Quitutes de Tamriel

Para promover o aguardado “Elders Scroll Online”, a Bethesda levou aos fãs da saga uma ativação bem saborosa.

Quem passar em frente ao West Pavillion da E3, no Centro de Convenções de Los Angeles, pode saborear de graça um dos quitutes da excelente “cuisine” de Tamriel (continente onde se passa o jogo).

Um food truck distribui alguns “pratos típicos” como o Tomato-Mamooth, o Fire Petal Dip e o Tangil Ninroot.

Elder Scrolls
Elder Scrolls

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Zumbi não tem vida fácil na E3

Todo nós adoramos zumbis. Aquele jeitinho bobo, tropeçando no próprio sapato, de boca aberta, todo machucado… mas temo que, dessa vez, nossos amigos estejam correndo sério risco de extinção.

A zumbizada é o saco de pancadas oficial da E3 2013. Pois é, nunca se viu tanto morto-vivo de fato morto.

Esse ano, a lista de títulos com a temática é extensa e todo mundo resolveu tirar uma casquinha. Tem ninja, tem criança, tem até planta descendo o cacete nos coitados.

Entre os que pude contar estão:

“Dying Light”
“Plants vc Zombies – Garden Warfare”
“Ninja Gaiden Z”
“The Last of Us”
“Dead Rising 3”
“The Walking Dead”
“The Evil Within”
“DayZ”

Um prato cheio para os fãs. Ainda que seja um prato cheio de “braaaaaains”.

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A verdadeira batalha na E3 fica bem longe de PS4 e Xbox One

Ah, o suave som das cabeças explodindo pela manhã. Isso é que se houve ao colocar os pés dentro da E3.

Entrar na feira é entrar em um cenário de guerra. De consoles, de preços, de datas, de lançamentos. Exércitos de fãs a postos dos dois lados, entrincheirados nos stands para conseguir seus 10 ou 20 minutinhos de pura glória ao jogar o que quer que seja nos novos video games.

Não interessa, eles querem empunhar os controles. Pular, matar, subir, correr, dirigir. Querem voltar pra casa com a medalha de honra: “eu já joguei Xbox One” ou “eu já joguei PS4”.

E3

Uma aula de entretenimento

Claro que é sempre bom dar uma olhada em terreno inimigo e passar no QG daquele “outro console” para ter certeza de que a grama do vizinho foi devidamente queimada com napalm.

Mas, ao invés de lutar numa guerra que não é sua, a melhor estratégia dentro da E3 é partir em direção aos stands dos desenvolvedores. Uma briga que acontece ali, bem debaixo do seu nariz e, acredite, é muito mais feroz.

Afinal de contas quando se trata de consoles, o teatro de operações já é conhecido. Você já sabe de que lado está. E, a rigor, só há dois lados (sorry, Nintendo).

E3

Títulos despencam às centenas. Só para se ter uma ideia, 100 jogos estão sendo desenvolvidos nesse exato momento para PS4.

Aqui não tem exército. Vale dedo no olho, chute no saco, chamar a mãe de coxinha e o pai de empadinha. Por isso mesmo, é surreal a qualidade dos espaços de produtoras como a Blizzard, Ubisoft, EA e Bethesda.

Onde o tamanho do stand nem sempre é documento, cenografias elaboradas, telões gigantes e ativações para atrair, entreter e presentear o público disputam a tapa a atenção dos gamers.

E3

Desde a apresentação de “Diablo” (em sua nova versão para consoles) numa projeção gigante em 180º para assistir sob uma plataforma que treme conforme as explosões do vídeo, até um cercado lotado de zumbis “de verdade” loucos para almoçar um pedacinho do seu braço que a Capcom montou para promover “Dead Rising 3”.

É uma aula de entretenimento. Basta dizer que você sai da E3 com uma lista de jogos na cabeça para comprar até o fim de 2014 (quando muitos deles serão oficialmente lançados).

Pois é, prepare-se. Aliás, prepare seu bolso. Seja qual for seu console, vem chumbo grosso por aí. Daqueles que não dá pra se esquivar. É jogar ou morrer.

E3

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Plants vs Zombies: Garden Warfare

Algo que se esperava ver na E3 é uma boa dose de jogos para celular. Desenvolvedoras crescendo, montando seus stands e cutucando os ombros distraídos das produtoras de jogos para consoles.

Praticamente nada disso aconteceu. Nem mesmo uma mísera clínica de rehab para jogadores compulsivos de “Candy Crush Saga” (que certamente teria filas incalculáveis).

Apesar da total decepção, um lançamento da PopCap saiu da telinha do celular e virou imediatamente um dos jogos mais aguardados do ano.

“Plants vs Zombies: Garden Warfare”. Seu lançamento está previsto para 30 de Junho. Inicialmente com exclusividade para Xbox e em seguida para PC e outras plataformas.

O game foi revelado na press conference do Xbox One e ganhou um espaço especial no stand da EA (com demonstração de game play).

Plants vs. Zombies

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A incrível tecnologia de troca de jogos do PlayStation 4

Em sua apresentação ontem na E3, a Sony decidiu vencer a retórica na internet e agradou o público anunciando medidas populares (sem DRM, liberdade para jogos usados, preço mais barato, etc) para o seu PlayStation 4, atacando diretamente os pontos críticos do concorrente Xbox One.

Além disso, a marca resolveu fazer piada. Apresentam no vídeo acima a incrível tecnologia de troca de games do PS4, ensinando passo a passo tudo o que você precisa fazer para emprestar um jogo para um amigo.

E agora Microsoft?

Sony

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Activision’s Destiny Delivers Post-Apocalyptic Death and Destruction

activision_destiny.png

72andSunny worked with Activision to create a teaser for the brand’s new game, Destiny. The live-action and CG trailer was directed by Jon Favreau and stars actor Giancarlo Esposito (of Breaking Bad and Revolution fame). The story follows a Guardian of the City as he sets out on a journey to reclaim the solar system. And on this journey, he recalls the moment he was taught the most important lesson of all – The Law of the Jungle.

Hmm. Yet another video game that’s all about murder and mayhem. Is it any wonder humans are so quick to pick up the gun when they have a dispute to settle?

Braincast 65 – PS4 vs. Xbox One

As cartas da nova geração de games já estão na mesa, ou, pelo menos, parte delas, e assim a guerra dos consoles continua. Sony e Microsoft apresentaram os sucessores do PS3 e Xbox 360, respectivamente, deixando mais perguntas do que respostas para os gamers.

Aproveitando o que foi revelado até agora, e os rumores que correm na boca pequena, o Braincast 65 debate sobre o que podemos esperar do PS4 e Xbox One. Carlos Merigo, Saulo Mileti, Laura Buu, Alexandre Maron e Cris Dias dão seus palpites, opinam sobre os eventos e declarações de ambas as empresas, e concluem: O melhor está guardado para a E3 (assim esperamos).

Faça o download ou dê o play abaixo:

> 0h02m10 Comentando os Comentários?
> 0h17m10 Pauta principal
> 0h57m40 Borracharia do Seu Abel
> 1h02m30 Qual é a Boa?

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Microsoft anuncia Xbox One

Acabou agorinha o evento da Microsoft que anunciou o Xbox One, e o vídeo acima resume tudo o que você precisa saber por enquanto.

Apesar da surpresa do nome, ele faz sentido pela estratégia da empresa, que já vinha sendo cantada há tempos: promover o aparelho como a central de entretenimento da sua casa, com camera e comandos de voz.

Xbox One

Além disso, foi anunciado que o Xbox One contará com 15 franquias exclusivas (8 delas inéditas). Trailers de “Forza 5″, “Quantum Break” e “Call of Duty: Ghosts” foram mostrados, com alguns discursos de avanços na tecnologia e melhores gráficos.

O vídeo abaixo, algo como um manifesto do Xbox One, traz até Steven Spielberg e J.J. Abrams como porta-vozes. Spielberg, aliás, anunciou no evento que irá produzir uma série de TV live action da franquia “Halo”.

A data de lançamento do console não foi definida, apenas um vago: “no fim do ano”.

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Uma bela interface conceitual para a série FIFA

Apesar de ser o melhor jogo de futebol que existe, especialmente na versão 13, a série FIFA sempre sofreu de um problema crônico: a interface dos menus.

Sai ano, entra ano, as telas de opções e informações continuam feias, complicadas e com muita informação simultânea. Para você ter uma ideia, até a edição anterior, FIFA 12, não era possível visualizar a chave de um torneio eliminatório, por exemplo.

Uma interface conceitual desenvolvida pelo designer brasileiro Rodrigo Bellão parece, de cara, infinitamente superior ao que já vimos desde que a franquia FIFA existe. Além do belo redesign, as informações e estatísticas ganharam uma clareza incrível.

Fifa Interface Concept

Espero que esse trabalho, feito por um fã, chegue aos olhos da Electronic Arts. Ainda há tempo de repensarem os menus para o FIFA 14.

Mais detalhes em: bellones.net/#/fifa-ui/

Fifa Interface Concept
Fifa Interface Concept
Fifa Interface Concept
Fifa Interface Concept
Fifa Interface Concept
Fifa Interface Concept

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“Papers, Please”, um jogo sobre controle de fronteira

Recentemente falei aqui de “Riot”, um simulador 8-bit de protestos, e de como o florescimento dos games independentes anda produzindo boas e inovadoras ideias.

Um outro criativo trabalho é “Papers, Please”, desenvolvido por Lucas Pope, e que tem uma proposta bem incomum. No jogo você é um inspetor de imigração e, com o poder que os carimbos lhe dão, deve decidir quem pode ou não entrar no país.

Papers, Please

Jamais poderíamos imaginar burocracia como algo divertido, mas o jogo constrói muito bem o cenário para nos manter interessados.

“Papers, Please” se passa em 1983, no distópico estado comunista de Arstotzka, que passou seis anos em guerra com a vizinha Kolechia. Seu objetivo é inspecionar os imigrantes e turistas que desejam entrar no país, tomando decisões – se nega ou concede o visto – baseado-se apenas nos documentos apresentados

Papers, Please

“Papers, Please” recebeu luz verde no Steam, e pode ser baixado de graça na fase beta

Parece fácil, certo? Mas, novamente, o jogo desenvolve inúmeras possibilidades. Além de pessoas procurando por trabalho, há espiões, bandidos e terroristas tentando burlar o controle da sua fronteira. Você deve procurar por inconsistências no passaporte, e lidar com as diversas restrições que são baixadas pelo governo com frequência.

A quantidade de regras, que mudam o tempo todo, vai dificultar o seu trabalho, até porque você não tem tempo ilimitado para verificar detalhadamente as informações. Se falhar no critério, seu salário é reduzido, e você pode morrer de fome. Um indicador no canto inferior direito mostra o seu peso em quilos.

Papers, Please

“Papers, Please” levou luz verde da comunidade no Steam, e em sua fase beta pode ser baixado de graça. Tem pra Mac e PC.

Assista o trailer acima. Já no vídeo abaixo você pode conferir a jogabilidade detalhada desse trhiller de papelada:

/dica do leitor Miguel Castarde

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Tax Evader: o Space Invader do protesto

Tax Evader, um video game e intervenção artística inspirada no Space Invaders, tem sido projetado nas paredes de prédios em diversas cidades americanas, com o objetivo de expressar a frustração com a cultura corporativa e os impostos.

O projeto, coordenado por Gan Golan, expõe mensagens iluminadas pela cidade sobre os abusos do governo e das multinacionais quando tratamos de assuntos como impostos, leis e recursos sociais.

Criado em colaboração com o game designer Paolo Pedercini, o game é uma espécie de Space Invaders reimaginado, com corporações tentando escapar com recursos que pertencem à sociedade. Os jogadores podem usar controles do Wii ou o próprio corpo para jogar e impedir os roubos. Além do protesto durante a projeção do jogo, é possível atirar “bombas-Twitter” enquanto se joga, publicadas com a hashtag #taxevaders.

Quando questionado sobre o motivo de usar games para promover causas, Golan responde à Forbes:

“Game é mídia, como vídeo e impresso. Posso usar para promover qualquer coisa. Infelizmente, como qualquer mídia, é controlada por instituições com falta de imaginação e interesse em apenas manter o status quo. Mas nós podemos criar games que desafiem este problema.”

O jogo também está disponível online aqui.

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“Call of Duty: Black Ops II”: Peter Stormare volta a se apresentar como substituto da sua vida

Em janeiro, Peter Stormare se apresentou como um substituto da sua vida, e assim deixar mais tempo para você jogar “Call of Duty: Black Ops II”.

Agora ele está de volta, na companhia de J.B. Smoove, para anunciar o novo DLC “Uprising”, que será lançado no próximo dia 16 de abril. O comercial expande a ideia cômica, mostrando a dupla substituindo jogadores em diversas tarefas importantes do dia a dia.

A criação é da 72andSunny.

Call of Duty

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Chaos and grace

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In Tarnac. Le chaos et la grâce, Joachim Olender explores a police and judicial blunder that hit France in November 2008 when a group of policemen wearing black balaclavas stormed into the small village of Tarnac and arrested a group of people who were later accused of being far-left terrorists plotting to overthrow the state continue

Arena.xlsm: um jogo de RPG feito em Excel

Um contador canadense apaixonado por games, Cary Walkin, construiu um jogo de RPG dentro do Excel. Chamado Arena.xlsm, foi feito durante 5 meses enquanto Cary trabalhava em sua dissertação de mestrado em Business Administration na Schulich School of Business.

A história do jogo se baseia em uma série de cartas do mundo real, integrando a narrativa ao tutorial em wiki enquanto o jogo ocorre. As cartas são gradativamente introduzidas ao jogador de acordo com seu nível e suas vitórias. Há também 4 diferentes fins que dependem de como o jogador caminha resolve interagir.

O jogo é possível pois foi criado inteiramente usando macros, que automatiza tarefas frequentemente utilizadas para economizar tempo na digitação e ações do mouse.

As estratégias básicas, descritas passo a passo neste tutorial, se baseiam no conceito turn order, ou seja, quando o seu jogador faz uma jogada, o inimigo também faz. O movimento é feito através das setas (para cima, para baixo e para os lados) e, para atacar e curar, é possível usar armas e feitiços, combinando números e movimentos.

O jogo está disponível para baixar aqui, funcionando nas versões 2007, 2010 e 2013 do Microsoft Excel para PC.

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Activision mostra a animação facial mais realista que existe

A tecnologia de captura de movimentos de “L.A. Noire” foi um marco para a atual geração de games, adicionando realismo e aproveitando totalmente a performance dos atores. Aliás, a proposta não era apenas estética, mas também conceitual, já que decisões do jogador deveriam ser tomadas com base na interpretação dos personagens.

Porém, para os novos consoles, as expressões faciais prometem ser ainda mais realistas. A demonstração feita pela Activision no vídeo acima já nos dá uma amostra das possibilidades. O personagem foi animado em tempo real, utilizando um hardware atual e acessível.

Activision

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Braincast 56 – Videogame é arte?

Apesar dos games se enquadrarem nas proteções legais dadas a todos os tipos de trabalhos criativos, pelo menos nos Estados Unidos, filosoficamente a história é outra. Com todo seu impacto cultural e bilhões de dólares que movimenta, ainda soa como um mercado marginalizado se comparado com criações artísticas como cinema, música, pintura, etc.

Uma discussão que, no Brasil, foi recentemente reacesa por conta do Vale-Cultura oferecido pelo Governo Federal, e que exclui jogos eletrônicos da lista de produtos culturais beneficiados.

Os games, afinal, devem ser considerados arte?

No Braincast 56, Carlos Merigo, Saulo Mileti, Guga Mafra, Alexandre Maron, e Pedro Burgos tentam responder essa pergunta, relembrando as polêmicas opiniões de Roger Ebert, as diferenças fundamentais de mídia e os recentes jogos com reais pretensões artísticas.

Faça o download ou dê o play abaixo:

> 0h02m50 Comentando os Comentários?
> 0h15m10 Recadinhos da Paróquia
> 0h16m43 Pauta principal
> 1h03m33 Borracharia do Seu Abel?
> 1h09m50 Qual é a Boa?

Recadinhos da Paróquia: Para se matricular no workshop9 “Design: origem, funcionalidade e princípios da estética” em Recife, clique aqui. / Portfolio Brão Barbosa

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Chrome Super Sync Sports: Experimento do Google sincroniza computador e smartphone em um único game

Não faz muito tempo, contei aqui sobre a orquestra mobile da AKQA, que sincronizava dispositivos móveis através de uma URL única, transformando cada um em um instrumento musical. Era algo simples, com vídeos em looping, mas o conceito dava uma boa ideia das possibilidades.

O novo projeto do Google no Chrome Experiment funciona de forma similar, mas com um controle mais avançado. Trata-se de três mini-games – corrida, nado e ciclismo – em que você enxerga o jogo na tela do computador, mas comanda através do seu smartphone ou tablet.

O Chrome Super Sync Sports pode ser jogado sozinho ou com amigos. Cada partida gera um código único que deve ser inserido no navegador para sincronizar os dispositivos. Você controla seu atleta com gestos multi-touch e, se sair bem, pode fazer parte do ranking global.

A intenção do Google é demonstrar seu browser, tanto no desktop como na versão mobile, mas o experimento funciona com qualquer bom navegador. Experimente: chrome.com/supersyncsports

Google Super Sync
Google Super Sync

Google Super Sync

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Riot: Um simulador de protestos em 8-bit

O florescimento dos games independentes continua produzindo boas e inovadoras ideias. Vem de um pequeno grupo de desenvolvedores em Florença, na Itália, esse simulador de protestos em 8-bit, apropriadamente intitulado “Riot”.

Com previsão de lançamento para iOS, Android, PC e Mac, no jogo duas forças se confrontam durante tumultos nas ruas. Você pode escolher o lado de quem protesto ou da força policial. Os programadores dizem que “Riot” pretende discutir os aspectos morais e pontos de vista das duas partes, com uma história baseada em fatos reais que promete desafiar as opiniões dos jogadores.

Com um programa de financiamento flexível, os desenvolvedores lançaram uma campanha de crowdfunding através do Indiegogo. Pedem 15 mil dólares – 1/3 da grana já foi arrecada – para arcar com despesas, licenças de software e pesquisa, já que querem viajar para observar de perto manifestações em outros países.

Assista o trailer acima, e confira o site oficial: riotgame.org

riot1
riot2
riot3
riot4

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Tudo sobre o PlayStation 4 em dois minutos

Você já deve saber que ontem à noite, em NY, a Sony apresentou o PlayStation 4, num dos lançamentos mais esquisitos da história dos games, que deixou mais perguntas do que respostas.

Sem sequer mostrar o console, data de lançamento ou preço, o evento foi um show conceitual de como a empresa enxerga a nova geração: jogos na nuvem, função social com botão “share” diretamente no controle, personalização, e sincronia entre diferentes devices. De concreto, foram reveladas as especificações do hardware do novo console, com o DualShock 4 e nove jogos.

PlayStation 4

Um vídeo liberado pela Sony logo após o evento (acima), resume o que foi apresentado em menos de dois minutos, incluindo as demos técnicas de jogos como “Deep Down”, “Knack”, “Killzone: Shadow Fall”, “Infamous: Second Son”, “Watch Dogs”, “Destiny”, entre outros.

Já no vídeo abaixo, a marca celebra a história da franquia PlayStation ao longo das duas últimas décadas:

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Remasterizando “Doom” no Photoshop

Só de brincadeira, TJ Townsend resolveu remasterizar uma cena do clássico game “Doom”, de 1993, no Photoshop.

É como ver o jogo em alta definição, em uma imagem de 9600×7211 pixels. Você pode acompanhar o processo do trabalho nos 9 minutos do vídeo acima, mas cada frame representa 10 segundos de edição. No total, foram 35 horas de criação meticulosa.

“Doom 3″ em 2004 até foi um bom remake, mas eu jogaria fácil uma versão remasterizada dessas. Com tantos games antigos relançados atualmente, quem sabe essa edição no Photoshop não inspira John Carmack.

Compare:

Doom
Doom

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