Nova atração turística de Chicago te inclina no topo de um arranha-céu da cidade

Os visitantes da John Hancock Tower em Chicago, nos EUA, têm agora mais uma atração quando visitarem o edifício. Além de apreciarem o horizonte, poderão também experimentar dar uma ‘espiadinha’ lá embaixo. Novas janelas com a aterrorizante possibilidade de inclinar foram instaladas no topo do prédio, colocando você alguns poucos graus para frente e oferecendo uma vista diferente lá pra baixo.

chicago-john-hancock

Pessoas como eu, que não lidam muito bem com altura, vão considerar isso uma espécie de mini montanha russa – só o fato de não ter um mísero cinto de segurança já me deixou alarmada, ainda que eu saiba que bastaria dar um pulinho para o lado para sair da plataforma que inclina.

tilt

Nesse vídeo, o engenheiro até se esmera em explicar o funcionamento desse deck reclinável, mas eu só consigo imaginar como essas barras de apoio ficariam suadas se eu fosse experimentar essa brincadeira.

Apesar do medo, não dá pra deixar de reconhecer que é um jeito criativo de revitalizar a experiência de visitar um arranha-céu.

john-hancock-chigag-tilting

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Uma experiência interativa para cada página de livro

Para marcar o lançamento do novo livro de Khaled Hosseini, And the Mountains Echoed, a Penguin Books Canada e a agência Dare Toronto se uniram para criar uma experiência interativa que desse vida e interpretasse as páginas impressas da publicação.

Com o nome de The Echo Project, o resultado é um site com jogos, motion graphics, vídeos, ilustrações, áudio, imagens e demais conteúdos multimídias que permitem explorar temas complementares à história do livro, tais como cultura, geografia e fatos históricos dos cenários do livro, que tem como foco principal o Afeganistão.

Em uma passagem sobre a guerra no Kabul, por exemplo, foram encontradas fotos históricas que revelam detalhes das cenas descritas e dão traços reais ao contexto do livro.

Ainda em construção, o site pede que os leitores enviem suas ideias e inspirações que tiverem para o livro. Assim, poderão ajudar a construir uma experiência digital para cada uma das 402 páginas impressas.

theechoproject-1
theechoproject-2
theechoproject-4
theechoproject-5
theechoproject-6
theechoproject-7
theechoproject-8

Como mostram as imagens acima, o projeto teve contribuições do autor e também de uma equipe de editores, autores, pintores, diretores e ilustradores.

O livro é uma aventura extraordinária que leva o leitor pelo mundo e através de diversas gerações. Uma experiência emocional e estimulante de leitura, que foi bem capturada pelo universo digital e interativo.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Crie a pizza perfeita com mesa interativa da Pizza Hut

Em parceria com a Chaotic Moon Studios, a Pizza Hut criou uma mesa conceito que, de forma interativa e com superfície touchscreen, deixa seus consumidores visualizarem e customizarem seus pedidos na mesa do restaurante.

A ação permite que a pizza seja “montada” do início, sendo possível selecionar o tamanho, molhos, queijos e demais ingredientes que resultam em pizzas de diferentes sabores e criadas à gosto.

Junto ao pedido, também podem ser adicionadas porções complementares como asas de frango, tipos de pão e sobremesas. Por último, seleciona-se o modo de pagamento.

Para complementar a experiência, enquanto a pizza não chega, a mesa libera alguns jogos para os consumidores se divertirem durante a espera.

pizzahut-mesaconceito-4
pizzahut-mesaconceito-3
pizzahut-mesaconceito-2
pizzahut-mesaconceito-1

Para a Pizza Hut, a mesa conceito é algo que será aprofundado em um futuro próximo, pensando em melhorar a experiência do consumidor no restaurante, principalmente aquele momento chato de fazer o pedido e esperar a pizza.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Grã-Bretanha revela todos os seus sons em nova campanha

Em 2012, James Bond foi o personagem escolhido para mostrar as belezas e potencial turístico da Grã-Bretanha. Agora, a VisitBritain resolveu seguir um caminho um pouco mais subjetivo, mas ao mesmo tempo muito mais abrangente, com Sounds of Great Britain.

A campanha global avaliada em £2.5 milhões tem criação da Rainey Kelly Campbell Roalfe/Y&R e, além da música, foca também nos sons emitidos por experiências que fazem parte do cotidiano dos britânicos, como o tic-tac pontual dos relógios, a hora do chá ou ainda um jogo de tênis em Wimbledon, entre outros.

Feel the Love, música do grupo Rudimental, serve de base para todos os outros sons. No hotsite Sounds of Great Britain, inclusive, é possível criar a trilha sonora para um dia perfeito explorando as atrações turísticas da Grã-Bretanha.

sons

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Interlude assina o primeiro clipe oficial de Like a Rolling Stone, de Bob Dylan

Desde ontem, um dos assuntos que tem se destacado no noticiário de música e entretenimento é a criação do primeiro clipe oficial de Like a Rolling Stone, de Bob Dylan. Lançada em 1965, a canção ganhou inúmeras versões de respeito – Jimi Hendrix e Rolling Stones assinam duas delas, só para citar -, e quase meio século depois ainda conserva intacta sua essência provocante. A tarefa de traduzir tudo isso em imagens, e ao mesmo tempo oferecer uma experiência interativa ao público, foi passada a startup israelense Interlude.

Sob o comando de Yoni Bloch, a Interlude criou uma tecnologia que permite que os usuários desempenhem um papel mais ativo nos vídeos que assistem – o que a startup define como “um novo mundo do storytelling“. De forma bastante resumida, cada um escolhe o que quer assistir e, até certo ponto, determinar o que acontece a seguir em clipes, comerciais e vídeos online.

No caso de Like a Rolling Stone, são 16 canais disponíveis, exibindo programas da TV norte-americana. Não importa qual deles o usuário escolha, sempre será possível ver os atores dublando a música, que segue tocando normalmente. Não por acaso, é possível criar inúmeras conexões entre os “programas” escolhidos e a letra de Dylan. Isso sem contar que, cada vez que alguém assistir ao clipe, terá uma experiência diferente da anterior.

O clipe interativo de Like a Rolling Stone marca o lançamento de The Complete Album Collection Volume 1, e pode ser conferido aqui. A produção inclui, ainda, a Pulse Films e Walter Pictures.

dylan1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Google abre lojas pop-up para compras de Natal

Google está abrindo uma série de lojas pop-up neste final de ano, para exibir seus lançamentos como Nexus 7, Chromecast e Chromebooks. Os espaços chamados de Winter Wonderlabs estarão em Nova YorkLos AngelesChicagoSacramentoWashington e Nova Jersey.

Para entrar no clima festivo de Natal, as lojas estão sendo decoradas com elementos do inverno americano.

A brincadeira inclui um globo de neve gigante em que se pode entrar e gravar vídeos em slow motion, interagindo com uma chuva de neve caindo por todo o lado. Depois de gravado, cada pessoa ganha um login e senha para acessar o vídeo online no site do projeto.

O espaço é bastante convidativo, com todos os gadgets livres para serem testados com calma, com a intenção de poupar você da loucura que é fazer compras nesta época do ano.

Seria o “Winter Wonderlabs” o começa das lojas físicas do Google?

Winter Wonderlabs pode ser uma das concretizações do anúncio que a empresa fez ano passo, de abrir lojas físicas para que seus produtos tenham maior contato com o público, em especial o Google Glass.

winterlab-google1
winterlab-google-dstq

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Teaser do novo vídeo do Queens of the Stone Age, uma experiência interativa

É quase Halloween e a banda Queens of the Stone Age não vai deixar passar em branco. Focando em projetos que conectem os fãs à essência de suas músicas, eles acabaram de soltar um teaser sobre seu próximo videoclipe.

“Tivemos vários videosclipes interativos no passado, mas nenhum que conseguisse capturar tão intensamente a essência da banda.” – The Creators Project fala sobre o projeto

Ao que tudo indica, “The Vampyre Of Time and Memory” (terceira faixa do álbum …Like Clockwork) será uma experiência interativa com o objetivo de fazer qualquer um se arrepiar.

Pelo que vemos no trailer com clima de suspensa, o vídeo é protagonizado pelos integrantes da banda e acontece em um cenário surreal. Uma mistura de casa assombrada, com animais empalhados e personagens suspeitos.

qost-vampireexp-2
qost-vampireexp-dstq
qost-vampireexp-1

O vídeo como uma instalação de arte: sensorial, imersa em terror e de estranha beleza.

Dirigido por Jason TruccoKii Arens e com colaboração do The Creators Project, o projeto #VampyreQOTSA estreia dia 30 de Outubro e poderá ser visto/experienciado aqui.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Honda lança projeto para salvar drive-ins nos EUA

Diferentemente do Brasil, onde sua fama não é das melhores, nos Estados Unidos os drive-ins são considerados um ícone da cultura norte-americana. Considerado um programa familiar, este tipo de cinema a céu aberto foi criado na década de 1930, alcançando enorme popularidade nos anos 1950/60, quando havia mais de 4 mil unidades espalhadas pelos EUA. No século 21, entretanto, os drive-ins estão em vias de extinção, razão pela qual a Honda resolveu criar uma campanha para tentar salvá-los.

Em breve, muitos cinemas terão de fechar as portas porque não têm condições de investir em projetores digitais. É aí que entra o Project Drive-In.

O primeiro passo da campanha é divulgar o problema nas redes sociais e convidar os internautas a votarem em cinco drive-ins que receberão o equipamento necessário para continuar em atividade. Também será possível doar para um fundo criado para ajudar outros cinemas – foi criado um projeto de crowdfunding no site Indiegogo com o objetivo de levantar US$ 100 mil.

A parte da experiência fica por conta do Pop-Up Drive-In Tour, que irá percorrer diversas cidades do país com a exibição do filme Tá Chovendo Hambúrguer 2.

O mais interessante disso tudo é que é uma marca de origem japonesa que está preocupada em salvar um símbolo da cultura americana. É um projeto legal, com grandes chances de engajamento e que, a julgar pelas informações do site, já está dando resultados.

honda

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Coca-Cola Remix Bottle transforma sons do dia a dia em batidas musicais

Nos últimos 125 anos, o som de uma garrafa de Coca-Cola sendo aberta tem sido praticamente o mesmo. E se, de repente, ao abrir uma garrafa, você ouvisse sons característicos do seu dia a dia, transformado em uma batida musical? Essa é a proposta da Coca-Cola Remix Bottle, experiência social que OgilvyAction criou em parceria com o DJ e inventor Jun Fujiwara.

Dentro do conceito Open Happiness, Jun utilizou uma garrafa criada por ele para registrar diferentes sons pelas ruas de Tokyo, em um restaurante de sushi, em aulas de kendo e kickboxing, em lojas de bicicletas e doces, no cabeleireiro ou ainda em um parque de skate.

Quando tocadas, as gravações se revelavam em batidas musicais que surpreendiam e divertiam as pessoas que participaram da experiência. Tudo registrado nos vídeos abaixo.







Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Perrier promove festa digital com Secret Place

Quem nunca teve vontade de participar de uma festa maluca em Paris, conhecer pessoas exóticas e vivenciar uma experiência única? Ainda que seja uma experiência digital, esta é a proposta de Secret Place, hotsite que a Ogilvy & Mather Paris criou para a Perrier. Voltado apenas para adultos, esta espécie de jogo de detetive vai premiar 5 ganhadores com viagens para algumas grandes festas ao redor do mundo, como o Carnaval no Rio de Janeiro, Ibiza, na Espanha, St. Tropez, na França, Art Basel, em Miami, e o Ano Novo em Sidney. E, sim, eu li o regulamento e os brasileiros podem participar.

A mecânica é simples: é possível escolher entre os 60 personagens que participam da festa e ir mudando conforme a ação se desenrola. Para isso, basta clicar no rosto da nova identidade escolhida. Também é possível mudar a rota ou estender a experiência. O objetivo é encontrar a garrafa secreta: ao longo do jogo, o usuário tem de procurar por 5 pistas escondidas na festa. Elas apontarão como chegar à mulher dourada e à garrafa de Perrier. Quem conseguir, entra na disputa pelo grande prêmio.

O jogo é todo em primeira pessoa, com live action. É preciso prestar atenção o tempo inteiro, porque a ação não para e cada personagem tem um tempo pré-determinado para o usuário encontrar as pistas.





 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Beck e seus projetos que repensam a experiência da música

O recém lançado álbum do Beck, Song Reader, desencadeia uma série de experimentos do artista, repensando a forma como interagimos com a música.

Em vez de um álbum comum, Song Reader é na verdade um livro com as partituras de suas novas canções. Nenhuma delas foi gravada pelo músico, o que relembra o início da história da música, onde era possível escutá-la somente quando a tocavam ao vivo.

Além de retornar ao passado, o projeto também agrega a internet, ao convidar os fãs ao redor do mundo a enviarem suas versões tocadas das partituras e compartilhá-las no site do álbum.

beck-2

Seguindo a mesma linha de experimentar a música de diferentes formas, Beck se uniu ao especialista em projetos interativos, Chris Milk, para criar uma performance inovadora de seu cover do David Bowie, ”Sound and Vision”.

Para quem não conhece, Chris Milk foi o criador do palco do show do Arcade Fire no Coachella de 2011, com balões brancos que piscavam de forma interativa e caíam por toda a plateia durante a música “Wake Up”, transformando o festival em uma incrível e enorme pintura de luz.

Para este projeto, Beck 360, foi criada uma performance online e interativa do músico tocando o cover de Bowie ao vivo. Filmada usando câmeras de 360 graus em um palco circular, é possível assistir ao show em diferentes perspectivas, impossíveis de serem atingidas a olho nu.

Essa mudança de olhar pode ser feita tanto com o mouse quanto com os olhos, a partir de uma conexão do usuário com tecnologias de reconhecimento de face via webcam. O resultado é uma performance psicodélica e interativa.

beck-3
beck-5
beck-6
beck-4

Abaixo, o making of dessa colaboração entre Beck e Chris Milk:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Ação faz alemães sentirem na pele como é morar na rua

Você seria capaz de se colocar no lugar de um morador de rua e imaginar como ele se sente em uma noite de inverno? Em uma ação da Havas Worldwide de Düsseldorf para a Fifty Fifty, o ar-condicionado de alguns cinemas na Alemanha foi programado para deixar as salas a 8ºC. A ideia era fazer com que os espectadores sentissem na pele, por algumas horas, o que os moradores de rua sentem todos os dias, principalmente nas frias noites de inverno.

Paralelamente, uma equipe de filmagem transmitia ao vivo das ruas a reação dos sem-teto ao descobrirem que as pessoas estavam passando frio dentro do cinema. A primeira pergunta era até onde a temperatura poderia baixar, para em seguida comentarem que 8ºC é aconchegante, não é nada, e que começa a ficar frio mesmo a 0ºC.

Os telespectadores receberam cobertores para ajudá-los a enfrentar o frio dentro do cinema e perceberam como isso é importante. Cada cobertor contava com um QR Code que indicava o caminho para ajudar a Fifty Fifty. Com a ação, a entidade conseguiu uma boa cobertura da mídia e um bom dinheiro. É mais um daqueles exemplos de ideias que a gente gostaria de ver se repetindo por aqui.

E caso você esteja se perguntando, a interpretação de Creep no vídeo é do ex-morador de rua Daniel Mustard.

frio frio1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Map Your Memories

Map Your Memories é um projeto colaborativo de arte criado por Becky Cooper que desafia estranhos a preencherem um mapa da cidade de Nova York em branco, baseando-se em suas próprias memórias e experiências.

Lançado em 2009, Cooper começou distribuindo mapas em branco de Manhattan para nova iorquinos, que o enviaram de volta com suas interpretações. São mapas que tem desde apenas um ponto de referência (como o de uma pessoa que aponta o lugar aonde conheceu sua mulher) a um desenho detalhado e colorido com descrições de toda a vizinhança.

Inspirado no Invisible Cities, de Italo Calvino, o projeto gira em torno da ideia de que os mapas são construídos através de escolhas que incorporam valores e crenças ao figurarem e refigurarem o espaço, interpretando-o à sua maneira.

Conforme os diferentes mapas, é possível ver a cidade com diversos olhares, muitas vezes até abstraída do seu contexto geográfico.

O projeto resultará em um livro, Mapping Manhattan, a ser lançado em Abril deste ano. Além dos mapas do projeto, o livro também contará com desenhos em aquarela de Nova York, por Bonnie Briant.

mapnyc-01
mapnyc-02
mapnyc-03
mapnyc-04
mapnyc-05
mapnyc-06
mapnyc-07

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Beck participa de Hello, Again, novo projeto da Lincoln

As ações em torno do renascimento da Lincoln Motor Co. acabaram de ganhar mais um capítulo com o projeto Hello, Again. Após chamar o público para colaborar com o roteiro do comercial do Super Bowl 47, a marca aproveitou o Grammy Awards para dar continuidade ao seu processo de renascimento/reinvenção convidando Beck para “reimaginar” Sound and Vision, música de David Bowie. Mas não para por aí. A ideia não é apenas se inspirar em algo antigo e transformá-lo em algo novo, mas também aproveitar as tecnologias disponíveis para reinventar a maneira como o público ouve a música, tarefa que coube ao diretor Chris Milk. A transmissão disso tudo acontecerá na noite de quarta-feira.


A primeira diferença desta nova experiência sonora poderá ser notada no local da apresentação, já que os 160 músicos participantes irão cercar o público em uma espécie de palco giratório, criando uma experiência imersiva. Quem acompanhar o show de casa também poderá sentir a diferença graças às câmeras e aos microfones da chamada binaural head. O gadget nada mais é do que um aparelho de gravação em forma de uma cabeça humana com várias orelhas, capazes de captar o som da maneira como os seres humanos ouvem, reproduzindo a mesma sensação de quem estiver acompanhando a apresentação ao vivo.

O conceito disso tudo também está no novo comercial da Lincoln.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Google e Disney se unem em Find Your Way to Oz

Oz: Mágico e Poderoso chega aos cinemas brasileiros somente em 8 de março, mas já é possível ter uma ideia do que vem por aí graças ao Find Your Way To Oz. A novidade apresentada hoje pelo Google e Disney é um experimento com o Chrome desenvolvido em parceria com a UNIT9, e promete uma experiência imersiva que combina storytelling e tecnologia.

Find Your Way To Oz segue os passos do mágico Oscar Diggs em uma viagem que começa em um circo/parque de diversões do Kansas e que, após uma grande tempestade, leva os usuários à terra de Oz. É nesta jornada que estão atrações como uma cabine fotográfica que produz fotos em diferentes ângulos e uma louca aventura em um balão, para citar algumas.

O projeto combina diferentes técnicas de HTML5, como WebGL para os efeitos em 3D e transições em CSS3, getUser Media API – que permite que os usuários tornem-se personagens do circo -, e o Web Audio API, responsável por efeitos sonoros mais ricos. Segundo o Google, este experimento só foi possível por conta dos avanços dos softwares utilizados, e certamente não teria acontecido há alguns anos.ozoz2

 

 

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Creature Greeter torna a espera por reuniões mais divertida

O mundo dos negócios é movido, entre outras coisas, por reuniões. Inevitavelmente, em algum momento, as pessoas que irão receber você vão se atrasar, fazendo com que você tenha de passar alguns bons minutos esperando. Daí cada um se vira para passar o tempo da maneira que é possível. A não ser que você esteja esperando na recepção da Creature of London, que encontrou uma maneira mais divertida de manter seus clientes ocupados enquanto aguardam o atendimento com o Creature Greeter.

A agência decidiu criar um aplicativo de check-in que funciona por reconhecimento facial que pudesse distrair os clientes de 2 a 3 minutos, oferecendo uma experiência interativa fácil e marcante. Foi aí que entraram os criativos da Clubhouse Studios.  


Para usar o aplicativo para iPad, basta chacoalhar o tablet para acionar o reconhecimento facial. Depois, escolher o motivo (lúdico, é claro) para a visita ao escritório. Aí é só libertar sua criatura por lá, para que ela possa interagir com outras criaturas.

E tem mais: a cada check-in, os clientes ainda recebem um recibo representando seu check-in. Ao juntar 5, eles podem ser trocados por um pote de mel caseiro da Creature (?!)

Quer ver como funciona na prática?

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


A aposta da Pepsi na seleção checa

O que você faria se o time que você patrocina participasse de um grande campeonato em que o principal patrocinador fosse o seu concorrente direto? Recentemente, a Pepsi se viu nesta situação. Patrocinadora da seleção checa de futebol, a marca se viu diante deste desafio durante a Eurocopa 2012, patrocinada pela Coca-Cola. A solução veio da Mark BBDO: com um orçamento de 130 mil euros, eles convocaram a Nightwork – uma das bandas mais populares do país – para uma aposta.

Se a seleção checa fizesse 5 gols na fase classificatória, a Nightwork faria um show gratuito. Para divulgar a ação, foi criada uma página no Facebook e um canal no YouTube, onde eram postados alguns vídeos bem divertidos da banda.

Apesar de não ter cumprido a meta de 5 gols, os checos se classificaram com 4 gols e a Nightwork garantiu que faria o show de qualquer jeito. A apresentação contou com milhares de pessoas e virou notícia em diversos meios.

Ao longo de 4 semanas, 678 mil pessoas foram alcançadas no Facebook, e os vídeos ultrapassaram os 240 mil views. Isso sem contar a mídia espontânea e o envolvimento ativo com a marca. Boa solução, não?

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Um pai faz uma incrível experiência de Branding e Design com a filha de 5 anos

Um pai resolveu fazer uma experiência com a filha de 5 anos de idade, mostrando a ela uma série de logos que ela não estava familiarizada. A menina teve apenas 5 segundos para olhar para cada um deles, e depois teve que desenhá-los, buscando as referências na própria memória.

Dessa forma, é possível perceber em muitos casos como um determinado elemento marcou a mente dela em apenas 5 segundos. E o resultado dessa experiência é brilhante.

Recentemente, a Amanda de Almeida postou algo muito similar no B9. E todas essas experiências só me levam a crer que, quando falamos em simplicidade na estética e no conceito, devemos perceber que esse simples é essencialmente visceral. :)

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement