Vodafone e Blackberry apresentam curta em 3D

Pelo visto, o 3D vai ser uma das principais tendências da tecnologia em 2010. E não são só as produtoras de conteúdo que estão de olho na evolução dessa tecnologia. Algumas marcas também estão se dando conta das vantagens em aliar a comunicação ao 3D.

A Vodafone da Espanha e a RIM (Research in Motion), fabricante do Blackberry, instalaram em uma praça de Madri, um painel de vídeo para transmitir um curta-metragem de animação sobre o interior de um Blackberry Vodafone. O que não falta é imaginação e ludicidade.

Inside, nome dado ao curta-metragem, foi produzido pela mesma equipe de Planet 51.

Além da praça em Madri, os usuários que dispõe de óculos 3D, poderão desfrutar da animação em www.descubresuinterior.com. Se você ficou curioso, assista abaixo:

:: Via Yorokobu

Como o iPad pode revolucionar a mídia e o marketing

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Escreve aí. O iPad, assim como outros e-readers, vai permitir novas formas de marketing para atingir consumidores cada vez mais envolvidos com uma publicidade mais interativa e menos interruptiva.

Os anunciantes estão mais otimistas em 2010. Uma das razões, segundo o IAB (Interactive Advertising Bureau), tem a ver com o surgimento constante de novos meios e plataformas oferecidas a eles. Um conforto para quem não pretende perder seus consumidores de vista.

Enquanto os veículos de mídia mais conservadores não abrem mão de um modelo de negócio já ultrapassado, outros, como é o caso do The New York Times, enxergam ricas oportunidades de estabelecer, com essas novas tecnologias, uma positiva relação [notícia x leitor].

O mais tradicional ‘jornalão’ dos Estados Unidos foi o 1º do mundo a anunciar uma parceria com a Apple, e criar um aplicativo customizado especialmente para o iPad. E fez o mesmo com o Kindle, o pioneiro neste ‘neo market’. Está claro que o NYT não perde tempo, aproveita novidades e experimenta inovações a fim de lutar contra a queda brutal de circulação do seu jornal impresso e o número de assinantes do mesmo.

Hoje, dia em que o mundo congestionou a internet para acompanhar o lançamento do novo device, a Apple não só escreveu um novo capítulo na história da tecnologia, como também reescreveu o capítulo de um marketing e de uma mídia onde, até então, era o conteúdo que reinava sobre qualquer outra coisa.

Assim como a revolução no mobile marketing, obtida graças aos branded apps de iPhone e iPod, a Apple continua construindo novos caminhos para as marcas. Talvez sejam os mais pertinentes desde o início do século XXI.

Demo do Square para iPhone by Kevin Rose


Kevin Rose, criador do Digg e hoje investidor de algumas startups como Foursquare e Gowalla faz um teste com o protótipo do Square, aquele acessório/aplicativo para pagamentos com cartão de crédito no iPhone. Sensacional.

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Nokia: The World’s Biggest Signpost

Há pouco tempo, a Nokia tornou gratuito seu serviço de mapas Ovi Maps para navegação via GPS em celulares.

Para chamar a atenção das pessoas sobre o serviço, a Nokia encomendou da agência Farfar, uma grandiosa ação interativa.

Uma estrutura de 50 metros de altura, em forma de signpost (placas de indicação de endereços), foi colocada em um ponto estratégico de Londres, onde apontava, em tempo real, vários locais “favoritados” pelos usuários do serviço de mapas Good Thinks, um produto da Ovi Maps que permite compartilhar e indicar lugares para seus amigos.

:: Dica do @dudex

Nivea ajuda a escolher protetor solar com aplicativo para iPhone

Nivea Sun iPhone Aplicativo

Para ajudar na escolha do protetor solar, a Nivea lançou um aplicativo para iPhone que indica o fator de proteção ideal de acordo a sua localização e temperatura da região.

A ferramenta pode ser configurada para diferentes tipos de pele, e através de alarmes avisa os horários necessários para reaplicação do protetor solar.

O aplicativo está disponível para download na App Store. A criação é da Lew´Lara\TBWA, com produção da PontoMobi.

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“Alice in Wonderland” e os meios digitais

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Ninguém consegue tornar a magia e a fantasia em algo tão realista como a Disney. Todas as suas produções parecem surgir de uma cartola mágica cheia de surpresas. Seus personagens lúdicos, cenários fantasiosos e enredos improváveis, nem parecem ter sido desenhados por humanos como nós. A próxima grande surpresa da Disney é uma produção de outro importante ícone da nossa era, Tim Burton. “Alice in Wonderland” promete agradar gregos e troianos por contar com um elenco de primeira e uma equipe técnica que dispensa comentários.

No ecossistema digital, a Disney está se esforçando para promover a sua próxima atração entre os “conectados” de todas as idades.

Em uma iniciativa que começou recentemente, pôsteres exclusivos do filme começaram a pipocar em primeira mão num perfil do “Chapeleiro Maluco” no Facebook.

Mas para marcar sua presença efetiva na internet, a Disney começou a divulgar o site oficial de “Alice in Wonderland”. Apesar de boa parte do site ainda estar em fase de desenvolvimento, você já pode acessar e conhecer mais sobre a história de Alice e todos os personagens, fazer downloads de wallpapers e outras imagens espetaculares, navegar pelo storyboard da produção, brincar em um dos dois games disponíveis e, óbvio, assistir ao trailer oficial.

Vale aguardar outras novidades. O próprio site informa que um videogame e um aplicativo mobile também serão disponibilizados. O que está difícil de esperar é pelo lançamento do filme. Alice no País das Maravilhas chegará ao Brasil só em 2 de abril de 2010, quase um mês após seu lançamento nos Estados Unidos. Por lá, a estréia está agendada para 5 de março.

Enquanto isso, eles ainda nos garantem uma página no Twitter e outra no Facebook, para a gente ir acompanhando as novidades.

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Santander: Red Brick Game

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O banco Santander não usou apenas as táticas convencionais para promover a sua chegada no Reino Unido. A saída mais criativa e “fora da caixa” foi lançar um bom advergame na internet.

O site britânico da marca abriga o advergame Red Brick Game, mas eles devem disponibilizar também para dispositivos móveis e em um aplicativo de Facebook. Desenvolvido pela agência Marvellous, o advergame é bem parecido com aquele viciante flash game Bloxorz, e propõe a construção de pontes com ladrilhos vermelhos (cor predominante da marca Santander) para evitar todo tipo de obstáculo.

Cartões da Hallmark para BlackBerry

Poxa, em menos de uma semana consegui encontrar conteúdo bacana para falar de Hallmark. Na última sexta-feira comentei (aqui) sobre a sua ação de Realidade Aumentada, especial para o Valentine’s Day. Outra iniciativa, também voltada para os “digitalsumers”, é o aplicativo mobile da Hallmark para BlackBerry.

Em uma passagem pela CES 2010, o site CrackBerry entrevistou um dos responsáveis por apresentar a novidade da Hallmark. Como você pode ver no vídeo abaixo, o aplicativo gratuito permite enviar e personalizar cartões virtuais.

Por enquanto, infelizmente, as funções mais básicas do aplicativo só estão habilitadas para usuários de BB nos Estados Unidos.

Cadeia de sorveterias ativa promo com Foursquare

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Com a evolução da internet e de todas as ferramentas digitais, quadriplicaram as possibilidades de comunicação. E uma “nova” ferramenta que merece destaque é o Foursquare. Ela é considerada a melhor ferramenta hiperlocal de recomendações.

É possível sugerir restaurantes, bares, praças e até espaços específicos extremamente particulares a uma rede de amigos na web. É um mix de rede social móvel com jogos e pontuações. Mas será que o Foursquare pode ser considerado uma boa alternativa para uma marca se relacionar com seus consumidores?

Famosa entre os nova-iorquinos, a cadeia de sorveterias Tasti D-Lite pode ter a resposta. Ela deu um passo a frente e buscou ativar sua última promo pensando nos benefícios e nas possibilidades do Foursquare.

Quando cadastrado no site, o cliente que mencionar a marca Tasti D-Lite no Foursquare e/ou no Twitter ganha pontos de recompensa para o seu cartão fidelidade MyTasti.

Cada vez que um cliente subir em uma dessas redes sociais uma mensagem relacionada com os pontos ganhos, receberá pontos extras e ainda terá a chance de ganhar taças e casquinhas de sorvete de graça, tendo apenas que ir até uma das lojas da rede mais próximas de onde ele estiver para retirar o mimo.

Desde o início da promo até agora, cerca 700 novas pessoas começaram a seguir o perfil da Tasti D-Lite no Twitter.

:: Com fonte do BusinessWeek

Terremoto no Haiti: Cruz Vermelha arrecada 1 milhão de dólares com SMS

Haiti Red Cross

Em campanha para ajudar o Haiti, depois do terremoto que devastou a capital do país anteontem, a Cruz Vermelha está utilizando uma plataforma de doações via celular.

Enviando um SMS com a palavra “Haiti” para 90999, é possível fazer uma contribuição de 10 dólares. Infelizmente, só funciona nos Estados Unidos.

A Cruz Vermelha anunciou que, apenas através de SMS’s, já arrecadou 1 milhão de dólares. Um importante número para ajudar o país, e que representa a força e praticidade da tecnologia.

Aliás, diversas notícias reportam o papel fundamental dos celulares, internet e Twitter na divulgação de informações e pedidos de ajuda para a tragédia no Haiti.

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Nike | True City

Nike True City

Criado pela AKQA, a Nike prepara o lançamento de um aplicativo para iPhone chamado “True City”.

Com funções de geo-tag e integração com redes sociais, a ferramenta promete lhe ajudar a explorar seis cidades européias – Londres, Berlim, Amsterdam, Milão, Paris e Barcelona – com os olhos de pessoas descoladas (atentem para esse detalhe) locais.

Qualquer usuário do aplicativo pode colaborar, e correr o risco de ser escolhido pela Nike com um desses descolados aí. Assistindo o vídeo abaixo, eu tive a impressão de uma forte inspiração do Foursquare.

| Via Creativity

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Nike anuncia guia mobile de cidades europeias

Nike anunciou hoje o seu aplicativo de iPhone “True City“, um guia mobile das seis principais cidades européias: Londres, Berlim, Milão, Amsterdam, Barcelona e Paris. O lançamento oficial vai acontecer nesta quinta-feira, dia 14.

O aplicativo combina a tecnologia móvel, incluindo QR Code e geo-tagging com uma conectividade ao Facebook. O mais interessante é a chance que os usuários vão ter de contribuir com suas próprias informações e opiniões referentes as atrações ocorridas nestas cidades.

A criação é da AQKA.

Zara Mobile

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Desde a semana passada, a Zara destaca o lançamento de seus aplicativos móveis: Zara (Lifestyle) e Zara Home.

Esses aplicativos são catálogos de bolso com todos os produtos que podem ser encontrados nas lojas da Zara, organizados por seções, o que é muito útil para os clientes. Porém, uma das características mais importantes dos aplicativos é a frequência de atualização: A equipe da Zara irá atualizar o conteúdo semanalmente para manter o usuário informado sobre todos os seus novos produtos e lançamentos.

Fiz o teste com o meu BlackBerry, acessando zara.com no meu mobile browser, e senti um pouco de falta das informações sobre as peças disponíveis. Se a pessoa se contentar em só ver imagens das novas coleções, então tá bom.

Se apropriar do mobile marketing e seus dispositivos é útil demais para as empresas manterem seus clientes sempre atualizados, não importa aonde eles estejam.

Mercado imobiliário aposta em RA

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Realidade Aumentada ficou entre as ferramentas de marketing interativo que mais “bombaram” em 2009.
E o mercado imobiliário se aproveitou dessa tecnologia para aquecer as vendas.
A imobiliária francesa Meilleurs Agents, por exemplo, apostou com tudo em RA para conectar os clientes com suas ofertas.
Sobreposta à imagem real do imóvel, o cliente visualizava na tela do seu celular informações e características (como preço, tamanho, etc.) de imóveis em Paris e outras regiões.

Também com o objetivo de oferecer uma experiência interativa e lúdica para os seus clientes, a brasileira Tenda lançou um site em que se pode visualizar, em tempo real, plantas 3D dos próximos imóveis da incorporadora. Basta seguir os procedimentos de ativação da RA.

Volto a frisar que a tecnologia não substitui as idéias. Um conceito criativo e adequado – envolvendo a tecnologia – é a única forma capaz de fazer aquela inovação se tornar efetiva. Os dois exemplos acima são referências legais para você incluir no seu benchmark ;-)

Com Ford Sync você pode ouvir Pandora, usar o Twitter (e quem sabe um dia jogar FarmVille) dentro do carro

Ford Sync

A Ford anunciou hoje durante a CES 2010, em Las Vegas, a evolução de seu Ford Sync, um sistema automotivo de comunicação e entretenimento desenvolvido em conjunto com a Microsoft em 2008.

A maior novidade é o que chamam de Sync App Ecosystem, que permite que o carro se comunique com qualquer dispositivo via Bluetooth, incluindo Android, iPhone, Windows Mobile, BlackBerry, etc, e tendo acesso a todos os aplicativos compatíveis desses gadgets.

Isso significa que você pode ouvir Pandora dentro do carro, ou até mesmo acessar o Twitter e Facebook e atualizá-los via comando de voz. Além do sistema possuir uma interface touchscreen que inclui até navegador de internet (bloqueado automaticamente enquanto o carro está em movimento), a Ford afirma que qualquer aplicativo mobile existente poderá ser facilmente atualizado para oferecer suporte ao Ford Sync, através de API própria.

Imagine todas aquelas aplicações do seu iPhone ou Android sincronizadas com o seu carro, sem contar ferramentas que poderão ser criadas especificamente para o caso. A Ford acredita que está iniciando um novo nicho de mercado, prevendo um futuro de integração do automóvel com redes sociais. Parece promissor, mas mal eles sabem que o que você quer mesmo é poder jogar FarmVille enquanto encara horas de engarrafamento.

Ford Sync
Ford Sync

| Via Engadget

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AmEx: The Official 2009 US Open iPhone App

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Durante o US Open 2009, a American Express (AmEx), uma das patrocinadoras do torneio de tênis, apostou, numa parceria com a IBM, em alguns recursos especiais de um iPhone app como meio inovador de entreter seus clientes que estiveram presentes no evento.

O aplicativo trazia o melhor do torneio para os cardmembers da AmEx. Através do recurso “Ask the Booth“, os fãs puderam sintonizar uma rádio ao vivo do evento e enviar mensagens de texto diretamente para a cabine do comentarista. Um painel de especialistas e atletas famosos respondiam as perguntas em tempo real. Fora isso, o aplicativo trazia diversas informações sobre o US Open (agendas, pontuações, rankings e um mapa interativo do local do evento).

Os clientes da AmEx saíram de lá felizes e satisfeitos depois dessa incrível gratificação. Eles não vão esquecer tão cedo. Assista abaixo um preview do case:

:: A criação ficou por conta da Digitas, NY.

Blade Runner, Nexus-6 e o smartphone do Google

Em um intervalo de pouco mais de um mês, dois smartphones com Android se inspiraram em clássicos da ficção científica em busca de seus nomes. Ou pelo menos, um deles declarou isso.

A Motorola pagou a George Lucas pelo direito de chamar seu último gadget de Droid. Mais do que um ato de boa fé, ainda que tudo realizado de forma amigável, a Motorola foi obrigada a fazê-lo, já que Lucas registrou oficialmente a denominação dada aos robôs e mecanóides de “Star Wars”.

O mesmo não aconteceu com a Philip K. Dick e seu personagem Nexus-6, da obra “Do Androids Dream of Electric Sheep?” (“O Caçador de Andróides”, em português), que em 1982 se transformou em “Blade Runner”.

Mesmo assim, a família de Dick cobra do Google uma explicação (e dinheiro) por ter chamado seu smartphone de Nexus One, sem nenhuma consulta prévia ou autorização.

A filha de Philip K. Dick, Isa Dick Hackett, que controla hoje a Electric Shepherd Productions e é responsável pelos licenciamentos da obra do pai, declarou que existe um claro infringimento de propriedade intelectual, e diz que seus advogados já estão tratando do assunto.

Blade Runner Nexus 6 One Se o Google existisse em 1982, Harrison Ford desistiria de caçar replicantes

O Google não comentou a acusação, mas advogados especializados acham difícil que a família Dick ganhe essa briga. Um personagem em um livro não vira automaticamente uma marca registrada, e a coisa se complica quando se leva em consideração que o termo “nexus” é usado em outros tantos contextos, não derivados da obra de K. Dick.

Porém, Isa Dick propõe um olhar mais profundo na conexão entre os nomes do personagem e do telefone do Google. No livro, o caçador de recompensas Rick Deckard entra em uma missão encarregado de eliminar os andróides denominados Nexus-6. Para ela, só o fato de Nexus One rodar um Google Android já é agravante.

Mas talvez devesse ter usado o argumento de que, na obra de seu pai, os Nexus-6 superaram várias raças humanas em termos de inteligência. E o Google, a Skynet do mundo real, deseja fazer o quê? Dominar o mundo, é claro.

O fim dos Nexus-6 foi melancólico. Que o Google tenha melhor sorte.

| Via WSJ

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Liberty Mutual: Driver Seat Game

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A empresa de seguros norte-americana, Liberty Mutual, lançou um game para iPhone que permitirá que os usuários de todas as idades experimentem as limitações físicas e cognitivas que os condutores mais velhos podem ter quando dirigem um automóvel. O objetivo do aplicativo Driver Seat Game é fazer com que os jogadores sejam impactados com os mesmos obstáculos físicos enfrentados por seus pais nas diferentes fases do envelhecimento, além de inspirar conversas entre filhos adultos e seus pais idosos.

Talvez esse seja um dos mais criativos e inteligentes aplicativos de iPhone dos últimos tempos. Exagero?

:: Via BrandFreak

Comercial do Google Nexus One

Ontem o assunto não foi outro a não ser o lançamento do Nexus One, o celular do Google.

Ao que tudo indica, o novo gadget se firma como o maior menor “iPhone killer” da história. Menor porque, além de contar com algumas configurações superiores ao iPhone, como a câmera de 5MP de resolução e o teclado com comando de voz, o Nexus One é menor do que o smartphone da Apple.

Rodando Android 2.1, o celular está sincronizado com todos os aplicativos do Google, como Maps, Youtube, Gmail, Earth, além do Facebook e do Android Market Place, loja online de aplicativos.

Um comercial do produto foi publicado agora há pouco no Youtube, e você pode conferir em primeira mão neste post.

Google Nexus One

Vader
Google entra no mercado mobile e lança seu próprio celular. Conheça o Nexus One.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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