F/Nazca Saatchi & Saatchi Plays with Food for Electrolux

In this spot created by Saatchi & Saatchi’s Brazilian office to promote client Electrolux’s new refrigerator, things blow up. Slowly.

The idea is that the fridge can help Brazilians eat better via “product differentiators, such as the applications Vida Saudável (Healthy Living) and Livro de Receitas (Cookbook).”

While the spot doesn’t quite explain how the refrigerator’s interactive screen will empower us to minimize our sugar cravings and convince us to eat more leafy greens, it does look cool in a late-90?s action movie sort of way.

The campaign will also include magazine inserts and other placements.

(more…)

New Career Opportunities Daily: The best jobs in media.

F/Nazca Saatchi & Saatchi Restages Classic Photos for Leica

Here’s the second high-minded short film promoting a camera company that we’ve received today.

This one, created by Saatchi & Saatchi’s Brazilian wing F/Nazca, hypes camera maker Leica on its 100th anniversary by recasting some of the past century’s most memorable images and suggesting that they wouldn’t have come to be if not for the innovations sparked by that company.

Key line: “We didn’t invent photography…but we invented PHOTOGRAPHY” (emphasis ours).

It’s a bold claim backed up by an elaborate restaging of 35 “iconic” photos. We didn’t recognize all of them (which is shameful because we majored in studio art), but Eddie Adams’ “Saigon Execution” and a few more obvious entries like the John/Yoko portrait do stand out. Something tells us our readers will score better on the unofficial quiz.

The specific purpose of the film is to promote the brand’s store/gallery in Sao Paulo, but not its new “brilliant, crazy camera you cannot afford.

Credits below.

(more…)

New Career Opportunities Daily: The best jobs in media.

“A sua vida não é light, mas o seu Miojo é”: Nissin-Ajinomoto estreia três novos comerciais

Continuando o posicionamento iniciado pelo coral de homens no início do mês, a Nissin-Ajinomoto promove o Miojo Light com três novos filmes voltados para o público feminino,

Cada um representa, com bom humor, situações em que os homens complicam a vida das mulheres, assinando com “A sua vida não é light, mas o seu Miojo é”. A abordagem e a boa produção dão uma renovada em piadas já tão maltratadas pela publicidade.

A criação é da F/Nazca Saatchi & Saatchi.


Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Skol Design, marca lança kits que transformam garrafa em objeto de decoração

Pensando em transformar sua garrafa em objeto de decoração, a Skol vai lançar a coleção Skol Design. É um embalagem de alumínio que pode ser transformada em luminária, relógio, galheteiro, castiçal ou vaso após o consumo da cerveja.

Em edição limitada, as garrafas trazem estampas que traduzem a identidade visual da marca de forma sutil, incentivando o uso decorativo em casa. A divulgação, que conta com peças de mobiliário urbano e ações em redes sociais, inclui também o bom comercial acima.

Skol

Acho que é uma iniciativa que combina com a Skol, que nos últimos anos tem se destacado por diversas inovações de produto, mas me pergunto se a marca é percebida como objeto de desejo pelos consumidores a ponto de esses pagarem pelos kits. R$ 29,90 custa o vaso, por exemplo, o mais barato. Já o pacote completo será vendido por R$ 179,90.

É fácil imaginar que muitas pessoas irão querer esses objetos, mas não seria o caso de distribuir o kits através de alguma promoção? Sim, eu sei que campanha promocional pra bebida alcóolica beira o impossível diante das restrições legais, mas ainda assim é um custo alto para ter uma garrafinha decorada em cima da mesa.

Imagino que a justificativa seria mais fácil se a Ambev fizesse o mesmo para uma marca com uma base de fãs mais fiel, como uma Stella Artois, por exemplo. Na internet vemos inúmeras ideias de objetos decorativos feitos com Heineken ou Jack Daniel’s, para citar concorrentes, e que me parecem ter um apelo bem maior do que a Skol – que construiu sua imagem com base na irreverência, e não na arte – para a proposta da campanha. Posso estar falando bobagem, o planejamento F/Nazca Saatchi & Saatchi deve ter boas respostas para essas perguntas.

Skol
Skol
Skol
Skol

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Skol estreia nova assinatura dentro de uma baleia

A Skol continua reinventando seu posicionamento “Desce Redondo”, que completou 16 anos de existência com algumas campanhas memoráveis, outras nem tanto.

Em sua nova iniciativa institucional, a marca redefiniu sua assinatura: “A vida manda quadrado, você devolve redondo”. O comercial que a apresenta traz uma linguagem diferente do segmento. Menos expositiva, mais inteligente e divertida, relembrando os tempos que levaram a Skol à liderança do mercado.

Acostumado com piadinhas sexistas e humor rasteiro, o público da cerveja deve estranhar. E isso é bom.

Criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi, com produção da Stink.

Skol Baleia
Skol

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Leica estreia sua primeira campanha no Brasil apresentando a M-Monochrom

Apresentando a camera digital M-Monochrom, que só faz fotos em preto & branco, a Leica estreia sua primeira campanha para o mercado brasileiro.

Criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi e produzido pela Sentimental Filmes, o comercial – narrado em alemão – conta a história de uma Leica III que morreu nas mãos de Robert Capa durante a guerra, e retorna agora, 58 anos depois, reencarnada como M-Monochrom.

A campanha não apenas destaca a camera, como também reforça o posicionamento institucional da marca, assinando com “Toda Leica tem alma”.

No Facebook da Leica, fotógrafos como Bob Wolfenson e Marcio Scavone exibem ensaios em preto & branco feitos com o modelo, que promete resultados verdadeiramente monocromáticos e nítidos no formato digital.

Só falta lembrar o preço: 8 mil dólares, o que no Brasil deve significar pelo menos o triplo desse numeral.

Leica

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Salvação: Mais um comercial brasileiro do Google Chrome

Seguindo o conceito “Por uma internet mais rápida“, o Google estreia mais um comercial com criação nacional para o seu navegador, Chrome.

O comercial “Salvação” exemplifica todas aquelas vezes que a internet te salvou, ajudou a encontrar o caminho, te tirou de uma roubada, ajudou a marcar pontos num encontro, etc.

A criação é da F/Nazca, que começou a campanha com o filme “9.999.999 a 1″ e o Keyboard Cat.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Pampers lança aplicativo para bebês [iOS/Android]

A naturalidade das crianças com a tecnologia é tema de debate. Quem já nasceu num mundo dominado por computadores, internet, iPods, iPhones, iPads e TV’s em alta definição, sequer pode imaginar a vida diferente disso.

Essa mudança comportamental – em que crianças se relacionam com a tecnologia mais facilmente que seus pais – gerou um mercado criativo a parte. Além de antigas empresas de brinquedos que adicionaram interação aos seus produtos, surgiram dezenas de novas marcas focadas em criar entretenimento digital para os pequenos.

Eu sou fã da Toca Boca, por exemplo, uma startup sueca que já lançou vários aplicativos para iOS que são brinquedos virtuais em diferentes formas. Além do design singular, os apps da empresa ajudam a estimular a imaginação e a interação entre pais e filhos.

Existem diversos outros casos do tipo, que na minha opinião tem benefícios claros para o desenvolvimento infantil. Porém, não se pode exagerar. Não dá para transformar iPhones e iPads em babás digitais, substituindo assim os relacionamentos sociais e as atividades físicas.

Essas aplicativos devem ser ferramentas para auxiliar no aprendizado e a desenvolver a criatividade, mas sempre contando com a atenção e cuidado dos pais. Ando pensando muito nisso, de quando é a hora certa de entregar um gadget na mão de uma criança, mas conclui que o mais legal é poder usá-los como mais uma maneira de estar presente, e jamais deixar de lado as atividades de carne e osso.

Comecei falando tudo isso porque hoje vi o novo app lançado pela Pampers, muito bem feito por sinal, e que me lembrou as criações da Toca Boca. Segundo o release é “o primeiro lançado por uma marca no país que terá o bebê como principal usuário”.

Criado para divulgar a linha de fraldas Premium Care, o aplicativo traz 6 jogos que, além de entreter os bebês, são contextualizados através de características do produto.

Tem para iOS e Android, e o download é grátis. A criação é da F/Nazca, com produção da DoubleLeft.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Skol anuncia nova embalagem com Roupa Nova

Quase como uma argentinice, a Skol comunica a sua nova embalagem em formato de clipe musical.

A campanha que estreia amanha usa a música “Linda Demais” do Roupa Nova como trocadilho, aproveitando a linguagem brega em diversas mídias. Depois de assistir, quero ver tirar da cabeça.

A criação é da F/Nazca S&S.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Honda lança Civic 2012 no Brasil com formas no deserto (e um locutor chato)

A Honda no Brasil é um cliente complicado. Vê as filiais britânica e americana emplacando campanhas memoráveis e premiadas, mas por aqui opta pela esquema coxinha “imagem computadorizada + descrição de feature” em que sequer conseguimos lembrar o modelo anunciado.

Na divisão de motos até já teve boas iniciativas, mas os comerciais dos carros geralmente são enfadonhos. E não me digam que isso é complexo de vira-lata – que só gosto de campanha gringa – o problema não vem das agências brasileiras, mas das decisões de marketing da Honda no país.

A nova campanha da marca por aqui, para lançar o Civic 2012 e seu “espectáculo de tecnologia”, representa bem o que eu quero dizer. Cheio de cenas lindas, filmadas na Provincia de Jujuy, na Argentina, com carros correndo pelo deserto gerando formas (recurso já utilizado por outras montadoras, vale lembrar), mas com um locutor que não cala a boca e estraga o clima.

É um bom filme, mas se a decisão fosse de alguma outra Honda pelo mundo, posso apostar que não seria dita uma única palavra durante os 90 segundos de duração.

A criação é da F/Nazca, com produção da Rebolucion.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


República Popular do Corinthians [Video-Case]

A campanha República Popular do Corinthians da Nike, que publicamos aqui em agosto passado, ganhou o prêmio “Idea of the Year”, promovido entre os mais de 140 escritórios da Saatchi & Saatchi pelo mundo.

O case ficou na frente de outros famosos, como “Friend Recovery” da cerveja Andes, empatado em 2º lugar com “Welcome Back” da T-Mobile.

E eu estou contando isso não apenas para falar – mais uma vez – nesse blog do time mais importante do país, e também não só porque isso é uma boa credencial para a campanha em Cannes Lions desse ano, mas principalmente como desculpa para publicar o video-case abaixo.

A F/Nazca conta que a campanha gerou R$ 13 milhões em mídia espontânea.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Skol | Operação “Fundo da Folia”

Não sou fã de carnaval. Odeio por sinal. Acho uma festa intelectualmente pobre, com dinheiro mal aproveitado, e com fundamentos ideológicamente míopes. No carnaval ninguém passa fome e toda e qualquer cagada humana é facilmente perdoada. Ao invés de ficar resmungando como estou fazendo agora, normalmente fico em silêncio, fico em São Paulo e se possível longe de tudo que me lembre disso. Lembrando que essa é a minha opinião e eu não to nem aí pra quem concorda ou não. Esse não é o assunto desse post.

Agora em março apareceram fotos do que restou por debaixo das águas de Salvador. Imagens chocantes (tem mais no flickr deles), que causam aborrecimento só de olhar, mostram milhares de latas de cerveja e materiais promocionais jogados no fundo do mar. Incrível a pobreza de espírito humana, a falta de educação das pessoas, e o desrespeito com um lugar – que para a maioria – não é chamado de casa.

A mesma indignação que eu senti ao ver as fotos, foi o fator motivador pro pessoal do Global Garbage, por onde tomei conhecimento da causa. Os caras foram lá, mergulharam e começaram a cuidar da casa deles, já que ninguém cuidou. Admirável e muito respeitável. Há esperança em ter gente assim por aí.

Mas tudo pode ser oportunidade para fazer boa comunicação – que não é demérito nesse caso. A F/Nazca, agência que cuida da Skol, indignada também pelas imagens, resolveu não ficar só olhando. Com apoio da própria marca – que certamente não poderia evitar a aprovação, depois da ação de sua controladora AmBev pintando jornais e sites de azul no começo dessa semana – organizaram um mutirão para esse final de semana (dias 27 e 28 de março) com a proposta de invadir as praias do Porto da Barra até a Praia do Cristo, munidos com mergulhadores profissionais, conscientizadores, catadores e voluntários. A dica é do pessoal que trabalha lá na agência e que mandaram o post no site da Skol.

A Skol certamente equilibra seu carma fazendo a ação e garante um lugar na cabeça e na vida das pessoas, que no ano que vem, vão lhe receber mais uma vez para curtir, consumir, contrair doenças e vomitar pelas ruas de Salvador, casa deles, mas também nossa. Independente de qualquer coisa, essa é uma ação madura, genuína e que merece palmas. Pela consciência do pessoal do Global Garbage e consequentemente do pessoal da F/Nazca e Skol.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Rifa da metade de um Fusca é ação viral da F/Nazca [update]

Rifo Meio Fuca Fusca Metade

Há algumas semanas, um estudante apelidado de Zé Fuca está rodando São Paulo com um Fusca pela metade. Segundo ele, tudo o que quer é rifar o “carro”, dado de presente pela sua avó, para pagar a faculdade.

No blog rifomeiofuca.blogspot.com, o Zé Fuca mostra suas aventuras com o carro, e conta também com álbum de fotos no Flickr, perfil no Twitter, canal no YouTube e Orkut.

Além da presença online, o cidadão está distribuindo panfletos pelas ruas, que contam sua história e apresentam a URL do blog. O meio Fusca anda de verdade, como você pode ver no vídeo abaixo, e aqui o dia em que o carro “sofreu” a operação.

Obviamente, é uma ação publicitária. Não sei qual é a amarração, desconfio do cliente, mas sei que é uma criação da F/Nazca. Será da Skol? Claro?

[UPDATE] 10 de dezembro, dia seguinte após esse post, o cliente da ação foi revelado: Unibanco, com o produto Crédito Universitário. [/UPDATE]

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie