IBM divulga versão 2013 do relatório 5 in 5

Se apenas uma palavra pudesse definir a edição 2013 de relatório 5 in 5, desenvolvido pela IBM, certamente seria personalização. A ideia, como já mostramos por aqui no ano passado, é apontar cinco tendências tecnológicas que deverão se tornar realidade nos próximos cinco anos nos segmentos da educação, comércio, saúde, segurança e cidades, e qual o papel que os computadores terão nisso tudo.

Na área educacional, por exemplo, as salas de aula serão capazes de aprender sobre cada aluno, personalizando o ensino. No comércio, as pessoas optarão por fazer suas compras localmente, com lojas físicas reunindo o melhor do digital e do analógico.

Nosso DNA será utilizado de maneira mais rotineira por nossos médicos, e graças a isso o câncer será tratado de uma maneira muito mais rápida e abrangente. A segurança digital será muito mais eficiente, enquanto as cidades vão nos ajudar a viver nelas.

Se tudo isso parece muito louco, confira os infográficos animados do 5 in 5 2013 e prepare-se para o futuro.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

IBM prevê computadores com sentidos humanos

Você consegue imaginar como será a sua vida daqui a 5 anos? E o mundo, como estará no final de 2017 e qual será o papel da tecnologia no futuro? Desde 2006, a IBM tem feito algumas “previsões” dentro do projeto Smarter Planet – 5 in 5: anualmente, pesquisadores palpitam sobre 5 inovações que se tornarão realidade dentro de 5 anos. Recentemente, a marca divulgou seis vídeos com as apostas para os próximos anos: computadores vão se comportar, pensar e interagir como seres humanos.

Mais ainda: as máquinas terão seus próprios 5 sentidos: será possível tocar a tela do seu smartphone e sentir o que você está tocando. Os computadores serão capazes de enxergar e entender imagens, ouvir o que importa, saber o que alguém gosta de comer mais do que a própria pessoa ou ainda poderão distiguir cheiros. Parece impossível? Hoje, talvez, eles não passem de calculadoras gigantes, como diz Paul Bloom, da IBM, mas quem sabe daqui a 5 anos?

Cá entre nós, não consegui assistir a nenhum destes vídeos sem pensar na Skynet, mas também nas inúmeras possibilidades de integração entre digital e analógico. Avanços como estes poderão, mais uma vez, revolucionar a maneira como nos comunicamos e nos relacionamos. É esperar para ver.





 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement