Testamos o Oculus Rift e listamos alguns motivos para ficar empolgado com o futuro da Realidade Virtual

Parece que ninguém ainda sabe direito o que pensar sobre o Oculus Rift, aquele acessório para realidade virtual recentemente comprado por 2 bilhões de dólares pelo Facebook.

Sabe-se que ele deve ser muito legal, pra valer tanto, mas é difícil perceber exatamente COMO ele vai ser tão legal, se nas fotos tudo que se vê é um pessoal com cara de bobo e um trambolho enorme e desajeitado na frente dos olhos.

O Save Game foi investigar todo o potencial de pirações fodas que o Oculus Rift (e todo o universo da realidade virtual, que com certeza será maior do que um único produto), e voltou com dois textos muito bacanas a respeito.

Em “Oculus Rift, a ma?quina de estar”, o designer de games brasileiro Felipe Dal Molin conta como foi e o que ele sentiu e pensou ao testar o Rift com os próprios olhos.

E em “5 pirac?o?es para empolgar de vez com a Realidade Virtual”, Fabio Bracht esgota as possibilidades psicodélicas e malucas de vivermos em uma realidade diferente da nossa.

Leia lá, antes que o futuro vire passado! (E não deixe de comentar. Metade da diversão dos autores é conversar com vocês!)

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Um bebê nascido para a internet

Se você tem contato com crianças nascidas na era digital, provavelmente não se surpreende quando elas começam a mexer em gadgets com toda a naturalidade do mundo, como se já nascessem preparadas para isso. E, a se julgar pelo novo comercial da indiana MTS para seu serviço de 3G, nascem mesmo.

Em Born For The Internet, a revolução digital chega também à sala de parto, mas não na tecnologia dos instrumentos utilizados pela equipe médica e sim no próprio bebê, que já nasce acessando o Google para cortar o cordão umbilical, tirando uma selfie com uma das enfermeiras para postar no Instagram e fazendo transmissões ao vivo via stream. Tudo possibilitado pela ótima qualidade do 3G da MTS, claro.

A criação é da agência Creativeland e a produção é da Smuggler.

bebe1 bebe

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A porta do futuro

Ainda não são portas à laser ou que se materializam na nossa frente, mas ainda assim já é um gostinho de ficção científica.

Criada pelo artista austríaco Klemens Torggler, a Flip Panel Door (ou “Dryehplattentu?r”, como ele chama), rotaciona em dois painéis, se desdobrando como um origami. É feita de um material bem mais leve que as nossas tradicionais portas de madeira.

A versão do vídeo acima foi apresentada em junho do ano passado, mas, neste mês, Torggler utilizou um sistema parecido para criar uma porta em aço. Vide vídeo abaixo.

Quem tem criança em casa certamente dispensaria a invenção, mas é o fim da expressão “fulano bateu a porta na minha cara”.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

GE mergulha na imaginação de uma criança para falar sobre tecnologia

É interessante perceber como a imaginação das crianças funciona, especialmente quando elas tentam explicar o que um adulto faz em seu trabalho. Childlike Imagination, novo comercial da GE criado pela BBDO de Nova York para a campanha Imagination at Work, ilustra a explicação de uma garotinha sobre o que sua mãe faz no dia a dia. Ou ao menos como ela imagina que seja.

Isso inclui trens que são amigos das árvores a hospitais que você pode segurar em suas mãos, e até mesmo computadores capazes de imprimir partes do motor de um jato.

A proposta do comercial é mostrar que, apesar de muitas destas coisas estarem apenas na imaginação de uma criança, é este “otimismo inocente em relação ao futuro” que faz com que a empresa crie novas tecnologias e soluções para diferentes segmentos.

Ah, e é claro que a mãe da garotinha trabalha na GE.

ge1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Cisco mostra como tudo mudará com a “internet de todas as coisas”

A Cisco lançou, recentemente, o manifesto Internet of Everything para mostrar como será o futuro com a “internet de todas as coisas”, quando a tecnologia não apenas ajudará a formatar a maneira como vivemos, mas irá se inserir de maneira ainda mais essencial em nosso cotidiano.

Para se ter uma ideia de como será isso tudo, a Goodby Silverstein & Partners assina a criação do comercial Circle Story, que começa e termina da mesma maneira, em uma casa, com um gato de estimação. Pode ser hoje, amanhã ou daqui a 10 anos, o que importa é como a tecnologia preenche o dia a dia da família que vive ali.

A produção é da Biscuit Filmworks.

cisco cisco1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

IBM divulga versão 2013 do relatório 5 in 5

Se apenas uma palavra pudesse definir a edição 2013 de relatório 5 in 5, desenvolvido pela IBM, certamente seria personalização. A ideia, como já mostramos por aqui no ano passado, é apontar cinco tendências tecnológicas que deverão se tornar realidade nos próximos cinco anos nos segmentos da educação, comércio, saúde, segurança e cidades, e qual o papel que os computadores terão nisso tudo.

Na área educacional, por exemplo, as salas de aula serão capazes de aprender sobre cada aluno, personalizando o ensino. No comércio, as pessoas optarão por fazer suas compras localmente, com lojas físicas reunindo o melhor do digital e do analógico.

Nosso DNA será utilizado de maneira mais rotineira por nossos médicos, e graças a isso o câncer será tratado de uma maneira muito mais rápida e abrangente. A segurança digital será muito mais eficiente, enquanto as cidades vão nos ajudar a viver nelas.

Se tudo isso parece muito louco, confira os infográficos animados do 5 in 5 2013 e prepare-se para o futuro.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Lixeiras em Londres rastreiam celular de quem passar por perto

Pensando funcionar como um espaço publicitário inteligente, em que marcas podem focar estrategicamente e diretamente em seus alvos, várias lixeiras das ruas mais movimentadas de Londres agora escondem dispositivos que monitoram as pessoas que por ali passam.

Após o primeiro mês de uso destes rastreadores, Renew reconheceu mais de 1 milhão de aparelhos.

Renew, a startup por trás desse projeto, já havia instalado mais de 100 lixeiras com telas digitais e conectadas à internet na cidade, durante as Olimpíadas de 2012. Com isso, abriram a porta para que as empresas comprassem espaços publicitários neste ambiente com suas propagandas, reservando uma parcela de 5% do conteúdo que é mostrado nas telas para informações públicas e de utilidade da cidade.

Recentemente novas lixeiras foram instaladas. Agora, com capacidade de rastrear smartphones de pessoas próximas ao local, tais dispositivos acoplados gravam um número de identificação – MAC address – de cada celular na proximidade (e qualquer outro aparelho com wifi).

renew-1
renew-2
renew-3

80% das pessoas que moram em Londres deixam o wifi do celular ligado quando saem de casa ou do escritório.

Assim, Renew consegue identificar não só onde a pessoa está naquele momento, mas pontos de entrada e saída, lugares de trabalho, lugares de interesse, hábitos sociais, afinidade com outros dispositivos, rotas utilizads, etc.

Questionado sobre um assunto muito em pauta – vigilância e privacidade – Kaveh Memari, CEO da Renew, disse em entrevista para o Quartz que o serviço está dentro da lei, contanto que não adicione nome nem endereço das pessoas em seu banco de dados. Para evitar que seu celular seja rastreado, é só desligar o wifi ou preencher um formulário online.

Dessa forma, o usuário que preferir garantir sua privacidade acaba saindo da enorme lista de insights, que tem potencial para reposicionar e resgatar o valor da mídia externa. Com tantos dados, espera-se finalmente que o conteúdo publicitário pipocado durante a jornada de cada um seja, de fato, útil, pessoal e direto. Nas ruas, nem marca nem usuários querem perder tempo.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Aos 80 anos, Lacoste imagina a camisa polo do futuro

Em filmes e desenhos antigos, as roupas do futuro eram imaginadas mais ou menos da maneira como os Jetsons se vestiam. Com a chegada dos anos 2000, vemos a moda, na prática, resgatando antigas tendências para tentar criar algo novo (?). Por outro lado, existe aqueles que tentam inserir algumas inovações tecnológicas nas roupas, imaginando os produtos que resultariam desta combinação. Aos 80 anos, este é o caso da Lacoste, que está propondo um desafio aos fãs da marca: imaginar a camisa polo do futuro.

A própria Lacoste já deu algumas pistas do que ela própria imaginou: camisas que mudam de cor quando o logo é tocado, ou um placar de jogo de tênis que é atualizado em tempo real, bastando apenas um gesto… Talvez isso pareça impossível hoje, mas quem garante que não será possível em um futuro próximo? Afinal, já temos uma camiseta interativa, só para citar um exemplo, então quem sabe?!

Quem quiser arriscar alguns palpites sobre como será a camisa polo do futuro, pode acessar o site Lacoste Future e compartilhar compartilhar suas ideias. As mais “originais e singulares” serão divulgadas ganharão destaque tanto no site quanto no Facebook.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Nova propaganda da John Lewis com participação especial do Samsung Galaxy

Seguindo a linha das ótimas campanhas de Natal da John Lewis na Inglaterra, esse novo filme mostra que desde que sua fundação, em 1925, muita coisa mudou, porém o que é mais importante será eterno.

A história de um casal separado por 87 anos em diferentes ambientes, que mostra o amor como algo universal e não datado, serve como base para o slogan “Never Knowingly Undersold since 1925″ (algo como “Conscientemente nunca desvalorizado desde 1925″). Já vi outras propagandas que misturam essa técnica de mostrar passado, presente e futuro na mesma cena. Não é algo muito original, mas a bela execução amarrada com o conceito e a trilha sonora com a bela versão de “Never Tear Us Apart” do INXS deixa mais um belo filme pra coleção da John Lewis.

A propaganda ainda conta com o apoio da Samsung, que anuncia sua tablet Galaxy em uma das cenas.

Agora é só esperar pelo filme de Natal de 2012 deles :)

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


E se os seus aplicativos preferidos no smartphone fizessem parte do seu corpo?

Já vimos várias abordagens e exercícios futurísticos do tipo, mas nunca deixa de ser divertido.

Lembra, por exemplo, da cidade inteira em realidade aumentada? Que é basicamente a mesma coisa que essa realidade (hyper) aumentada. Até a Nokia já brincou de imaginar um pouco, com a realidade mixada.

O curta “Sight”, criado por Eran May-raz e Daniel Lazo, me ganhou ao fazer referência ao “Fruit Ninja” na hora de cortar frutas e legumes. É como se nosso corpo fosse repleto de aplicativos, incorporados em situações triviais da nossa vida.

/dica do Hugo Lumini

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


O futuro do varejo

A PSFK Consulting lançou hoje um interessante relatório sobre o futuro do varejo, que faz um retrato das mudanças que estão acontecendo com a experiência de compra.

Analisam o impacto das ferramentas digitais no varejo e o processo que faz os consumidores descobrirem novos produtos, experimentar, comprar e influenciar seu próprio grupo de novos potenciais compradores.

São 80 páginas, tudo em inglês, claro, mas vale o aprofundamento no tema. Se você prencher o cadastro no site, a PSFK te manda uma versão em PDF gratuitamente.

View more presentations from PSFK.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Realidade (Hyper) Aumentada

Realidade Hyper Aumentada

Lembra daquele vídeo da Nokia, que apresentava o que chamam de Realidade Mixada e alguns exemplos de uso da tecnologia no dia a dia?

Esse exemplo abaixo, criado pelo arquiteto Keiichi Matsuda, pode parecer um pouco menos onírico, mas mostra as consequências da realidade aumentada quando contextualizada com o cenário e objetos, apresentando informações de tudo o que tem e funciona na sua cozinha.

Atente para a função de controle de publicidade contextual, em um exemplo bem atual: encha seu campo visual de propaganda, criando um caos, em troca de alguns centavos.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

A revista do futuro

Sports Illustrated Tablet

Em parceria com a Time, Inc., o estúdio The Wonderfactory imaginou como as tablets poderão, no futuro, permitir a criação de uma experiência inovadora e engajadora para os editores, anunciantes e companhias de mídias em geral.

O exemplo do vídeo mostra como seria a navegação de uma Sports Illustrated, com possibilidade de customização, conteúdo em vídeo, jogos e atualização em tempo real. Basicamente, a proposta é unir a interatividade da internet com o visual rico de uma revista impressa.

O sucesso do Kindle é a base para que as editoras apostem no formato, que abandona o papel, mas mimetiza a diagramação de uma revista.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie