The Pop-Up Pinhole Project

O projeto é uma chance viável para fotógrafos e entusiastas da fotografia analógica trabalharem com esse meio, sendo o equipamento tradicional muito caro e difícil de encontrar.

A designer Kelly Angood, do Reino Unido, ficou conhecida há dois anos por ter postado instruções e designs prontos para cada um construir a sua própria câmera pinhole, baseada na icônica Hasselblad.

Hoje, depois do sucesso que recebeu, Angood evoluiu o projeto e aperfeiçou seu design, tornando-o mais próximo de uma câmera pinhole real. Com a comunidade de fãs em mente, transformou sua câmera em um kit do-it-yourself.

Chamada de Videre, a câmera é feita de papel cartão e, seguindo o design clássico, funciona com pinhole no lugar das duas lentes e usa filme de formato médio.

The Pop-Up Pinhole Project foi lançado via Kickstarter em busca de investimento para dar vida à sua criação. A ser produzido no Reino Unido e utilizando materiais sustentáveis, o kit vem com todas as peças da câmera impressas e prontas para montar.

pinholeproject2
pinholeproject5

 

pinholeproject7
pinholeproject6

 

pinholeproject4
pinholeproject1

O projeto já bateu sua meta de £15,000 no Kickstarter, mas ainda é possível reservar um kit com entrega prevista para novembro de 2013. Para os ansiosos, neste meio tempo, Angood fez um tutorial de como se construir o projeto em casa e irá disponibilizar para quem comprar o kit até julho deste ano.

Acompanha o tumblr do projeto e o vídeo abaixo para ver como ficam as fotos tiradas com a câmera.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Megaman Light Bulbs: The Megaman Lightbulb Calendar

Advertising Agency: Grabarz und Partner, Germany
Executive Creative Director: Ralf Heuel
Creative Director: Andre Price, Jan-Florian Ege
Art Director: Andre Price, Jana Mehrgardt, Jan Riggert
Group Head: Mathias Lamken
Producer: Oliver Fleischer
Designer: Sönke Jansen
Account manager: Fanny Pribbernow

Timeline interativa celebra 10 anos do iTunes

“No início de 2002, a Apple estava diante de um desafio. A conexão perfeita entre iPod, o software iTunes e o computador tornava fácil gerenciar a música que o usuário possuía. Mas, para obter novas músicas, ele precisava se aventurar fora desse ambiente acolhedor e ir comprar um CD ou baixar as músicas online. Essa última atividade significava normalmente fazer uma incursão nos domínios mal-assombrados do compartilhamento de arquivos e serviços de pirataria. Por isso, Jobs queria oferecer aos usuários do iPod uma maneira de baixar músicas que fosse simples, segura e legal.”

O trecho acima é o primeiro parágrafo do 30 º capítulo de Steve Jobs por Walter Isaacson. Em A iTunes Store – Eu sou o Flautista de Hamelin, o biógrafo narra os bastidores da criação da loja digital da Apple, o trabalho para convencer as principais gravadoras dos Estados Unidos a permitir a comercialização da música de seus acervos no serviço. Hoje, 10 anos depois, já foram vendidos mais de 40 bilhões de aplicativos, 25 bilhões de músicas e 1 bilhão de cursos e aulas. Estas informações fazem parte de A Decade of iTunes, uma timeline interativa que mostra a trajetória evolutiva dos produtos da Apple relacionados com o iTunes e relembra, também, os grandes destaques musicais de cada ano, com um top 10 das músicas e discos mais vendidos.

Para visualizar a timeline, basta clicar aqui. Para quem tem o iTunes instalado no computador, iPhone ou iPad, ele será iniciado automaticamente.

Independentemente se você é ou não um fanboy da Apple (no meu caso fangirl), vale explorar a timeline para relembrar o contexto no qual a iTunes Store sempre esteve inserida, e como a tecnologia e a música mudaram rapidamente em apenas 10 anos.

itunes1 itunes2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Paintings by Field

L’agence FIELD a été invitée à réfléchir aux possibilités illimitées de l’impression de créations digitales. Ces derniers ont proposé la création de 10 000 artworks pour la brochure de GF Smith. Une idée utilisant une sculpture complexe générée afin de créer des œuvres uniques à découvrir dans la suite en images.

Paintings by Field1
Paintings by Field9
Paintings by Field7
Paintings by Field6
Paintings by Field5
Paintings by Field4
Paintings by Field2
Paintings by Field10
Paintings by Field8

Tokyo City Symphony 3D Mapping

Afin de fêter les 10 ans de Roppongi Hills Mori Tower (gratte-ciel de Tokyo de 238 mètres de hauteur), Tokyo City Symphony propose une expérience splendide basée sur une maquette géante du district de l’immeuble à l’échelle 1/1000 sur laquelle différents mappings absolument incroyables ont été projetés.

Tokyo City Symphony 3D Mapping10
Tokyo City Symphony 3D Mapping9
Tokyo City Symphony 3D Mapping7
Tokyo City Symphony 3D Mapping6
Tokyo City Symphony 3D Mapping5
Tokyo City Symphony 3D Mapping4
Tokyo City Symphony 3D Mapping2
Tokyo City Symphony 3D Mapping1
Tokyo City Symphony 3D Mapping8

Broken Things

Avec son installation « Broken Things », le graphiste Beomyoung Sohn a voulu casser la frontière entre le monde physique et le cyber espace. Utilisant l’icône d’image brisée remplaçant images manquantes ou défectueuses, cette création de qualité est à découvrir dans une série de clichés. Plus dans la suite.

Broken Things4
Broken Things3
Broken Things2
Broken Things
Broken Things5

The Makery Branding

Le directeur artistique basé à Singapour David Goh a imaginé cette identité graphique de qualité pour The Makery, un cabinet de conseil-créatif mettant l’accent sur des produits et projets fabriqués à la main. Avec des créations et déclinaisons graphiques du plus bel effet, le rendu est à découvrir en images dans la suite.

The Makery Branding20
The Makery Branding19
The Makery Branding17
The Makery Branding16
The Makery Branding15
The Makery Branding14
The Makery Branding13
The Makery Branding12
The Makery Branding11
The Makery Branding10
The Makery Branding9
The Makery Branding8
The Makery Branding7
The Makery Branding6
The Makery Branding5
The Makery Branding4
The Makery Branding3
The Makery Branding2
The Makery Branding
The Makery Branding18

Outfits Made of Foods

« Wearable Foods » est le nom de la série d’œuvres que l’artiste coréenne Yeonju Sung compose avec des créations de vêtements utilisant de la nourriture. En composant différentes pièces à l’aide d’aliments tels que de la tomate ou des champignons, cette artiste nous propose de véritables pièces d’art visuellement bluffantes.


Outfits Made of Foods16
Outfits Made of Foods15
Outfits Made of Foods14
Outfits Made of Foods13
Outfits Made of Foods12
Outfits Made of Foods11
Outfits Made of Foods10
Outfits Made of Foods9
Outfits Made of Foods8
Outfits Made of Foods7
Outfits Made of Foods6
Outfits Made of Foods5
Outfits Made of Foods4
Outfits Made of Foods3
Outfits Made of Foods2
Outfits Made of Foods
wearable_foods_main

1500 Giant Raindrops

Urs Fischer est un artiste suisse de Zurich qui expose actuellement au Los Angeles’ Museum of Contemporary Art sa première rétrospective avec des œuvres magiques dont l’incroyable « Horses Dream of Horses » représentant 1500 gouttes de pluie géantes réalisées en plâtre et résine. A découvrir dans la suite.


1500 Giant Raindrops 4
1500 Giant Raindrops 3
1500 Giant Raindrops 2
1500 Giant Raindrops 10
1500 Giant Raindrops 1

Fubiz Awards 2013 – Music Video

Jusqu’à la fin des votes pour les Fubiz Awards 2013 prévu le 14 mai 2013 minuit, nous vous proposons de mettre en avant les nominés de chacune des 8 catégories présentées. Découvrez dans la suite les 8 différents nominés de la catégorie Music Video en images, en partenariat avec HTC.



Frank Ocean – Pyramids

Kanye West & Jay-Z – No Church in The Wild

M83 – Wait

Flying Lotus – Until The Quiet Comes

Citizens – True Romance

Justice – New Lands

C2C – The Beat

Breakbot – One out of Two

pyramids3 - copie
nochurchinthewild
M83 - Wait9 - copie
Flying Lotus - Until The Quiet Comes9 - copie
Citizens true romance
Canada_-_Justice_-_New_Lands_01-640
C2C the beat10 - copie
Breakbot - One Out Of Two8 - copie
musicvideo

The Ice Man

Découverte de la vidéo intitulée « The Ice Man » et pensée par Alex et Julia Horner. Montrant l’artiste Trevor Pearson réaliser une sculpture de glace magnifique, ces œuvres sont ensuite mises à la disposition de passants dans la rue, leur proposant de casser avec un marteau les créations. A découvrir dans la suite.

The Ice Man12
The Ice Man11
The Ice Man6
The Ice Man5
The Ice Man4
The Ice Man3

Everything I Can See From Here: Um curta de animação realizado sem verba

Dirigido por Sam Taylor e Bjorn Aschim, o curta-metragem de animação Everything I Can See From Here conta a história de um jogo de futebol americano que se torna mortal quando jogadores inesperados se juntam à partida.

Realizado de forma independente em noites e fins de semanas durante 2 anos, sem o menor budget, os diretores usaram de sua talentosa rede de amigos para chegar ao resultado (veja aqui a lista completa dos participantes do projeto).

A história une rascunhos e ideias que foram sendo guardadas ao longo do tempo, sem oportunidades para ganharem vida. Uma mistura de personagens reais com cartoon, produzidos com Flash, Photoshop, After Effects e Maya. Tudo realizado diretamente no computador.

Veja abaixo o making of do projeto.

Como boa parte da história se passa em um eixo vertical, todo o curta foi construído com a tela assim. Sam e Bjorn comentam, em entrevista para o The Creators Project, que a forma como as pessoas assistem aos filmes está mudando. Antes feitos apenas para rodar em festivais, salas de cinema e ocasionalmente na TV, hoje é preciso criar pensando em diferentes formas e tamanhos pela variedade de dispositivos.

O mesmo é dito para a animação, cujo processo de criação não mais depende de grandes estúdios. As ferramentas e o conhecimento estão todos disponíveis para quem quiser aprender e usar.

Esse curta é um dos exemplos de produções que tiveram grande repercurssão e sucesso online, realizada sem budget e a partir do sistema de colaboração em rede, no tempo livre de cada um.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Pop Culture Icons

Imaginé par les espagnols de Forma & co, Re-Vision est un exercice de style proposant différents icônes de la pop-culture avec une série de portraits de personnages les plus représentatifs de comics, des films, du sport, de la télévision et de la musique. De superbes images à découvrir dans la suite de l’article.

Pop Culture Icons10
Pop Culture Icons9
Pop Culture Icons8
Pop Culture Icons7
Pop Culture Icons6
Pop Culture Icons5
Pop Culture Icons4
Pop Culture Icons3
Pop Culture Icons2
Pop Culture Icons1
Pop Culture Icons11

Aerial Cinematography

Focus sur Air V8, spécialisé dans la réalisation de plans aériens pour tous types de créations, utilisant des multi-copters télécommandés. Afin de montrer leurs références ainsi que les possibilités, cette vidéo show-reel du plus bel effet nous dévoile des images splendides à découvrir sur une musique dynamique de Rauscher.

Air V8 Showreel9
Air V8 Showreel8
Air V8 Showreel7
Air V8 Showreel6
Air V8 Showreel5
Air V8 Showreel3
Air V8 Showreel1
Air V8 Showreel10

The Sound and Music of Oblivion

Le studio SoundWorks nous propose de découvrir cette vidéo passionnante à propose du travail effectué sur le sound-design du très récent film « Oblivion » avec Tom Cruise. Une bande-son signée par M83 et le compositeur Joseph Trapanese, déjà connu pour son travail sur Tron Legacy. A découvrir en vidéo.

obli1
obli2
obli3
The Sound and Music of Oblivion6
The Sound and Music of Oblivion5
The Sound and Music of Oblivion4
The Sound and Music of Oblivion3
The Sound and Music of Oblivion2
The Sound and Music of Oblivion1
featurette-oblivion

Copywriters Club Nagoya: Sticky Notes Annual

Advertising Agency: Dentsu, Nagoya, Japan
Creative Director: Yoshihisa Ozaki
Art Director: Michihito Dobashi
Copywriter: Kotoha Tanaka
Designers: Masatsugu Yano, Masao Shirasawa, Koji Tanaka
Photographer: Yoshihiro Ozaki
Printing Directors: Norio Kito, Satoru Ozawa
Retouchers: Osamu Sato, Makoto Tobita
Sticky Notes Producer: Toshiya Yamada
Copywriters: Yosei Urushibata, Yoshiki Toya
Translator: Yunosuke Kunimoto

Fubiz x Sony Xperia

Fubiz vous présente le smartphone Sony Xperia dans son corner dédié, rappelant avec ce spot que la marque a toujours été présente depuis 50 ans dans notre quotidien, du téléviseur au smartphone en passant par le walkman. Une campagne sur la musique « Sound and Vision »? de David Bowie à découvrir dans la suite.

Smartphone Sony Xperia Z1
Smartphone Sony Xperia Z6
Smartphone Sony Xperia Z5
Smartphone Sony Xperia Z4
Smartphone Sony Xperia Z2
Smartphone Sony Xperia Z3
Smartphone Sony Xperia Z7

Uma análise tipográfica

Diz a psicologia que nossas escolhas revelam muito sobre nossas personalidades, quem somos e o que queremos. Se aplicarmos isso ao nosso campo de trabalho, vemos que há inúmeras formas de se passar uma mesma mensagem, geralmente atreladas aos nossos objetivos, o que se reflete nas palavras, cores e formas que escolhemos para despertar aquele exato sentimento. O mesmo acontece com a tipografia. E foi mais ou menos este conceito que o designer gráfico holandês Lars Willem Veldkamp resolveu aplicar ao projeto Typocalypse.

analise tipografica2

Em um exercício freudiano, Lars faz uma divertida – e em alguns momentos cáustica – interpretação das mensagens subliminares com as quais nos alimentam 40 fontes, de Arial a Verdana, passando por Helvética e Bauhaus… É claro que Comic Sans também não poderia ficar de fora, afinal, sua mensagem é pura e simples:

“Eu sou a mão de Deus”

Em contraponto, a Arial também vai direto ao assunto:

“Eu sou o diabo”

Conheço muitos designers que diriam que as interpretações acima estão trocadas. De qualquer maneira, o projeto já tem algum tempo, mas se encaixa muito bem na filosofia do “old but gold”, além de nem todos terem tido a oportunidade de conhecer este trabalho. Aqui, fizemos uma pequena seleção das nossas favoritas, mas é possível encontrar a íntegra desta série no Flickr de Lars. Aliás, recomendamos uma explorada pelo portfolio deste designer, que tem ideias bem bacanas.

analise tipografica3
analise tipografica5
analise tipografica6
analise tipografica7

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Hoop Concept Watch

La designer Simone Savini pour le studio NOTdesignstudio a réalisé le design et concept de cette montre appelée simplement « Hoop Time » pour la marque Swatch. Le tout dans un design minimaliste, proposant une simple indication pour les aiguilles des heures et des minutes de différentes couleurs.

Hoop Concept Watch3
Hoop Concept Watch2
Hoop Concept Watch
Hoop Concept Watch4
Hoop Concept Watch5

Norway Church

En 2009, la vieille église de Valer, petite ville du sud-est de la Norvège, avait disparu sous les flammes. Le studio Cebra basé à Copenhague a proposé une nouvelle architecture pour l’édifice qui doit être construit au même endroit. Un parti-pris visuellement impressionnant, à découvrir en images dans la suite.

Norway Church7
Norway Church6
Norway Church5
Norway Church4
Norway Church
Norway Church3
Norway Church2
Norway Church8