Axe/Lynx convida para a grande festa do fim do mundo

Com o fim do mundo acontecendo ou não no mês que vem, a Axe/Lynx promete aproveitar o tempo que nos resta que se fossem os últimos dias. No Reino Unido, a marca está organizando uma festa para celebrar e aguardar o apocalipse no dia 21 de dezembro. Uma ação que certamente deve se repetir em outros países.

O comercial acima promove o sorteio de convites para a festa na página do Facebook, mas acima de tudo nos mostra uma prévia do nosso último dia nesse planeta.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Apple estreia hoje dois novos comerciais do iPad Mini

No dia do lançamento do iPad Mini, fiquei esperando atentamente os comerciais do novo gadget. Sem muita inspiração, a Apple tenta nos mostrar que a versão diminuta de sua tablet é capaz de fazer as mesmas coisas que a original.

Três semanas depois, a marca lança agora dois novos filmes para reforçar a mesma ideia. O iBooks do iPad Mini é igual do iPad, as fotos no iPad Mini também se comportam igualmente no iPad. Assim como no comercial “Piano”, isso é feito com as duas tablets lado a lado, como se uma fosse extensão da outra.

Compreendo a mensagem da Apple, querendo garantir que ninguém pense que o iPad Mini é pior do que o seu predecessor, mas também gostaria de ver uma campanha dizendo porque deveríamos escolher um em vez do outro.

A criação é da TBWA\Media Arts Lab.

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The Journey: John Lewis estreia seu comercial de Natal 2012

A rede de lojas britânica John Lewis segue a sua tradição de comerciais de Natal, e estreia hoje o filme desse ano no Facebook e na televisão (do Reino Unido).

Dessa vez, acompanhamos a misteriosa jornada de um boneco de neve, que desaparece certa noite e só retorna dias depois com uma surpresa. Ao final dos 90 segundos, descobrimos a sua motivação.

Assim como nas outras campanhas criadas pela agência Adam & Eve/DDB para a marca, a trilha sonora é destaque, com uma versão de “The Power of Love” interpretada por Gabrielle Aplin.

Comparado com os excelentes filmes de 2010 e principalmente o de 2011, considero esse bem mais fraco, até na escolha musical pouco inspirada.

Produzido pela Blink – ao invés da Partizan – o comercial segue a mesma linha do amor e espírito natalino dos conceitos anteriores, sem fazer uso de diálogos e garantindo assim o alcance global via internet.

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Acer: Megan Fox, a bióloga marinha

Continuando sua boa campanha que começou com Kiefer Sutherland, a Acer traz agora Megan Fox como protagonista de um comercial tão bem humorado quanto.

Assim como Jack Bauer tinha uma paixão – assar cupcakes – Megan também vai em busca de trabalhar com o que gosta: vida marinha.

Ao ouvir mais uma proposta absurda de roteiro, a atriz levanta da mesa do restaurante e salva a vida de duas lagostas que estavam no aquário. É a partir daí que ela passa meses em um laboratório tentando decifrar a língua dos golfinhos.

De maneira divertida e original, a Acer explora aqui um conceito bem comum – que é mostrar que seus computadores são ideais qualquer que seja a sua vocação – mas sem cair no clichê, e não deixando de destacar características do produto.

A criação é da Mother London.

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Comercial de “Call of Duty: Black Ops 2? traz uma surpresa após a outra

Ninguém segura a Activision em seu cansativo ritmo de lançamento de novos títulos da série “Call of Duty”. Bom para a TBWA/Chiat/Day, que tem pelo menos um job garantido todo ano.

No comercial para “Black Ops 2″, que será lançado em 13 de novembro, a agência repete a fórmula do título anterior. Além do conceito, “There Is a Soldier in All of Us”, temos novamente o uso de celebridades (incluindo as da web).

Dessa vez, em maior quantidade: Robert Downey Jr., Omar Sy,? iJustine e FPS Russia (que fez sucesso no YouTube sugerindo uma nova arma para “Call of Duty”). Dirigido por Guy Ritchie, o comercial tem “Back in Black” do AC/DC como trilha sonora.

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Steiff: Urso de pelúcia salva o sonho de uma criança

É brincando que uma criança aprende a interagir com o mundo, expressar emoções e sociabilizar com outras pessoas, ao mesmo tempo que estimula a inteligência, concentração, atenção, engajamento e a imaginação.

Num universo com uma infinidade de brinquedos, dos clássicos aos high-techs, um bichinho de pelúcia continuará sendo sempre um bom companheiro. Principalmente na hora do sono.

Pensando nisso, a marca alemã Steiff, fabricante de pelúcias desde 1902, mostra em um comercial de fantasia a importância do brinquedo na imaginação dos pequenos.

Com uma produção até assustadora para as crianças, “Don’t be afraid of the dark” traz um urso de pelúcia que protege os sonhos de um garoto. Dê o play no vídeo acima, e não esqueça de assistir em HD.

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AIDS Council: Facebook Places

Em campanha para a ONG finlandesa AIDS Council, a McCann de Helsinki criou dois comerciais utilizando uma referência do Facebook.

O Places – que nem existe mais formalmente com esse nome – mostra aqui quantas pessoas já passaram por aquele “local” que você está prestes a fazer check-in.

Tem nas versões feminina e masculina.

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Microsoft revela primeiro comercial da tablet Surface

Eu já devo ter dito o quanto detesto comerciais em que pessoas – geralmente jovens hipsters – começam a dançar sem motivo aparente. Essa opção “criativa” preguiçosa está presente em mais campanhas do que você pode imaginar. Preste atenção.

Pois é justamente dança frenética que promove o Surface, o iPad da Microsoft. Nenhuma outra funcionalidade é destacada, além de mostrar o que eles batizaram de “Surface Movement”, dando ritmo aos teclados intercambiáveis que passam de um lado para outro.

O curioso é que a Microsoft está mantendo em segredo a agência por trás dessa campanha, diferentemente dos anúncios do Windows 8 assinados pela Crispin Porter & Bogusky.

Segundo a empresa, trata-se de um projeto altamente confidencial, e a abordagem criativa está sendo feita de maneira não tradicional com uma pequena equipe de profissionais.

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Ragú revive o viral “Charlie Bit My Finger” em novo comercial

Se você não está acompanhando ou dando o devido valor para a campanha do molho Ragú (aqui mais um), você é uma vergonha para esse site.

A marca continua a ideia de “curar as experiências traumáticas na infância”, mas dessa vez revive um dos maiores virais da rede mundial de computadores: “Charlie Bit My Finger”.

Os dois meninos aparecem no novo comercial de Ragú, com o irmão mais velho dizendo que, mesmo com seu dedo sendo mordido, seus pais não fizeram nada e preferiram continuar filmando. Tudo para que 500 milhões de pessoas pudessem assistir o vídeo no YouTube.

A criação é da BFG9000 New York.

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Um gato disposto a arriscar todas as suas vidas para ficar dentro de um Toyota Corolla

A Toyota mostra quase nada do Corolla 2013 nesse novo comercial criado para a Nova Zelândia, mas aposta no potencial viral para levar a mensagem da marca adiante.

Criada pela Saatchi & Saatchi de Auckland, aqui temos a narrativa de um gato que, para passar mais tempo dentro do carro, arrisca sua vida (todas elas) causando auto-acidentes. E ele é criativo em suas iniciativas suicidas.

A campanha assina com “Feels good inside,” reforçando a decisão da Toyota pelo foco no interior do veículo.

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CHANEL promove N°5 com Brad Pitt

Comerciais de perfume raramente fazem algum sentido. São abstratos assim como o desafio de apresentar uma fragrância na TV. Talvez tudo mude quando nossos aparelhos eletrônicos forem capazes de emular aromas.

Porém, na intenção de criar um clima e posicionamento para determinada marca, bons filmes já foram realizados. Pela própria CHANEL aqui citada, que já lançou comerciais dirigidos por Baz Luhrmann, outro por Jean-Pierre Jeunet e até Martin Scorsese. Nada brilhante, é verdade, mas ainda com algum resquício de ideia.

Em um novo filme, a marca promove seu clássico N°5 com Brad Pitt, que pontua e fala pausadamente um texto enfadonho. Obviamente, as garotas ainda podem dizer que não é preciso muito mais do que isso.

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Paródia do comercial do Facebook compara rede social com privadas

O comercial do Facebook criado pela Wieden + Kennedy é representativo pelo marco alcançado pela rede social, e também por ser o primeiro trabalho da agência para a marca, mas definitivamente o conceito não pescou o público.

As metáforas, que comparam o Facebook a uma cadeira, por exemplo, rapidamente se transformaram em piada na internet. Sendo assim, é óbvio que não demoraria muito para o comercial ganhar paródias.

A piada abaixo, criada por andrewzennfilms, compara o Facebook a outro objeto inanimado que serve para sentar (e também outras coisas): o vaso sanitário

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Guinness apresenta “A Nuvem”

Em uma metáfora com sua própria “espuma”, a Guinness usa uma nuvem como protagonista de seu novo filme, parte da campanha “Made of More”.

Uma nuvem que, sozinha, decide explorar o mundo e muda a vida das pessoas. Quanto mais ela anda e desaparece, melhor ela volta.

A trilha sonora saiu diretamente do filme “Edward: Mãos de Tesoura”, na composição “Grand Finale” de Danny Elfman.

Uma poética criação da AMV BBDO.

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Skol anuncia nova embalagem com Roupa Nova

Quase como uma argentinice, a Skol comunica a sua nova embalagem em formato de clipe musical.

A campanha que estreia amanha usa a música “Linda Demais” do Roupa Nova como trocadilho, aproveitando a linguagem brega em diversas mídias. Depois de assistir, quero ver tirar da cabeça.

A criação é da F/Nazca S&S.

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Nike mostra as jornadas paralelas do críquete na Índia

Na Índia, o críquete é um lance sério, com uma Copa do Mundo do esporte rolando atualmente. Seguindo a linha da campanha “Find Your Greatness”, a Nike lançou naquele país um filme que mostra jornadas paralelas entre a seleção profissional, um time de colégio e o críquete jogado nas ruas.

O trabalho assina com “Bleed Blue”, em referências ao uniforme azul da equipe indiana, mas prega o respeito e o valor do esporte em todas as classes, independente da habilidade profissional de cada um.

A criação é da JWT de Bangalore, que mantém o aspecto global das campanhas da Nike, mesmo criando para um país culturalmente independente.

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Apple volta à TV com comerciais para o novo iPhone 5

Depois de patinar – e inclusive tentar fazê-los sumir do mapa – com os comerciais focados no Genius, a Apple volta à televisão com uma campanha para o iPhone 5.

São três comerciais que falam especificamente do smartphone – “Thumbs”, “Cheese” e “Physics” – e outro sobre o novo fone de ouvido – “Ears”.

Todos os filmes carregam algo em comum: O retorno do marketing da Apple com foco exclusivo nos produtos.

As próprias criações da empresa de Cupertino sempre foram as estrelas das campanhas, mas nos últimos tempos vimos concessões que não seriam toleradas antes. Não estou falando apenas da perniciosa abordagem do Genius, mas também dos comerciais da Siri.

Ao optar por celebridades – ainda que em empáticas atuações – a Apple virou lugar comum, assumindo que a assistente virtual, maior característica do iPhone 4S, precisava de ajuda para ser vendida.

O endosso de famosos parecia pedir aos usuários, que tinham conhecimento dos bugs e do caráter beta do produto, um voto de confiança.

Com o iPhone 5, o produto volta a ser o herói, sem diluição de foco. Os filmes utilizam uma ponta de ironia, ao revelar como as novas funções podem facilitar a vida do usuário, e até perguntando como algo maior pode ser menor.

Porém, “Thumbs” é o meu preferido (o primeiro, lá em cima do post). Por dois motivos: 1. Tem também o leve tom irônico, alegando que o tamanho da tela do iPhone não foi definida à toa, mas sim pensando no movimento do polegar humano. 2. Me parece uma sutil alfinetada na concorrência, que celebra smartphones maiores, como se maior fosse sempre melhor.

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Volkswagen: O que importa não são as milhas, e sim como você as vive

A Volkswagen já utilizou abordagens emotivas antes, portanto, não surpreende que a marca invista nessa singela mensagem. E ainda: sem mostrar um único frame de carro durante os 30 segundos.

Em ordem cronológica, a montadora exibe uma sequência de gargalhadas contagiantes, de bebês a idosos. Assina no final com: “O que importa não são as milhas, e sim como você as vive”.

Existe aí um trocadilho com miles e smiles, que não funciona em português, mas a mensagem pode ser entendida em todas as línguas.

Em tempos nos quais as campanhas publicitárias precisam dizer muito em poucos segundos, e assim tentar desesperadamente chamar a sua atenção, surpreende uma abordagem tão humana.

A criação é da Deutsch LA.

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Skittles: Treadmill

Skittles continua nonsense como sempre, e mostra aqui uma forma bem cruel (e gratuita) de se extrair os confeitos.

Bota o Abraham Lincoln na esteira e manda ir mais rápido. A criação é da DDB Chicago.

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Como nossos filhos nos veêm quando bebemos?

Criado pela Euro RSCG Helsinki para a ONG Fragile Childhood, esse comercial mostra que monstros podem se transformar em realidade para muitas crianças. E essa ameaça surge dentro de casa.

Um filme poderoso, que me lembrou também a ótima campanha impressa da Save The Children premiada em Cannes esse ano.

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Coca-Cola Zero: Libere o 007 em você

Já aproveitando seu patrocínio ao novo filme da série 007, “Skyfall”, a Coca-Cola Zero lança esse comercial com um dos principais ícones da franquia: a música-tema.

Além da campanha, a marca também já colocou no mercado britânico embalagens especiais em alusão ao filme dirigido por Sam Mendes, que estreia em 26 de outubro no Brasil.

A criação é da Publicis Conseil.

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