XKCD Live-Sketched the Comet Landing Every Few Minutes for 12 Incredible Hours

If you missed the excitement and tension of Wednesday’s Philae lander completing its 10-year journey to a comet’s surface, here’s a pretty fantastic way to relive it.

Web cartoonist Randall Munroe, creator of the massively popular xkcd, live-cartooned the Philae module’s separation from the Rosetta spacecraft and its gradual, often nerve-wracking descent to the surface of comet 67P/Churyumov–Gerasimenko.

Despite the marketing and media world’s obsession with producing real-time content, Munroe truly created something light years beyond what most big-budget brands or news outlets would attempt (or even imagine in the first place).

Here’s how it all looks put together:

His 142-frame project spanned across 12 hours and charmingly captured both the scientific status of the lander’s descent and the emotional uncertainty of scientists and fans back home. As with any project taking place hundreds of millions of miles away from Earth, the comet mission had its share of perilous moments, and several of the xkcd panels capture these brief (in retrospect, but heart-stopping in the moment) instances of doubt.

The animated GIF above was created by the Explain xkcd wiki, where you can also find a list, link and timestamp for every frame. There’s also a fan-created version you can scroll back and forth through. 

Below are a few our favorite moments:



Superheroes Paper Art by Maud Vantours

L’artiste Maud Vantours et la photographe Neirda Iwanowski ont réalisé ensemble une série de paper art autour des super-héros. Pour le set design et la création des blasons, Maud Vantours s’est inspirée des codes graphiques et emblématiques des comics books. A découvrir en images.

Neirda Iwanowski’s site.

super hero maud vantours neirda iwanowski bd4
super hero maud Vantours neirda iwanowski bd3
super hero maud Vantours neirda iwanowski bd2
super hero maud Vantours neirda iwanowski bd1
Super hero maud vantours neirda iwanowski 0

A vez delas na indústria dos quadrinhos

She Makes Comics é um novo documentário que quer acabar com o preconceito sofrido pelas mulheres quando o assunto é quadrinhos.

Como lembra a diretora do filme, Marisa Stotter, as mulheres estão presentes neste mundo desde o começo, seja como roteiristas, artistas, editoras, donas de lojas e também como fãs. E a discriminação, com seus altos e baixos, para Stotter sempre esteve lá – seja por ser a única mulher no meio da roda masculina, ou por ser constantemente testada sobre seus conhecimentos, como se nunca fossem suficientes.

Suas vozes darão vida às dificuldades, às revoluções e aos tipos de narrativas e composições que partiram dali e permanecem até os dias de hoje. 

O documentário irá incluir mais de 50 entrevistas com mulheres que trabalham ou já fizeram parte da indústria dos quadrinhos, desde 1930 até os dias de hoje.

Dentre as personalidades estão: Jackie Ormes, cartunista dos anos 40; Joyce Farmer, que revolucionou o movimento de comics underground nos anos 70 com suas narrativas cruas e feministas; Karen Berger, diretora da DC Comics, entre muitas outras.

shemakescomics-1
shemakescomics-2
shemakescomics-3
shemakescomics-4

She Makes Comics é co-produzido pela Sequart, uma organização de Los Angeles que visa promover as HQs como forma legítima de arte.

Em campanha para financiamento coletivo via Kickstarter, o documentário espera arrecadar $41,500 até março, para poder ser finalizado e distribuído.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Caixa mágica toca música a partir de mangá

Por que um livro não pode vir com trilha sonora? Desafiando essa questão, a principal ideia por trás do Otowa é dar ao papel uma experiência multimídia, através de funcionalidades analógicas.

Não há nenhuma tecnologia complexa por trás do projeto. O dispositivo é mecânico e, em vez de tocar uma música pré-determinada como as antigas caixas de música, o som é programado de forma diferente em cada história usando a simplicidade do papel perfurado.

Otowa foi criado com o objetivo de integrar música aos mangás.

As tiras de mangá podem ser escutadas da esquerda para direita, com músicas que tocam a partir do desdobramento da história. Em alguns casos, há pausa quando diálogos acontecem. Em outros, a mágica está em acelerar o som de acordo com a intensidade das cenas e das ações dos personagens.

Otowa foi criado pelo coletivo japonês Mieru Record com o objetivo de integrar música aos mangás. Com o apoio da empresa de papel Tokyo Shiki, o projeto ganhou o prêmio do juri no 17th Annual Japan Media Arts Festival. Porém, infelizmente, Otowa ainda é apenas um protótipo.

manga-musicbox-dstq
manga-musicbox-2
manga-musicbox-3

Em meio às invenções high-tech que tem dominado a economia criativa, a mágica do projeto está justamente em sua simplicidade, que consegue unir dois mundos antagônicos e criar novas experiências.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Entre em um mangá com o Manga Generator

Aplicativos de smartphone que transformam fotos em estilo mangá estão muito populares no Japão, mas não oferecem nada além de filtros e ilustrações diferentes. Pensando além, o Shirai Lab do Kanagawa Institute of Technology desenvolveu o Manga Generator, que usa o Microsoft Kinect para tirar fotos de pessoas e imediatamente colocá-las dentro de um mangá, customizando a história a partir de seus movimentos.

A tecnologia por trás do “Manga Generator” pode ser aplicada em ebooks e histórias interativas.

A ferramenta usa um software de leitura de sombras para criar um quadrinho completamente persnalizado e baseado em movimentos. Através do Kinect, o software consegue captar as poses das pessoas e seu mood, transformando as cenas, adicionando efeitos visuais, onomatopeias, imagens de fundo e personagens.

Depois de completar a experiência virtualmente, o usuário pode imprimir seu mangá. Para a equipe, a alternativa ideal para levantar fundos e clientes foi abrir espaço para publicidade na parte de trás no quadrinho impresso.

manga-generator-1
manga-generator-2
manga-generator-3

Apesar de usar tecnologias e mecânicas comuns em projetos atuais, estas duas temáticas ainda não tinha sido usadas conjuntamente.

Segundo os desenvolvedores, a ferramenta ainda está em processo de construção, com algumas questões a serem resolvidas como qualidade de imagem e melhor reconhecimento dos movimentos enquanto o layout é gerado.

Tanto para fãs de mangás quanto para seus criadores, Manga Generator é uma invenção poderosa, com especial atenção ao seu programa que usa movimentos, sombras e posturas para criar elementos de uma história totalmente baseada na leitura do usuário.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Infográfico traça timeline do Super-Homem

Falta pouco para o lançamento de O Homem de Aço. Enquanto todos aguardam o lançamento do filme dirigido por Zack Snyder, o 8Ball criou uma timeline para contar os 80 anos de história do Super-Homem, desde os anos 1930, quando o personagem foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster. Acredite ou não, a história foi rejeitada 17 vezes antes que a dupla conseguisse publicá-la.

Lex Luthor só foi apresentado para os leitores na década de 1940, enquanto Bizarro só surgiu em 1958. Vinte anos depois, em 1978, Richard Donner dirigiu Christopher Reeve no primeiro de quatro filmes da franquia.

Na década de 1990, a DC Comics anunciou a morte do super-herói, que obviamente teve de ser ressuscitado mais adiante. As séries Lois & Clark e Smallville também não ficaram de fora, assim como os filmes Superman – O Retorno, de 2006, e O Homem de Aço, de 2013.

superman1000-2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Malaria Illustration

Coup de coeur pour Edson Oda qui a réalisé ce magnifique court-métrage mélangeant avec talent illustrations, origamis, kirigamis, timelapses et d’autres techniques pour livrer un rendu unique. Appelée « Malaria », cette vidéo narre l’histoire de Fabiano, un jeune mercenaire. L’ensemble est à découvrir dans la suite en vidéo.

Malaria Illustration7
Malaria Illustration6
Malaria Illustration5
Malaria Illustration4
Malaria Illustration2
Malaria Illustration8

Como conseguir mais likes no Facebook

Eu não tenho a resposta, mas o pessoal sempre esperto do The Oatmeal dá algumas dicas. Porém, mais importante do que “o que fazer” é “o que não fazer”.

Quando alguém pede likes ou retweets pra você, a primeira coisa que dá vontade de fazer é justamente não dar nenhum like e nenhum retweet, certo? Essa é a intrincada transação de influência da internet, mas que não fica longe da vida real.

Não adianta sair pedindo para os amigos que falem o quão legal e inteligente você é. Se você não faz nada, não consegue nada.

Sendo assim, vamos guardar essa valiosa lição para um relacionamento mais saudável na web.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


As Aventuras de Mário, o Publicitário | 79

Mário