem o Twitter para falar com ele, por meio do perfil @NatGeobr.

Quem quiser acompanhar a bizarra experiência no conforto do lar, saiba que a ação será transmitida ao vivo pelo portal oficial do NatGeo www.natgeotv.com/tabu.

Vodafone usando dinheiro como mídia

Eu nem sei se esse tipo de coisa seria permitido por aqui, mas o pessoal da Scholz & Friends NRW de Düsseldorf resolveu usar notas de 10 Euros para divulgar os preços do pacote de roaming da operadora Vodafone.

Melhor do que as mensagens… motivacionais que encontramos escritas a caneta nas notas de Real.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Fitness First: The Calorie Receipts

Se você fica reclamando que com aquele seu cliente pequeno e com pouca verba fica difícil ser criativo, é porque não pensou o suficiente para levar a diante uma simples e boa idéia, como aconteceu no caso da Jung von Matt/Spree, de Berlim.

A agência alemã tinha como objetivo angariar mais clientes para a rede de academias Fitness First. Então optou por centralizar toda ação em locais onde as pessoas mais abusam das calorias: restaurantes.

Uma parceria entre restaurantes de regiões próximas das academias Fitness First foi o ponto chave para que ação pudesse se desenrolar.

Em todas as contas solicitadas pelos clientes dos restaurantes no final das refeições, vinha não só o preço daquilo que haviam consumido, como também a caloria de cada alimento/bebida e o tempo que era necessário para recuperar a boa forma.

As mesmas continhas valiam como ‘voucher’ para fazer um treino gratuito em uma das academias da rede.

Os resultados? Dê o play no vídeo e confira.

Oportunidade ou gerenciamento de crise?

bomgosto.jpg

Como a maioria de vocês devem ter acompanhado, no último domingo aconteceu a tumultuada corrida de rua SP Indy 300, em São Paulo. Além dos diversos acidentes, outro assunto virou pauta no Twitter: a comemoração do vencedor com uma tal caixa de leite.

Pra quem não sabe, a comemoração com leite, ao invés do tradicional champagne, é normal nas etapas da Indy nos EUA, e foi adaptada para o Brasil. Muitas pessoas tiraram sarro da situação, enquanto alguns veículos elogiaram a inusitada comemoração. O fato é que deu o que falar. E agora acabo de saber em primeira mão que a Bom Gosto, uma marca gaúcha de laticínios, que hoje é líder no mercado nacional de leite UHT, criou tudo isso como uma ação de oportunidade (ou seria de gerenciamento de crise?) e vai leiloar a caixa polêmica com um autografo do Will Power, vencedor da etapa.

O site do leilão já está no ar. Os burburinhos no Twitter tendem a continuar, ainda mais depois disso. E agora, será que a Bom Gosto fez certo jogando mais lenha na fogueira? O certo mesmo é que nunca falaram tanto dela em redes sociais.

Nokia: The World’s Biggest Signpost

Há pouco tempo, a Nokia tornou gratuito seu serviço de mapas Ovi Maps para navegação via GPS em celulares.

Para chamar a atenção das pessoas sobre o serviço, a Nokia encomendou da agência Farfar, uma grandiosa ação interativa.

Uma estrutura de 50 metros de altura, em forma de signpost (placas de indicação de endereços), foi colocada em um ponto estratégico de Londres, onde apontava, em tempo real, vários locais “favoritados” pelos usuários do serviço de mapas Good Thinks, um produto da Ovi Maps que permite compartilhar e indicar lugares para seus amigos.

:: Dica do @dudex

Cerveza Andes: Teletransporter

Machista, divertida e extremamente criativa, como toda boa campanha de cerveja. Estou falando da piração criada pela Saatchi & Saatchi para a marca de cervejas argentina, Andez.

Foram instalados alguns “teletransporters” em bares de Buenos Aires, que servem para salvar os marmanjos de uma ligação indesejada da namorada, enquanto eles estão na gandaia. Afinal, pra que mentir se você pode se “teletransportar”? :P

:: Dica do @Klozz

Brand Alley transformou ruas em passarela

Algumas lojas de departamento e moda precisam provar que suas roupas têm preços acessíveis e podem ser usadas no dia a dia. Quem fez isso de maneira criativa e não convencional foi a Brand Alley. A loja virtual do Reino Unido trocou as passarelas pelas ruas, criando um verdadeiro desfile a céu aberto na movimentada região de Oxford Circus, em Londres.

A outra diferença? Os modelos substituíram as roupas por corpos pintados, chamando a atenção até mesmo dos ingleses mais sérios e distraídos. Com esse inusitado stunt, o desfile incomum fez o ‘barulho’ necessário até chegar à mídia, espontaneamente.

FGA: Espalhe ganha novo estagiário

fga.jpg

Na verdade, é uma nova estagiária.
Ontem, após a Conferência do GP09, dei um pulo na Espalhe para assistir a apresentação dos 3 finalistas do FGA – Festival de Guerrilha do ADivertido.
Todos eles haviam recebido um briefing para criar uma solução criativa de como a Fundação Abrinq poderia captar mais cadastros válidos de gente interessada em apoiar a causa da instituição. E, depois de uma difícil tarefa de escolher a melhor idéia ‘out of box’, a estudante Ana Clara Schneider, do 4º semestre da ESPM-SP, foi a vencedora. Na foto, a Ana é a segunda da direita para a esquerda, ao lado do Gustavo Fortes. Ela a ganhou nada mais, nada menos que uma vaga de estágio na Espalhe.

Gostaria de parabenizar a Ana e a Espalhe, respectivamente pela vitória e pela escolha e contratação.

Obrigado,

@GFortes e @mrmanson.

Operadora “levanta a bandeira” da saúde

tit_index_01.jpg

A comodidade que os instrumentos eletrônicos nos proporcionam, faz com que, muitas vezes, as pessoas associem a tecnologia ao sedentarismo. Só que tem empresa querendo desmistificar afirmações como esta.
Uma delas é a Au, uma das marcas líderes em telefonia celular no Japão, cuja propriedade pertence a operadora mundialmente reconhecida, KDDI.
Sempre apostando em inovações no design e em tecnologias de mobilidade, a Au by KDDI lançou agora uma competição que está mexendo com os japoneses, literalmente.

5minwalk2.jpg

5min. WALK” se baseia num aplicativo que transforma o celular num contador de calorias. O aplicativo reúne funções de GPS em uma espécie de “pedômetro” que conta os passos e a quantidade de caloria perdida em determinada caminhada. A campanha incentiva uma caminhada mínima de 5 minutos por dia. Neste aplicativo, os usuários poderão saber quantas calorias perderam durante o trajeto e compartilhar as informações com seus colegas que também estão utilizando a ferramenta.

Mais do que apenas incentivar a saúde individual, a KDDI está tentando criar um senso entre a comunidade japonesa: usuários podem se registrar no site e entrar no ranking dos “5min. Walkers”. Todo dia, no computador ou no mobile site, a KDDI posta o número de calorias queimadas por todos os usuários registrados – a cada 5 minutos – e “coroa” os walkers que mais fizeram valer a pena suas caminhadas. Uma ótima campanha de engajamento, que inclui ainda ações de guerrilha com adesivações em estações de metrô e terminais de ônibus.

kddi5min.jpg

:: Dica enviada pela Amanda Piccoli, via Japan Trends.

FGA: Festival de Guerrilha do ADivertido

fga.jpgO ADivertido sempre foi entusiasta das boas idéias, principalmente aquelas que chamam a atenção de forma não convencional.

Quem nos acompanha, sabe que o Marketing de Guerrilha esteve muito presente em nossas entrelinhas. Ao mesmo tempo, eu tinha um sonho de criar algum concurso que premiasse as boas idéias que não tiveram chances de serem mostradas

Pensando nisso, o ADivertido concretizou uma super parceria com a Espalhe, a primeira e melhor agência de Marketing Guerrilha do Brasil.

Lançado oficialmente hoje, o Festival de Guerrilha do ADivertido (FGA) irá premiar as cabeças mais criativas e guerrilheiras que em breve estarão no mercado.

Este é o 1º Festival Universitário de Guerrilha do Brasil. Portanto, se você é estudante universitário e vive em São Paulo, pode enviar, desde já, a sua idéia, e concorrer a um estágio na Espalhe.

Acesse o site do FGA e saiba mais sobre o concurso. Abaixo, você também pode conferir o print do regulamento.

Os aviõezinhos de papel da EasyJet

6a00d8341c5abc53ef0120a5f29b6d970c.jpg

Voando para mais de cem destinos diferentes por toda a Europa, a EasyJet carrega consigo a virtude de ser a cia. aérea de mais baixo custo do velho continente. A questão é que ela, por ser uma empresa com um core business não tão tradicional, precisa apelar para uma comunicação B2C igualmente diferente e arrojada.

Em Paris, na França, a EasyJet realizou uma promo interessante: convidou 2 mil crianças a fazerem aviõezinhos de papel reciclado. Dentro de 20 deles havia um bilhete promocional que concedia uma viagem com tudo pago para algum destino europeu. Para conseguir pegar o bilhete promocional, pessoas tiveram que se aglomerar na frente do Grande Arco de La Defense, num bairro moderno de Paris, e aguardar para que, num horário pré-determinado, um balão cheio destes aviõezinhos os soltasse.

t

Resultado: Centenas de jovens e adultos se amontoaram e participaram da ação. Fotógrafos e jornalistas fizeram a cobertura da promo, gerando mídia espontânea o bastante pra fazer gente à beça saber o que estava acontecendo. Também houve muita repercussão nos blogs e no Twitter.

Balões de “UP” na Tower Bridge em Londres

uplondon1.jpg

A Pixar é uma ótima contadora de histórias. E sabe fazer muito bem isso através da animação. Quando pinta uma chance, eles levam suas emoções para o mundo real, como foi o que aconteceu na noite de ontem em Londres.
Em uma parceria entre Pixar e Disney, foi executada uma curiosa intervenção na capital britânica, como parte da campanha de divulgação de “UP“, que estréia no Reino Unido só no dia 4 de outubro.
Bem abaixo da famosa Tower Bridge, colocaram milhares de mini balões coloridos muito parecidos com os usados pelo senhor Fredricksen para voar pelo mundo dentro de sua casa flutuante. Qualquer semelhança não é mera coincidência. A ação faz parte da campanha não convencional que as duas produtoras estão realizando na região para atrair a atenção das pessoas e da mídia.
Veja abaixo algumas imagens e um vídeo que revela melhor como que aconteceu.
uplondon2.jpg

uplondon3.jpg

:: Via DailyMail e Pixar

O maior concerto ao vivo a bordo de um avião

vaustralia.jpg

O talento musical do Black Eyed Peas já chamou a atenção de Barack Obama, Oprah e T-Mobile. Quem agora também se simpatizou com o grupo musical é a Virgin, holding do multimilionário e ambicioso empresário americano, Richard Branson. Através da companhia aérea V Australia, o plano é bater dois recordes: o maior concerto ao vivo já realizado num avião e a gravação de uma música a cerca de 10 mil metros de altura. O bilhete para o evento só estará disponível no eBay. Isso quer dizer que, ganha ingresso para o evento aéreo aquele que oferecer a quantia mais alta. Por enquanto, a quantia mais elevada foi de U$1.025,00. A renda do leilão virtual será revertida a favor da Telethon Institute for Child Health Research, informou o Wefind.

O que a Virgin e o Black Eyed Peas vão ganhar? Muita visibilidade, mídia espontânea e, quem sabe, um lugarzinho no Guinnes Book. Tá de bom tamanho, não é mesmo?!

Oxfam | Tck Tck Tck

oxfam_kevin.jpg

Em uma praia de Melbourne, na Austrália, um homem usou uma máscara com a caricatura do premiê australiano Kevin Rudd, vestido de pijamas e sentado sobre uma cama. O objetivo do protesto é alertar aos líderes mundiais, incluindo Rudd, para “acordar” diante do agravamento dos problemas das mudanças climáticas.

Do outro lado do mundo, em Nova Iorque, ativistas e voluntários se reuniram neste domingo, no Central Park, para formar uma escultura humana em forma de ampulheta. Com um vídeo que está circulando por todas as televisões do mundo e, claro, na internet, eles tentam passar a idéia de que o tempo está correndo.

Tanto em Melbourne, quanto em Nova Iorque, as ações foram organizadas pela ONG Oxfam, como parte da campanha “Tck Tck Tck” (www.tcktcktck.org), que antecipa a conferência da ONU sobre o tema, prevista para dezembro, em Copenhagen (Dinamarca). No Brasil, a ação tem o nome de “Tictac Tictac Tictac” (www.tictactictac.org.br).

:: Com fonte do Yahoo! News, Day Life  e Terra

Domino’s | Delivery Point

Para provar que agora o serviço delivery da Domino’s Pizza entrega onde quer que o consumidor esteja, a agência Indie Amsterdam, da Holanda, espalhou várias portas de verdade por locais inusitados, como parques e praias, que servirão como pontos reais de entrega. Isso mesmo, se uma pessoa vir uma dessas portar por perto, poderá pedir uma pizza, tranquilamente, tendo apenas que telefonar para o número sugerido. Assista abaixo uma demonstração:

:: Via Creativity

Vauxhall Coin’s Car | Carro coberto com moedas

vaux.jpg

Um automóvel Astra foi estacionado na estação de metro Liverpool Street, de Londres, todo coberto com moedas que, somadas, equivalem a algo em torno de £ 2.000.

Dezenas de passageiros que passavam pela estação, na manhã de ontem, não mediram esforços para invadir a área e pegar o maior número de moedas possível.

A emboscada foi criada para a Vauxhall, subsidiária da General Motors. A montadora está promovendo a queda no preço do novo Astra, que chegou até menos £ 2.000 no valor tradicional do automóvel.

Confira o making of:

:: UPDATE ::

Bem lembrado pelo Pierre, nos comentários. Ano passado, a Chevrolet colocou moedas em torno de uma imagem que representava o novo modelo Aveo, em um outdoor. A ação também aconteceu na Inglaterra. (veja aqui).