One People


See video

Back in November over 100 dancers converged at Occupy SF & Oakland to dance the world awake.

Quer um case no Instagram? Então toma!

Muito se discute sobre o uso de plataformas e ferramentas emergentes em ações de marketing, principalmente pelo fato de que podem não representar um meio potencial para atingir alcance e frequência desejável. Mas, como tudo na vida, o sucesso do uso delas depende de diversos fatores.

Entre essas ferramentas emergentes que chamam atenção do mercado ao mesmo tempo que também proporcionam essa desconfiança por ainda serem incipientes e segmentadas demais, está o Instagram.

Em Cingapura, país onde a maioria dos jovens são conectados e possuem smartphones, independente da classe social deles, a Johnson & Johnson não recusou ativar sua marca Neutrogena no hypado aplicativo de fotos. E se deu bem.

Na ocasião de conscientizar os jovens do país asiático sobre a importância dos cuidados com a pele em dias de sol – por meio da linha Neutrogena Ultra Sheer, que protege 3 vezes mais da radiação UV – foi selecionado o famoso usuário do Instagram, @AikBengChia, dono de mais de 600 mil seguidores, para engajar o maior número de pessoas.

A campanha, então, aconteceu sob o tema: “Let your skin have a little more fun in the sun” (“Deixe sua pele se divertir um pouco mais ao sol”).

Foram fotografadas pelo @AikBengChia miniaturas em forma de pessoas colocadas sobre uma pele humana, criando a ilusão de que aquilo seriam pessoas na praia em um dia ensolarado.
Durante três dias, 32 fotos como essa foram enviadas para a sua timeline. E, somente no final, foi adicionada a hashtag #Neutrogena_Ultra_Sheer que, ao ser clicada, direcionava para uma única montagem que simulava a imagem de um sol.
A imagem era seguida da mensagem: ”Deixe a sua pele se divertir um pouco mais no sol. Neutrogena Ultra Sheer com 3x mais proteção UV”.
Também foi convocado um popular blogueiro de Cingapura para amplificar a campanha.
Os resultados mostram que a campanha conseguiu alcançar o sucesso desejado: Somente no Instagram, foram 6.792 likes nas fotos e cerca de 500 comentários positivos. Além dos mais de 800 mil usuários do mesmo aplicativo impactados.
Com o uso do Instagram como centro e hub da campanha, me surpreende ver tamanho sucesso.
Talvez seja a primeira vez que vejo resultados nesse nível de uma campanha de marca que se apropriou desse aplicativo mobile. Mas não podemos ignorar que o uso do blogueiro, que amplificou a campanha através de suas redes sociais, foi muito importante para o alcance da mensagem.
Anyway, essa campanha se consagra como case em plataformas emergentes. Inovar é arriscar mesmo.
A criação foi da agência Tribal DDB.

Who’s got the biggest? / Qui a la plus grosse?

condom1 condom2
THE ORIGINAL?
CESVI Giant Condom Mob / AIDS Awareness – 2009
Source : Paperplane
Agency :  Unknown (Italy)
LESS ORIGINAL :
Durex / Israel Aids Task Force – 2010
Source : DirectDaily
Agency : Obsessive Creative Mkg (Israel)

Havaianas “aplaude” a chegada do verão

Poderia ser apenas mais um dia quente de verão no Rio de Janeiro, mas, na tarde de ontem, dia 21, a Havaianas promoveu a primeira ação de verão 2010 dando boas vindas à estação mais brasileira do ano.

Para comemorar o primeiro dia da estação, centenas de pessoas tomaram conta de Copacabana, batendo palmas com suas sandálias.

Quem esteve na praia de Copacabana ontem, foi surpreendido com uma ação inédita da marca. Uma multidão comemorou o início do verão, batendo palmas com suas sandálias, ao ritmo do electro-samba, trilha criada especialmente para a ocasião.

Este “flash mob” feito para a Havaianas, abriu a temporada mais quente do ano, chamando a atenção de todos que passavam pela praia.

Como vimos mais cedo, a Havaianas também pode ter alguma utilidade no inverno, mas é o verão que melhor simboliza a marca e sua icônica sandália.

Dance For The Climate

Às vezes me pergunto até que ponto um flashmob pode mesmo transformar uma causa.
Na verdade, um flashmob nada mais é do que um movimento que prova a existência de pessoas a fim de se mobilizar a favor de uma causa. E ter pessoas empenhadas em dedicar seu tempo em apoio a uma solução rápida e eficaz para o meio ambiente, é muito importante (apesar de não ser tudo).
Há algumas semanas atrás, cerca de 10 mil pessoas se reuniram em uma praia da Bélgica para chamar a atenção de autoridades que participam, desde ontem, do COP 15, o encontro mais importante para definir regras e normas contra o aquecimento global. O resultado foi um show de coreografia ao som de Magnificent, do U2.

O flashmob com esse ‘mar de gente’ foi realizado pelas organizações Friends of the Earth e a Belgian Climate Coalition. Acesse o site e veja a preparação do flashmob.

Os aviõezinhos de papel da EasyJet

6a00d8341c5abc53ef0120a5f29b6d970c.jpg

Voando para mais de cem destinos diferentes por toda a Europa, a EasyJet carrega consigo a virtude de ser a cia. aérea de mais baixo custo do velho continente. A questão é que ela, por ser uma empresa com um core business não tão tradicional, precisa apelar para uma comunicação B2C igualmente diferente e arrojada.

Em Paris, na França, a EasyJet realizou uma promo interessante: convidou 2 mil crianças a fazerem aviõezinhos de papel reciclado. Dentro de 20 deles havia um bilhete promocional que concedia uma viagem com tudo pago para algum destino europeu. Para conseguir pegar o bilhete promocional, pessoas tiveram que se aglomerar na frente do Grande Arco de La Defense, num bairro moderno de Paris, e aguardar para que, num horário pré-determinado, um balão cheio destes aviõezinhos os soltasse.

t

Resultado: Centenas de jovens e adultos se amontoaram e participaram da ação. Fotógrafos e jornalistas fizeram a cobertura da promo, gerando mídia espontânea o bastante pra fazer gente à beça saber o que estava acontecendo. Também houve muita repercussão nos blogs e no Twitter.

O maior concerto ao vivo a bordo de um avião

vaustralia.jpg

O talento musical do Black Eyed Peas já chamou a atenção de Barack Obama, Oprah e T-Mobile. Quem agora também se simpatizou com o grupo musical é a Virgin, holding do multimilionário e ambicioso empresário americano, Richard Branson. Através da companhia aérea V Australia, o plano é bater dois recordes: o maior concerto ao vivo já realizado num avião e a gravação de uma música a cerca de 10 mil metros de altura. O bilhete para o evento só estará disponível no eBay. Isso quer dizer que, ganha ingresso para o evento aéreo aquele que oferecer a quantia mais alta. Por enquanto, a quantia mais elevada foi de U$1.025,00. A renda do leilão virtual será revertida a favor da Telethon Institute for Child Health Research, informou o Wefind.

O que a Virgin e o Black Eyed Peas vão ganhar? Muita visibilidade, mídia espontânea e, quem sabe, um lugarzinho no Guinnes Book. Tá de bom tamanho, não é mesmo?!

Orange dá banho de pipoca em londrinos

orangepopcorn.jpg

Para comemorar o 5º aninversário da sua promo “Wednesday is Friendsday” que incentiva a cultura do cinema, a empresa de telecomunicações Orange e a Fallon, sua agência de comunicação, organizaram um surpreendente evento em um famosa praça de Londres, neste último dia 5 de maio.

Bem perto da Tower Bridge, eles instalaram uma gigante caixa de pipoca (símbolo da promo), e convidadaram 100 sortudos, considerados ativos participantes da promoção. Os convidados tinham que aguardar a contagem regressiva para que toda aquela pipoca fosse despejada sobre eles. Além de 1 tonelada de pipoca, o pessoal da Orange chegou a espalhar dinheiro dentro da caixa, dando ainda mais ânimo para que os sortudos pudessem mergulhar naquele “mar” de pipocas.

Por ter sido uma ação extremamente chamativa, a Orange se beneficiou, sendo mencionada como autora dessa inusitada brincadeira em diversos veículos de comunicação, inclusive na televisão.

O pessoal da Reuters filmou o banho de pipocas, e você pode conferir o vídeo embedado aí abaixo ;-)

T-Mobile | Dance (flashmob)

t-mob1.jpg

Fazia tempo que eu não via a organização de um flashmob por parte de um anunciante. Semana passada, a operadora de telefonia T-Mobile organizou, na estação da Liverpool Street do metrô de Londres, no dia 15 de janeiro, uma performance com mais de 350 dançarinos profissionais, que foi capturada por câmeras escondidas em quanto rolava uma movimentação normal no metrô.

Durante a semana, um Brand Channel no YT avisava, através de uma contagem regressiva, que estava chegando a hora da filmagem do comercial. Portanto, várias pessoas se anteciparam e foram até a estação de metrô acompanhar e participar da ação. Alguns até dançaram juntos com os artistas convidados. Uma verdadeira resposta a intenção prevista pela T-Mobile: fazer com que as pessoas dividem coisas inesperadas e maravilhosas com as outras pessoas.

Um comercial de 3 minutos transmitiu, depois de 48h após as filmagens, as cenas do flashmob. O comercial ocupou uma faixa do horário nobre da emissora Channel 4 – de grande audiência na região.

t-mob2.jpg

Sob a assinatura “Life’s for Sharing” (”A vida é para compartilhar”), a campanha conta agora com dezenas de filmes submetidos por usuários comuns, que compartilham danças e performances corporais no Brand Channel do YT.

Veja o comercial original na sequência:

A criação da campanha é “Life’s for Sharing” da Saatchi Saatchi London.