Shortcut: O app que promete acabar com o QR Code

Você não morre de vontade de fotografar os QR Code’s que aparecem em anúncios impressos? Não né? É uma tarefa burocrática e que traz pouco benefício, mas que ainda assim grande parte dos anunciantes aplicam em suas campanhas.

O motivo é nobre, mas a verdade é que só o cara que cria o anúncio é que deve fotografar o QR Code para fins de teste. A não ser que a tecnologia seja usada para oferecer vantagens reais para os consumidores, como descontos, por exemplo, seu uso me parece um desperdício.

Com o Shortcut o usuário ainda não quebra a barreira de precisar fazer um download de app, mas o uso é bem mais simples e prático.

Desenvolvido pela empresa suiça kooaba, o aplicativo trabalha com o reconhecimento da imagem em si, sem a necessidade de um código ou algo que o valha. Instantaneamente ele transforma a página fotografada em arquivo digital, se for um artigo de jornal ou revista por exemplo, com diversos links para compartilhamento.

Obviamente o conteúdo desse atalho vai continuar dependendo dos anunciantes, mas já facilita bastante a vida em termos de interação. Uma vantagem clara é a aplicação em outdoors, por exemplo, já que as imagens podem ser capturadas a distancia.

Outro dia vi um outdoor com um QR Code, aplicado bem diminuto no canto. Faltou pensar duas vezes.

O Shortcut está disponível para iOS, Android e Windows Phone, e a kooaba já tem alguns acordos com agências na Suiça. Falta agora propagar o uso para o resto do mundo, mas a sucesso seria garantido de fato caso essa tecnologia se tornasse nativa dos smartphones.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Liberté: Tablet Takeover



Advertising Agency: Marketel Mccann Erickson, Canada
Creative Director: Sébastien Pelletier
Art Directors: Marie-Pier Blanchette, Nicolas LeBlanc
Copywriter: Étienne Mérineau
Interactive Production: Marketel Digital

BBDO Belgium: Best Tweeshes


Advertising Advertising: BBDO, Brussels, Belgium
Creative Directors: Jan Dejonghe, Derek Brouwers
Art Director: Frederic zouag
Copywriter: Nicolas Gaspart
Accounts: Jochen Van Lysebetten, Hans Henderickx
Sound design: Raygun

Teletoon Canada: Johnny Test Roller Johnny Game App


URL: http://www.teletoon.com/en/tv/johnnyTest

Created by Toronto-based digital creative agency Kolody in partnership with Teletoon Canada, Johnny Test is based on the popular animated franchise of the same name. In the game, kids can choose to play as hero Johnny Test or his dog Dukey to sandwich baddies and slingshot each other around the colourful roller derby world. Multiple people can play the game together through an innovative feature that harnesses Bluetooth to allow users to pair mobile devices and combine screen real estate, making Roller Johnny the first iOS gaming experience with co-operative screen play, individual leaderboards and timed play.

Director Interactive: Gavin Friesen
Producer: Colin Turnbull
Producer: Mark Kolody
Creative Director: Chad Borlase
Interactive Production: Kolody

Pilao Coffee: Alarm Clock App


Pilao Coffee is a traditional Saralee’s brand coffee in Brazil. To promote their new 5 flavors we make an alarm clock app. Now you are going to wake up in a different and exciting way. There are 30 alarm clocks divided into 5 different flavours: Classic: you can wake up like your great grandparents used to be. Dark: wake up no matter what. Smooth: for an easy and refresh wake up. Decaf: wake up in a slowly way and Organic: wake up with the sounds of nature.The app is currently available on Apple and Android devices.

Advertising Agency: Talent, Sao Paulo, Brazil
Executive Creative Director: Joao Livi
Creative Directors: Alexandre Nego Lee, Rodrigo Bombana
Copywriter: Ligia Mendes
Art Director: Bruno Trad
Account Managers: Conrado Tourinho, Manuela Ramalho, Marilia Opice
Account Director: Ricardo Nociti
Account Interactive Director: Claudia Quintas
Account Interactive Manager: Pedro Laguardia
Interactive Developer: Indigo

E ele ainda vive: Google lança app do Orkut para iPhone

Quando eu achava que o Orkut já respirava por aparelhos, lá vem o Google é aplica mais uma dose de adrenalina. Não que isso sirva para acordar o moribundo, justamente na semana em que saiu a notícia de que a rede social líder no Brasi foi ultrapassada pelo Facebook.

Saiu hoje na AppStore o aplicativo do Orkut para iOS. Permite acesso ao seu perfil, amigos e até scraps, mas nada de comunidades. Ou seja, parece um app lançado pela metade, já que não inclui a funcionalidade mais popular da rede social.

A versão do app para Android, lançada no ano passado, é mais completa. Claro…

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Moment of Silence Inc: The Steve Jobs Moment Of Silence


URL: http://stevejobsmomentofsilence.org

The Steve Jobs Moment of Silence is an 8 second silent audio file officially available on iTunes. The 8 seconds symbolise the 8 years Steve Jobs fought pancreatic cancer. This small break in our iTunes library will remind us to never forget the man who brought us the very device The Steve Jobs Moment of Silence will live on.

Advertising Agency: KNARF, New York, USA
Executive Creative Director: Frank Anselmo
Art Directors: Hyui Yong Kim, Bryan Wolff Schoemaker
Writers: Bryan Wolff Schoemaker, Hyui Yong Kim
Designers: Bryan Wolff Schoemaker, Hyui Yong Kim, Frank Anselmo
Client: Moment of Silence Inc.

Google cria guia com princípios de design para tentar salvar a cara feia do Android

Meus amigos donos de Android (a.k.a. Luiz Yassuda) defendem a plataforma com unhas e dentes, alegam que eu sou vendido ao sistema, que o smartphone deles faz tudo que o iPhone faz e mais um pouco, etc e tal. Mas concorde comigo, o bicho é feio hein?

Tem aplicativo pra Android que parece aqueles softwares de fundo de quintal pra gestão de supermercado. Até o Google sabe disso, e resolveu criar um guia com princípios de design e a visão criativa da empresa.

O site traz uma série de estilos, padrões e grids para que os desenvolvedores otimizem os layouts de suas aplicações para Android, colaborando com o mundo mobile que o Google imaginou.

Olha: developer.android.com/design. E pronto, já pode começar a me xingar nos comentários.

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Anúncios em apps são legais, segundo usuários

O relatório State of The Media 2011, da Nielsen, revela que 51% dos usuários de smartphones e tablets está sussa com anúncios nos apps que baixam, desde que a presença dos mesmos garanta a gratuidade de acesso a conteúdo que tanto os agrada. Enfim, o óbvio para muitos, inclusive pra mim, está confirmado nas estatísticas. Mas a vantagem pra quem topa a parada é pequena, não? No meu entender, boa parte da turma não abre mão da estética de aplicativos bacanudos, principalmente quando consideradas as dimensões de algumas telas e sistemas operacionais.

Ainda segundo o Nielsen, sobre quem paga e o que é comprado, 35 % disseram que pagaram por games, enquanto 29%  bancaram aplicativos de mapeamento ou navegação e 27% tiraram o escorpião do bolso por apps relacionados a música. Também de acordo com a pesquisa, usuários comuns tendem a usar 33 aplicativos em seus aparelhos, em média, entre pagos e gratuitos.

Tem mais infos nos gráficos abaixo, dá um cheiro.

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ImGame: Enfim, uma boa e bonita rede social de games

Você já deve ter ouvido falar e até testado algumas ferramentas com a proposta de ser uma rede social de games. O Raptr foi a que mais utilizei até hoje, principalmente por causa da função de publicar automaticamente no Facebook/Twitter as minhas achievements no Xbox 360 (o mesmo vale para as trophies do PS3).

Mas nem o Raptr, e nem seus concorrentes, são unanimidade quando se trata de uma ferramenta social dedicada a games. Bugs generalizados e a mínima preocupação com design, pra começar, são motivos pela falta de um líder no segmento.

É por isso que, no mesmo instante que tomei conhecimento do ImGame, entrei em contato com Joshua Corliss e James hall pedindo para entrar no grupo de beta testers.

Começando principalmente com um aplicativo para iOS – com promessa de sair para Android e WP7 no futuro, além de uma interface web – o ImGame pode ser resumido como um Foursquare para jogos. É irônico dizer isso, já que o próprio 4SQ tem como essência conceitos de videogame.

Com o ImGame, você pode fazer check-in no game que está jogando, compartilhando com os amigos e em outras redes sociais. Você ganha badges específicas para cada título ou relacionadas com a sua atividade dentro do app, aqui chamadas de tokens.

Assim como as mayorships do Foursquare, o aplicativo oferece os PWNERSHIPS: Quem mais joga determinado título, vira o PWNER. Além disso, o usuário também recebe pontos para cada check-in realizado, contendo um permalink como no exemplo abaixo:

De cara, o design do aplicativo salta aos olhos, refletindo o cuidado com os detalhes de duas pessoas apaixonadas por games. Uma história que se assemelha com tantas outras ferramentas de sucesso que surgiram nos últimos anos: Um dia tiveram uma ideia e resolveram executa-lá simplesmente pela vontade de fazer algo legal, sem grana e sem enrolação.

Joshua e James criaram o ImGame no intervalo entre os jobs de uma agência digital em que trabalham, e depois de uma longa fase beta, lançaram hoje a versão 1.0 do aplicativo na AppStore.

Não é preciso dizer que esse é apenas o início do que promete a rede social. As próximas versões devem não só incluir features básicas inexistentes hoje – como a possibilidade de mandar uma mensagem privada para um amigo ou de apagar check-ins – mas também ser resultado da conversa que a dupla está tendo com estúdios e distribuidoras de games. Um exemplo é o sistema que eles chamam de RTR (Real Time Awards), além da abertura de API para outras interações com os dados do ImGame.

Eu perguntei para Joshua e James sobre a possibilidade do aplicativo reconhecer as achievements e trophies já nativas dos próprios jogos de Xbox 360 e PS3 – naquela que eu falei ser a característica que mais gosto do Raptr. Eles disseram que essa foi a maior divergência durante o desenvolvimento do ImGame, já que um queria e o outro não.

A não presença de uma função desse tipo no app – pelo menos por enquanto – se dá por conta da falta de confiabilidade nas redes da Live e da PSN. Não existe nenhuma API que dê acesso oficial a essas informações diretamente na fonte, e as soluções de terceiros não são garantidas a longo prazo.

Se algo der errado na coleta desses dados, fará com que o ImGame não funcione corretamente. Uma má reputação que um app recém-lançado não pode arcar.

“Em um mundo perfeito, teríamos acesso as API’s das empresas, e nós teríamos então a informação correta no ImGame. Até lá, vamos nos abster de utilizá-la.”

O ImGame é a melhor e mais promissora opção de rede social para quem gosta de games, ou simplesmente um ótimo case de design de aplicativo mobile. Preste atenção nos ícones, transições de tela e na animação de loading, por exemplo.

Faça o download do app e visite o site imga.me. Se quiser me adicionar, é só procurar por cmerigo.

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The Sex Profile: A verdadeira rede social do sexo

Para promover o sexo seguro entre os jovens no verão, o governo de Estocolmo criou uma rede social. E a intenção não era apenas divulgar o programa de prevenção contra a AIDS, mas também obter dados e estatísticas com relação a vida sexual nessa época do ano, formando assim o The Sex Profile.

Através de um QR Code nas mais de 50 mil camisinhas distribuídas, era possível fazer download de um aplicativo para ser usado na hora H. Com o smarthpone colocado na cama, o app mede o ritmo, duração e sons da sua performance sexual.

Essas informações podem ser compartilhadas online, permitindo a comparação com as noites/dias de “amor” de outras pessoas, seu freak.

Está tudo em sueco, mas você pode acessar o site kondom08.nu e fazer o download do aplicativo para iPhone e Android se quiser testar.

A criação é da agência Ester, de Estocolmo.

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O mercado de apps para celular em números

Quais são as categorias de aplicativos pra celular mais populares da mobilesfera? Em primeiro lugar, games. Óbvio. Na sequência, com a medalha de prata, RUFEM OS TAMBORES: clima. Sim, na segundeira vem os serviços à rapaziada preocupada se vai chover canivete ou abrir um sorridente sol.

A informação é da GDS Infographics, que publicou essa semana uma batelada de dados infografados sobre o mercado de apps mundo afora. Aliás, mundo adentro. Dentro do bolso pra ser mais específico. ;)

Em tempo, antes de mostrar algumas das infos logo abaixo, destaco o post de Cliff Kuang, editor do Co.Design, que reflete legal essas infos e é muito bem ilustrado pelas mesmas: clica e lê.

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Gerador de nomes de celulares Android

Os Androiders certamente começam a ler esse post pensando: “Lá vem o Apple-fanboy…”. Mas acontece que esse não é um problema específico dos smartphones com o sistema operacional do Google, e sim um vício de marketing que assola diversos segmentos.

Esse lance de inventar nomes complicados e siglas que não significam absolutamente nada apenas confunde os consumidores, ao invés de auxiliar na escolha e na pedida no momento da compra.

Pior ainda são aquelas marcas que resumem seu portfolio de produtos com uma série de números e letras de referência industrial. Você vai comprar uma TV e tem que pedir por algo como: “Quero uma HSX12F89-42″. Nessa horas é melhor inventar um nome – simples, único e fácil – pro lugar dessa sopa de letrinhas.

O Android Phone Name Generator faz piada justamente com isso no atual cenário de smartphones. Algumas sugestões: HTC Amaze Plus 4G+, LG Motivate Touch G1, HTC Sensation Vibrant Pro, Motorola Vigor Touch 3D Prime, Acer Sensation Optimus S Pro G2.

Os exemplos acimas são falsos, claro, mas os nomes atuais dos celulares não fica longe disso. Nenhum consumidor não heavy-user sabe dizer a diferença entre um modelo e outro com essa junção de buzzwords, termos tecnológicos e referências Transformers.

Divirta-se: androidphonenamegenerator.com

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Blippar. Interação com produtos via mobile

Vocês conhecem o Blippar? É um aplicativo que permite visualizar e interagir com embalagens de produtos, caso tenham indexados à elas códigos de leitura mobile.

É até possível ativar games no produto, por meio de Realidade Aumentada.

Quem já investiu na tecnologia é a Cadbury. E o vídeo abaixo demonstra a divertida interação com seus produtos.

Em um tempo onde os consumidores anseiam por interagir mais, essa pode ser uma tecnologia interessante para melhorar a relacão com as marcas, desde que não seja utilizada unicamente pela própria tecnologia.

Dica do Bob.

Quer um case no Instagram? Então toma!

Muito se discute sobre o uso de plataformas e ferramentas emergentes em ações de marketing, principalmente pelo fato de que podem não representar um meio potencial para atingir alcance e frequência desejável. Mas, como tudo na vida, o sucesso do uso delas depende de diversos fatores.

Entre essas ferramentas emergentes que chamam atenção do mercado ao mesmo tempo que também proporcionam essa desconfiança por ainda serem incipientes e segmentadas demais, está o Instagram.

Em Cingapura, país onde a maioria dos jovens são conectados e possuem smartphones, independente da classe social deles, a Johnson & Johnson não recusou ativar sua marca Neutrogena no hypado aplicativo de fotos. E se deu bem.

Na ocasião de conscientizar os jovens do país asiático sobre a importância dos cuidados com a pele em dias de sol – por meio da linha Neutrogena Ultra Sheer, que protege 3 vezes mais da radiação UV – foi selecionado o famoso usuário do Instagram, @AikBengChia, dono de mais de 600 mil seguidores, para engajar o maior número de pessoas.

A campanha, então, aconteceu sob o tema: “Let your skin have a little more fun in the sun” (“Deixe sua pele se divertir um pouco mais ao sol”).

Foram fotografadas pelo @AikBengChia miniaturas em forma de pessoas colocadas sobre uma pele humana, criando a ilusão de que aquilo seriam pessoas na praia em um dia ensolarado.
Durante três dias, 32 fotos como essa foram enviadas para a sua timeline. E, somente no final, foi adicionada a hashtag #Neutrogena_Ultra_Sheer que, ao ser clicada, direcionava para uma única montagem que simulava a imagem de um sol.
A imagem era seguida da mensagem: ”Deixe a sua pele se divertir um pouco mais no sol. Neutrogena Ultra Sheer com 3x mais proteção UV”.
Também foi convocado um popular blogueiro de Cingapura para amplificar a campanha.
Os resultados mostram que a campanha conseguiu alcançar o sucesso desejado: Somente no Instagram, foram 6.792 likes nas fotos e cerca de 500 comentários positivos. Além dos mais de 800 mil usuários do mesmo aplicativo impactados.
Com o uso do Instagram como centro e hub da campanha, me surpreende ver tamanho sucesso.
Talvez seja a primeira vez que vejo resultados nesse nível de uma campanha de marca que se apropriou desse aplicativo mobile. Mas não podemos ignorar que o uso do blogueiro, que amplificou a campanha através de suas redes sociais, foi muito importante para o alcance da mensagem.
Anyway, essa campanha se consagra como case em plataformas emergentes. Inovar é arriscar mesmo.
A criação foi da agência Tribal DDB.

Carlsberg: Unbottle Yourself

A Carlsberg da Suécia está com uma missão para “desengarrafar” a coragem que está dentro das pessoas. Não é qualquer tipo de coragem, mas aquela que as pessoas precisam em situações sociais.

Geralmente, o povo da Suécia é muito cauteloso e reservado, por isso a agência Akestam Holst, de Estocolmo, criou para a Carlsberg uma competição por meio de um aplicativo móvel para iPhone e Android que pode mudar tudo isso. O objetivo é encontrar e premiar o mais corajoso da Suécia.

O aplicativo contém mais de 500 missões. Cada uma representa um desafio social. Muitas missões requerem a utilização de recursos do próprio celular e mídias sociais para um melhor desempenho.

A competição começa no dia 5 de abril e vai até 17 de abril de 2011. Em seguida, a pessoa poderá continuar a usar o aplicativo e desafiar seus amigos em um divertido jogo social.

Assista o trailer abaixo:

Aproveito para parabenizar o Diretor de Criacão da Akestam Holst, Martin Cedergren, que me enviou a dica.

Grattis!

SoundTracking, compartilhando a trilha sonora da sua vida

Levianamente apresento o Instagram para música. Mas é realmente leviano caracterizar o app dessa forma.

Para muitas pessoas, ouvir música não é mero passatempo. A sacada que Steve Jang teve ao pensar o SoundTracking é bem parecida com o que me proponho a fazer com o A Day in the Life, que é tentar contar um pouco o que uma música ou um show representa no dia-a-dia. Que uma música pode ser um elemento incrível que acesse memórias importantes na sua cabeça.

O SoundTracking tenta juntar um pouco disso. Não basta simplesmente tuitar o que está ouvindo, ou usar o Last.fm para mapear isso. As vezes, uma música precisa de mais algumas coisas para ser caracterizada como um momento.

O app, que conta com o esquema de seguir e ser seguido de sempre, parte da escolha da música. Você escolhe se quer incluir o que está ouvindo, se quer que o app detecte o que está tocando no seu iPod (lembram que o iPhone é um iPod né) ou usando o sistema de reconhecimento (que funciona como o SoundHound que identifica o que está tocando cruzando o audio com o banco de dados do Gracenote).

Soundtracking

Depois de ter a música adicionada, você pode incluir uma imagem (que pode ser capturada na hora ou retirada do seu álbum, ou ainda uma imagem de artista) + sua localização (integrada ao Foursquare) + um textinho (o que vai junto com a tuitada ou facebookada integrada ao sistema).

Isso tudo junto, música + foto + localização + texto compõe um “cartão postal”, que é o link que é tuitado.

A partir daí você pode dar “like” ou “love” nas músicas que seus amigos postam ou, e aí é a parte mais legal para quem é novo na coisa, ouvir um trecho de 90 segundos da música postada. Em uma ótima negociação, o iTunes liberou 90 no lugar dos 30 segundos habituais e também o uso de todo o seu acervo.

Soundtracking

Então imagine só que a partir a agora você pode conhecer uma banda nova, mas não só por simplesmente gostar dela, ou ir atrás de uma modinha, mas sim pelo olhar de uma pessoa que você conhece. É uma qualificação de recomendação, algo que eu também penso ser importante na existência do A Day in the Life.

Se as pessoas vão aderir eu não sei. Se você vai gostar, eu também não sei. Mas gosto de ver por aí iniciativas um pouco mais complexas ou profundas sobre algumas coisas. Nos dias de hoje, tudo é muito rápido, raso e limitado a uma telinha de algumas polegadas.

Música tem um poder maior. Algo que não cabe em gigas de capacidade ou em resoluções incríveis. É algo que as vezes só cabe na sua memória, e isso sim é algo que vale citar por aqui.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Foursquare, recompensas e fidelização

Oferecer recompensas para usuários do Foursquare, se tornou um meio inovador para empresas que esperam fortalecer a fidelização de clientes.

Há algumas semanas atrás, postei no Twitter um link que traz vários exemplos de empresas que estão beneficiando seus clientes através do aplicativo.

Nesta semana, outras duas grandes empresas começaram a investir no serviço: Domino’s e Debenhams.

Assim como a Starbucks, a cadeia da Domino’s no Reino Unido começou a oferecer descontos e refeição grátis aos mayors do Foursquare.

Também no Reino Unido, em Londres, a loja da varejista Debenhams na Oxford Street, Londres, dá café para todo mundo que der check-in quando chegar no estabelecimento, todas as sextas-feiras.

Mesmo que singelas, recompensas assim, que são fáceis de serem conquistadas e não demandam nenhum tipo de burocracia, estimulam a frequência do fluxo de clientes, sem contar que deixam a relação com a empresa muito mais friendly.

Volkswagen: Digital Automotive Space

Seguindo a onda de algumas marcas que começaram a apostar em estratégias de presença no requisitado tablet da Apple, a Volkswagen decidiu lançar uma e-Branded Magazine (revista virtual da marca) especialmente desenhada para o iPad. O título da nova publicação digital é DAS, as siglas de “Digital Automotive Space“.

O aplicativo, cujos conteúdos se atualizarão a cada três meses, abrigará informações sobre a VW que não são conhecidas habitualmente pela grande massa de consumidores. A primeira edição da DAS será dedicada ao modelo Touareg, tendo como principal objetivo proporcionar uma nova experiência de interação da montadora com seus clientes mais especiais.

A agência holandesa Readerhouse Brand Media foi a encarregada de desenvolver o aplicativo, direcionado para todo o mercado europeu.

Via W&V

Museum of London: Street Museum

Olha aí uma das melhores idéias para aplicativos de iPhone: O Street Museum é gratuito e foi criado pela BrothersAndSisters para o Museum of London.

Ele utiliza uma a inteligência tecnológica, que inclui serviço de geo tagging e Google Maps, e traz uma vasta coleção fotográfica de ruas e estabelecimentos da capital britânica.

A coleção de fotos e imagens dos pontos mais importantes de Londres é incrementada com informações históricas, o que deixa o aplicativo Street Museum muito mais interessante e útil.

Excelente trabalho de convergência.

Via Creative Review