Bradesco lança primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone

Bradesco iPhone

O Bradesco irá lançar em breve o primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada para iPhone. Intitulada “Presença”, a nova assinatura da marca, a ferramenta ajuda a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximos de acordo com a sua localização.

O vídeo abaixo é uma demonstração do aplicativo. No começo tudo normal, mas a coisa começa a ficar interessante a partir de 1m50s. Ao levantar o iPhone, os pontos localizados são mostrados no horizonte, indicando o caminho que o usuário deve seguir em tempo real.

Com criação da Insula/NeogamaBBH, e produção da Maya, o aplicativo promete funcionar em todo o Brasil.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Barclays | Fake

Belo trabalho da Venables Bell & Partners para o banco Barclays. Um mundo falso certamente inspirado por “O Show de Truman”.

A produção é da MJZ, com direção de Nicolai Fuglsig. Para quem não conhece, é o mesmo diretor de “Tipping Point” da Guinness, “Daybreak” da Monster e das famosas campanhas da Sony Bravia.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Bradesco | Pele Verde

Nós (já tomando a liberdade de incluir grande parte da galera atuante com comunicação na internet) sempre defendemos o investimento das marcas em conteúdo online, seja de entretenimento, de informação ou utilidade. Algum tipo de conteúdo que divirta, emocione, e ao mesmo tempo carregue a mensagem e a fisosofia da marca.

Passamos anos, exatos 8 anos, exaltando BMW Films, o motivo de existir a categoria Titanium em Cannes Lions. Diversos projetos internacionais de conteúdo também mereceram destaque nos últimos tempos, como Burger King, Doritos, Audi, Axe, Warner, Microsoft Zune, Freixenet, só para ficar em alguns exemplos.

E no Brasil? Apesar de incipiente, por aqui também temos bons trabalhos. Gosto de citar principalmente o projeto do Estúdio Coca-Cola, que integrou TV e conteúdo online, mas existem outras dezenas de pequenas iniciativas nesse sentido (cite seu preferido nos comentários).

Pele Verde Bradesco

Lançado essa semana na internet, o documentário “Pele Verde” tem tudo para se tornar um benchmark quando falarmos em conteúdo. Trata-se de um projeto do Bradesco para divulgar suas ações de conservação do meio ambiente e reforçar seu posicionamento de Banco do Planeta.

Dividido em 10 episódios, o documentário dirigido por Jorge Bodanzky mostra a Amazônia através dos olhos de seus habitantes. Os próprios moradores colaboraram nas filmagens, sugerindo temas e narrarando suas vidas. Grande parte dos que vivem nessas reservas (Catuá-Ipixina, Mamiraupa, Uatumã e Uacari) tiveram contato com a tecnologia pela primeira vez.

Além do site principal, o projeto “Pele Verde” se estende pelo YouTube, com making of, Flickr, Twitter e Facebook, para quem quiser discutir sobre o tema e acompanhar o diário de bordo.

Uma bela idéia, muito bem executada da internet. A criação é da age./isobar. Assista o trailer abaixo, e os 10 episódios no site ou no YouTube.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Visa | Music

Mais um da Visa para a sua campanha “Go”, em que a estrela é a música “Super Freak” de Rick James (pode confessar, você ouvia e dançava em um passado não tão distante).

A proposta é falar do cartão que é uma maneira de segura de comprar online e, obviamente, usando músicas, um dos maiores produtos da internet.

A criação é da TBWA\Chiat\Day, com produção da Epoch Films.

Visa | Go

A Visa entra de vez na era do slogan “Go” com a sua nova campanha institucional, criada pela TBWA/Chiat/Day.

O filme principal, de 1 minuto, é quase que um “Wear Sunscreen” dos cartões de crédito, falando das experiências e emoções que as pessoas devem e podem viver. Obviamente, nada que um dinheirinho não pague.

Visa Go

Um dos comerciais derivados dessa peça é “Aquarium”, também convidando seus clientes a explorarem a vida. A campanha estréia a assinatura “More people go with Visa”, tudo com narração de Morgan Freeman.

Tudo bem esquemático e dentro do mesmo papo que as operadoras de cartão de crédito já trabalham há anos. A produção é da foreignfilms.

“Blowin In The Wind” vira trilha sonora de comercial de banco

Bob Dylan já fez comercial para Victoria’s Secret, Cadillac, Apple e Pepsi. Sendo assim, ninguém deve se surpreender com a clássica “Blowin In The Wind” como trilha sonora de um comercial de banco, certo?

O britânico Co-operative Bank conseguiu uma rara permissão para utilizar a música, e assim lançar a nova imagem corporativa do banco. Como você vai ver no filme abaixo, parece que além de belas imagens genéricas do mundo, tudo o que eles tinham era a canção.

A criação é da McCann Erickson.

David Palmer em nova campanha da Allstate

Esse comercial da Allstate, uma das maiores empresas de seguro do mundo, é do mês passado e bem clichê em tom emocional. Seguindo o critério desse blog, nem mereceria ser publicado. Mas não importa, ele é estrelado pelo melhor presidente que o mundo já teve: David Palmer.

O ator David Palmer, digo, Dennis Haysbert, é garoto-propaganda da empresa há algum tempo, através do slogan “Are you in good hands?”. Esse filme mais recente, especificamente, fala da crise ecônomica como um ótimo período para as pessoas deixarem suas vidas e bens em boas mãos.

Sim, eu estou postado só por causa do ator, mas sei que se eu tivesse uma empresa com certeza ia escolher o Presidente Palmer como garoto-propaganda. Até porque, você sabe quem é o melhor amigo dele…

A criação é da Leo Burnett.

Barclays cria concurso de tobogãs

Lembram do comercial “Waterslide” do banco britânico Barclay? Com locações em São Paulo, inclusive, o filme criado pela BBH London ganhou uma espécie de spin-off viral. Um grupo de estudantes resolvem construir seu próprio tobogã em torno de um edifício e registram toda a ação.

O vídeo serve como peça de divulgação para um concurso no YouTube, convidando as pessoas para criarem seus tobogãs e concorrerem a uma viagem ao redor do mundo. Os vídeos podem ser enviados até o dia 8 de março: youtube.com/barclaycardcreate.

A agência Dare, responsável pela promoção, lembra que você “não deve fazer nada perigoso” e muito menos “construir coisas para fora do seu prédio”, mas se depender do viral que criaram, é melhor esperar pelo pior.

Itaú | Essa Eu Banco

Em um daqueles projetos bem acima da média do padrão brasileiro, o Itaú colocou no ar o site “Essa Eu Banco”, voltado para o público universitário. Nele, através de um dos personagens, o usuário recebe dicas de como poupar, e o que poderia conseguir com esse dinheiro economizado.

Baseadas em vídeo, as situações são apresentadas de forma lúdica e interativa. A campanha divulga as vantagens do Itaú Universitário, colocando o banco como um parceiro dos jovens estudantes no momento de grandes realizações.

Itaú Essa eu banco

Mais do que destacar a produção bem cuidada, com trilha e animações muito bem escolhidas, vale comentar os culhões do cliente em não querer estampar sua marca por todo lado. Só se revela que trata-se de uma ação do Itaú no final, ou quem se interessar em descobrir como realizar cada um dos sonhos e clicar no balão específico no meio da história.

Isso demonstra a aposta no entretenimento e envolvimento com o usuário, passando uma mensagem verdadeira antes de sair oferecendo produtos e criar uma publicidade enfadonha que vai espantar os visitantes.

Sei que isso não deveria ser novidade, e não é, mas em se tratando de produções nacionais é um passo ousado. A criação é da Gringo.

Itaú Essa eu banco

Itaú Essa eu banco